A contribui??o da educa??o f?sica no processo de ensino-aprendizagem de discentes do ensino m?dio do IFPB: uma proposta interdisciplinar por meio da gamifica??o e do esporte de aventura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3371 |
Resumo: | A interdisciplinaridade e as tecnologias tiveram um destaque na educa??o nesses ?ltimos anos, mostrando-se recursos importantes no que diz respeito ? aprendizagem, estando cada vez mais presentes no espa?o escolar, exigindo do profissional a utiliza??o de meios atrativos e de um ambiente facilitador para a aprendizagem, o que, muitas vezes, torna-se um desafio. Como uma estrat?gia de aumentar o engajamento dos envolvidos, surge a gamifica??o, visto que a gera??o atual vivencia e utiliza esta ferramenta no seu dia a dia. Este estudo refor?a a pertin?ncia e a relev?ncia da integra??o da Educa??o F?sica com outras ?reas do conhecimento, como uma maneira de enriquecer o desenvolvimento educacional. Nessa perspectiva, desenvolvemos um aplicativo da web no formato de game interativo denominado ?Corrida do Conhecimento?, uma estrat?gia metodol?gica interativa que aborda de forma interdisciplinar os conte?dos da educa??o f?sica, interligando as disciplinas de matem?tica, geografia, biologia e f?sica, contribuindo no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Educa??o Ci?ncia e Tecnologia do Campus Avan?ado Cabedelo Centro, com 31 discentes do 1o ano do Curso T?cnico Integrado em Servi?os Jur?dicos. Inicialmente, avaliamos o conhecimento desses discentes a respeito da utiliza??o das tecnologias digitais e utilizamos o question?rio diagn?stico como instrumento de coleta de dados. Em paralelo, foi sendo constru?do e aperfei?oado o referido produto educacional, uma proposta metodol?gica que est? dispon?vel para a comunidade acad?mica por meio de web site, um aplicativo web que contempla diversas possibilidades, como recurso did?tico e pedag?gico. Ap?s estruturado o produto educacional, foi aplicado e avaliado pelos discentes por meio de question?rio. A pesquisa caracterizou-se como explorat?ria e descritiva, de natureza aplicada e de campo, fazendo-se uso de uma abordagem mista para realizar a an?lise e interpreta??o dos dados. Com os resultados obtidos, constatamos a efic?cia da gamifica??o nos processos de ensino e aprendizagem, na motiva??o e na apreens?o do conhecimento por meio das atividades interdisciplinares. Nesse sentido, reconhecemos que a pesquisa contribuiu positivamente no processo da aprendizagem. Contudo, surgem questionamentos relevantes para futuros estudos. Tais indaga??es envolvem a necessidade de as institui??es de ensino explorarem essa metodologia com os discentes, incorporando o uso das ferramentas digitais em uma perspectiva interdisciplinar, visando ? melhoria da aprendizagem de forma l?dica, interativa e digitalizada. |
id |
IFPB_38855980106cd01c289da2aa4aa2e6bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3371 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Cavalcanti, Renata Gomes2023-12-05T16:22:15Z2023-12-05T16:22:15Z2023-12-05http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3371A interdisciplinaridade e as tecnologias tiveram um destaque na educa??o nesses ?ltimos anos, mostrando-se recursos importantes no que diz respeito ? aprendizagem, estando cada vez mais presentes no espa?o escolar, exigindo do profissional a utiliza??o de meios atrativos e de um ambiente facilitador para a aprendizagem, o que, muitas vezes, torna-se um desafio. Como uma estrat?gia de aumentar o engajamento dos envolvidos, surge a gamifica??o, visto que a gera??o atual vivencia e utiliza esta ferramenta no seu dia a dia. Este estudo refor?a a pertin?ncia e a relev?ncia da integra??o da Educa??o F?sica com outras ?reas do conhecimento, como uma maneira de enriquecer o desenvolvimento educacional. Nessa perspectiva, desenvolvemos um aplicativo da web no formato de game interativo denominado ?Corrida do Conhecimento?, uma estrat?gia metodol?gica interativa que aborda de forma interdisciplinar os conte?dos da educa??o f?sica, interligando as disciplinas de matem?tica, geografia, biologia e f?sica, contribuindo no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Educa??o Ci?ncia e Tecnologia do Campus Avan?ado Cabedelo Centro, com 31 discentes do 1o ano do Curso T?cnico Integrado em Servi?os Jur?dicos. Inicialmente, avaliamos o conhecimento desses discentes a respeito da utiliza??o