CONSTRUINDO COMPET?NCIA T?CNICA A PARTIR DA RECUPERA??O DA APRENDIZAGEM, CRIATIVIDADE E L?GICA NA DISCIPLINA DE DESIGN NO CURSO T?CNICO DE DESIGN DE CAL?ADOS INTEGRADO AO ENSINO M?DIO NA ESCOLA CIDAD? INTEGRAL T?CNICA LYNALDO CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE, EM PATOS/PARA?BA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARROS, FRANCISCA EMANUELLY MORAIS DE
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2735
Resumo: A motiva??o deste trabalho ? mostrar e desenvolver a reflex?o sobre a pedagogia interdisciplinar, que inspira a curiosidade, desafia a imagina??o e contribui para o surgimento de novas habilidades. Neste sentido, o presente estudo traz as sequencias did?ticas como um elemento fortalecedor da interdisciplinaridade e da aprendizagem. A pesquisa conta com a aplica??o de sequencias did?ticas por meio da metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no curso t?cnico integrado ao Ensino M?dio de Design de Cal?ados na disciplina de design, que podem ser vistas como um recurso metodol?gico que, al?m de sistematizar, tamb?m possibilita a realiza??o de atividades n?o s? te?ricas, mas tamb?m pr?ticas sendo elas de maneira gradativa, o que gera mais aprofundamento no objeto de conhecimento em estudo. A viabiliza??o da pesquisa ? proporcionada pelo modelo de escola cidad? em tempo integral, que possibilita a oferta de cursos t?cnicos atrelados ao ensino m?dio, lan?ando m?ltiplas oportunidades e potencializando a inser??o do jovem a sociedade e vislumbrando o alcance ao mercado de trabalho. Diante da import?ncia dessa tem?tica, espera-se que esse estudo possa contribuir nas habilidades em defasagem do ensino para que assim tenham reflexos positivos atrav?s dessa interven??o, havendo comprovada progress?o delas para que alcance o cumprimento dos objetivos de aprendizagem
id IFPB_f94bbf0e6f6fae99571c80619eba7efc
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2735
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling BARROS, FRANCISCA EMANUELLY MORAIS DE2023-01-16T20:01:10Z2023-01-16T20:01:10Z2022-06-28http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2735A motiva??o deste trabalho ? mostrar e desenvolver a reflex?o sobre a pedagogia interdisciplinar, que inspira a curiosidade, desafia a imagina??o e contribui para o surgimento de novas habilidades. Neste sentido, o presente estudo traz as sequencias did?ticas como um elemento fortalecedor da interdisciplinaridade e da aprendizagem. A pesquisa conta com a aplica??o de sequencias did?ticas por meio da metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no curso t?cnico integrado ao Ensino M?dio de Design de Cal?ados na disciplina de design, que podem ser vistas como um recurso metodol?gico que, al?m de sistematizar, tamb?m possibilita a realiza??o de atividades n?o s? te?ricas, mas tamb?m pr?ticas sendo elas de maneira gradativa, o que gera mais aprofundamento no objeto de conhecimento em estudo. A viabiliza??o da pesquisa ? proporcionada pelo modelo de escola cidad? em tempo integral, que possibilita a oferta de cursos t?cnicos atrelados ao ensino m?dio, lan?ando m?ltiplas oportunidades e potencializando a inser??o do jovem a sociedade e vislumbrando o alcance ao mercado de trabalho. Diante da import?ncia dessa tem?tica, espera-se que esse estudo possa contribuir nas habilidades em defasagem do ensino para que assim tenham reflexos positivos atrav?s dessa interven??o, havendo comprovada