Percursos de leitura : trabalhando com a letra de canção na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Eliana Aparecida Albergoni de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMT
Texto Completo: http://ri.ufmt.br/handle/1/324
Resumo: This paper reflects on the discursive genre "Song lyrics" and proposes its use in Portuguese Language classes in order to contribute to the formation of critical and independent readers, as recommended by the Curricular Guidelines for High School (OCEM). The reflections and analysis were anchored in the enunciative-discursive theory of socio-historical approach of BAKHTIN ([1929] 2004) and the Circle. To situate the genre Song lyrics within Bakhtinian theory, as a poetic genre of discourse, we started from the concepts of Padilha (2005). Low levels of reading performance of Brazilian students in evaluative events like Prova Brasil and PISA indicate the need to reevaluate the teaching of reading and the importance of proposals involving new approaches for the texts that are brought into the classrooms. The proposals presented in this dissertation attempt to meet these needs and are organized according to the guidelines of OCEM on reading. The work here suggested of analysis of song lyrics in the classroom, trying to visualize the structure, the ideological traces, the conditions of production and the communicative intention in the text, was designated as pathways in reading.
id UFMT_a6e410faccd446a7f623f148dd66ab53
oai_identifier_str oai:localhost:1/324
network_acronym_str UFMT
network_name_str Repositório Institucional da UFMT
repository_id_str
spelling Percursos de leitura : trabalhando com a letra de canção na sala de aulaLeituraLetra de cançãoGêneros discursivosCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESReadingSong lyricsDiscursive genresThis paper reflects on the discursive genre "Song lyrics" and proposes its use in Portuguese Language classes in order to contribute to the formation of critical and independent readers, as recommended by the Curricular Guidelines for High School (OCEM). The reflections and analysis were anchored in the enunciative-discursive theory of socio-historical approach of BAKHTIN ([1929] 2004) and the Circle. To situate the genre Song lyrics within Bakhtinian theory, as a poetic genre of discourse, we started from the concepts of Padilha (2005). Low levels of reading performance of Brazilian students in evaluative events like Prova Brasil and PISA indicate the need to reevaluate the teaching of reading and the importance of proposals involving new approaches for the texts that are brought into the classrooms. The proposals presented in this dissertation attempt to meet these needs and are organized according to the guidelines of OCEM on reading. The work here suggested of analysis of song lyrics in the classroom, trying to visualize the structure, the ideological traces, the conditions of production and the communicative intention in the text, was designated as pathways in reading.CAPESNeste trabalho, tece-se uma reflexão sobre o gênero discursivo “Letra de canção” e propõe sua utilização em aulas de língua portuguesa, com a finalidade de contribuir na formação de leitores críticos e autônomos, tal como preconizado pelas Orientações Curriculares para o ensino médio (OCEM). As reflexões e análises foram ancoradas na teoria enunciativo-discursiva de abordagem sócio-histórico de Volochinov e Bakhtin e seu Círculo. Para situar o gênero letra de canção dentro da teoria bakhtiniana, como gênero poético do discurso, parte-se da conceituação de Padilha. Os baixos índices de desempenho em leitura dos estudantes brasileiros em eventos avaliativos como a Prova Brasil e PISA indicam a necessidade de reavaliar o ensino de leitura bem como a importância de propostas que impliquem em novas abordagens para os textos que são levados para a sala de aula. As propostas apresentadas nesta dissertação tentam atender a estas necessidades e são organizadas a partir das orientações das OCEM sobre leitura. O trabalho em questão busca visualizar a estrutura, os rastros ideológicos, as condições de produção e a intenção comunicativa presentes no texto, designados como percursos de leitura.