RETA CURIOSA: UMA ABORDAGEM COM JOGO SOBRE O APRENDIZADO DE RETA, SEMIRRETA E SEGMENTO DE RETA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1861 |
Resumo: | O presente trabalho tem o intuito de demostrar atrav?s de uma pesquisa com estudantes do 6? ano do ensino fundamental o quanto os jogos ajudam no aprendizado dos conte?dos matem?ticos. A necessidade da professora em levar novos m?todos para a sala de aula para que seus estudantes entendessem o conte?do, fez com que surgisse a cria??o do jogo. O artigo ainda pretende evidenciar, que atrav?s do question?rio aplicado nas turmas ap?s a apresenta??o do conte?do de Retas, que quanto mais trabalharmos os jogos matem?ticos, a facilidade de aprendizado entre os alunos ser? not?ria. Nestas turmas v?rios relatos dos estudantes afirmam que, os jogos s?o uma forma prazerosa de estudar. Veremos atrav?s dos gr?ficos da pesquisa vivenciada que simplifica a aprendizagem, pois novas metodologias fazem com que aula se torne menos mon?tona e aumenta o interesse pelo conte?do como tamb?m pela disciplina. Nestes gr?ficos constam os dados da porcentagem dos alunos que acharam o conte?do mais f?cil ap?s o jogo, e aqueles que consideraram o assunto dif?cil antes do jogo, ? um n?mero consider?vel de diferen?a entre as duas metodologias. ?Os jogos matem?ticos tem mostrado como grande agente de suporte na aprendizagem dos estudantes. Por interm?dio do jogo educativo que caracteriza o aprender pensado e n?o mecanizado, pode-se observar uma maior intera??o dos alunos envolvidos, uma melhor concentra??o, uma maior rapidez e precis?o no racioc?nio, desenvolvimento do car?ter social de 6 ajuda m?tua e coopera??o e um n?vel menor de stress relacionado ? rotina escolar?. (BORIN, 1996, p. 25). Todas estas caracter?sticas acima mencionada por Borin foram observadas durante e execu??o desta pesquisa. |
id |
IFPB_f4fc9964ab0d07819152cb0ef5982964 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1861 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Araujo, Teangela LustosaBrand?o, Jefferson Dagmar Pessoada Costa, Maria GoreteFreitas, Tiego dos Santos2022-03-22T00:13:13Z2022-03-22T00:13:13Z2021-03http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1861O presente trabalho tem o intuito de demostrar atrav?s de uma pesquisa com estudantes do 6? ano do ensino fundamental o quanto os jogos ajudam no aprendizado dos conte?dos matem?ticos. A necessidade da professora em levar novos m?todos para a sala de aula para que seus estudantes entendessem o conte?do, fez com que surgisse a cria??o do jogo. O artigo ainda pretende evidenciar, que atrav?s do question?rio aplicado nas turmas ap?s a apresenta??o do conte?do de Retas, que quanto mais trabalharmos os jogos matem?ticos, a facilidade de aprendizado entre os alunos ser? not?ria. Nestas turmas v?rios relatos dos estudantes afirmam que, os jogos s?o uma forma prazerosa de estudar. Veremos atrav?s dos gr?ficos da pesquisa vivenciada que simplifica a aprendizagem, pois novas metodologias fazem com que aula se torne menos mon?tona e aumenta o interesse pelo conte?do como tamb?m pela disciplina. Nestes gr?ficos constam os dados da porcentagem dos alunos que acharam o conte?do mais f?cil ap?s o jogo, e aqueles que consideraram o assunto dif?cil antes do jogo, ? um n?mero consider?vel de diferen?a entre as duas metodologias. ?Os jogos matem?ticos tem mostrado como