AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE TRANSPORTE PÚBLICO DA LINHA CIRCULAR IFPE CAMPUS IGARASSU

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Claudia Ferreira da
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Vasconcelos, Eliane Maria Xavier de, https://orcid.org/0009-0002-2044-9019, Silva, Daysiane Rodrigues Acioli
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPE
Texto Completo: https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1315
Resumo: A avaliação da qualidade em serviços não é uma tarefa fácil, pois depende da percepção das pessoas que utilizam o serviço ofertado. Este estudo tem como objetivo avaliar a qualidade do transporte público coletivo destinado ao Campus Igarassu do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), baseado na percepção dos seus estudantes. Para atingir esse objetivo, foi elaborado um questionário baseado nas dimensões do SERVQUAL é um modelo de avaliação de qualidade de serviços que considera cinco dimensões essenciais: tangibilidade, confiabilidade, responsividade, empatia e segurança. A partir das respostas dos estudantes ao questionário, foram analisados todos os fatores relacionados ao serviço de transporte público que fazem parte de cada uma dessas dimensões, e assim foram apontadas oportunidades de melhoria nos pontos mais críticos, dos quais podemos destacar a renovação e aumento da frota de ônibus, maior disponibilidade de horários de transporte e redução da tarifa para esta linha circular.
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A partir das respostas dos estudantes ao questionário, foram analisados todos os fatores relacionados ao serviço de transporte público que fazem parte de cada uma dessas dimensões, e assim foram apontadas oportunidades de melhoria nos pontos mais críticos, dos quais podemos destacar a renovação e aumento da frota de ônibus, maior disponibilidade de horários de transporte e redução da tarifa para esta linha circular.Assessing service quality is not an easy task as it depends on the perception of the people who use the service offered. This study aims to evaluate the quality of collective public transport destined for the Igarassu Campus of the Federal Institute of Pernambuco (IFPE), based on the perception of its students. To achieve this objective, a questionnaire was developed based on the dimensions of SERVQUAL, a service quality assessment model that considers five essential dimensions: tangibility, reliability, responsiveness, empathy and security. Based on the students' responses to the questionnaire, they were analyzed all factors related to the public transport service that are part of each of these dimensions, and thus opportunities for improvement were identified in the most critical points, of which we can highlight the renewal and increase of the bus fleet, greater availability of transport schedules and fare reduction for this circular line.23f.AGUIAR, E.M. (1985) Análise crítica dos indicadores de eficiência e eficácia propostos para avaliação de sistema de transporte público urbano. São Carlos. Dissertação (Mestrado)- Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo. ANACKER, Katrin B.; ALTROCK, Uwe. From conversion to cash cow? The University of Lüneburg, Germany. In: WIEWEL, Wim; PERRY, David C. (eds.). Global universities and urban development. Case studies and analysis. Cambridge: Lincoln Institute/M.E.Sharpe, 2008. p. 40-56 ANDREASSEN, T. W. (Dis)satisfaction with public service: the case of public transportation. Journal of Service Marketin, v. 9, p. 30-41, 1995. http://dx.doi. org/10.1108/08876049510100290 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR ISO 9001:2015: Sistemas de gestão da qualidade - requisitos. Rio de Janeiro, 2015. ARAÚJO, Jéfferson; SILVA, Ana.Aplicação da ferramenta SERVQUAL para mensurar a satisfação dos clientes em uma academia de ginástica em Petrolina – PE. Exacta – EP, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 323-334, 2017 BARBOSA, A. et al. Avaliação da qualidade percebida em serviços de fisioterapia. In XLII : Encontro Nacional de Engenharia da Produção. Foz do Iguaçu: ENEGEP, 2022. BASQUEIRA, Eduarda.Qualidade na prestação de serviço de transporte urbano de passageiros: O caso da empresa Zotti transportes e turismo. Monografia, FAT – FACULDADE E ESCOLA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO. Tapejara. Rio Grande do Sul, 2017. BICALHO, Marcos. A dívida social no transporte coletivo. 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