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Linguagens (IL)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação em Estudos de LinguagemPadilha, Simone de Jesushttp://lattes.cnpq.br/3020979926140822Padilha, Simone de Jesus432.858.131-72http://lattes.cnpq.br/3020979926140822Reis, Célia Maria Domingues da Rocha072.994.038-11http://lattes.cnpq.br/2279166326079570432.858.131-72Souza, Marilena Inácio de711.067.151-87http://lattes.cnpq.br/1289693953261899Souza, Eliana Aparecida Albergoni de2017-06-02T17:50:05Z2014-06-242017-06-02T17:50:05Z2014-03-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSOUZA, Eliana Aparecida Albergoni de. Percursos de leitura: trabalhando com a letra de canção na sala de aula. 2014. 102 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2014.http://ri.ufmt.br/handle/1/324porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2017-06-03T07:00:48Zoai:localhost:1/324Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2017-06-03T07:00:48Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Percursos de leitura : trabalhando com a letra de canção na sala de aula
title Percursos de leitura : trabalhando com a letra de canção na sala de aula
spellingShingle Percursos de leitura : trabalhando com a letra de canção na sala de aula
Souza, Eliana Aparecida Albergoni de
Leitura
Letra de canção
Gêneros discursivos
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Reading
Song lyrics
Discursive genres
title_short Percursos de leitura : trabalhando com a letra de canção na sala de aula
title_full Percursos de leitura : trabalhando com a letra de canção na sala de aula
title_fullStr Percursos de leitura : trabalhando com a letra de canção na sala de aula
title_full_unstemmed Percursos de leitura : trabalhando com a letra de canção na sala de aula
title_sort Percursos de leitura : trabalhando com a letra de canção na sala de aula
author Souza, Eliana Aparecida Albergoni de
author_facet Souza, Eliana Aparecida Albergoni de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Padilha, Simone de Jesus
http://lattes.cnpq.br/3020979926140822
Padilha, Simone de Jesus
432.858.131-72
http://lattes.cnpq.br/3020979926140822
Reis, Célia Maria Domingues da Rocha
072.994.038-11
http://lattes.cnpq.br/2279166326079570
432.858.131-72
Souza, Marilena Inácio de
711.067.151-87
http://lattes.cnpq.br/1289693953261899
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Eliana Aparecida Albergoni de
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Letra de canção
Gêneros discursivos
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Reading
Song lyrics
Discursive genres
topic Leitura
Letra de canção
Gêneros discursivos
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Reading
Song lyrics
Discursive genres
description This paper reflects on the discursive genre "Song lyrics" and proposes its use in Portuguese Language classes in order to contribute to the formation of critical and independent readers, as recommended by the Curricular Guidelines for High School (OCEM). The reflections and analysis were anchored in the enunciative-discursive theory of socio-historical approach of BAKHTIN ([1929] 2004) and the Circle. To situate the genre Song lyrics within Bakhtinian theory, as a poetic genre of discourse, we started from the concepts of Padilha (2005). Low levels of reading performance of Brazilian students in evaluative events like Prova Brasil and PISA indicate the need to reevaluate the teaching of reading and the importance of proposals involving new approaches for the texts that are brought into the classrooms. The proposals presented in this dissertation attempt to meet these needs and are organized according to the guidelines of OCEM on reading. The work here suggested of analysis of song lyrics in the classroom, trying to visualize the structure, the ideological traces, the conditions of production and the communicative intention in the text, was designated as pathways in reading.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-24
2014-03-26
2017-06-02T17:50:05Z
2017-06-02T17:50:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Eliana Aparecida Albergoni de. Percursos de leitura: trabalhando com a letra de canção na sala de aula. 2014. 102 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2014.
http://ri.ufmt.br/handle/1/324
identifier_str_mv SOUZA, Eliana Aparecida Albergoni de. Percursos de leitura: trabalhando com a letra de canção na sala de aula. 2014. 102 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2014.
url http://ri.ufmt.br/handle/1/324
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Linguagens (IL)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Linguagens (IL)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Repositório Institucional da UFMT
collection Repositório Institucional da UFMT
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv jordanbiblio@gmail.com
_version_ 1800846254001881088