A produção de um relato pessoal na intertextualidade com a letra de canção: uma experiência na EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira , Maria Lúcia da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3715
Resumo: Independentemente das opções didáticas do professor, é preciso considerar que vivemos um momento de mudança de paradigma no ensino de língua Portuguesa. Hoje, é necessário que o professor observe o desenvolvimento global dos alunos em relação as suas capacidades de linguagem, é preciso buscar cada vez mais um ensino que garanta uma imersão com qualidade no mundo das práticas letradas. Logo, a presente dissertação tem como objetivo desenvolver a compreensão leitora e de escrita para que os alunos possam escrever textos autorais. Para tanto, traçamos alguns objetivos específicos tais como, desenvolver a prática de escuta na sala de aula, ler e compreender letras de canção, reconhecer nas letras de canção os sentimentos e apreensões humanas e por fim, identificar as características do relato pessoal e produzi-lo na sala de aula de acordo com as características estudadas. Fundamentamos nossa pesquisa emMarcuschi(2008)que trata dos gêneros textuais, sua finalidade no contexto social; Bakhtin (1997)que enfatiza o ponto de vista interacionista da linguagem; Antunes(2009), que aborda intertextualidade e sua importância na construção do processo de leitura/escrita do texto. Fundamentamos ainda, nas orientações da BNCC BRASIL (2017), que norteia a formulação dos currículos, dos sistemas e das redes escolares dos estados, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como, as propostas pedagógicas das instituições escolares. Também em autores que discorrem acerca da Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa-ação, com viés bibliográfico e desenvolvimento de uma proposta de intervenção e análise qualitativa dos dados, realizada em uma das escolas estaduais do Município de Itabaiana-PB, no ciclo IV (8º e 9º ano do Ensino Fundamental) da modalidade EJA. Os dados da pesquisa foram coletados dos registros escritos realizados durante o desenvolvimento das atividades de intervenção com a sequência didática, adaptada do modelo sugerido por Dolz e Schneuwly (2004).De modo geral, o desenvolvimento da pesquisa nos permitiu concluir que o desempenho dos alunos na produção textual de um relato pessoal partindo da letra de canção melhorou consideravelmente. ainda, foi perceptível por parte do professor que entre a primeira versão do texto e a segunda produção, os alunos agregaram em suas produções a letra de sua canção preferida, ampliando e colocando em seus textos os sentimentos e suas apreensões, fatores característicos tanto das músicas quanto do relato pessoal.
id UEPB_e4bc6b25bca7cbd18bfbf442b21ec105
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3715
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling A produção de um relato pessoal na intertextualidade com a letra de canção: uma experiência na EJAEducação de jovens e adultosGêneros textuaisLetra de cançãoRelato pessoalLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASIndependentemente das opções didáticas do professor, é preciso considerar que vivemos um momento de mudança de paradigma no ensino de língua Portuguesa. Hoje, é necessário que o professor observe o desenvolvimento global dos alunos em relação as suas capacidades de linguagem, é preciso buscar cada vez mais um ensino que garanta uma imersão com qualidade no mundo das práticas letradas. Logo, a presente dissertação tem como objetivo desenvolver a compreensão leitora e de escrita para que os alunos possam escrever textos autorais. Para tanto, traçamos alguns objetivos específicos tais como, desenvolver a prática de escuta na sala de aula, ler e compreender letras de canção, reconhecer nas letras de canção os sentimentos e apreensões humanas e por fim, identificar as características do relato pessoal e produzi-lo na sala de aula de acordo com as características estudadas. Fundamentamos nossa pesquisa emMarcuschi(2008)que trata dos gêneros textuais, sua finalidade no contexto social; Bakhtin (1997)que enfatiza o ponto de vista interacionista da linguagem; Antunes(2009), que aborda intertextualidade e sua importância na construção do processo de leitura/escrita do texto. Fundamentamos ainda, nas orientações da BNCC BRASIL (2017), que norteia a formulação dos currículos, dos sistemas e das redes escolares dos estados, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como, as propostas pedagógicas das instituições escolares. Também em autores que discorrem acerca da Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa-ação, com viés bibliográfico e desenvolvimento de uma proposta de intervenção e análise qualitativa dos