Uma análise literária da tensão entre masculinidades na letra da canção "Suporto perder", de Igor de Carvalho e Flaira Ferro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana Neto, Jaime de Queiroz
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPE
Texto Completo: https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/410
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar e discutir as configurações de masculinidades expressas na letra da canção brasileira contemporânea "Suporto Perder", levando em conta seu aspecto literário. A investigação, que se trata de uma pesquisa qualitativa (MINAYO, 1994) de cunho bibliográfico (GIL, 2012; MARCONI; LAKATOS, 2003), mobilizou referenciais teóricos que tematizam os estudos sobre gênero (SCOTT, 1995), o conceito de masculinidade hegemônica e não hegemônica (CONNELL; MESSERSCHMIDT, 2013), a forma como ele pode ser pensado no contexto brasileiro (HONÓRIO, 2012), as relações entre literatura e música com ênfase na canção (OLIVEIRA, 2020) e a poetização da música popular brasileira focando no aspecto literário de letras de canção, que é constituído pelo uso de recursos literários em sua composição (RENNÓ, 2003; CAVALCANTI, 2008). A análise e a discussão da letra dão conta de que uma tensão que se dá entre a forma de masculinidade não hegemônica do eu-lírico e a forma de masculinidade hegemônica do interlocutor a quem se dirige está representada nela. Esse tensionamento é construído esteticamente por meio da utilização de recursos literários que concretizam sua poetização ao passo que emulam, no plano de expressão da letra, essa tensão entre formas de masculinidades sob a qual está construída. Espera-se que este artigo contribua para as pesquisas que promovem diálogos entre os estudos sobre homens e masculinidades e a música brasileira bem como para o estudo de dinâmicas envolvendo masculinidades que estão em jogo na sociedade brasileira e ganharam mais evidência no debate público nos últimos anos
id IFPE_7e322fafdb0d8846f3a193b44ef52f9a
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpe.edu.br:123456789/410
network_acronym_str IFPE
network_name_str Repositório Institucional do IFPE
repository_id_str
spelling 2022-02-10T17:49:06Z2022-02-10T17:49:06Z2021-12-17VIANA NETO, Jaime de Queiroz. Uma análise literária da tensão entre masculinidades na letra da canção "Suporto perder", de Igor de Carvalho e Flaira Ferro. 2021. 21 f. Monografia (Especialização) - Curso de Linguagem e Práticas Sociais, Instituto Federal de Pernambuco, Garanhuns, 2021.https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/410Este artigo tem como objetivo analisar e discutir as configurações de masculinidades expressas na letra da canção brasileira contemporânea "Suporto Perder", levando em conta seu aspecto literário. A investigação, que se trata de uma pesquisa qualitativa (MINAYO, 1994) de cunho bibliográfico (GIL, 2012; MARCONI; LAKATOS, 2003), mobilizou referenciais teóricos que tematizam os estudos sobre gênero (SCOTT, 1995), o conceito de masculinidade hegemônica e não hegemônica (CONNELL; MESSERSCHMIDT, 2013), a forma como ele pode ser pensado no contexto brasileiro (HONÓRIO, 2012), as relações entre literatura e música com ênfase na canção (OLIVEIRA, 2020) e a poetização da música popular brasileira focando no aspecto literário de letras de canção, que é constituído pelo uso de recursos literários em sua composição (RENNÓ, 2003; CAVALCANTI, 2008). A análise e a discussão da letra dão conta de que uma tensão que se dá entre a forma de masculinidade não hegemônica do eu-lírico e a forma de masculinidade hegemônica do interlocutor a quem se dirige está representada nela. Esse tensionamento é construído esteticamente por meio da utilização de recursos literários que concretizam sua poetização ao passo que emulam, no plano de expressão da letra, essa tensão entre formas de masculinidades sob a qual está construída. Espera-se que este artigo contribua para as pesquisas que promovem diálogos entre os estudos sobre homens e masculinidades e a música brasileira bem como para o estudo de dinâmicas envolvendo masculinidades que estão em jogo na sociedade brasileira e ganharam mais evidência no debate público nos últimos anosThis article aims to analyze and discuss the configurations of masculinities expressed in the lyrics of the contemporary Brazilian song "Suporto Perder", taking into account its literary aspect. The investigation, which is a qualitative research (MINAYO, 1994) of bibliographic nature (GIL, 2012; MARCONI; LAKATOS, 2003), mobilized theoretical references that thematize studies on gender (SCOTT, 1995), the concepts of hegemonic and non-hegemonic masculinity (CONNELL; MESSERSCHMIDT, 2013), the way it can be thought of in the Brazilian context (HONÓRIO, 2012), relations between literature and music with an emphasis on song (OLIVEIRA, 2020) and the poetization of Brazilian popular music focusing on the literary aspect of song lyrics, which is constituted by the use of literary resources in its composition (RENNÓ, 2003; CAVALCANTI, 2008). The analysis and discussion of the lyrics show that a tension that occurs between the non-hegemonic form of masculinity of the lyrical self and