O USO DO FABLAB COMO FERRAMENTA PEDAG?GICA NO CURSO T?CNICO EM ELETROT?CNICA: RELATO DE EXPERI?NCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FAGUNDES, DANILO LEMOS
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3500
Resumo: Estamos vivendo a quarta revolu??o industrial. Esta nova era da ind?stria e do mundo traz novos desafios, principalmente para a m?o de obra do presente e do futuro. Hoje, n?o s? se deseja que o profissional apresente compet?ncias t?cnicas, em sua ?rea de atua??o, mas que, principalmente, apresente compet?ncias sociais, emocionais e comportamentais que o levar?o a um outro n?vel de produtividade. ? neste sentido que introduzimos o Fablab, ambiente capaz de se aliar a educa??o como uma poderosa ferramenta pedag?gica, potencializando o desenvolvimento destas capacidades desejadas. O objetivo geral deste trabalho ? apresentar um relato de experi?ncia de uma proposta de interven??o aplicada com uma turma do curso t?cnico em Eletrot?cnica da escola Firjan SENAI do Estado do Rio de Janeiro, destacando o Fablab como uma ferramenta pedag?gica inovadora, sendo um importante aliado da educa??o para potencializar o desenvolvimento de compet?ncias socioemocionais e comportamentais, como a criatividade, o trabalho em equipe e a possibilidade de lidar com a frustra??o. Durante esta experi?ncia, oportunizou-se aos alunos desenvolver uma situa??o de aprendizagem desafiadora, com a constru??o de uma lumin?ria personalizada. Ao longo da constru??o e da condu??o, foi poss?vel constatar que os alunos estiveram engajados, demonstrando protagonismo e iniciativa. Os espa?os de troca foram diversos e sempre muito ricos. Ao fim da an?lise, foi importante observar que o ambiente propiciou o desenvolvimento de habilidades t?cnicas, devido ao grande aparato tecnol?gico que disp?e, como impressoras 3D e m?quina de corte a laser, bem como as habilidades socioemocionais que tanto se buscavam observar, como o est?mulo a inova??o e ao empreendedorismo, a capacidade de lidar com frusta??es e a busca de solu??es para problemas.
id IFPB_3813076be2fbb7e9bb4fc4dc95802e8b
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3500
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling FAGUNDES, DANILO LEMOS2024-01-19T15:22:05Z2024-01-19T15:22:05Z2023-11-17http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3500Estamos vivendo a quarta revolu??o industrial. Esta nova era da ind?stria e do mundo traz novos desafios, principalmente para a m?o de obra do presente e do futuro. Hoje, n?o s? se deseja que o profissional apresente compet?ncias t?cnicas, em sua ?rea de atua??o, mas que, principalmente, apresente compet?ncias sociais, emocionais e comportamentais que o levar?o a um outro n?vel de produtividade. ? neste sentido que introduzimos o Fablab, ambiente capaz de se aliar a educa??o como uma poderosa ferramenta pedag?gica, potencializando o desenvolvimento destas capacidades desejadas. O objetivo geral deste trabalho ? apresentar um relato de experi?ncia de uma proposta de interven??o aplicada com uma turma do curso t?cnico em Eletrot?cnica da escola Firjan SENAI do Estado do Rio de Janeiro, destacando o Fablab como uma ferramenta pedag?gica inovadora, sendo um importante aliado da educa??o para potencializar o desenvolvimento de compet?ncias socioemocionais e comportamentais, como a criatividade, o trabalho em equipe e a possibilidade de lidar com a frustra??o. Durante esta experi?ncia, oportunizou-se aos alunos desenvolver uma situa??o de aprendizagem desafiadora, com a constru??o de uma lumin?ria personalizada. Ao longo da constru??o e da condu??o, foi poss?vel constatar que os alunos estiveram engajados, demonstrando protagonismo e iniciativa. Os espa?os de troca foram diversos e sempre muito ricos. Ao fim da an?lise, foi importante observar que o ambiente propiciou o desenvolvimento de habilidades t?cnicas, devido ao grande aparato tecnol?gico que disp?e, como impressoras 3D e m?quina de corte a laser, bem como as habilidades socioemocionais que tanto se buscavam observar, como o est?mulo a inova??o e ao empreendedorismo, a capacidade de lidar com frusta??es e a busca de solu??es para problemas.