dados, realizada em uma das escolas estaduais do Município de Itabaiana-PB, no ciclo IV (8º e 9º ano do Ensino Fundamental) da modalidade EJA. Os dados da pesquisa foram coletados dos registros escritos realizados durante o desenvolvimento das atividades de intervenção com a sequência didática, adaptada do modelo sugerido por Dolz e Schneuwly (2004).De modo geral, o desenvolvimento da pesquisa nos permitiu concluir que o desempenho dos alunos na produção textual de um relato pessoal partindo da letra de canção melhorou consideravelmente. ainda, foi perceptível por parte do professor que entre a primeira versão do texto e a segunda produção, os alunos agregaram em suas produções a letra de sua canção preferida, ampliando e colocando em seus textos os sentimentos e suas apreensões, fatores característicos tanto das músicas quanto do relato pessoal.Regardless of the teaching options of the teacher, we must consider that we are experiencing a moment of paradigm shift in Portuguese language teaching. Today, it is necessary for the teacher to observe the students' global development in relation to their language skills, we must increasingly seek a teaching that guarantees a quality immersion in the world of literate practices. Therefore, the present dissertation aims to develop reading and writing comprehension so that students can write authorial texts. To this end, we have outlined some specific goals such as developing the practice of listening in the classroom, reading and understanding song lyrics, recognizing human feelings and apprehensions in song lyrics, and finally identifying the characteristics of personal and personal accountability. it in the classroom according to the characteristics studied. We base our research on Marcuschi (2008) which deals with textual genres, their purpose in the social context; Bakhtin (1997) who emphasizes the interactionist point of view of language; Antunes (2009), which addresses intertextuality and its importance in the construction of the reading / writing process of the text. We also base, in the guidelines of BNCC BRASIL (2017), which guides the formulation of curricula, systems and school networks of the states, the Federal District and the Municipalities, as well as the pedagogical proposals of the school institutions. Also in authors who talk about Youth and Adult Education. The research is characterized as an action research, with bibliographic bias and development of an intervention proposal and qualitative data analysis, carried out in one of the state schools of Itabaiana-PB, in cycle IV (8th and 9th grade). EJA mode. The research data were collected from the written records made during the development of intervention activities with the didactic sequence, adapted from the model suggested by Dolz and Schneuwly (2004). Overall, the development of the research allowed us to conclude that students' performance in the textual production of a personal story from the lyrics improved considerably. It was also noticeable by the teacher that between the first version of the text and the second production, the students added in their productions the lyrics of their favorite song, expanding and placing in their texts the feelings and their apprehensions, characteristic factors of both the songs. how much of the personal report.Universidade Estadual da ParaíbaCentro de Humanidades - CHBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASCatanduba, Edilma de LucenaFerreira , Maria Lúcia da Silva2021-05-12T13:56:34Z2019-05-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFerreira , Maria Lúcia da Silva. A produção de um relato pessoal na intertextualidade com a letra de canção: uma experiência na EJA. 2019. [87 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira], 2019 .http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3715porFERREIRA, Maria Lúcia da Silva. A produção de um relato pessoal na intertextualidade com a letra de canção: uma experiência na EJA. 2019. 87 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras (PROFLETRAS), Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2021-05-13T04:34:27Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3715Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2021-05-13T04:34:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv A produção de um relato pessoal na intertextualidade com a letra de canção: uma experiência na EJA
title A produção de um relato pessoal na intertextualidade com a letra de canção: uma experiência na EJA
spellingShingle A produção de um relato pessoal na intertextualidade com a letra de canção: uma experiência na EJA
Ferreira , Maria Lúcia da Silva
Educação de jovens e adultos
Gêneros textuais
Letra de canção
Relato pessoal
