QUADRIL?TEROS NOT?VEIS:
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1687 |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclus?o de Curso (TCC), trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e explorat?rio e teve por objetivo investigar o n?vel de desenvolvimento do pensamento geom?trico de alunos do 9? ano de uma escola da rede municipal de ensino da Cidade de Cachoeira dos ?ndios/PB em rela??o aos quadril?teros not?veis. Como referencial te?rico, utilizamos o modelo desenvolvido por Van Hiele para an?lise do n?vel de desenvolvimento do pensamento geom?trico. A metodologia de pesquisa contou com aplica??o de um teste como instrumento de pesquisa composto de cinco quest?es de constru??o e classifica??o de quadril?teros not?veis. A partir dos resultados obtidos, pudemos observar que o ensino da geometria est? muito aqu?m do esperado, tendo em vista que, nenhum dos alunos participantes da pesquisa se encontraram no n?vel esperado de desenvolvimento do pensamento geom?trico para os quadril?teros not?veis que seria o n?vel 2 (dedu??o informal) do modelo Van Hiele. |
id |
IFPB_f25c9b5d48531100a77b7b28a39a2a52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1687 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Brito, Maria Su?nia Crispim2021-10-05T17:38:36Z2021-10-05T17:38:36Z2021-08-31http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1687O presente Trabalho de Conclus?o de Curso (TCC), trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e explorat?rio e teve por objetivo investigar o n?vel de desenvolvimento do pensamento geom?trico de alunos do 9? ano de uma escola da rede municipal de ensino da Cidade de Cachoeira dos ?ndios/PB em rela??o aos quadril?teros not?veis. Como referencial te?rico, utilizamos o modelo desenvolvido por Van Hiele para an?lise do n?vel de desenvolvimento do pensamento geom?trico. A metodologia de pesquisa contou com aplica??o de um teste como instrumento de pesquisa composto de cinco quest?es de constru??o e classifica??o de quadril?teros not?veis. A partir dos resultados obtidos, pudemos observar que o ensino da geometria est? muito aqu?m do esperado, tendo em vista que, nenhum dos alunos participantes da pesquisa se encontraram no n?vel esperado de desenvolvimento do pensamento geom?trico para os quadril?teros not?veis que seria o n?vel 2 (dedu??o informal) do modelo Van Hiele.Submitted by Stanley Oliveira (stanley.oliveira@ifpb.edu.br) on 2021-09-24T18:00:34Z No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA_MARIA SUENIA CRISPIM BRITO.pdf: 847283 bytes, checksum: b3fbefc713e229d5b7d1c91b7e063ecb (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2021-10-05T17:38:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA_MARIA SUENIA CRISPIM BRITO.pdf: 847283 bytes, checksum: b3fbefc713e229d5b7d1c91b7e063ecb (MD5)Made available in DSpace on 2021-10-05T17:38:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA_MARIA SUENIA CRISPIM BRITO.pdf: 847283 bytes, checksum: b3fbefc713e229d5b7d1c91b7e063ecb (MD5) Previous issue date: 2021-08-31Quadril?teros not?veisN?veis de Van HieleGeometriaQUADRIL?TEROS NOT?VEIS:AN?LISE DO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOM?TRICO DE ALUNOS DO 9? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ? LUZ DA TEORIA VANHIELIANAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonografiaIFPBORIGINALMONOGRAFIA_MARIA SUENIA CRISPIM BRITO.pdfMONOGRAFIA_MARIA SUENIA CRISPIM BRITO.pdfapplication/pdf847283http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1687/1/MONOGRAFIA_MARIA+SUENIA+CRISPIM+BRITO.pdfb3fbefc713e229d5b7d1c91b7e063ecbMD51177683/16872021-10-05 14:38:36.797oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1687Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2021-10-05T17:38:36Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
QUADRIL?TEROS NOT?VEIS: |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
AN?LISE DO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOM?TRICO DE ALUNOS DO 9? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ? LUZ DA TEORIA VANHIELIANA |
title |
QUADRIL?TEROS NOT?VEIS: |
spellingShingle |
QUADRIL?TEROS NOT?VEIS: Brito, Maria Su?nia Crispim Quadril?teros not?veis N?veis de Van Hiele Geometria |
title_short |
QUADRIL?TEROS NOT?VEIS: |
title_full |
QUADRIL?TEROS NOT?VEIS: |
title_fullStr |
QUADRIL?TEROS NOT?VEIS: |
title_full_unstemmed |
QUADRIL?TEROS NOT?VEIS: |
title_sort |
QUADRIL?TEROS NOT?VEIS: |
author |
Brito, Maria Su?nia Crispim |
author_facet |
Brito, Maria Su?nia Crispim |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Maria Su?nia Crispim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Quadril?teros not?veis N?veis de Van Hiele Geometria |
topic |
Quadril?teros not?veis N?veis de Van Hiele Geometria |
description |
O presente Trabalho de Conclus?o de Curso (TCC), trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e explorat?rio e teve por objetivo investigar o n?vel de desenvolvimento do pensamento geom?trico de alunos do 9? ano de uma escola da rede municipal de ensino da Cidade de Cachoeira dos ?ndios/PB em rela??o aos quadril?teros not?veis. Como referencial te?rico, utilizamos o modelo desenvolvido por Van Hiele para an?lise do n?vel de desenvolvimento do pensamento geom?trico. A metodologia de pesquisa contou com aplica??o de um teste como instrumento de pesquisa composto de cinco quest?es de constru??o e classifica??o de quadril?teros not?veis. A partir dos resultados obtidos, pudemos observar que o ensino da geometria est? muito aqu?m do esperado, tendo em vista que, nenhum dos alunos participantes da pesquisa se encontraram no n?vel esperado de desenvolvimento do pensamento geom?trico para os quadril?teros not?veis que seria o n?vel 2 (dedu??o informal) do modelo Van Hiele. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-10-05T17:38:36Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-10-05T17:38:36Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-08-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1687 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1687 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1687/1/MONOGRAFIA_MARIA+SUENIA+CRISPIM+BRITO.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b3fbefc713e229d5b7d1c91b7e063ecb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660440146608128 |