RETA CURIOSA: UMA ABORDAGEM COM JOGO SOBRE O APRENDIZADO DE RETA, SEMIRRETA E SEGMENTO DE RETA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Teangela Lustosa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Brand?o, Jefferson Dagmar Pessoa, da Costa, Maria Gorete, Freitas, Tiego dos Santos
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1861
Resumo: O presente trabalho tem o intuito de demostrar atrav?s de uma pesquisa com estudantes do 6? ano do ensino fundamental o quanto os jogos ajudam no aprendizado dos conte?dos matem?ticos. A necessidade da professora em levar novos m?todos para a sala de aula para que seus estudantes entendessem o conte?do, fez com que surgisse a cria??o do jogo. O artigo ainda pretende evidenciar, que atrav?s do question?rio aplicado nas turmas ap?s a apresenta??o do conte?do de Retas, que quanto mais trabalharmos os jogos matem?ticos, a facilidade de aprendizado entre os alunos ser? not?ria. Nestas turmas v?rios relatos dos estudantes afirmam que, os jogos s?o uma forma prazerosa de estudar. Veremos atrav?s dos gr?ficos da pesquisa vivenciada que simplifica a aprendizagem, pois novas metodologias fazem com que aula se torne menos mon?tona e aumenta o interesse pelo conte?do como tamb?m pela disciplina. Nestes gr?ficos constam os dados da porcentagem dos alunos que acharam o conte?do mais f?cil ap?s o jogo, e aqueles que consideraram o assunto dif?cil antes do jogo, ? um n?mero consider?vel de diferen?a entre as duas metodologias. ?Os jogos matem?ticos tem mostrado como grande agente de suporte na aprendizagem dos estudantes. Por interm?dio do jogo educativo que caracteriza o aprender pensado e n?o mecanizado, pode-se observar uma maior intera??o dos alunos envolvidos, uma melhor concentra??o, uma maior rapidez e precis?o no racioc?nio, desenvolvimento do car?ter social de 6 ajuda m?tua e coopera??o e um n?vel menor de stress relacionado ? rotina escolar?. (BORIN, 1996, p. 25). Todas estas caracter?sticas acima mencionada por Borin foram observadas durante e execu??o desta pesquisa.
id IFPB_f4fc9964ab0d07819152cb0ef5982964
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1861
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Araujo, Teangela LustosaBrand?o, Jefferson Dagmar Pessoada Costa, Maria GoreteFreitas, Tiego dos Santos2022-03-22T00:13:13Z2022-03-22T00:13:13Z2021-03http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1861O presente trabalho tem o intuito de demostrar atrav?s de uma pesquisa com estudantes do 6? ano do ensino fundamental o quanto os jogos ajudam no aprendizado dos conte?dos matem?ticos. A necessidade da professora em levar novos m?todos para a sala de aula para que seus estudantes entendessem o conte?do, fez com que surgisse a cria??o do jogo. O artigo ainda pretende evidenciar, que atrav?s do question?rio aplicado nas turmas ap?s a apresenta??o do conte?do de Retas, que quanto mais trabalharmos os jogos matem?ticos, a facilidade de aprendizado entre os alunos ser? not?ria. Nestas turmas v?rios relatos dos estudantes afirmam que, os jogos s?o uma forma prazerosa de estudar. Veremos atrav?s dos gr?ficos da pesquisa vivenciada que simplifica a aprendizagem, pois novas metodologias fazem com que aula se torne menos mon?tona e aumenta o interesse pelo conte?do como tamb?m pela disciplina. Nestes gr?ficos constam os dados da porcentagem dos alunos que acharam o conte?do mais f?cil ap?s o jogo, e aqueles que