the form of hegemonic masculinity of the interlocutor to whom it is addressed is represented in it. This tension is built esthetically through the use of literary resources that materialize its poetization while emulate, in the expression plane of the lyric, this tension between forms of masculinities under which it is built. It is hoped that this article will contribute to researches that promote dialogues between studies on men and masculinities and Brazilian music, as well as to the study of dynamics involving masculinities that are at stake in Brazilian society and have gained more evidence in public debate in recent years21 p.CARVALHO, I; FERRO, F. Suporto perder. Vagalume, 2019. Disponível em: https://www.vagalume.com.br/igor-de-carvalho/suporto-perder.html . Acesso em: 14 de mai. de 2021. CAVALCANTI, L. M. D. Música Popular Brasileira, poesia menor? Revista Travessias, Cascavel, v. 3, p. 01-33, 2008. CONNELL, R. W.; MESSERSCHMIDT, J. W. Masculinidade hegemônica: repensando o conceito. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 21, n. 1, p. 241-282, 2013. FRANÇA, V. R. V.; VIEIRA, V. H. Universo sertanejo: amor traído e Bolsonaro. Revista Mídia e Cotidiano, Niterói, v. 15, n. 1, p. 6-28, 2021. HONÓRIO, M. D. Cachaceiro e raparigueiro, desmantelado e largadão! Uma contribuição aos estudos sobre homens e masculinidades na região Nordeste do Brasil. 2012. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Campus de Araraquara, Araquara, 2012. MINAYO, M. C. S. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: ______ et al. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21ª ed. Petrópolis: Vozes, p. 9-29, 1994. OLIVEIRA, S. R. de. Introdução à melopoética: a música na literatura brasileira. In: OLIVEIRA, S. R. de. (org.). Literatura e música. São Paulo: Senac/Instituto Itaú Cultural, p. 17-48, 2003. OLIVEIRA, S. R. de. Leituras Intersemióticas: a contribuição da melopoética para os estudos culturais. Cadernos de tradução, v. 1, n. 7, p. 293-308, 2001. OLIVEIRA, S. R. de. Literatura e música: união indissolúvel. Revista Internacional em Língua Portuguesa, n. 37, p. 93-114, 2020. REIS, C. A literatura como instituição. In: REIS, C. O conhecimento da literatura: introdução aos estudos literários. Porto Alegre: Edipucrs, p. 19-63, 2013. RENNÓ, C. Poesia literária e poesia de música: convergências. In: OLIVEIRA, S. R. de. (org.). Literatura e música. São Paulo: Senac/Instituto Itaú Cultural, p. 49-71, 2003. SCOTT, J. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Revista Educação & realidade, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 71-99, 1995.LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESGêneroMasculinidadesLiteratura e músicaLetra de cançãoUma análise literária da tensão entre masculinidades na letra da canção "Suporto perder", de Igor de Carvalho e Flaira Ferroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCosta, Maria Rosane Alves dahttp://lattes.cnpq.br/9055641750074564Silva, José Aldo Ribeiro daCosta, Maria Rosane Alves daNunes, Valfrido da Silvahttp://lattes.cnpq.br/2043156287288552http://lattes.cnpq.br/9055641750074564http://lattes.cnpq.br/8859607470653114http://lattes.cnpq.br/1527998440766879Viana Neto, Jaime de QueirozBrasilGaranhunsinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional do IFPEinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)instacron:IFPEORIGINALUma análise literária da tensão entre masculinidades na letra da canção Suporto perder, de Igor de Carvalho e Flaira.pdfUma análise literária da tensão entre masculinidades na letra da canção Suporto perder, de Igor de Carvalho e Flaira.pdfTrabalho de Conclusão de Cursoapplication/pdf201430https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/410/1/Uma%20an%c3%a1lise%20liter%c3%a1ria%20da%20tens%c3%a3o%20entre%20masculinidades%20na%20letra%20da%20can%c3%a7%c3%a3o%20Suporto%20perder%2c%20de%20Igor%20de%20Carvalho%20e%20Flaira.pdf6918ce0dfe62ff7a490ebebc3db014ceMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/410/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTUma análise literária da tensão entre masculinidades na letra da canção Suporto perder, de Igor de Carvalho e Flaira.pdf.txtUma análise literária da tensão entre masculinidades na letra da canção Suporto perder, de Igor de Carvalho e Flaira.pdf.txtExtracted texttext/plain66841https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/410/3/Uma%20an%c3%a1lise%20liter%c3%a1ria%20da%20tens%c3%a3o%20entre%20masculinidades%20na%20letra%20da%20can%c3%a7%c3%a3o%20Suporto%20perder%2c%20de%20Igor%20de%20Carvalho%20e%20Flaira.pdf.txt38f9d675855a263ab4a6a19e8ed11ee2MD53THUMBNAILUma análise literária da tensão entre masculinidades na letra da canção Suporto perder, de Igor de Carvalho e Flaira.pdf.jpgUma análise literária da tensão entre masculinidades na letra da canção Suporto perder, de Igor de Carvalho e Flaira.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg9630https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/410/4/Uma%20an%c3%a1lise%20liter%c3%a1ria%20da%20tens%c3%a3o%20entre%20masculinidades%20na%20letra%20da%20can%c3%a7%c3%a3o%20Suporto%20perder%2c%20de%20Igor%20de%20Carvalho%20e%20Flaira.pdf.jpg8a14c2f0191131106603b79784294049MD54123456789/4102022-04-26 14:33:35.274oai:repositorio.ifpe.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifpe.edu.br/oai/requestrepositorioifpe@reitoria.ifpe.edu.bropendoar:2022-04-26T17:33:35Repositório Institucional do IFPE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma análise literária da tensão entre masculinidades na letra da canção "Suporto perder", de Igor de Carvalho e Flaira Ferro
