A Professora De Matem?tica Em In?cio De Carreira: Desafios E Enfrentamentos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3240 |
Resumo: | Este estudo relata os resultados de uma pesquisa com professoras de Matem?tica que teve como foco principal de estudo o processo de inicia??o ? doc?ncia e de desenvolvimento profissional, quando as professoras rec?m-formadas em Matem?tica iniciam suas carreiras. O objetivo deste trabalho ? relatar as dificuldades enfrentadas das profissionais professoras de Matem?tica em in?cio de carreira. O estudo objetivou-se a partir de inquieta??es referentes ? atua??o inicial de professoras de Matem?tica frente aos desafios referentes ao in?cio de suas carreiras docente, que ? quantificado pelo per?odo dos tr?s primeiros anos da profiss?o, no qual se come?a a delinear um modo particular e pessoal de ser professor que poder? acompanhar a iniciante ao longo de toda a sua trajet?ria docente, sendo esse per?odo decisivo para a perman?ncia ou n?o dentro da profiss?o. Essa fase inicial ? caracterizada por dois est?gios: o da ?sobreviv?ncia?, e o da ?descoberta? (HUBERMAN, 1995). A pesquisa ? de cunho qualitativo, tendo uma fonte direta de coleta de dados, sendo n?s, os pesquisadores/investigadores, como instrumento de leitura e an?lise dos dados. Os resultados obtidos s?o de natureza descritiva, contento interpreta??es sobre as concep??es dessas professoras sobre in?cio da carreira e suas pr?ticas pedag?gicas, sobretudo, a an?lise adveio por meio de question?rios. A coleta de dados foi realizada por meio de um question?rio aplicado a quatro professoras em in?cio de carreira, licenciadas em Matem?tica. Os resultados t?m conson?ncia com os elementos te?ricos j? estabelecidos. Dentre os elementos mais significantes apontados pelas professoras, destacam-se, a inseguran?a, o medo de fracassar e a necessidade de estudar mais. |
id |
IFPB_f1a3616a653b40d8110325a79a8deb77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3240 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
SILVA, Raquel Juv?ncio da2023-09-27T14:29:45Z2023-09-27T14:29:45Z2023-09-25http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3240Este estudo relata os resultados de uma pesquisa com professoras de Matem?tica que teve como foco principal de estudo o processo de inicia??o ? doc?ncia e de desenvolvimento profissional, quando as professoras rec?m-formadas em Matem?tica iniciam suas carreiras. O objetivo deste trabalho ? relatar as dificuldades enfrentadas das profissionais professoras de Matem?tica em in?cio de carreira. O estudo objetivou-se a partir de inquieta??es referentes ? atua??o inicial de professoras de Matem?tica frente aos desafios referentes ao in?cio de suas carreiras docente, que ? quantificado pelo per?odo dos tr?s primeiros anos da profiss?o, no qual se come?a a delinear um modo particular e pessoal de ser professor que poder? acompanhar a iniciante ao longo de toda a sua trajet?ria docente, sendo esse per?odo decisivo para a perman?ncia ou n?o dentro da profiss?o. Essa fase inicial ? caracterizada por dois est?gios: o da ?sobreviv?ncia?, e o da ?descoberta? (HUBERMAN, 1995). A pesquisa ? de cunho qualitativo, tendo uma fonte direta de coleta de dados, sendo n?s, os pesquisadores/investigadores, como instrumento de leitura e an?lise dos dados. Os resultados obtidos s?o de natureza descritiva, contento interpreta??es sobre as concep??es dessas professoras sobre in?cio da carreira e suas pr?ticas pedag?gicas, sobretudo, a an?lise adveio por meio de question?rios. A coleta de dados foi realizada por meio de um question?rio aplicado a quatro professoras em in?cio de carreira, licenciadas em Matem?tica. Os resultados t?m conson?ncia com os elementos te?ricos j? estabelecidos. Dentre os elementos mais significantes apontados pelas professoras, destacam-se, a inseguran?a, o medo de fracassar e a necessidade de estudar mais.Submitted by luis soares (luis.soares@ifpb.edu.br) on 2023-09-27T14:29:18Z No. of bitstreams: 1 Monografia final.pdf: 1495207 bytes, checksum: 32b215d59b18f5e60a439be54e083d1c (MD5)Approved for entry into archive by luis soares (luis.soares@ifpb.edu.br) on 2023-09-27T14:29:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Monografia final.pdf: 1495207 bytes, checksum: 