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2024-01-19T12:45:35Z No. of bitstreams: 1 DANILO LEMOS FAGUNDES.pdf: 1097568 bytes, checksum: 8d1de3b91cb20e62c353a3a69ea29a5b (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2024-01-19T15:22:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DANILO LEMOS FAGUNDES.pdf: 1097568 bytes, checksum: 8d1de3b91cb20e62c353a3a69ea29a5b (MD5)Made available in DSpace on 2024-01-19T15:22:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DANILO LEMOS FAGUNDES.pdf: 1097568 bytes, checksum: 8d1de3b91cb20e62c353a3a69ea29a5b (MD5) Previous issue date: 2023-11-17n?o h?Fablab;educa??o profissional e tecnol?gica;metodologias ativasO USO DO FABLAB COMO FERRAMENTA PEDAG?GICA NO CURSO T?CNICO EM ELETROT?CNICA: RELATO DE EXPERI?NCIAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMONOGRAFIA CIENT?FICAIFPBORIGINALDANILO LEMOS FAGUNDES.pdfDANILO LEMOS FAGUNDES.pdfapplication/pdf1097568http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3500/1/DANILO+LEMOS+FAGUNDES.pdf8d1de3b91cb20e62c353a3a69ea29a5bMD51177683/35002024-01-19 12:22:05.713oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3500Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2024-01-19T15:22:05Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O USO DO FABLAB COMO FERRAMENTA PEDAG?GICA NO CURSO T?CNICO EM ELETROT?CNICA: RELATO DE EXPERI?NCIA
title O USO DO FABLAB COMO FERRAMENTA PEDAG?GICA NO CURSO T?CNICO EM ELETROT?CNICA: RELATO DE EXPERI?NCIA
spellingShingle O USO DO FABLAB COMO FERRAMENTA PEDAG?GICA NO CURSO T?CNICO EM ELETROT?CNICA: RELATO DE EXPERI?NCIA
FAGUNDES, DANILO LEMOS
Fablab;educa??o profissional e tecnol?gica;metodologias ativas
title_short O USO DO FABLAB COMO FERRAMENTA PEDAG?GICA NO CURSO T?CNICO EM ELETROT?CNICA: RELATO DE EXPERI?NCIA
title_full O USO DO FABLAB COMO FERRAMENTA PEDAG?GICA NO CURSO T?CNICO EM ELETROT?CNICA: RELATO DE EXPERI?NCIA
title_fullStr O USO DO FABLAB COMO FERRAMENTA PEDAG?GICA NO CURSO T?CNICO EM ELETROT?CNICA: RELATO DE EXPERI?NCIA
title_full_unstemmed O USO DO FABLAB COMO FERRAMENTA PEDAG?GICA NO CURSO T?CNICO EM ELETROT?CNICA: RELATO DE EXPERI?NCIA
title_sort O USO DO FABLAB COMO FERRAMENTA PEDAG?GICA NO CURSO T?CNICO EM ELETROT?CNICA: RELATO DE EXPERI?NCIA
author FAGUNDES, DANILO LEMOS
author_facet FAGUNDES, DANILO LEMOS
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FAGUNDES, DANILO LEMOS
dc.subject.por.fl_str_mv Fablab;educa??o profissional e tecnol?gica;metodologias ativas
topic Fablab;educa??o profissional e tecnol?gica;metodologias ativas
description Estamos vivendo a quarta revolu??o industrial. Esta nova era da ind?stria e do mundo traz novos desafios, principalmente para a m?o de obra do presente e do futuro. Hoje, n?o s? se deseja que o profissional apresente compet?ncias t?cnicas, em sua ?rea de atua??o, mas que, principalmente, apresente compet?ncias sociais, emocionais e comportamentais que o levar?o a um outro n?vel de produtividade. ? neste sentido que introduzimos o Fablab, ambiente capaz de se aliar a educa??o como uma poderosa ferramenta pedag?gica, potencializando o desenvolvimento destas capacidades desejadas. O objetivo geral deste trabalho ? apresentar um relato de experi?ncia de uma proposta de interven??o aplicada com uma turma do curso t?cnico em Eletrot?cnica da escola Firjan SENAI do Estado do Rio de Janeiro, destacando o Fablab como uma ferramenta pedag?gica inovadora, sendo um importante aliado da educa??o para potencializar o desenvolvimento de compet?ncias socioemocionais e comportamentais, como a criatividade, o trabalho em equipe e a possibilidade de lidar com a frustra??o. Durante esta experi?ncia, oportunizou-se aos alunos desenvolver uma situa??o de aprendizagem desafiadora, com a constru??o de uma lumin?ria personalizada. Ao longo da constru??o e da condu??o, foi poss?vel constatar que os alunos estiveram engajados, demonstrando protagonismo e iniciativa. Os espa?os de troca foram diversos e sempre muito ricos. Ao fim da an?lise, foi importante observar que o ambiente propiciou o desenvolvimento de habilidades t?cnicas, devido ao grande aparato tecnol?gico que disp?e, como impressoras 3D e m?quina de corte a laser, bem como as habilidades socioemocionais que tanto se buscavam observar, como o est?mulo a inova??o e ao empreendedorismo, a capacidade de lidar com frusta??es e a busca de solu??es para problemas.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-11-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-19T15:22:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-01-19T15:22:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3500
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3500
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3500/1/DANILO+LEMOS+FAGUNDES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8d1de3b91cb20e62c353a3a69ea29a5b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660452983275520