O conceito de ruas completas: aplicação a um projeto viário em Natal, RN, considerando a Política Nacional de Mobilidade Urbana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valença, Gabriel Costa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40666
Resumo: The increase in traffic congestion, stress levels, environmental impacts and public health issues in Brazilian cities resulted in the decreed of the law 12.587/2012. The law has the objective to organize, and plan cities prioritizing active transportation and transit. This article relates the law 12.587/2012 with the use of complete streets. Complete streets are a modern urban planning concept which has been used in North Americans cities aiming safety and proper infrastructure for all modes of traffic. Here, the goal is to demonstrate that complete streets are applicable in Brazilian cities, and achieves the law´s objective. To validate this theory, a revitalization project using complete streets design was made at the Av. Antônio Basílio in Natal, Rio Grande do Norte, Brazil.
id UFRN_77f43fa425f5fb5d087bbda1aebf0ae3
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/40666
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Valença, Gabriel CostaSantos, Enilson Medeiros dosXavier, Lúcia Rejane de AlmeidaCosta, Sarah AraujoSantos, Enilson Medeiros dos2017-07-03T19:43:42Z2021-09-29T14:33:00Z2017-07-03T19:43:42Z2021-09-29T14:33:00Z20172011050022VALENÇA, Gabriel Costa. O conceito de ruas completas: Aplicação a um projeto viário em Natal, RN, considerando a Política Nacional de Mobilidade Urbana. 2017. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil), Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40666The increase in traffic congestion, stress levels, environmental impacts and public health issues in Brazilian cities resulted in the decreed of the law 12.587/2012. The law has the objective to organize, and plan cities prioritizing active transportation and transit. This article relates the law 12.587/2012 with the use of complete streets. Complete streets are a modern urban planning concept which has been used in North Americans cities aiming safety and proper infrastructure for all modes of traffic. Here, the goal is to demonstrate that complete streets are applicable in Brazilian cities, and achieves the law´s objective. To validate this theory, a revitalization project using complete streets design was made at the Av. Antônio Basílio in Natal, Rio Grande do Norte, Brazil.Com a crescente dos engarrafamentos, estresse de condução, agravos da saúde pública além dos impactos ambientais causados pelo aumento do número de veículos nas cidades brasileiras, foi decretado a Lei 12.587/2012, denominada de Política Nacional de Mobilidade Urbana. A lei vem com o objetivo de planejar as cidades de forma organizada, priorizando o transporte sustentável. Este trabalho relaciona a lei com um conceito de planejamento urbano já estabelecido na América do Norte, denominado de complete streets. E assim utiliza das complete streets como uma possível medida para atingir o objetivo da lei. Para demonstrar uma possível aplicação das complete streets, foi executado um projeto piloto de revitalização de um trecho na Av. Antônio Basílio em Natal, Rio Grande do Norte.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilEngenharia CivilRuas completasPNMUPlano de Mobilidade Urbanatransporte sustentávelO conceito de ruas completas: aplicação a um projeto viário em Natal, RN, considerando a Política Nacional de Mobilidade Urbanainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTruas - completas - aplicação - Valença - Artigo.pdf.txtExtracted texttext/plain36189https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40666/1/ruas%20-%20completas%20-%20aplica%c3%a7%c3%a3o%20-%20Valen%c3%a7a%20-%20Artigo.pdf.txtd39ef82f2096013f0ecc52055d788645MD51CC-LICENSElicense_urlapplication/octet-stream43https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40666/2/license_url321f3992dd3875151d8801b773ab32edMD52license_textapplication/octet-stream0https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40666/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdfapplication/octet-stream0https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40666/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40666/5/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD55ORIGINALruas - completas - aplicação - Valença - Artigo.pdfTCC - 2017.1application/pdf1134216https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40666/6/ruas%20-%20completas%20-%20aplica%c3%a7%c3%a3o%20-%20Valen%c3%a7a%20-%20Artigo.pdf86e9f74f22b89b2ea97ea3f768c87691MD56123456789/406662021-09-29 