CONSTRUINDO COMPET?NCIA T?CNICA A PARTIR DA RECUPERA??O DA APRENDIZAGEM, CRIATIVIDADE E L?GICA NA DISCIPLINA DE DESIGN NO CURSO T?CNICO DE DESIGN DE CAL?ADOS INTEGRADO AO ENSINO M?DIO NA ESCOLA CIDAD? INTEGRAL T?CNICA LYNALDO CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE, EM PATOS/PARA?BA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2735 |
Resumo: | A motiva??o deste trabalho ? mostrar e desenvolver a reflex?o sobre a pedagogia interdisciplinar, que inspira a curiosidade, desafia a imagina??o e contribui para o surgimento de novas habilidades. Neste sentido, o presente estudo traz as sequencias did?ticas como um elemento fortalecedor da interdisciplinaridade e da aprendizagem. A pesquisa conta com a aplica??o de sequencias did?ticas por meio da metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no curso t?cnico integrado ao Ensino M?dio de Design de Cal?ados na disciplina de design, que podem ser vistas como um recurso metodol?gico que, al?m de sistematizar, tamb?m possibilita a realiza??o de atividades n?o s? te?ricas, mas tamb?m pr?ticas sendo elas de maneira gradativa, o que gera mais aprofundamento no objeto de conhecimento em estudo. A viabiliza??o da pesquisa ? proporcionada pelo modelo de escola cidad? em tempo integral, que possibilita a oferta de cursos t?cnicos atrelados ao ensino m?dio, lan?ando m?ltiplas oportunidades e potencializando a inser??o do jovem a sociedade e vislumbrando o alcance ao mercado de trabalho. Diante da import?ncia dessa tem?tica, espera-se que esse estudo possa contribuir nas habilidades em defasagem do ensino para que assim tenham reflexos positivos atrav?s dessa interven??o, havendo comprovada progress?o delas para que alcance o cumprimento dos objetivos de aprendizagem |
id |
IFPB_f94bbf0e6f6fae99571c80619eba7efc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2735 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
BARROS, FRANCISCA EMANUELLY MORAIS DE2023-01-16T20:01:10Z2023-01-16T20:01:10Z2022-06-28http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2735A motiva??o deste trabalho ? mostrar e desenvolver a reflex?o sobre a pedagogia interdisciplinar, que inspira a curiosidade, desafia a imagina??o e contribui para o surgimento de novas habilidades. Neste sentido, o presente estudo traz as sequencias did?ticas como um elemento fortalecedor da interdisciplinaridade e da aprendizagem. A pesquisa conta com a aplica??o de sequencias did?ticas por meio da metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no curso t?cnico integrado ao Ensino M?dio de Design de Cal?ados na disciplina de design, que podem ser vistas como um recurso metodol?gico que, al?m de sistematizar, tamb?m possibilita a realiza??o de atividades n?o s? te?ricas, mas tamb?m pr?ticas sendo elas de maneira gradativa, o que gera mais aprofundamento no objeto de conhecimento em estudo. A viabiliza??o da pesquisa ? proporcionada pelo modelo de escola cidad? em tempo integral, que possibilita a oferta de cursos t?cnicos atrelados ao ensino m?dio, lan?ando m?ltiplas oportunidades e potencializando a inser??o do jovem a sociedade e vislumbrando o alcance ao mercado de trabalho. Diante da import?ncia dessa tem?tica, espera-se que esse estudo possa contribuir nas habilidades em defasagem do ensino para que assim tenham reflexos positivos atrav?s dessa interven??o, havendo comprovada progress?o delas para que alcance o cumprimento dos objetivos de aprendizagemSubmitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2023-01-16T15:28:46Z No. of bitstreams: 2 FRANCISCA EMANUELLY MORAIS DE BARROS.pdf: 348168 bytes, checksum: 664df4ec0fe69e258c202bf0cd02904f (MD5) FRANCISCA EMANUELLY MORAIS DE BARROS.pdf: 107395 bytes, checksum: de32b1ea07a33783f395277a80ee4b23 (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2023-01-16T20:01:10Z (GMT) No. of bitstreams: 2 FRANCISCA EMANUELLY MORAIS DE BARROS.pdf: 348168 bytes, checksum: 664df4ec0fe69e258c202bf0cd02904f (MD5) FRANCISCA EMANUELLY MORAIS DE BARROS.pdf: 107395 bytes, checksum: de32b1ea07a33783f395277a80ee4b23 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-16T20:01:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 FRANCISCA EMANUELLY MORAIS DE BARROS.pdf: 348168 bytes, checksum: 664df4ec0fe69e258c202bf0cd02904f (MD5) FRANCISCA EMANUELLY MORAIS DE BARROS.pdf: 107395 bytes, checksum: de32b1ea07a33783f395277a80ee4b23 (MD5) Previous issue date: 2022-06-28N?O H?educa??o integral;educa??o tecnol?gica;m?todo de aprendizagem;sequ?ncia did?ticaCONSTRUINDO COMPET?NCIA T?CNICA A PARTIR DA RECUPERA??O DA APRENDIZAGEM, CRIATIVIDADE E L?GICA NA DISCIPLINA DE DESIGN NO CURSO T?CNICO DE DESIGN DE CAL?ADOS INTEGRADO AO ENSINO M?DIO NA ESCOLA CIDAD? INTEGRAL T?CNICA LYNALDO CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE, EM PATOS/PARA?BAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTRABALHO CIENT?FICOIFPBORIGINALFRANCISCA EMANUELLY MORAIS DE BARROS.pdfFRANCISCA EMANUELLY MORAIS DE BARROS.pdfapplication/pdf348168http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2735/1/FRANCISCA+EMANUELLY+MORAIS+DE+BARROS.pdf664df4ec0fe69e258c202bf0cd02904fMD51177683/27352023-12-15 20:34:43.098oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2735Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-12-15T23:34:43Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
CONSTRUINDO COMPET?NCIA T?CNICA A PARTIR DA RECUPERA??O DA APRENDIZAGEM, CRIATIVIDADE E L?GICA NA DISCIPLINA DE DESIGN NO CURSO T?CNICO DE DESIGN DE CAL?ADOS INTEGRADO AO ENSINO M?DIO NA ESCOLA CIDAD? INTEGRAL T?CNICA LYNALDO CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE, EM PATOS/PARA?BA |
title |
CONSTRUINDO COMPET?NCIA T?CNICA A PARTIR DA RECUPERA??O DA APRENDIZAGEM, CRIATIVIDADE E L?GICA NA DISCIPLINA DE DESIGN NO CURSO T?CNICO DE DESIGN DE CAL?ADOS INTEGRADO AO ENSINO M?DIO NA ESCOLA CIDAD? INTEGRAL T?CNICA LYNALDO CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE, EM PATOS/PARA?BA |
spellingShingle |
CONSTRUINDO COMPET?NCIA T?CNICA A PARTIR DA RECUPERA??O DA APRENDIZAGEM, CRIATIVIDADE E L?GICA NA DISCIPLINA DE DESIGN NO CURSO T?CNICO DE DESIGN DE CAL?ADOS INTEGRADO AO ENSINO M?DIO NA ESCOLA CIDAD? INTEGRAL T?CNICA LYNALDO CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE, EM PATOS/PARA?BA BARROS, FRANCISCA EMANUELLY MORAIS DE educa??o integral;educa??o tecnol?gica;m?todo de aprendizagem;sequ?ncia did?tica |
title_short |
CONSTRUINDO COMPET?NCIA T?CNICA A PARTIR DA RECUPERA??O DA APRENDIZAGEM, CRIATIVIDADE E L?GICA NA DISCIPLINA DE DESIGN NO CURSO T?CNICO DE DESIGN DE CAL?ADOS INTEGRADO AO ENSINO M?DIO NA ESCOLA CIDAD? INTEGRAL T?CNICA LYNALDO CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE, EM PATOS/PARA?BA |
title_full |
CONSTRUINDO COMPET?NCIA T?CNICA A PARTIR DA RECUPERA??O DA APRENDIZAGEM, CRIATIVIDADE E L?GICA NA DISCIPLINA DE DESIGN NO CURSO T?CNICO DE DESIGN DE CAL?ADOS INTEGRADO AO ENSINO M?DIO NA ESCOLA CIDAD? INTEGRAL T?CNICA LYNALDO CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE, EM PATOS/PARA?BA |
