A Professora De Matem?tica Em In?cio De Carreira: Desafios E Enfrentamentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Raquel Juv?ncio da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3240
Resumo: Este estudo relata os resultados de uma pesquisa com professoras de Matem?tica que teve como foco principal de estudo o processo de inicia??o ? doc?ncia e de desenvolvimento profissional, quando as professoras rec?m-formadas em Matem?tica iniciam suas carreiras. O objetivo deste trabalho ? relatar as dificuldades enfrentadas das profissionais professoras de Matem?tica em in?cio de carreira. O estudo objetivou-se a partir de inquieta??es referentes ? atua??o inicial de professoras de Matem?tica frente aos desafios referentes ao in?cio de suas carreiras docente, que ? quantificado pelo per?odo dos tr?s primeiros anos da profiss?o, no qual se come?a a delinear um modo particular e pessoal de ser professor que poder? acompanhar a iniciante ao longo de toda a sua trajet?ria docente, sendo esse per?odo decisivo para a perman?ncia ou n?o dentro da profiss?o. Essa fase inicial ? caracterizada por dois est?gios: o da ?sobreviv?ncia?, e o da ?descoberta? (HUBERMAN, 1995). A pesquisa ? de cunho qualitativo, tendo uma fonte direta de coleta de dados, sendo n?s, os pesquisadores/investigadores, como instrumento de leitura e an?lise dos dados. Os resultados obtidos s?o de natureza descritiva, contento interpreta??es sobre as concep??es dessas professoras sobre in?cio da carreira e suas pr?ticas pedag?gicas, sobretudo, a an?lise adveio por meio de question?rios. A coleta de dados foi realizada por meio de um question?rio aplicado a quatro professoras em in?cio de carreira, licenciadas em Matem?tica. Os resultados t?m conson?ncia com os elementos te?ricos j? estabelecidos. Dentre os elementos mais significantes apontados pelas professoras, destacam-se, a inseguran?a, o medo de fracassar e a necessidade de estudar mais.
id IFPB_f1a3616a653b40d8110325a79a8deb77
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3240
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling SILVA, Raquel Juv?ncio da2023-09-27T14:29:45Z2023-09-27T14:29:45Z2023-09-25http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3240Este estudo relata os resultados de uma pesquisa com professoras de Matem?tica que teve como foco principal de estudo o processo de inicia??o ? doc?ncia e de desenvolvimento profissional, quando as professoras rec?m-formadas em Matem?tica iniciam suas carreiras. O objetivo deste trabalho ? relatar as dificuldades enfrentadas das profissionais professoras de Matem?tica em in?cio de carreira. O estudo objetivou-se a partir de inquieta??es referentes ? atua??o inicial de professoras de Matem?tica frente aos desafios referentes ao in?cio de suas carreiras docente, que ? quantificado pelo per?odo dos tr?s primeiros anos da profiss?o, no qual se come?a a delinear um modo particular e pessoal de ser professor que poder? acompanhar a iniciante ao longo de toda a sua trajet?ria docente, sendo esse per?odo decisivo para a perman?ncia ou n?o dentro da profiss?o. Essa fase inicial ? caracterizada por dois est?gios: o da ?sobreviv?ncia?, e o da ?descoberta? (HUBERMAN, 1995). A pesquisa ? de cunho qualitativo, tendo uma fonte direta de coleta de dados, sendo n?s, os pesquisadores/investigadores, como instrumento de leitura e an?lise dos dados. Os resultados obtidos s?o de natureza descritiva, contento interpreta??es sobre as concep??es dessas professoras sobre in?cio da carreira e suas pr?ticas pedag?gicas, sobretudo, a an?lise adveio por meio de question?rios. A coleta de dados foi realizada por meio de um question?rio aplicado a quatro professoras em in?cio de carreira, licenciadas em Matem?tica. Os resultados t?m conson?ncia com os elementos te?ricos j? estabelecidos. Dentre os elementos mais significantes apontados pelas professoras, destacam-se, a inseguran?a, o medo de fracassar e a necessidade de estudar mais.Submitted by luis soares (luis.soares@ifpb.edu.br) on 2023-09-27T14:29:18Z No. of bitstreams: 1 Monografia final.pdf: 1495207 bytes, checksum: 32b215d59b18f5e60a439be54e083d1c (MD5)Approved for entry into archive by luis soares (luis.soares@ifpb.edu.br) on 