title Uma análise literária da tensão entre masculinidades na letra da canção "Suporto perder", de Igor de Carvalho e Flaira Ferro
spellingShingle Uma análise literária da tensão entre masculinidades na letra da canção "Suporto perder", de Igor de Carvalho e Flaira Ferro
Viana Neto, Jaime de Queiroz
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Gênero
Masculinidades
Literatura e música
Letra de canção
title_short Uma análise literária da tensão entre masculinidades na letra da canção "Suporto perder", de Igor de Carvalho e Flaira Ferro
title_full Uma análise literária da tensão entre masculinidades na letra da canção "Suporto perder", de Igor de Carvalho e Flaira Ferro
title_fullStr Uma análise literária da tensão entre masculinidades na letra da canção "Suporto perder", de Igor de Carvalho e Flaira Ferro
title_full_unstemmed Uma análise literária da tensão entre masculinidades na letra da canção "Suporto perder", de Igor de Carvalho e Flaira Ferro
title_sort Uma análise literária da tensão entre masculinidades na letra da canção "Suporto perder", de Igor de Carvalho e Flaira Ferro
author Viana Neto, Jaime de Queiroz
author_facet Viana Neto, Jaime de Queiroz
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Maria Rosane Alves da
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9055641750074564
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Silva, José Aldo Ribeiro da
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Costa, Maria Rosane Alves da
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Nunes, Valfrido da Silva
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2043156287288552
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9055641750074564
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8859607470653114
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1527998440766879
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana Neto, Jaime de Queiroz
contributor_str_mv Costa, Maria Rosane Alves da
Silva, José Aldo Ribeiro da
Costa, Maria Rosane Alves da
Nunes, Valfrido da Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
topic LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Gênero
Masculinidades
Literatura e música
Letra de canção
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Masculinidades
Literatura e música
Letra de canção
description Este artigo tem como objetivo analisar e discutir as configurações de masculinidades expressas na letra da canção brasileira contemporânea "Suporto Perder", levando em conta seu aspecto literário. A investigação, que se trata de uma pesquisa qualitativa (MINAYO, 1994) de cunho bibliográfico (GIL, 2012; MARCONI; LAKATOS, 2003), mobilizou referenciais teóricos que tematizam os estudos sobre gênero (SCOTT, 1995), o conceito de masculinidade hegemônica e não hegemônica (CONNELL; MESSERSCHMIDT, 2013), a forma como ele pode ser pensado no contexto brasileiro (HONÓRIO, 2012), as relações entre literatura e música com ênfase na canção (OLIVEIRA, 2020) e a poetização da música popular brasileira focando no aspecto literário de letras de canção, que é constituído pelo uso de recursos literários em sua composição (RENNÓ, 2003; CAVALCANTI, 2008). A análise e a discussão da letra dão conta de que uma tensão que se dá entre a forma de masculinidade não hegemônica do eu-lírico e a forma de masculinidade hegemônica do interlocutor a quem se dirige está representada nela. Esse tensionamento é construído esteticamente por meio da utilização de recursos literários que concretizam sua poetização ao passo que emulam, no plano de expressão da letra, essa tensão entre formas de masculinidades sob a qual está construída. Espera-se que este artigo contribua para as pesquisas que promovem diálogos entre os estudos sobre homens e masculinidades e a música brasileira bem como para o estudo de dinâmicas envolvendo masculinidades que estão em jogo na sociedade brasileira e ganharam mais evidência no debate público nos últimos anos
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-10T17:49:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-10T17:49:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VIANA NETO, Jaime de Queiroz. Uma análise literária da tensão entre masculinidades na letra da canção "Suporto perder", de Igor de Carvalho e Flaira Ferro. 2021. 21 f. Monografia (Especialização) - Curso de Linguagem e Práticas Sociais, Instituto Federal de Pernambuco, Garanhuns, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/410
identifier_str_mv VIANA NETO, Jaime de Queiroz. Uma análise literária da tensão entre masculinidades na letra da canção "Suporto perder", de Igor de Carvalho e Flaira Ferro. 2021. 21 f. Monografia (Especialização) - Curso de Linguagem e Práticas Sociais, Instituto Federal de Pernambuco, Garanhuns, 2021.
