A classe c também vai à academia: análise dos motivadores do consumo de academias low-cost

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mariana dos Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPE
Texto Completo: https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1017
Resumo: O mercado fitness é um dos que mais cresce tanto no Brasil quanto no mundo, o modelo de negócio das academias low-cost destaca-se no mercado pelo seu crescimento acelerado e pela proposta de tornar a prática da atividade física mais acessível. O presente estudo investigou os fatores de motivação que influenciam o consumo de academias low-cost, com ênfase no comportamento da Classe C. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário online a uma amostra não-probabilística por conveniência de indivíduos que frequentam academias, o questionário avaliou a motivação para prática de atividades físicas nas academias, a amostra final foi composta por 175 respondentes. Os resultados obtidos revelaram que os fatores motivacionais mais significativos para a adesão dos serviços dessas academias estão relacionados à saúde. Os achados também apontaram que os fatores que mais influenciam na escolha dos usuários das low-cost são a qualidade dos equipamentos, a qualidade dos serviços e a localização. Identificar tais fatores é essencial para compreender o comportamento do consumidor de academias low-cost e auxilia no desenvolvimento de estratégias para tomada de decisão mais eficazes para a gestão das academias.
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Os achados também apontaram que os fatores que mais influenciam na escolha dos usuários das low-cost são a qualidade dos equipamentos, a qualidade dos serviços e a localização. Identificar tais fatores é essencial para compreender o comportamento do consumidor de academias low-cost e auxilia no desenvolvimento de estratégias para tomada de decisão mais eficazes para a gestão das academias.The fitness market is one of the fastest growing both in Brazil and in the world, the business model of low-cost gyms stands out in the market for its accelerated growth and the proposal to make the practice of physical activity more accessible. The present study investigated the motivation factors that influence the consumption of low-cost gyms, with emphasis on the behavior of Class C. Data collection took place through an online questionnaire to a non-probabilistic sample for convenience of individuals who attend gyms, the questionnaire evaluated the motivation to practice physical activities in gyms, the determining factors in the choice, user satisfaction regarding employees, programs, services and facilities of gyms, as well as future intentions and general satisfaction of users, the final sample consisted of 175 respondents. The results obtained revealed that the most significant motivational factors for joining the services of these gyms are related to health. The findings also indicated that the factors that most influence the choice of low-cost users are the quality of the equipment, the quality of the services and the location. Identifying such factors is essential to understand consumer behavior of low-cost gyms and helps in the development of more effective decision-making strategies for gym management20 p.ALGAR, Ray. Global Low-Cost Gym Sector Report: A strategic investigation into a disruptive new segment. Oxygen Consulting, 2011. ARRUDA A. C. “Fitness”, mais do que tendência uma oportunidade para microempresa. Boletim Observatório Sebrae. Pernambuco, n° 10 Julho de 2015. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/PE/ Anexos/BOLETIM%20N%C2%BA%2010%20OBSERVATORIO%20SEBRAE%20Fitness%2 0Mais%20do%20que%20tend%C3%AAncia.pdf>. Acesso em: 10 out. 2022. BARBOSA, M. L. L. Propriedades métricas do inventário de motivação para a prática regular de atividade física (IMPRAF-126). 2006. 140f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) – Escola de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006 BOTH, Jorge; MALAVASI, Leticia Matos. Motivação: uma breve revisão de conceitos e aplicações. Lecturas: Educación física y deportes, n. 89, p. 12, 2005. BRUYNE, P. Dinâmica da Pesquisa em Ciências Sociais: Os polos da prática metodológica. 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