grande agente de suporte na aprendizagem dos estudantes. Por interm?dio do jogo educativo que caracteriza o aprender pensado e n?o mecanizado, pode-se observar uma maior intera??o dos alunos envolvidos, uma melhor concentra??o, uma maior rapidez e precis?o no racioc?nio, desenvolvimento do car?ter social de 6 ajuda m?tua e coopera??o e um n?vel menor de stress relacionado ? rotina escolar?. (BORIN, 1996, p. 25). Todas estas caracter?sticas acima mencionada por Borin foram observadas durante e execu??o desta pesquisa.Submitted by Yanna Sousa (yanna_gomes@yahoo.com.br) on 2022-03-21T18:29:07Z No. of bitstreams: 2 RETA CURIOSA _ UMA ABORDAGEM COM JOGO SOBRE O APRENDIZADO DE RETA, SEMIRRETA E SEGMENTO DE RETA .docx certo com assinaturas (1).pdf: 612308 bytes, checksum: 1f3910f326ec8b68083a7758b8b45e1d (MD5) Ata de defesa_Teangela Lustosa Araujo.pdf: 1086793 bytes, checksum: 23b6e2823962196cffa91940e2461660 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2022-03-22T00:13:13Z (GMT) No. of bitstreams: 2 RETA CURIOSA _ UMA ABORDAGEM COM JOGO SOBRE O APRENDIZADO DE RETA, SEMIRRETA E SEGMENTO DE RETA .docx certo com assinaturas (1).pdf: 612308 bytes, checksum: 1f3910f326ec8b68083a7758b8b45e1d (MD5) Ata de defesa_Teangela Lustosa Araujo.pdf: 1086793 bytes, checksum: 23b6e2823962196cffa91940e2461660 (MD5)Made available in DSpace on 2022-03-22T00:13:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 RETA CURIOSA _ UMA ABORDAGEM COM JOGO SOBRE O APRENDIZADO DE RETA, SEMIRRETA E SEGMENTO DE RETA .docx certo com assinaturas (1).pdf: 612308 bytes, checksum: 1f3910f326ec8b68083a7758b8b45e1d (MD5) Ata de defesa_Teangela Lustosa Araujo.pdf: 1086793 bytes, checksum: 23b6e2823962196cffa91940e2461660 (MD5) Previous issue date: 2021-03jogosmatematicaretaRETA CURIOSA: UMA ABORDAGEM COM JOGO SOBRE O APRENDIZADO DE RETA, SEMIRRETA E SEGMENTO DE RETAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALRETA CURIOSA _ UMA ABORDAGEM COM JOGO SOBRE O APRENDIZADO DE RETA, SEMIRRETA E SEGMENTO DE RETA .docx certo com assinaturas (1).pdfRETA CURIOSA _ UMA ABORDAGEM COM JOGO SOBRE O APRENDIZADO DE RETA, SEMIRRETA E SEGMENTO DE RETA .docx certo com assinaturas (1).pdfapplication/pdf612308http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1861/1/RETA+CURIOSA+_+UMA+ABORDAGEM+COM+JOGO+SOBRE+O+APRENDIZADO+DE+RETA%2C+SEMIRRETA+E+SEGMENTO+DE+RETA+.docx+certo+com+assinaturas+%281%29.pdf1f3910f326ec8b68083a7758b8b45e1dMD51Ata de defesa_Teangela Lustosa Araujo.pdfAta de defesa_Teangela Lustosa Araujo.pdfapplication/pdf1086793http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1861/2/Ata+de+defesa_Teangela+Lustosa+Araujo.pdf23b6e2823962196cffa91940e2461660MD52177683/18612022-03-21 21:13:13.509oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1861Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-03-22T00:13:13Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
RETA CURIOSA: UMA ABORDAGEM COM JOGO SOBRE O APRENDIZADO DE RETA, SEMIRRETA E SEGMENTO DE RETA |
title |
RETA CURIOSA: UMA ABORDAGEM COM JOGO SOBRE O APRENDIZADO DE RETA, SEMIRRETA E SEGMENTO DE RETA |
spellingShingle |
RETA CURIOSA: UMA ABORDAGEM COM JOGO SOBRE O APRENDIZADO DE RETA, SEMIRRETA E SEGMENTO DE RETA Araujo, Teangela Lustosa jogos matematica reta |
title_short |
RETA CURIOSA: UMA ABORDAGEM COM JOGO SOBRE O APRENDIZADO DE RETA, SEMIRRETA E SEGMENTO DE RETA |
title_full |