das tecnologias digitais e utilizamos o question?rio diagn?stico como instrumento de coleta de dados. Em paralelo, foi sendo constru?do e aperfei?oado o referido produto educacional, uma proposta metodol?gica que est? dispon?vel para a comunidade acad?mica por meio de web site, um aplicativo web que contempla diversas possibilidades, como recurso did?tico e pedag?gico. Ap?s estruturado o produto educacional, foi aplicado e avaliado pelos discentes por meio de question?rio. A pesquisa caracterizou-se como explorat?ria e descritiva, de natureza aplicada e de campo, fazendo-se uso de uma abordagem mista para realizar a an?lise e interpreta??o dos dados. Com os resultados obtidos, constatamos a efic?cia da gamifica??o nos processos de ensino e aprendizagem, na motiva??o e na apreens?o do conhecimento por meio das atividades interdisciplinares. Nesse sentido, reconhecemos que a pesquisa contribuiu positivamente no processo da aprendizagem. Contudo, surgem questionamentos relevantes para futuros estudos. Tais indaga??es envolvem a necessidade de as institui??es de ensino explorarem essa metodologia com os discentes, incorporando o uso das ferramentas digitais em uma perspectiva interdisciplinar, visando ? melhoria da aprendizagem de forma l?dica, interativa e digitalizada.Submitted by Allysson Caldas (allysson.caldas@ifpb.edu.br) on 2023-12-05T04:54:12Z No. of bitstreams: 2 RENATA VERSA?O FINAL 1 DE DEZEMBRO.pdf: 17505053 bytes, checksum: d7e17216a352684b7ccbcb1c1110d2b2 (MD5) termo_de_autorizacao_de_postagem_no_repositorio_digital.pdf: 518484 bytes, checksum: 6ceb0c83da2809a7393da1008fafe348 (MD5)Approved for entry into archive by Josinete Nobrega Araujo (josinete@ifpb.edu.br) on 2023-12-05T16:22:15Z (GMT) No. of bitstreams: 2 RENATA VERSA?O FINAL 1 DE DEZEMBRO.pdf: 17505053 bytes, checksum: d7e17216a352684b7ccbcb1c1110d2b2 (MD5) termo_de_autorizacao_de_postagem_no_repositorio_digital.pdf: 518484 bytes, checksum: 6ceb0c83da2809a7393da1008fafe348 (MD5)Made available in DSpace on 2023-12-05T16:22:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 RENATA VERSA?O FINAL 1 DE DEZEMBRO.pdf: 17505053 bytes, checksum: d7e17216a352684b7ccbcb1c1110d2b2 (MD5) termo_de_autorizacao_de_postagem_no_repositorio_digital.pdf: 518484 bytes, checksum: 6ceb0c83da2809a7393da1008fafe348 (MD5) Previous issue date: 2023-12-05Educa??o ProfissionalTecnologiaEduca??o f?sicaGamifica??oEnsino-aprendizagemA contribui??o da educa??o f?sica no processo de ensino-aprendizagem de discentes do ensino m?dio do IFPB: uma proposta interdisciplinar por meio da gamifica??o e do esporte de aventurainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessDisserta??oInstituto Federal da Para?ba - IFPBORIGINALRENATA VERSA?O FINAL 1 DE DEZEMBRO.pdfRENATA VERSA?O FINAL 1 DE DEZEMBRO.pdfapplication/pdf17505053http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3371/1/RENATA+VERSA%CC%83O+FINAL+1+DE+DEZEMBRO.pdfd7e17216a352684b7ccbcb1c1110d2b2MD51termo_de_autorizacao_de_postagem_no_repositorio_digital.pdftermo_de_autorizacao_de_postagem_no_repositorio_digital.pdfapplication/pdf518484http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3371/2/termo_de_autorizacao_de_postagem_no_repositorio_digital.pdf6ceb0c83da2809a7393da1008fafe348MD52177683/33712023-12-05 13:22:15.933oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3371Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-12-05T16:22:15Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A contribui??o da educa??o f?sica no processo de ensino-aprendizagem de discentes do ensino m?dio do IFPB: uma proposta interdisciplinar por meio da gamifica??o e do esporte de aventura |
title |
A contribui??o da educa??o f?sica no processo de ensino-aprendizagem de discentes do ensino m?dio do IFPB: uma proposta interdisciplinar por meio da gamifica??o e do esporte de aventura |
spellingShingle |
A contribui??o da educa??o f?sica no processo de ensino-aprendizagem de discentes do ensino m?dio do IFPB: uma proposta interdisciplinar por meio da gamifica??o e do esporte de aventura Cavalcanti, Renata Gomes Educa??o Profissional Tecnologia Educa??o f?sica Gamifica??o Ensino-aprendizagem |
title_short |
A contribui??o da educa??o f?sica no processo de ensino-aprendizagem de discentes do ensino m?dio do IFPB: uma proposta interdisciplinar por meio da gamifica??o e do esporte de aventura |
title_full |