progress?o delas para que alcance o cumprimento dos objetivos de aprendizagemSubmitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2023-01-16T15:28:46Z No. of bitstreams: 2 FRANCISCA EMANUELLY MORAIS DE BARROS.pdf: 348168 bytes, checksum: 664df4ec0fe69e258c202bf0cd02904f (MD5) FRANCISCA EMANUELLY MORAIS DE BARROS.pdf: 107395 bytes, checksum: de32b1ea07a33783f395277a80ee4b23 (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2023-01-16T20:01:10Z (GMT) No. of bitstreams: 2 FRANCISCA EMANUELLY MORAIS DE BARROS.pdf: 348168 bytes, checksum: 664df4ec0fe69e258c202bf0cd02904f (MD5) FRANCISCA EMANUELLY MORAIS DE BARROS.pdf: 107395 bytes, checksum: de32b1ea07a33783f395277a80ee4b23 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-16T20:01:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 FRANCISCA EMANUELLY MORAIS DE BARROS.pdf: 348168 bytes, checksum: 664df4ec0fe69e258c202bf0cd02904f (MD5) FRANCISCA EMANUELLY MORAIS DE BARROS.pdf: 107395 bytes, checksum: de32b1ea07a33783f395277a80ee4b23 (MD5) Previous issue date: 2022-06-28N?O H?educa??o integral;educa??o tecnol?gica;m?todo de aprendizagem;sequ?ncia did?ticaCONSTRUINDO COMPET?NCIA T?CNICA A PARTIR DA RECUPERA??O DA APRENDIZAGEM, CRIATIVIDADE E L?GICA NA DISCIPLINA DE DESIGN NO CURSO T?CNICO DE DESIGN DE CAL?ADOS INTEGRADO AO ENSINO M?DIO NA ESCOLA CIDAD? INTEGRAL T?CNICA LYNALDO CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE, EM PATOS/PARA?BAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTRABALHO CIENT?FICOIFPBORIGINALFRANCISCA EMANUELLY MORAIS DE BARROS.pdfFRANCISCA EMANUELLY MORAIS DE BARROS.pdfapplication/pdf348168http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2735/1/FRANCISCA+EMANUELLY+MORAIS+DE+BARROS.pdf664df4ec0fe69e258c202bf0cd02904fMD51177683/27352023-12-15 20:34:43.098oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2735Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-12-15T23:34:43Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv CONSTRUINDO COMPET?NCIA T?CNICA A PARTIR DA RECUPERA??O DA APRENDIZAGEM, CRIATIVIDADE E L?GICA NA DISCIPLINA DE DESIGN NO CURSO T?CNICO DE DESIGN DE CAL?ADOS INTEGRADO AO ENSINO M?DIO NA ESCOLA CIDAD? INTEGRAL T?CNICA LYNALDO CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE, EM PATOS/PARA?BA
title CONSTRUINDO COMPET?NCIA T?CNICA A PARTIR DA RECUPERA??O DA APRENDIZAGEM, CRIATIVIDADE E L?GICA NA DISCIPLINA DE DESIGN NO CURSO T?CNICO DE DESIGN DE CAL?ADOS INTEGRADO AO ENSINO M?DIO NA ESCOLA CIDAD? INTEGRAL T?CNICA LYNALDO CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE, EM PATOS/PARA?BA
spellingShingle CONSTRUINDO COMPET?NCIA T?CNICA A PARTIR DA RECUPERA??O DA APRENDIZAGEM, CRIATIVIDADE E L?GICA NA DISCIPLINA DE DESIGN NO CURSO T?CNICO DE DESIGN DE CAL?ADOS INTEGRADO AO ENSINO M?DIO NA ESCOLA CIDAD? INTEGRAL T?CNICA LYNALDO CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE, EM PATOS/PARA?BA
BARROS, FRANCISCA EMANUELLY MORAIS DE
educa??o integral;educa??o tecnol?gica;m?todo de aprendizagem;sequ?ncia did?tica
title_short CONSTRUINDO COMPET?NCIA T?CNICA A PARTIR DA RECUPERA??O DA APRENDIZAGEM, CRIATIVIDADE E L?GICA NA DISCIPLINA DE DESIGN NO CURSO T?CNICO DE DESIGN DE CAL?ADOS INTEGRADO AO ENSINO M?DIO NA ESCOLA CIDAD? INTEGRAL T?CNICA LYNALDO CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE, EM PATOS/PARA?BA