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short A produção de um relato pessoal na intertextualidade com a letra de canção: uma experiência na EJA
title_full A produção de um relato pessoal na intertextualidade com a letra de canção: uma experiência na EJA
title_fullStr A produção de um relato pessoal na intertextualidade com a letra de canção: uma experiência na EJA
title_full_unstemmed A produção de um relato pessoal na intertextualidade com a letra de canção: uma experiência na EJA
title_sort A produção de um relato pessoal na intertextualidade com a letra de canção: uma experiência na EJA
author Ferreira , Maria Lúcia da Silva
author_facet Ferreira , Maria Lúcia da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Catanduba, Edilma de Lucena
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira , Maria Lúcia da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Gêneros textuais
Letra de canção
Relato pessoal
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic Educação de jovens e adultos
Gêneros textuais
Letra de canção
Relato pessoal
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description Independentemente das opções didáticas do professor, é preciso considerar que vivemos um momento de mudança de paradigma no ensino de língua Portuguesa. Hoje, é necessário que o professor observe o desenvolvimento global dos alunos em relação as suas capacidades de linguagem, é preciso buscar cada vez mais um ensino que garanta uma imersão com qualidade no mundo das práticas letradas. Logo, a presente dissertação tem como objetivo desenvolver a compreensão leitora e de escrita para que os alunos possam escrever textos autorais. Para tanto, traçamos alguns objetivos específicos tais como, desenvolver a prática de escuta na sala de aula, ler e compreender letras de canção, reconhecer nas letras de canção os sentimentos e apreensões humanas e por fim, identificar as características do relato pessoal e produzi-lo na sala de aula de acordo com as características estudadas. Fundamentamos nossa pesquisa emMarcuschi(2008)que trata dos gêneros textuais, sua finalidade no contexto social; Bakhtin (1997)que enfatiza o ponto de vista interacionista da linguagem; Antunes(2009), que aborda intertextualidade e sua importância na construção do processo de leitura/escrita do texto. Fundamentamos ainda, nas orientações da BNCC BRASIL (2017), que norteia a formulação dos currículos, dos sistemas e das redes escolares dos estados, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como, as propostas pedagógicas das instituições escolares. Também em autores que discorrem acerca da Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa-ação, com viés bibliográfico e desenvolvimento de uma proposta de intervenção e análise qualitativa dos dados, realizada em uma das escolas estaduais do Município de Itabaiana-PB, no ciclo IV (8º e 9º ano do Ensino Fundamental) da modalidade EJA. Os dados da pesquisa foram coletados dos registros escritos realizados durante o desenvolvimento das atividades de intervenção com a sequência didática, adaptada do modelo sugerido por Dolz e Schneuwly (2004).De modo geral, o desenvolvimento da pesquisa nos permitiu concluir que o desempenho dos alunos na produção textual de um relato pessoal partindo da letra de canção melhorou consideravelmente. ainda, foi perceptível por parte do professor que entre a primeira versão do texto e a segunda produção, os alunos agregaram em suas produções a letra de sua canção preferida, ampliando e colocando em seus textos os sentimentos e suas apreensões, fatores característicos tanto das músicas quanto do relato pessoal.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-16
2021-05-12T13:56:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Ferreira , Maria Lúcia da Silva. A produção de um relato pessoal na intertextualidade com a letra de canção: uma experiência na EJA. 2019. [87 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira], 2019 .
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3715
identifier_str_mv Ferreira , Maria Lúcia da Silva. A produção de um relato pessoal na intertextualidade com a letra de canção: uma experiência na EJA. 2019. [87 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira], 2019 .
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3715
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv FERREIRA, Maria Lúcia da Silva. A produção de um relato pessoal na intertextualidade com a letra de canção: uma experiência na EJA. 2019. 87 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras (PROFLETRAS), Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Humanidades - CH
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Humanidades - CH
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1811813184938442752