O conceito de ruas completas: aplicação a um projeto viário em Natal, RN, considerando a Política Nacional de Mobilidade Urbana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40666 |
Resumo: | The increase in traffic congestion, stress levels, environmental impacts and public health issues in Brazilian cities resulted in the decreed of the law 12.587/2012. The law has the objective to organize, and plan cities prioritizing active transportation and transit. This article relates the law 12.587/2012 with the use of complete streets. Complete streets are a modern urban planning concept which has been used in North Americans cities aiming safety and proper infrastructure for all modes of traffic. Here, the goal is to demonstrate that complete streets are applicable in Brazilian cities, and achieves the law´s objective. To validate this theory, a revitalization project using complete streets design was made at the Av. Antônio Basílio in Natal, Rio Grande do Norte, Brazil. |
id |
UFRN_77f43fa425f5fb5d087bbda1aebf0ae3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/40666 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Valença, Gabriel CostaSantos, Enilson Medeiros dosXavier, Lúcia Rejane de AlmeidaCosta, Sarah AraujoSantos, Enilson Medeiros dos2017-07-03T19:43:42Z2021-09-29T14:33:00Z2017-07-03T19:43:42Z2021-09-29T14:33:00Z20172011050022VALENÇA, Gabriel Costa. O conceito de ruas completas: Aplicação a um projeto viário em Natal, RN, considerando a Política Nacional de Mobilidade Urbana. 2017. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil), Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40666The increase in traffic congestion, stress levels, environmental impacts and public health issues in Brazilian cities resulted in the decreed of the law 12.587/2012. The law has the objective to organize, and plan cities prioritizing active transportation and transit. This article relates the law 12.587/2012 with the use of complete streets. Complete streets are a modern urban planning concept which has been used in North Americans cities aiming safety and proper infrastructure for all modes of traffic. Here, the goal is to demonstrate that complete streets are applicable in Brazilian cities, and achieves the law´s objective. To validate this theory, a revitalization project using complete streets design was made at the Av. Antônio Basílio in Natal, Rio Grande do Norte, Brazil.Com a crescente dos engarrafamentos, estresse de condução, agravos da saúde pública além dos impactos ambientais causados pelo aumento do número de veículos nas cidades brasileiras, foi decretado a Lei 12.587/2012, denominada de Política Nacional de Mobilidade Urbana. A lei vem com o objetivo de planejar as cidades de forma organizada, priorizando o transporte sustentável. Este trabalho relaciona a lei com um conceito de planejamento urbano já estabelecido na América do Norte, denominado de complete streets. E assim utiliza das complete streets como uma possível medida para atingir o objetivo da lei. Para demonstrar uma possível aplicação das complete streets, foi executado um projeto piloto de revitalização de um trecho na Av. Antônio Basílio em Natal, Rio Grande do Norte.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilEngenharia CivilRuas completasPNMUPlano de Mobilidade Urbanatransporte sustentávelO conceito de ruas completas: aplicação a um projeto viário em Natal, RN, considerando a Política Nacional de Mobilidade Urbanainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTruas - completas - aplicação - Valença - Artigo.pdf.txtExtracted texttext/plain36189https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40666/1/ruas%20-%20completas%20-%20aplica%c3%a7%c3%a3o%20-%20Valen%c3%a7a%20-%20Artigo.pdf.txtd39ef82f2096013f0ecc52055d788645MD51CC-LICENSElicense_urlapplication/octet-stream43https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40666/2/license_url321f3992dd3875151d8801b773ab32edMD52license_textapplication/octet-stream0https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40666/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdfapplication/octet-stream0https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40666/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40666/5/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD55ORIGINALruas - completas - aplicação - Valença - Artigo.pdfTCC - 2017.1application/pdf1134216https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40666/6/ruas%20-%20completas%20-%20aplica%c3%a7%c3%a3o%20-%20Valen%c3%a7a%20-%20Artigo.pdf86e9f74f22b89b2ea97ea3f768c87691MD56123456789/406662021-09-29 11:33:00.766oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-29T14:33Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pr_BR.fl_str_mv |