title_full CONSTRUINDO COMPET?NCIA T?CNICA A PARTIR DA RECUPERA??O DA APRENDIZAGEM, CRIATIVIDADE E L?GICA NA DISCIPLINA DE DESIGN NO CURSO T?CNICO DE DESIGN DE CAL?ADOS INTEGRADO AO ENSINO M?DIO NA ESCOLA CIDAD? INTEGRAL T?CNICA LYNALDO CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE, EM PATOS/PARA?BA
title_fullStr CONSTRUINDO COMPET?NCIA T?CNICA A PARTIR DA RECUPERA??O DA APRENDIZAGEM, CRIATIVIDADE E L?GICA NA DISCIPLINA DE DESIGN NO CURSO T?CNICO DE DESIGN DE CAL?ADOS INTEGRADO AO ENSINO M?DIO NA ESCOLA CIDAD? INTEGRAL T?CNICA LYNALDO CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE, EM PATOS/PARA?BA
title_full_unstemmed CONSTRUINDO COMPET?NCIA T?CNICA A PARTIR DA RECUPERA??O DA APRENDIZAGEM, CRIATIVIDADE E L?GICA NA DISCIPLINA DE DESIGN NO CURSO T?CNICO DE DESIGN DE CAL?ADOS INTEGRADO AO ENSINO M?DIO NA ESCOLA CIDAD? INTEGRAL T?CNICA LYNALDO CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE, EM PATOS/PARA?BA
title_sort CONSTRUINDO COMPET?NCIA T?CNICA A PARTIR DA RECUPERA??O DA APRENDIZAGEM, CRIATIVIDADE E L?GICA NA DISCIPLINA DE DESIGN NO CURSO T?CNICO DE DESIGN DE CAL?ADOS INTEGRADO AO ENSINO M?DIO NA ESCOLA CIDAD? INTEGRAL T?CNICA LYNALDO CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE, EM PATOS/PARA?BA
author BARROS, FRANCISCA EMANUELLY MORAIS DE
author_facet BARROS, FRANCISCA EMANUELLY MORAIS DE
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BARROS, FRANCISCA EMANUELLY MORAIS DE
dc.subject.por.fl_str_mv educa??o integral;educa??o tecnol?gica;m?todo de aprendizagem;sequ?ncia did?tica
topic educa??o integral;educa??o tecnol?gica;m?todo de aprendizagem;sequ?ncia did?tica
description A motiva??o deste trabalho ? mostrar e desenvolver a reflex?o sobre a pedagogia interdisciplinar, que inspira a curiosidade, desafia a imagina??o e contribui para o surgimento de novas habilidades. Neste sentido, o presente estudo traz as sequencias did?ticas como um elemento fortalecedor da interdisciplinaridade e da aprendizagem. A pesquisa conta com a aplica??o de sequencias did?ticas por meio da metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no curso t?cnico integrado ao Ensino M?dio de Design de Cal?ados na disciplina de design, que podem ser vistas como um recurso metodol?gico que, al?m de sistematizar, tamb?m possibilita a realiza??o de atividades n?o s? te?ricas, mas tamb?m pr?ticas sendo elas de maneira gradativa, o que gera mais aprofundamento no objeto de conhecimento em estudo. A viabiliza??o da pesquisa ? proporcionada pelo modelo de escola cidad? em tempo integral, que possibilita a oferta de cursos t?cnicos atrelados ao ensino m?dio, lan?ando m?ltiplas oportunidades e potencializando a inser??o do jovem a sociedade e vislumbrando o alcance ao mercado de trabalho. Diante da import?ncia dessa tem?tica, espera-se que esse estudo possa contribuir nas habilidades em defasagem do ensino para que assim tenham reflexos positivos atrav?s dessa interven??o, havendo comprovada progress?o delas para que alcance o cumprimento dos objetivos de aprendizagem
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-06-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-16T20:01:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-16T20:01:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2735
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2735
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2735/1/FRANCISCA+EMANUELLY+MORAIS+DE+BARROS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 664df4ec0fe69e258c202bf0cd02904f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660447103909888