32b215d59b18f5e60a439be54e083d1c (MD5)Made available in DSpace on 2023-09-27T14:29:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Monografia final.pdf: 1495207 bytes, checksum: 32b215d59b18f5e60a439be54e083d1c (MD5) Previous issue date: 2023-09-25In?cio de carreiraProfessorasDesafiosContribui??esA Professora De Matem?tica Em In?cio De Carreira: Desafios E Enfrentamentosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonografiaIFPBORIGINALMonografia final.pdfMonografia final.pdfapplication/pdf1495207http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3240/1/Monografia+final.pdf32b215d59b18f5e60a439be54e083d1cMD51177683/32402023-09-27 11:29:45.311oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3240Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-09-27T14:29:45Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A Professora De Matem?tica Em In?cio De Carreira: Desafios E Enfrentamentos |
title |
A Professora De Matem?tica Em In?cio De Carreira: Desafios E Enfrentamentos |
spellingShingle |
A Professora De Matem?tica Em In?cio De Carreira: Desafios E Enfrentamentos SILVA, Raquel Juv?ncio da In?cio de carreira Professoras Desafios Contribui??es |
title_short |
A Professora De Matem?tica Em In?cio De Carreira: Desafios E Enfrentamentos |
title_full |
A Professora De Matem?tica Em In?cio De Carreira: Desafios E Enfrentamentos |
title_fullStr |
A Professora De Matem?tica Em In?cio De Carreira: Desafios E Enfrentamentos |
title_full_unstemmed |
A Professora De Matem?tica Em In?cio De Carreira: Desafios E Enfrentamentos |
title_sort |
A Professora De Matem?tica Em In?cio De Carreira: Desafios E Enfrentamentos |
author |
SILVA, Raquel Juv?ncio da |
author_facet |
SILVA, Raquel Juv?ncio da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Raquel Juv?ncio da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
In?cio de carreira Professoras Desafios Contribui??es |
topic |
In?cio de carreira Professoras Desafios Contribui??es |
description |
Este estudo relata os resultados de uma pesquisa com professoras de Matem?tica que teve como foco principal de estudo o processo de inicia??o ? doc?ncia e de desenvolvimento profissional, quando as professoras rec?m-formadas em Matem?tica iniciam suas carreiras. O objetivo deste trabalho ? relatar as dificuldades enfrentadas das profissionais professoras de Matem?tica em in?cio de carreira. O estudo objetivou-se a partir de inquieta??es referentes ? atua??o inicial de professoras de Matem?tica frente aos desafios referentes ao in?cio de suas carreiras docente, que ? quantificado pelo per?odo dos tr?s primeiros anos da profiss?o, no qual se come?a a delinear um modo particular e pessoal de ser professor que poder? acompanhar a iniciante ao longo de toda a sua trajet?ria docente, sendo esse per?odo decisivo para a perman?ncia ou n?o dentro da profiss?o. Essa fase inicial ? caracterizada por dois est?gios: o da ?sobreviv?ncia?, e o da ?descoberta? (HUBERMAN, 1995). A pesquisa ? de cunho qualitativo, tendo uma fonte direta de coleta de dados, sendo n?s, os pesquisadores/investigadores, como instrumento de leitura e an?lise dos dados. Os resultados obtidos s?o de natureza descritiva, contento interpreta??es sobre as concep??es dessas professoras sobre in?cio da carreira e suas pr?ticas pedag?gicas, sobretudo, a an?lise adveio por meio de question?rios. A coleta de dados foi realizada por meio de um question?rio aplicado a quatro professoras em in?cio de carreira, licenciadas em Matem?tica. Os resultados t?m conson?ncia com os elementos te?ricos j? estabelecidos. Dentre os elementos mais significantes apontados pelas professoras, destacam-se, a inseguran?a, o medo de fracassar e a necessidade de estudar mais. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-09-27T14:29:45Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-09-27T14:29:45Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-09-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3240 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3240 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3240/1/Monografia+final.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
32b215d59b18f5e60a439be54e083d1c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660451339108352 |