url https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/410
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv CARVALHO, I; FERRO, F. Suporto perder. Vagalume, 2019. Disponível em: https://www.vagalume.com.br/igor-de-carvalho/suporto-perder.html . Acesso em: 14 de mai. de 2021. CAVALCANTI, L. M. D. Música Popular Brasileira, poesia menor? Revista Travessias, Cascavel, v. 3, p. 01-33, 2008. CONNELL, R. W.; MESSERSCHMIDT, J. W. Masculinidade hegemônica: repensando o conceito. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 21, n. 1, p. 241-282, 2013. FRANÇA, V. R. V.; VIEIRA, V. H. Universo sertanejo: amor traído e Bolsonaro. Revista Mídia e Cotidiano, Niterói, v. 15, n. 1, p. 6-28, 2021. HONÓRIO, M. D. Cachaceiro e raparigueiro, desmantelado e largadão! Uma contribuição aos estudos sobre homens e masculinidades na região Nordeste do Brasil. 2012. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Campus de Araraquara, Araquara, 2012. MINAYO, M. C. S. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: ______ et al. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21ª ed. Petrópolis: Vozes, p. 9-29, 1994. OLIVEIRA, S. R. de. Introdução à melopoética: a música na literatura brasileira. In: OLIVEIRA, S. R. de. (org.). Literatura e música. São Paulo: Senac/Instituto Itaú Cultural, p. 17-48, 2003. OLIVEIRA, S. R. de. Leituras Intersemióticas: a contribuição da melopoética para os estudos culturais. Cadernos de tradução, v. 1, n. 7, p. 293-308, 2001. OLIVEIRA, S. R. de. Literatura e música: união indissolúvel. Revista Internacional em Língua Portuguesa, n. 37, p. 93-114, 2020. REIS, C. A literatura como instituição. In: REIS, C. O conhecimento da literatura: introdução aos estudos literários. Porto Alegre: Edipucrs, p. 19-63, 2013. RENNÓ, C. Poesia literária e poesia de música: convergências. In: OLIVEIRA, S. R. de. (org.). Literatura e música. São Paulo: Senac/Instituto Itaú Cultural, p. 49-71, 2003. SCOTT, J. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Revista Educação & realidade, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 71-99, 1995.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 21 p.
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Garanhuns
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPE
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)
instacron:IFPE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)
instacron_str IFPE
institution IFPE
reponame_str Repositório Institucional do IFPE
collection Repositório Institucional do IFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/410/1/Uma%20an%c3%a1lise%20liter%c3%a1ria%20da%20tens%c3%a3o%20entre%20masculinidades%20na%20letra%20da%20can%c3%a7%c3%a3o%20Suporto%20perder%2c%20de%20Igor%20de%20Carvalho%20e%20Flaira.pdf
https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/410/2/license.txt
https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/410/3/Uma%20an%c3%a1lise%20liter%c3%a1ria%20da%20tens%c3%a3o%20entre%20masculinidades%20na%20letra%20da%20can%c3%a7%c3%a3o%20Suporto%20perder%2c%20de%20Igor%20de%20Carvalho%20e%20Flaira.pdf.txt
https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/410/4/Uma%20an%c3%a1lise%20liter%c3%a1ria%20da%20tens%c3%a3o%20entre%20masculinidades%20na%20letra%20da%20can%c3%a7%c3%a3o%20Suporto%20perder%2c%20de%20Igor%20de%20Carvalho%20e%20Flaira.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6918ce0dfe62ff7a490ebebc3db014ce
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
38f9d675855a263ab4a6a19e8ed11ee2
8a14c2f0191131106603b79784294049
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorioifpe@reitoria.ifpe.edu.br
_version_ 1801503717658198016