11:33:00.766oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/40666PGNlbnRlcj48c3Ryb25nPlVOSVZFUlNJREFERSBGRURFUkFMIERPIFJJTyBHUkFOREUgRE8gTk9SVEU8L3N0cm9uZz48L2NlbnRlcj4KPGNlbnRlcj48c3Ryb25nPkJJQkxJT1RFQ0EgRElHSVRBTCBERSBNT05PR1JBRklBUzwvc3Ryb25nPjwvY2VudGVyPgoKPGNlbnRlcj5UZXJtbyBkZSBBdXRvcml6YcOnw6NvIHBhcmEgZGlzcG9uaWJpbGl6YcOnw6NvIGRlIE1vbm9ncmFmaWFzIGRlIEdyYWR1YcOnw6NvIGUgRXNwZWNpYWxpemHDp8OjbyBuYSBCaWJsaW90ZWNhIERpZ2l0YWwgZGUgTW9ub2dyYWZpYXMgKEJETSk8L2NlbnRlcj4KCk5hIHF1YWxpZGFkZSBkZSB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciBkYSBtb25vZ3JhZmlhLCBhdXRvcml6byBhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRvIFJpbyBHcmFuZGUgZG8gTm9ydGUgKFVGUk4pIGEgZGlzcG9uaWJpbGl6YXIgYXRyYXbDqXMgZGEgQmlibGlvdGVjYSBEaWdpdGFsIGRlIE1vbm9ncmFmaWFzIGRhIFVGUk4sIHNlbSByZXNzYXJjaW1lbnRvIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBhIExlaSBuwrAgOTYxMC85OCwgbyB0ZXh0byBpbnRlZ3JhbCBkYSBvYnJhIHN1Ym1ldGlkYSBwYXJhIGZpbnMgZGUgbGVpdHVyYSwgaW1wcmVzc8OjbyBlL291IGRvd25sb2FkLCBhIHTDrXR1bG8gZGUgZGl2dWxnYcOnw6NvIGRhIHByb2R1w6fDo28gY2llbnTDrWZpY2EgYnJhc2lsZWlyYSwgYSBwYXJ0aXIgZGEgZGF0YSBkZXN0YSBzdWJtaXNzw6NvLiAKRepositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-29T14:33Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pr_BR.fl_str_mv O conceito de ruas completas: aplicação a um projeto viário em Natal, RN, considerando a Política Nacional de Mobilidade Urbana
title O conceito de ruas completas: aplicação a um projeto viário em Natal, RN, considerando a Política Nacional de Mobilidade Urbana
spellingShingle O conceito de ruas completas: aplicação a um projeto viário em Natal, RN, considerando a Política Nacional de Mobilidade Urbana
Valença, Gabriel Costa
Ruas completas
PNMU
Plano de Mobilidade Urbana
transporte sustentável
title_short O conceito de ruas completas: aplicação a um projeto viário em Natal, RN, considerando a Política Nacional de Mobilidade Urbana
title_full O conceito de ruas completas: aplicação a um projeto viário em Natal, RN, considerando a Política Nacional de Mobilidade Urbana
title_fullStr O conceito de ruas completas: aplicação a um projeto viário em Natal, RN, considerando a Política Nacional de Mobilidade Urbana
title_full_unstemmed O conceito de ruas completas: aplicação a um projeto viário em Natal, RN, considerando a Política Nacional de Mobilidade Urbana
title_sort O conceito de ruas completas: aplicação a um projeto viário em Natal, RN, considerando a Política Nacional de Mobilidade Urbana
author Valença, Gabriel Costa
author_facet Valença, Gabriel Costa
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Santos, Enilson Medeiros dos
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Xavier, Lúcia Rejane de Almeida
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Costa, Sarah Araujo
dc.contributor.author.fl_str_mv Valença, Gabriel Costa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Enilson Medeiros dos
contributor_str_mv Santos, Enilson Medeiros dos
dc.subject.pr_BR.fl_str_mv Ruas completas
PNMU
Plano de Mobilidade Urbana
transporte sustentável
topic Ruas completas
PNMU
Plano de Mobilidade Urbana
transporte sustentável
description The increase in traffic congestion, stress levels, environmental impacts and public health issues in Brazilian cities resulted in the decreed of the law 12.587/2012. The law has the objective to organize, and plan cities prioritizing active transportation and transit. This article relates the law 12.587/2012 with the use of complete streets. Complete streets are a modern urban planning concept which has been used in North Americans cities aiming safety and proper infrastructure for all modes of traffic. Here, the goal is to demonstrate that complete streets are applicable in Brazilian cities, and achieves the law´s objective. To validate this theory, a revitalization project using complete streets design was made at the Av. Antônio Basílio in Natal, Rio Grande do Norte, Brazil.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-07-03T19:43:42Z
2021-09-29T14:33:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-07-03T19:43:42Z
2021-09-29T14:33:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pr_BR.fl_str_mv 2011050022
dc.identifier.citation.fl_str_mv VALENÇA, Gabriel Costa. O conceito de ruas completas: Aplicação a um projeto viário em Natal, RN, considerando a Política Nacional de Mobilidade Urbana. 2017. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil), Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40666
identifier_str_mv 2011050022
VALENÇA, Gabriel Costa. O conceito de ruas completas: Aplicação a um projeto viário em Natal, RN, considerando a Política Nacional de Mobilidade Urbana. 2017. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil), Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40666
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Engenharia Civil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40666/1/ruas%20-%20completas%20-%20aplica%c3%a7%c3%a3o%20-%20Valen%c3%a7a%20-%20Artigo.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40666/2/license_url
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40666/3/license_text
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40666/4/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40666/5/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40666/6/ruas%20-%20completas%20-%20aplica%c3%a7%c3%a3o%20-%20Valen%c3%a7a%20-%20Artigo.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d39ef82f2096013f0ecc52055d788645
321f3992dd3875151d8801b773ab32ed
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43
86e9f74f22b89b2ea97ea3f768c87691
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117501412179968