consideraram o assunto dif?cil antes do jogo, ? um n?mero consider?vel de diferen?a entre as duas metodologias. ?Os jogos matem?ticos tem mostrado como grande agente de suporte na aprendizagem dos estudantes. Por interm?dio do jogo educativo que caracteriza o aprender pensado e n?o mecanizado, pode-se observar uma maior intera??o dos alunos envolvidos, uma melhor concentra??o, uma maior rapidez e precis?o no racioc?nio, desenvolvimento do car?ter social de 6 ajuda m?tua e coopera??o e um n?vel menor de stress relacionado ? rotina escolar?. (BORIN, 1996, p. 25). Todas estas caracter?sticas acima mencionada por Borin foram observadas durante e execu??o desta pesquisa.Submitted by Yanna Sousa (yanna_gomes@yahoo.com.br) on 2022-03-21T18:29:07Z No. of bitstreams: 2 RETA CURIOSA _ UMA ABORDAGEM COM JOGO SOBRE O APRENDIZADO DE RETA, SEMIRRETA E SEGMENTO DE RETA .docx certo com assinaturas (1).pdf: 612308 bytes, checksum: 1f3910f326ec8b68083a7758b8b45e1d (MD5) Ata de defesa_Teangela Lustosa Araujo.pdf: 1086793 bytes, checksum: 23b6e2823962196cffa91940e2461660 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2022-03-22T00:13:13Z (GMT) No. of bitstreams: 2 RETA CURIOSA _ UMA ABORDAGEM COM JOGO SOBRE O APRENDIZADO DE RETA, SEMIRRETA E SEGMENTO DE RETA .docx certo com assinaturas (1).pdf: 612308 bytes, checksum: 1f3910f326ec8b68083a7758b8b45e1d (MD5) Ata de defesa_Teangela Lustosa Araujo.pdf: 1086793 bytes, checksum: 23b6e2823962196cffa91940e2461660 (MD5)Made available in DSpace on 2022-03-22T00:13:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 RETA CURIOSA _ UMA ABORDAGEM COM JOGO SOBRE O APRENDIZADO DE RETA, SEMIRRETA E SEGMENTO DE RETA .docx certo com assinaturas (1).pdf: 612308 bytes, checksum: 1f3910f326ec8b68083a7758b8b45e1d (MD5) Ata de defesa_Teangela Lustosa Araujo.pdf: 1086793 bytes, checksum: 23b6e2823962196cffa91940e2461660 (MD5) Previous issue date: 2021-03jogosmatematicaretaRETA CURIOSA: UMA ABORDAGEM COM JOGO SOBRE O APRENDIZADO DE RETA, SEMIRRETA E SEGMENTO DE RETAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALRETA CURIOSA _ UMA ABORDAGEM COM JOGO SOBRE O APRENDIZADO DE RETA, SEMIRRETA E SEGMENTO DE RETA .docx certo com assinaturas (1).pdfRETA CURIOSA _ UMA ABORDAGEM COM JOGO SOBRE O APRENDIZADO DE RETA, SEMIRRETA E SEGMENTO DE RETA .docx certo com assinaturas (1).pdfapplication/pdf612308http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1861/1/RETA+CURIOSA+_+UMA+ABORDAGEM+COM+JOGO+SOBRE+O+APRENDIZADO+DE+RETA%2C+SEMIRRETA+E+SEGMENTO+DE+RETA+.docx+certo+com+assinaturas+%281%29.pdf1f3910f326ec8b68083a7758b8b45e1dMD51Ata de defesa_Teangela Lustosa Araujo.pdfAta de defesa_Teangela Lustosa Araujo.pdfapplication/pdf1086793http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1861/2/Ata+de+defesa_Teangela+Lustosa+Araujo.pdf23b6e2823962196cffa91940e2461660MD52177683/18612022-03-21 21:13:13.509oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1861Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-03-22T00:13:13Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv RETA CURIOSA: UMA ABORDAGEM COM JOGO SOBRE O APRENDIZADO DE RETA, SEMIRRETA E SEGMENTO DE RETA
title RETA CURIOSA: UMA ABORDAGEM COM JOGO SOBRE O APRENDIZADO DE RETA, SEMIRRETA E SEGMENTO DE RETA
spellingShingle RETA CURIOSA: UMA ABORDAGEM COM JOGO SOBRE O APRENDIZADO DE RETA, SEMIRRETA E SEGMENTO DE RETA
Araujo, Teangela Lustosa
jogos
matematica
reta