2023-09-27T14:29:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Monografia final.pdf: 1495207 bytes, checksum: 32b215d59b18f5e60a439be54e083d1c (MD5)Made available in DSpace on 2023-09-27T14:29:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Monografia final.pdf: 1495207 bytes, checksum: 32b215d59b18f5e60a439be54e083d1c (MD5) Previous issue date: 2023-09-25In?cio de carreiraProfessorasDesafiosContribui??esA Professora De Matem?tica Em In?cio De Carreira: Desafios E Enfrentamentosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonografiaIFPBORIGINALMonografia final.pdfMonografia final.pdfapplication/pdf1495207http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3240/1/Monografia+final.pdf32b215d59b18f5e60a439be54e083d1cMD51177683/32402023-09-27 11:29:45.311oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3240Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-09-27T14:29:45Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Professora De Matem?tica Em In?cio De Carreira: Desafios E Enfrentamentos
title A Professora De Matem?tica Em In?cio De Carreira: Desafios E Enfrentamentos
spellingShingle A Professora De Matem?tica Em In?cio De Carreira: Desafios E Enfrentamentos
SILVA, Raquel Juv?ncio da
In?cio de carreira
Professoras
Desafios
Contribui??es
title_short A Professora De Matem?tica Em In?cio De Carreira: Desafios E Enfrentamentos
title_full A Professora De Matem?tica Em In?cio De Carreira: Desafios E Enfrentamentos
title_fullStr A Professora De Matem?tica Em In?cio De Carreira: Desafios E Enfrentamentos
title_full_unstemmed A Professora De Matem?tica Em In?cio De Carreira: Desafios E Enfrentamentos
title_sort A Professora De Matem?tica Em In?cio De Carreira: Desafios E Enfrentamentos
author SILVA, Raquel Juv?ncio da
author_facet SILVA, Raquel Juv?ncio da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Raquel Juv?ncio da
dc.subject.por.fl_str_mv In?cio de carreira
Professoras
Desafios
Contribui??es
topic In?cio de carreira
Professoras
Desafios
Contribui??es
description Este estudo relata os resultados de uma pesquisa com professoras de Matem?tica que teve como foco principal de estudo o processo de inicia??o ? doc?ncia e de desenvolvimento profissional, quando as professoras rec?m-formadas em Matem?tica iniciam suas carreiras. O objetivo deste trabalho ? relatar as dificuldades enfrentadas das profissionais professoras de Matem?tica em in?cio de carreira. O estudo objetivou-se a partir de inquieta??es referentes ? atua??o inicial de professoras de Matem?tica frente aos desafios referentes ao in?cio de suas carreiras docente, que ? quantificado pelo per?odo dos tr?s primeiros anos da profiss?o, no qual se come?a a delinear um modo particular e pessoal de ser professor que poder? acompanhar a iniciante ao longo de toda a sua trajet?ria docente, sendo esse per?odo decisivo para a perman?ncia ou n?o dentro da profiss?o. Essa fase inicial ? caracterizada por dois est?gios: o da ?sobreviv?ncia?, e o da ?descoberta? (HUBERMAN, 1995). A pesquisa ? de cunho qualitativo, tendo uma fonte direta de coleta de dados, sendo n?s, os pesquisadores/investigadores, como instrumento de leitura e an?lise dos dados. Os resultados obtidos s?o de natureza descritiva, contento interpreta??es sobre as concep??es dessas professoras sobre in?cio da carreira e suas pr?ticas pedag?gicas, sobretudo, a an?lise adveio por meio de question?rios. A coleta de dados foi realizada por meio de um question?rio aplicado a quatro professoras em in?cio de carreira, licenciadas em Matem?tica. Os resultados t?m conson?ncia com os elementos te?ricos j? estabelecidos. Dentre os elementos mais significantes apontados pelas professoras, destacam-se, a inseguran?a, o medo de fracassar e a necessidade de estudar mais.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-27T14:29:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-09-27T14:29:45Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-09-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3240
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3240/1/Monografia+final.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 32b215d59b18f5e60a439be54e083d1c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660451339108352