ENSINO DA GEOMETRIA: An?lise das abordagens de professores do Ensino B?sico do Munic?pio de Vieir?polis-PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDRADE, MARIA RENATA ALVES DE
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2521
Resumo: O conte?do de Geometria que proporciona diferentes conhecimentos relacionados ao ambiente que estamos inseridos, onde atrav?s da contextualiza??o ? poss?vel abord?-lo de diferentes formas, este trabalho tem como objetivo principal conhecer as metodologias utilizadas no ensino da Geometria. O estudo trata-se de uma abordagem de forma qualitativa realizada atrav?s da aplica??o de um question?rio que foi dividido em duas partes, a primeira buscou ter conhecimento sobre a caracteriza??o dos entrevistados e a segunda buscou investigar as metodologias utilizadas pelos professores no ensino da Geometria. Diante da pesquisa realizada, as metodologias utilizadas pelos docentes, contribui com a aprendizagem dos alunos onde estimula, colabora e motiva os alunos para o conhecimento de conceitos matem?ticos que eles consideram complexos e dif?ceis. De acordo com os resultados, utilizar metodologia atrav?s da contextualiza??o ? uma forma de estimular o interesse dos alunos nas atividades de Geometria, por?m os professores pesquisados ainda n?o est? apto a ensinar o conte?do de forma com que o aluno seja sujeito ativo na constru??o do seu conhecimento, ? necess?rio capacita??es e recursos que deem significado as aulas, estimulando o interesse dos alunos pelo conte?do.
id IFPB_f53bf20cef910deec25c6b6f5475f0e0
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2521
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling ANDRADE, MARIA RENATA ALVES DE2022-10-11T00:34:23Z2022-10-11T00:34:23Z2022-09-21http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2521O conte?do de Geometria que proporciona diferentes conhecimentos relacionados ao ambiente que estamos inseridos, onde atrav?s da contextualiza??o ? poss?vel abord?-lo de diferentes formas, este trabalho tem como objetivo principal conhecer as metodologias utilizadas no ensino da Geometria. O estudo trata-se de uma abordagem de forma qualitativa realizada atrav?s da aplica??o de um question?rio que foi dividido em duas partes, a primeira buscou ter conhecimento sobre a caracteriza??o dos entrevistados e a segunda buscou investigar as metodologias utilizadas pelos professores no ensino da Geometria. Diante da pesquisa realizada, as metodologias utilizadas pelos docentes, contribui com a aprendizagem dos alunos onde estimula, colabora e motiva os alunos para o conhecimento de conceitos matem?ticos que eles consideram complexos e dif?ceis. De acordo com os resultados, utilizar metodologia atrav?s da contextualiza??o ? uma forma de estimular o interesse dos alunos nas atividades de Geometria, por?m os professores pesquisados ainda n?o est? apto a ensinar o conte?do de forma com que o aluno seja sujeito ativo na constru??o do seu conhecimento, ? necess?rio capacita??es e recursos que deem significado as aulas, estimulando o interesse dos alunos pelo conte?do.Submitted by Francisco Vidal (francisco.vidal@ifpb.edu.br) on 2022-10-10T23:40:12Z No. of bitstreams: 1 TCC - MARIA RENATA ALVES DE.pdf: 481781 bytes, checksum: eb5a8cae9d9991df93cc89af3916aab1 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2022-10-11T00:34:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - MARIA RENATA ALVES DE.pdf: 481781 bytes, checksum: eb5a8cae9d9991df93cc89af3916aab1 (MD5)Made available in DSpace on 2022-10-11T00:34:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - MARIA RENATA ALVES DE.pdf: 481781 bytes, checksum: eb5a8cae9d9991df93cc89af3916aab1 (MD5) Previous issue date: 2022-09-21Geometria; Cotidiano; Metodologia de Ensino; Aprendizagem.ENSINO DA GEOMETRIA: An?lise das abordagens de professores do Ensino B?sico do Munic?pio de Vieir?polis-PBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALTCC - MARIA RENATA ALVES DE.pdfTCC - MARIA RENATA ALVES DE.pdfapplication/pdf481781http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2521/1/TCC+-+MARIA+RENATA+ALVES+DE.pdfeb5a8cae9d9991df93cc89af3916aab1MD51177683/25212022-10-10 21:34:23.093oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2521Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-10-11T00:34:23Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv ENSINO DA GEOMETRIA: An?lise das abordagens de professores do Ensino B?sico do Munic?pio de Vieir?polis-PB
title ENSINO DA GEOMETRIA: An?lise das abordagens de professores do Ensino B?sico do Munic?pio de Vieir?polis-PB
spellingShingle ENSINO DA GEOMETRIA: An?lise das abordagens de professores do Ensino B?sico do Munic?pio de Vieir?polis-PB
ANDRADE, MARIA RENATA ALVES DE
Geometria; Cotidiano; Metodologia de Ensino; Aprendizagem.
title_short ENSINO DA GEOMETRIA: An?lise das abordagens de professores do Ensino B?sico do Munic?pio de Vieir?polis-PB
title_full ENSINO DA GEOMETRIA: An?lise das abordagens de professores do Ensino B?sico do Munic?pio de Vieir?polis-PB
title_fullStr ENSINO DA GEOMETRIA: An?lise das abordagens de professores do Ensino B?sico do Munic?pio de Vieir?polis-PB
title_full_unstemmed ENSINO DA GEOMETRIA: An?lise das abordagens de professores do Ensino B?sico do Munic?pio de Vieir?polis-PB
title_sort ENSINO DA GEOMETRIA: An?lise das abordagens de professores do Ensino B?sico do Munic?pio de Vieir?polis-PB
author ANDRADE, MARIA RENATA ALVES DE
author_facet ANDRADE, MARIA RENATA ALVES DE
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ANDRADE, MARIA RENATA ALVES DE
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria; Cotidiano; Metodologia de Ensino; Aprendizagem.
topic Geometria; Cotidiano; Metodologia de Ensino; Aprendizagem.
description O conte?do de Geometria que proporciona diferentes conhecimentos relacionados ao ambiente que estamos inseridos, onde atrav?s da contextualiza??o ? poss?vel abord?-lo de diferentes formas, este trabalho tem como objetivo principal conhecer as metodologias utilizadas no ensino da Geometria. O estudo trata-se de uma abordagem de forma qualitativa realizada atrav?s da aplica??o de um question?rio que foi dividido em duas partes, a primeira buscou ter conhecimento sobre a caracteriza??o dos entrevistados e a segunda buscou investigar as metodologias utilizadas pelos professores no ensino da Geometria. Diante da pesquisa realizada, as metodologias utilizadas pelos docentes, contribui com a aprendizagem dos alunos onde estimula, colabora e motiva os alunos para o conhecimento de conceitos matem?ticos que eles consideram complexos e dif?ceis. De acordo com os resultados, utilizar metodologia atrav?s da contextualiza??o ? uma forma de estimular o interesse dos alunos nas atividades de Geometria, por?m os professores pesquisados ainda n?o est? apto a ensinar o conte?do de forma com que o aluno seja sujeito ativo na constru??o do seu conhecimento, ? necess?rio capacita??es e recursos que deem significado as aulas, estimulando o interesse dos alunos pelo conte?do.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-11T00:34:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-11T00:34:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-09-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2521
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2521
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2521/1/TCC+-+MARIA+RENATA+ALVES+DE.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv eb5a8cae9d9991df93cc89af3916aab1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660445718740992