Mobilidade e caminhabilidade em foco: estudo de remodela??o vi?ria no bairro central de Brejo Santo-CE a partir do conceito de ruas completas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1413 |
Resumo: | O principal objetivo deste artigo foi realizar um estudo de remodela??o no bairro central de Brejo Santo-CE aplicando o conceito de Ruas Completas. Para o desenvolvimento da pesquisa, focou-se em tr?s etapas metodol?gicas: revis?o da literatura, diagn?stico local do trecho e desenvolvimento do estudo de implanta??o. A partir da revis?o bibliogr?fica foi poss?vel compreender que as Ruas Completas s?o uma forma de redistribuir o uso do solo, pois redesenham as vias para que todos os modais de transporte consigam transitar de forma harmoniosa, priorizando o pedestre e incentivando a mobilidade ativa. No desenvolvimento do diagn?stico local observou-se que as vias estudadas n?o possu?am estruturas adequadas para contemplar pedestres e ciclistas e priorizavam apenas o transporte motorizado. O resultado contemplou estudo de arboriza??o, ilumina??o p?blica, reordenamento de cal?adas, pistas de rolamento e estacionamentos, distribuiu os espa?os de forma mais democr?tica, incentivando o pedestrianismo, o ciclismo e a diversidade do solo. Concluiu-se que existem diferentes formas de estimular a mobilidade ativa em conformidade com as Ruas Completas, atendendo a demanda local. Considera-se que este trabalho colaborou para ressaltar pontos que precisam ser considerados ao planejar uma via urbana e para demonstrar a import?ncia das Ruas Completas ao compar?-las com as ruas urbanas tradicionais. |
id |
IFPB_fca05cd9c08e01624fc4d57521e269af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1413 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Ricarte, Nathaniele Alves2021-06-14T22:46:24Z2021-06-14T22:46:24Z2021-05-06http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1413O principal objetivo deste artigo foi realizar um estudo de remodela??o no bairro central de Brejo Santo-CE aplicando o conceito de Ruas Completas. Para o desenvolvimento da pesquisa, focou-se em tr?s etapas metodol?gicas: revis?o da literatura, diagn?stico local do trecho e desenvolvimento do estudo de implanta??o. A partir da revis?o bibliogr?fica foi poss?vel compreender que as Ruas Completas s?o uma forma de redistribuir o uso do solo, pois redesenham as vias para que todos os modais de transporte consigam transitar de forma harmoniosa, priorizando o pedestre e incentivando a mobilidade ativa. No desenvolvimento do diagn?stico local observou-se que as vias estudadas n?o possu?am estruturas adequadas para contemplar pedestres e ciclistas e priorizavam apenas o transporte motorizado. O resultado contemplou estudo de arboriza??o, ilumina??o p?blica, reordenamento de cal?adas, pistas de rolamento e estacionamentos, distribuiu os espa?os de forma mais democr?tica, incentivando o pedestrianismo, o ciclismo e a diversidade do solo. Concluiu-se que existem diferentes formas de estimular a mobilidade ativa em conformidade com as Ruas Completas, atendendo a demanda local. Considera-se que este trabalho colaborou para ressaltar pontos que precisam ser considerados ao planejar uma via urbana e para demonstrar a import?ncia das Ruas Completas ao compar?-las com as ruas urbanas tradicionais.Submitted by Aquino Filho Gastao (gastao.aquino@ifpb.edu.br) on 2021-05-17T19:16:20Z No. of bitstreams: 1 TCC - Nathaniele Alves Ricarte.pdf: 1620467 bytes, checksum: 7fa5a751a521247f40e270956ce280bb (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2021-06-14T22:46:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - Nathaniele Alves Ricarte.pdf: 1620467 bytes, checksum: 7fa5a751a521247f40e270956ce280bb (MD5)Made available in DSpace on 2021-06-14T22:46:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Nathaniele Alves Ricarte.pdf: 1620467 bytes, checksum: 7fa5a751a521247f40e270956ce280bb (MD5) Previous issue date: 2021-05-06Ruas CompletasMobilidade urbanaMobilidade ativaMobilidade e caminhabilidade em foco: estudo de remodela??o vi?ria no bairro central de Brejo Santo-CE a partir do conceito de ruas completasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrabalho de Conclus?o de CursoIFPBORIGINALTCC - Nathaniele Alves Ricarte.pdfTCC - Nathaniele Alves Ricarte.pdfapplication/pdf1620467http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1413/1/TCC+-+Nathaniele+Alves+Ricarte.pdf7fa5a751a521247f40e270956ce280bbMD51177683/14132021-06-14 19:46:24.113oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1413Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2021-06-14T22:46:24Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mobilidade e caminhabilidade em foco: estudo de remodela??o vi?ria no bairro central de Brejo Santo-CE a partir do conceito de ruas completas |
title |
Mobilidade e caminhabilidade em foco: estudo de remodela??o vi?ria no bairro central de Brejo Santo-CE a partir do conceito de ruas completas |
spellingShingle |
Mobilidade e caminhabilidade em foco: estudo de remodela??o vi?ria no bairro central de Brejo Santo-CE a partir do conceito de ruas completas Ricarte, Nathaniele Alves Ruas Completas Mobilidade urbana Mobilidade ativa |
title_short |
Mobilidade e caminhabilidade em foco: estudo de remodela??o vi?ria no bairro central de Brejo Santo-CE a partir do conceito de ruas completas |
title_full |
Mobilidade e caminhabilidade em foco: estudo de remodela??o vi?ria no bairro central de Brejo Santo-CE a partir do conceito de ruas completas |
title_fullStr |
Mobilidade e caminhabilidade em foco: estudo de remodela??o vi?ria no bairro central de Brejo Santo-CE a partir do conceito de ruas completas |
title_full_unstemmed |
Mobilidade e caminhabilidade em foco: estudo de remodela??o vi?ria no bairro central de Brejo Santo-CE a partir do conceito de ruas completas |
title_sort |
Mobilidade e caminhabilidade em foco: estudo de remodela??o vi?ria no bairro central de Brejo Santo-CE a partir do conceito de ruas completas |
author |
Ricarte, Nathaniele Alves |
author_facet |
Ricarte, Nathaniele Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ricarte, Nathaniele Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ruas Completas Mobilidade urbana Mobilidade ativa |
topic |
Ruas Completas Mobilidade urbana Mobilidade ativa |
description |
O principal objetivo deste artigo foi realizar um estudo de remodela??o no bairro central de Brejo Santo-CE aplicando o conceito de Ruas Completas. Para o desenvolvimento da pesquisa, focou-se em tr?s etapas metodol?gicas: revis?o da literatura, diagn?stico local do trecho e desenvolvimento do estudo de implanta??o. A partir da revis?o bibliogr?fica foi poss?vel compreender que as Ruas Completas s?o uma forma de redistribuir o uso do solo, pois redesenham as vias para que todos os modais de transporte consigam transitar de forma harmoniosa, priorizando o pedestre e incentivando a mobilidade ativa. No desenvolvimento do diagn?stico local observou-se que as vias estudadas n?o possu?am estruturas adequadas para contemplar pedestres e ciclistas e priorizavam apenas o transporte motorizado. O resultado contemplou estudo de arboriza??o, ilumina??o p?blica, reordenamento de cal?adas, pistas de rolamento e estacionamentos, distribuiu os espa?os de forma mais democr?tica, incentivando o pedestrianismo, o ciclismo e a diversidade do solo. Concluiu-se que existem diferentes formas de estimular a mobilidade ativa em conformidade com as Ruas Completas, atendendo a demanda local. Considera-se que este trabalho colaborou para ressaltar pontos que precisam ser considerados ao planejar uma via urbana e para demonstrar a import?ncia das Ruas Completas ao compar?-las com as ruas urbanas tradicionais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-06-14T22:46:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-06-14T22:46:24Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-05-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1413 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1413 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1413/1/TCC+-+Nathaniele+Alves+Ricarte.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7fa5a751a521247f40e270956ce280bb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660437400387584 |