title_fullStr |
CONSTRUINDO COMPET?NCIA T?CNICA A PARTIR DA RECUPERA??O DA APRENDIZAGEM, CRIATIVIDADE E L?GICA NA DISCIPLINA DE DESIGN NO CURSO T?CNICO DE DESIGN DE CAL?ADOS INTEGRADO AO ENSINO M?DIO NA ESCOLA CIDAD? INTEGRAL T?CNICA LYNALDO CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE, EM PATOS/PARA?BA |
title_full_unstemmed |
CONSTRUINDO COMPET?NCIA T?CNICA A PARTIR DA RECUPERA??O DA APRENDIZAGEM, CRIATIVIDADE E L?GICA NA DISCIPLINA DE DESIGN NO CURSO T?CNICO DE DESIGN DE CAL?ADOS INTEGRADO AO ENSINO M?DIO NA ESCOLA CIDAD? INTEGRAL T?CNICA LYNALDO CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE, EM PATOS/PARA?BA |
title_sort |
CONSTRUINDO COMPET?NCIA T?CNICA A PARTIR DA RECUPERA??O DA APRENDIZAGEM, CRIATIVIDADE E L?GICA NA DISCIPLINA DE DESIGN NO CURSO T?CNICO DE DESIGN DE CAL?ADOS INTEGRADO AO ENSINO M?DIO NA ESCOLA CIDAD? INTEGRAL T?CNICA LYNALDO CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE, EM PATOS/PARA?BA |
author |
BARROS, FRANCISCA EMANUELLY MORAIS DE |
author_facet |
BARROS, FRANCISCA EMANUELLY MORAIS DE |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BARROS, FRANCISCA EMANUELLY MORAIS DE |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educa??o integral;educa??o tecnol?gica;m?todo de aprendizagem;sequ?ncia did?tica |
topic |
educa??o integral;educa??o tecnol?gica;m?todo de aprendizagem;sequ?ncia did?tica |
description |
A motiva??o deste trabalho ? mostrar e desenvolver a reflex?o sobre a pedagogia interdisciplinar, que inspira a curiosidade, desafia a imagina??o e contribui para o surgimento de novas habilidades. Neste sentido, o presente estudo traz as sequencias did?ticas como um elemento fortalecedor da interdisciplinaridade e da aprendizagem. A pesquisa conta com a aplica??o de sequencias did?ticas por meio da metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no curso t?cnico integrado ao Ensino M?dio de Design de Cal?ados na disciplina de design, que podem ser vistas como um recurso metodol?gico que, al?m de sistematizar, tamb?m possibilita a realiza??o de atividades n?o s? te?ricas, mas tamb?m pr?ticas sendo elas de maneira gradativa, o que gera mais aprofundamento no objeto de conhecimento em estudo. A viabiliza??o da pesquisa ? proporcionada pelo modelo de escola cidad? em tempo integral, que possibilita a oferta de cursos t?cnicos atrelados ao ensino m?dio, lan?ando m?ltiplas oportunidades e potencializando a inser??o do jovem a sociedade e vislumbrando o alcance ao mercado de trabalho. Diante da import?ncia dessa tem?tica, espera-se que esse estudo possa contribuir nas habilidades em defasagem do ensino para que assim tenham reflexos positivos atrav?s dessa interven??o, havendo comprovada progress?o delas para que alcance o cumprimento dos objetivos de aprendizagem |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-06-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-16T20:01:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-01-16T20:01:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2735 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2735 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2735/1/FRANCISCA+EMANUELLY+MORAIS+DE+BARROS.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
664df4ec0fe69e258c202bf0cd02904f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660447103909888 |