ENSINO DA GEOMETRIA: An?lise das abordagens de professores do Ensino B?sico do Munic?pio de Vieir?polis-PB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2521 |
Resumo: | O conte?do de Geometria que proporciona diferentes conhecimentos relacionados ao ambiente que estamos inseridos, onde atrav?s da contextualiza??o ? poss?vel abord?-lo de diferentes formas, este trabalho tem como objetivo principal conhecer as metodologias utilizadas no ensino da Geometria. O estudo trata-se de uma abordagem de forma qualitativa realizada atrav?s da aplica??o de um question?rio que foi dividido em duas partes, a primeira buscou ter conhecimento sobre a caracteriza??o dos entrevistados e a segunda buscou investigar as metodologias utilizadas pelos professores no ensino da Geometria. Diante da pesquisa realizada, as metodologias utilizadas pelos docentes, contribui com a aprendizagem dos alunos onde estimula, colabora e motiva os alunos para o conhecimento de conceitos matem?ticos que eles consideram complexos e dif?ceis. De acordo com os resultados, utilizar metodologia atrav?s da contextualiza??o ? uma forma de estimular o interesse dos alunos nas atividades de Geometria, por?m os professores pesquisados ainda n?o est? apto a ensinar o conte?do de forma com que o aluno seja sujeito ativo na constru??o do seu conhecimento, ? necess?rio capacita??es e recursos que deem significado as aulas, estimulando o interesse dos alunos pelo conte?do. |
id |
IFPB_f53bf20cef910deec25c6b6f5475f0e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2521 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
ANDRADE, MARIA RENATA ALVES DE2022-10-11T00:34:23Z2022-10-11T00:34:23Z2022-09-21http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2521O conte?do de Geometria que proporciona diferentes conhecimentos relacionados ao ambiente que estamos inseridos, onde atrav?s da contextualiza??o ? poss?vel abord?-lo de diferentes formas, este trabalho tem como objetivo principal conhecer as metodologias utilizadas no ensino da Geometria. O estudo trata-se de uma abordagem de forma qualitativa realizada atrav?s da aplica??o de um question?rio que foi dividido em duas partes, a primeira buscou ter conhecimento sobre a caracteriza??o dos entrevistados e a segunda buscou investigar as metodologias utilizadas pelos professores no ensino da Geometria. Diante da pesquisa realizada, as metodologias utilizadas pelos docentes, contribui com a aprendizagem dos alunos onde estimula, colabora e motiva os alunos para o conhecimento de conceitos matem?ticos que eles consideram complexos e dif?ceis. De acordo com os resultados, utilizar metodologia atrav?s da contextualiza??o ? uma forma de estimular o interesse dos alunos nas atividades de Geometria, por?m os professores pesquisados ainda n?o est? apto a ensinar o conte?do de forma com que o aluno seja sujeito ativo na constru??o do seu conhecimento, ? necess?rio capacita??es e recursos que deem significado as aulas, estimulando o interesse dos alunos pelo conte?do.Submitted by Francisco Vidal (francisco.vidal@ifpb.edu.br) on 2022-10-10T23:40:12Z No. of bitstreams: 1 TCC - MARIA RENATA ALVES DE.pdf: 481781 bytes, checksum: eb5a8cae9d9991df93cc89af3916aab1 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2022-10-11T00:34:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - MARIA RENATA ALVES DE.pdf: 481781 bytes, checksum: eb5a8cae9d9991df93cc89af3916aab1 (MD5)Made available in DSpace on 2022-10-11T00:34:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - MARIA RENATA ALVES DE.pdf: 481781 bytes, checksum: eb5a8cae9d9991df93cc89af3916aab1 (MD5) Previous issue date: 2022-09-21Geometria; Cotidiano; Metodologia de Ensino; Aprendizagem.ENSINO DA GEOMETRIA: An?lise das abordagens de professores do Ensino B?sico do Munic?pio de Vieir?polis-PBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALTCC - MARIA RENATA ALVES DE.pdfTCC - MARIA RENATA ALVES DE.pdfapplication/pdf481781http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2521/1/TCC+-+MARIA+RENATA+ALVES+DE.pdfeb5a8cae9d9991df93cc89af3916aab1MD51177683/25212022-10-10 21:34:23.093oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2521Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-10-11T00:34:23Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
ENSINO DA GEOMETRIA: An?lise das abordagens de professores do Ensino B?sico do Munic?pio de Vieir?polis-PB |
title |
ENSINO DA GEOMETRIA: An?lise das abordagens de professores do Ensino B?sico do Munic?pio de Vieir?polis-PB |
spellingShingle |
ENSINO DA GEOMETRIA: An?lise das abordagens de professores do Ensino B?sico do Munic?pio de Vieir?polis-PB ANDRADE, MARIA RENATA ALVES DE Geometria; Cotidiano; Metodologia de Ensino; Aprendizagem. |
title_short |
ENSINO DA GEOMETRIA: An?lise das abordagens de professores do Ensino B?sico do Munic?pio de Vieir?polis-PB |
title_full |
ENSINO DA GEOMETRIA: An?lise das abordagens de professores do Ensino B?sico do Munic?pio de Vieir?polis-PB |
title_fullStr |
ENSINO DA GEOMETRIA: An?lise das abordagens de professores do Ensino B?sico do Munic?pio de Vieir?polis-PB |
title_full_unstemmed |
ENSINO DA GEOMETRIA: An?lise das abordagens de professores do Ensino B?sico do Munic?pio de Vieir?polis-PB |
title_sort |
ENSINO DA GEOMETRIA: An?lise das abordagens de professores do Ensino B?sico do Munic?pio de Vieir?polis-PB |
author |
ANDRADE, MARIA RENATA ALVES DE |
author_facet |
ANDRADE, MARIA RENATA ALVES DE |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ANDRADE, MARIA RENATA ALVES DE |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria; Cotidiano; Metodologia de Ensino; Aprendizagem. |
topic |
Geometria; Cotidiano; Metodologia de Ensino; Aprendizagem. |
description |
O conte?do de Geometria que proporciona diferentes conhecimentos relacionados ao ambiente que estamos inseridos, onde atrav?s da contextualiza??o ? poss?vel abord?-lo de diferentes formas, este trabalho tem como objetivo principal conhecer as metodologias utilizadas no ensino da Geometria. O estudo trata-se de uma abordagem de forma qualitativa realizada atrav?s da aplica??o de um question?rio que foi dividido em duas partes, a primeira buscou ter conhecimento sobre a caracteriza??o dos entrevistados e a segunda buscou investigar as metodologias utilizadas pelos professores no ensino da Geometria. Diante da pesquisa realizada, as metodologias utilizadas pelos docentes, contribui com a aprendizagem dos alunos onde estimula, colabora e motiva os alunos para o conhecimento de conceitos matem?ticos que eles consideram complexos e dif?ceis. De acordo com os resultados, utilizar metodologia atrav?s da contextualiza??o ? uma forma de estimular o interesse dos alunos nas atividades de Geometria, por?m os professores pesquisados ainda n?o est? apto a ensinar o conte?do de forma com que o aluno seja sujeito ativo na constru??o do seu conhecimento, ? necess?rio capacita??es e recursos que deem significado as aulas, estimulando o interesse dos alunos pelo conte?do. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-11T00:34:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-11T00:34:23Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-09-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2521 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2521 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2521/1/TCC+-+MARIA+RENATA+ALVES+DE.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
eb5a8cae9d9991df93cc89af3916aab1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660445718740992 |