A contribui??o da educa??o f?sica no processo de ensino-aprendizagem de discentes do ensino m?dio do IFPB: uma proposta interdisciplinar por meio da gamifica??o e do esporte de aventura |
title_fullStr |
A contribui??o da educa??o f?sica no processo de ensino-aprendizagem de discentes do ensino m?dio do IFPB: uma proposta interdisciplinar por meio da gamifica??o e do esporte de aventura |
title_full_unstemmed |
A contribui??o da educa??o f?sica no processo de ensino-aprendizagem de discentes do ensino m?dio do IFPB: uma proposta interdisciplinar por meio da gamifica??o e do esporte de aventura |
title_sort |
A contribui??o da educa??o f?sica no processo de ensino-aprendizagem de discentes do ensino m?dio do IFPB: uma proposta interdisciplinar por meio da gamifica??o e do esporte de aventura |
author |
Cavalcanti, Renata Gomes |
author_facet |
Cavalcanti, Renata Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavalcanti, Renata Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educa??o Profissional Tecnologia Educa??o f?sica Gamifica??o Ensino-aprendizagem |
topic |
Educa??o Profissional Tecnologia Educa??o f?sica Gamifica??o Ensino-aprendizagem |
description |
A interdisciplinaridade e as tecnologias tiveram um destaque na educa??o nesses ?ltimos anos, mostrando-se recursos importantes no que diz respeito ? aprendizagem, estando cada vez mais presentes no espa?o escolar, exigindo do profissional a utiliza??o de meios atrativos e de um ambiente facilitador para a aprendizagem, o que, muitas vezes, torna-se um desafio. Como uma estrat?gia de aumentar o engajamento dos envolvidos, surge a gamifica??o, visto que a gera??o atual vivencia e utiliza esta ferramenta no seu dia a dia. Este estudo refor?a a pertin?ncia e a relev?ncia da integra??o da Educa??o F?sica com outras ?reas do conhecimento, como uma maneira de enriquecer o desenvolvimento educacional. Nessa perspectiva, desenvolvemos um aplicativo da web no formato de game interativo denominado ?Corrida do Conhecimento?, uma estrat?gia metodol?gica interativa que aborda de forma interdisciplinar os conte?dos da educa??o f?sica, interligando as disciplinas de matem?tica, geografia, biologia e f?sica, contribuindo no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Educa??o Ci?ncia e Tecnologia do Campus Avan?ado Cabedelo Centro, com 31 discentes do 1o ano do Curso T?cnico Integrado em Servi?os Jur?dicos. Inicialmente, avaliamos o conhecimento desses discentes a respeito da utiliza??o das tecnologias digitais e utilizamos o question?rio diagn?stico como instrumento de coleta de dados. Em paralelo, foi sendo constru?do e aperfei?oado o referido produto educacional, uma proposta metodol?gica que est? dispon?vel para a comunidade acad?mica por meio de web site, um aplicativo web que contempla diversas possibilidades, como recurso did?tico e pedag?gico. Ap?s estruturado o produto educacional, foi aplicado e avaliado pelos discentes por meio de question?rio. A pesquisa caracterizou-se como explorat?ria e descritiva, de natureza aplicada e de campo, fazendo-se uso de uma abordagem mista para realizar a an?lise e interpreta??o dos dados. Com os resultados obtidos, constatamos a efic?cia da gamifica??o nos processos de ensino e aprendizagem, na motiva??o e na apreens?o do conhecimento por meio das atividades interdisciplinares. Nesse sentido, reconhecemos que a pesquisa contribuiu positivamente no processo da aprendizagem. Contudo, surgem questionamentos relevantes para futuros estudos. Tais indaga??es envolvem a necessidade de as institui??es de ensino explorarem essa metodologia com os discentes, incorporando o uso das ferramentas digitais em uma perspectiva interdisciplinar, visando ? melhoria da aprendizagem de forma l?dica, interativa e digitalizada. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-05T16:22:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-12-05T16:22:15Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-12-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3371 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3371 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3371/1/RENATA+VERSA%CC%83O+FINAL+1+DE+DEZEMBRO.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3371/2/termo_de_autorizacao_de_postagem_no_repositorio_digital.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d7e17216a352684b7ccbcb1c1110d2b2 6ceb0c83da2809a7393da1008fafe348 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660452268146688 |