O conceito de ruas completas: aplicação a um projeto viário em Natal, RN, considerando a Política Nacional de Mobilidade Urbana |
title |
O conceito de ruas completas: aplicação a um projeto viário em Natal, RN, considerando a Política Nacional de Mobilidade Urbana |
spellingShingle |
O conceito de ruas completas: aplicação a um projeto viário em Natal, RN, considerando a Política Nacional de Mobilidade Urbana Valença, Gabriel Costa Ruas completas PNMU Plano de Mobilidade Urbana transporte sustentável |
title_short |
O conceito de ruas completas: aplicação a um projeto viário em Natal, RN, considerando a Política Nacional de Mobilidade Urbana |
title_full |
O conceito de ruas completas: aplicação a um projeto viário em Natal, RN, considerando a Política Nacional de Mobilidade Urbana |
title_fullStr |
O conceito de ruas completas: aplicação a um projeto viário em Natal, RN, considerando a Política Nacional de Mobilidade Urbana |
title_full_unstemmed |
O conceito de ruas completas: aplicação a um projeto viário em Natal, RN, considerando a Política Nacional de Mobilidade Urbana |
title_sort |
O conceito de ruas completas: aplicação a um projeto viário em Natal, RN, considerando a Política Nacional de Mobilidade Urbana |
author |
Valença, Gabriel Costa |
author_facet |
Valença, Gabriel Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Santos, Enilson Medeiros dos |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Xavier, Lúcia Rejane de Almeida |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Costa, Sarah Araujo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valença, Gabriel Costa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Enilson Medeiros dos |
contributor_str_mv |
Santos, Enilson Medeiros dos |
dc.subject.pr_BR.fl_str_mv |
Ruas completas PNMU Plano de Mobilidade Urbana transporte sustentável |
topic |
Ruas completas PNMU Plano de Mobilidade Urbana transporte sustentável |
description |
The increase in traffic congestion, stress levels, environmental impacts and public health issues in Brazilian cities resulted in the decreed of the law 12.587/2012. The law has the objective to organize, and plan cities prioritizing active transportation and transit. This article relates the law 12.587/2012 with the use of complete streets. Complete streets are a modern urban planning concept which has been used in North Americans cities aiming safety and proper infrastructure for all modes of traffic. Here, the goal is to demonstrate that complete streets are applicable in Brazilian cities, and achieves the law´s objective. To validate this theory, a revitalization project using complete streets design was made at the Av. Antônio Basílio in Natal, Rio Grande do Norte, Brazil. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-07-03T19:43:42Z 2021-09-29T14:33:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-07-03T19:43:42Z 2021-09-29T14:33:00Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pr_BR.fl_str_mv |
2011050022 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
VALENÇA, Gabriel Costa. O conceito de ruas completas: Aplicação a um projeto viário em Natal, RN, considerando a Política Nacional de Mobilidade Urbana. 2017. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil), Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40666 |
identifier_str_mv |
2011050022 VALENÇA, Gabriel Costa. O conceito de ruas completas: Aplicação a um projeto viário em Natal, RN, considerando a Política Nacional de Mobilidade Urbana. 2017. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil), Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40666 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Engenharia Civil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40666/1/ruas%20-%20completas%20-%20aplica%c3%a7%c3%a3o%20-%20Valen%c3%a7a%20-%20Artigo.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40666/2/license_url https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40666/3/license_text https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40666/4/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40666/5/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40666/6/ruas%20-%20completas%20-%20aplica%c3%a7%c3%a3o%20-%20Valen%c3%a7a%20-%20Artigo.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d39ef82f2096013f0ecc52055d788645 321f3992dd3875151d8801b773ab32ed d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43 86e9f74f22b89b2ea97ea3f768c87691 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832628002455552 |