RETA CURIOSA: UMA ABORDAGEM COM JOGO SOBRE O APRENDIZADO DE RETA, SEMIRRETA E SEGMENTO DE RETA |
title_fullStr |
RETA CURIOSA: UMA ABORDAGEM COM JOGO SOBRE O APRENDIZADO DE RETA, SEMIRRETA E SEGMENTO DE RETA |
title_full_unstemmed |
RETA CURIOSA: UMA ABORDAGEM COM JOGO SOBRE O APRENDIZADO DE RETA, SEMIRRETA E SEGMENTO DE RETA |
title_sort |
RETA CURIOSA: UMA ABORDAGEM COM JOGO SOBRE O APRENDIZADO DE RETA, SEMIRRETA E SEGMENTO DE RETA |
author |
Araujo, Teangela Lustosa |
author_facet |
Araujo, Teangela Lustosa Brand?o, Jefferson Dagmar Pessoa da Costa, Maria Gorete Freitas, Tiego dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Brand?o, Jefferson Dagmar Pessoa da Costa, Maria Gorete Freitas, Tiego dos Santos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Teangela Lustosa Brand?o, Jefferson Dagmar Pessoa da Costa, Maria Gorete Freitas, Tiego dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
jogos matematica reta |
topic |
jogos matematica reta |
description |
O presente trabalho tem o intuito de demostrar atrav?s de uma pesquisa com estudantes do 6? ano do ensino fundamental o quanto os jogos ajudam no aprendizado dos conte?dos matem?ticos. A necessidade da professora em levar novos m?todos para a sala de aula para que seus estudantes entendessem o conte?do, fez com que surgisse a cria??o do jogo. O artigo ainda pretende evidenciar, que atrav?s do question?rio aplicado nas turmas ap?s a apresenta??o do conte?do de Retas, que quanto mais trabalharmos os jogos matem?ticos, a facilidade de aprendizado entre os alunos ser? not?ria. Nestas turmas v?rios relatos dos estudantes afirmam que, os jogos s?o uma forma prazerosa de estudar. Veremos atrav?s dos gr?ficos da pesquisa vivenciada que simplifica a aprendizagem, pois novas metodologias fazem com que aula se torne menos mon?tona e aumenta o interesse pelo conte?do como tamb?m pela disciplina. Nestes gr?ficos constam os dados da porcentagem dos alunos que acharam o conte?do mais f?cil ap?s o jogo, e aqueles que consideraram o assunto dif?cil antes do jogo, ? um n?mero consider?vel de diferen?a entre as duas metodologias. ?Os jogos matem?ticos tem mostrado como grande agente de suporte na aprendizagem dos estudantes. Por interm?dio do jogo educativo que caracteriza o aprender pensado e n?o mecanizado, pode-se observar uma maior intera??o dos alunos envolvidos, uma melhor concentra??o, uma maior rapidez e precis?o no racioc?nio, desenvolvimento do car?ter social de 6 ajuda m?tua e coopera??o e um n?vel menor de stress relacionado ? rotina escolar?. (BORIN, 1996, p. 25). Todas estas caracter?sticas acima mencionada por Borin foram observadas durante e execu??o desta pesquisa. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-03-22T00:13:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-03-22T00:13:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1861 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1861 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1861/1/RETA+CURIOSA+_+UMA+ABORDAGEM+COM+JOGO+SOBRE+O+APRENDIZADO+DE+RETA%2C+SEMIRRETA+E+SEGMENTO+DE+RETA+.docx+certo+com+assinaturas+%281%29.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1861/2/Ata+de+defesa_Teangela+Lustosa+Araujo.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1f3910f326ec8b68083a7758b8b45e1d 23b6e2823962196cffa91940e2461660 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660441269633024 |