title_short RETA CURIOSA: UMA ABORDAGEM COM JOGO SOBRE O APRENDIZADO DE RETA, SEMIRRETA E SEGMENTO DE RETA
title_full RETA CURIOSA: UMA ABORDAGEM COM JOGO SOBRE O APRENDIZADO DE RETA, SEMIRRETA E SEGMENTO DE RETA
title_fullStr RETA CURIOSA: UMA ABORDAGEM COM JOGO SOBRE O APRENDIZADO DE RETA, SEMIRRETA E SEGMENTO DE RETA
title_full_unstemmed RETA CURIOSA: UMA ABORDAGEM COM JOGO SOBRE O APRENDIZADO DE RETA, SEMIRRETA E SEGMENTO DE RETA
title_sort RETA CURIOSA: UMA ABORDAGEM COM JOGO SOBRE O APRENDIZADO DE RETA, SEMIRRETA E SEGMENTO DE RETA
author Araujo, Teangela Lustosa
author_facet Araujo, Teangela Lustosa
Brand?o, Jefferson Dagmar Pessoa
da Costa, Maria Gorete
Freitas, Tiego dos Santos
author_role author
author2 Brand?o, Jefferson Dagmar Pessoa
da Costa, Maria Gorete
Freitas, Tiego dos Santos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Teangela Lustosa
Brand?o, Jefferson Dagmar Pessoa
da Costa, Maria Gorete
Freitas, Tiego dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv jogos
matematica
reta
topic jogos
matematica
reta
description O presente trabalho tem o intuito de demostrar atrav?s de uma pesquisa com estudantes do 6? ano do ensino fundamental o quanto os jogos ajudam no aprendizado dos conte?dos matem?ticos. A necessidade da professora em levar novos m?todos para a sala de aula para que seus estudantes entendessem o conte?do, fez com que surgisse a cria??o do jogo. O artigo ainda pretende evidenciar, que atrav?s do question?rio aplicado nas turmas ap?s a apresenta??o do conte?do de Retas, que quanto mais trabalharmos os jogos matem?ticos, a facilidade de aprendizado entre os alunos ser? not?ria. Nestas turmas v?rios relatos dos estudantes afirmam que, os jogos s?o uma forma prazerosa de estudar. Veremos atrav?s dos gr?ficos da pesquisa vivenciada que simplifica a aprendizagem, pois novas metodologias fazem com que aula se torne menos mon?tona e aumenta o interesse pelo conte?do como tamb?m pela disciplina. Nestes gr?ficos constam os dados da porcentagem dos alunos que acharam o conte?do mais f?cil ap?s o jogo, e aqueles que consideraram o assunto dif?cil antes do jogo, ? um n?mero consider?vel de diferen?a entre as duas metodologias. ?Os jogos matem?ticos tem mostrado como grande agente de suporte na aprendizagem dos estudantes. Por interm?dio do jogo educativo que caracteriza o aprender pensado e n?o mecanizado, pode-se observar uma maior intera??o dos alunos envolvidos, uma melhor concentra??o, uma maior rapidez e precis?o no racioc?nio, desenvolvimento do car?ter social de 6 ajuda m?tua e coopera??o e um n?vel menor de stress relacionado ? rotina escolar?. (BORIN, 1996, p. 25). Todas estas caracter?sticas acima mencionada por Borin foram observadas durante e execu??o desta pesquisa.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-22T00:13:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-22T00:13:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1861
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1861
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1861/1/RETA+CURIOSA+_+UMA+ABORDAGEM+COM+JOGO+SOBRE+O+APRENDIZADO+DE+RETA%2C+SEMIRRETA+E+SEGMENTO+DE+RETA+.docx+certo+com+assinaturas+%281%29.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1861/2/Ata+de+defesa_Teangela+Lustosa+Araujo.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1f3910f326ec8b68083a7758b8b45e1d
23b6e2823962196cffa91940e2461660
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660441269633024