Uma proposta de estudo de caso no ensino de Química: usar gasolina ou etanol como combustível?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luana Barbosa da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPE
Texto Completo: https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1192
Resumo: A metodologia de estudo de caso fundamentada na Aprendizagem Baseada em Problema (ABP) foi utilizada como uma proposta didática no Ensino de Química por meio de uma temática sociocientífica abordando os conceitos de termoquímica e energia. Estruturamos uma proposta de caso denominada “Usar gasolina ou álcool (etanol)?, o qual traz uma situação-problema acerca sobre qual dos combustíveis o consumidor deve utilizar como combustível. A proposta foi aplicada na aula de química da turma do 4° período do curso técnico médio integrado em alimentos do IFPE Campus Barreiros. Como ferramenta de análise utilizamos questionários antes e depois da aplicação do caso, a fim de verificar algumas percepções dos alunos com relação às aulas de química, à participação de seus colegas durante o trabalho em equipe, à importância da química para sua vida, às dificuldades para solucionar o caso, dentre outras questões. A análise dos relatórios elaborados pelos grupos também foi realizada com a finalidade de analisar o posicionamento dos grupos. Os resultados mostraram que o caso proposto trouxe uma visão interessante e estimulante de aprender química com 77,8% dos alunos afirmando que gostariam de ter mais aulas de química com a metodologia estudo de caso em seu dia a dia. A análise dos relatórios indicou que os alunos conseguiram aplicar o conceito de rendimento (energia por litro) para compreender a questão econômica na escolha entre álcool e gasolina. Em relação aos aspectos ambientais, os grupos puderam avaliar questões que envolvem as fontes renováveis de energia, poluição ambiental e a sustentabilidade. O caso proposto trouxe uma aprendizagem crítica e reflexiva que contribuiu para a capacidade de argumentação, resolução do problema e tomada de decisão dos estudantes
id IFPE_92169f005d4cb44e9fd88ecad9b9a417
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpe.edu.br:123456789/1192
network_acronym_str IFPE
network_name_str Repositório Institucional do IFPE
repository_id_str
spelling 2024-02-28T12:49:04Z2024-02-28T12:49:04Z2023-11-28SILVA, Luana Barbosa da. Uma proposta de estudo de caso no ensino de Química: usar gasolina ou etanol como combustível? 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Barreiros, 2023.https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1192A metodologia de estudo de caso fundamentada na Aprendizagem Baseada em Problema (ABP) foi utilizada como uma proposta didática no Ensino de Química por meio de uma temática sociocientífica abordando os conceitos de termoquímica e energia. Estruturamos uma proposta de caso denominada “Usar gasolina ou álcool (etanol)?, o qual traz uma situação-problema acerca sobre qual dos combustíveis o consumidor deve utilizar como combustível. A proposta foi aplicada na aula de química da turma do 4° período do curso técnico médio integrado em alimentos do IFPE Campus Barreiros. Como ferramenta de análise utilizamos questionários antes e depois da aplicação do caso, a fim de verificar algumas percepções dos alunos com relação às aulas de química, à participação de seus colegas durante o trabalho em equipe, à importância da química para sua vida, às dificuldades para solucionar o caso, dentre outras questões. A análise dos relatórios elaborados pelos grupos também foi realizada com a finalidade de analisar o posicionamento dos grupos. Os resultados mostraram que o caso proposto trouxe uma visão interessante e estimulante de aprender química com 77,8% dos alunos afirmando que gostariam de ter mais aulas de química com a metodologia estudo de caso em seu dia a dia. A análise dos relatórios indicou que os alunos conseguiram aplicar o conceito de rendimento (energia por litro) para compreender a questão econômica na escolha entre álcool e gasolina. Em relação aos aspectos ambientais, os grupos puderam avaliar questões que envolvem as fontes renováveis de energia, poluição ambiental e a sustentabilidade. O caso proposto trouxe uma aprendizagem crítica e reflexiva que contribuiu para a capacidade de argumentação, resolução do problema e tomada de decisão dos estudantesThe case study methodology based on Problem-Based Learning (PBL) was used as a didactic proposal in teaching chemistry through a socio-scientific theme discussing the concepts of thermochemistry and energy. We structured a case called “Should I use gasoline or alcohol (ethanol)?, which raises a problem-situation about which fuel the consumer should use as fuel. The proposal was applied in the chemistry class of the 4th period of the integrated technical course in food at IFPE Campus Barreiros. As an analysis tool, we used questionnaires before and after the application of the case, in order to verify some of the students' perceptions regarding chemistry classes, the participation of their colleagues during teamwork, the importance of chemistry for their lives, the difficulties to resolve the case, among other issues. The analysis of the reports prepared by the groups was also carried out with the purpose of analyzing the positioning of the groups. The results showed that the proposed case brought an interesting and stimulating vision of learning chemistry with 77.8% of students stating that they would like to take more chemistry classes with the case study methodology in their daily lives. Analysis of the reports indicated that students were able to apply the concept of yield (energy per liter) to understand the economic issue when choosing between alcohol and gasoline. In relation to environmental aspects, the groups were able to evaluate issues involving renewable energy sources, environmental pollution and sustainability. The proposed case brought critical and reflective learning that contributed to the students' ability to argue, problem solve and make decisions53 p.An error occurred on the license name.An error occurred getting the license - uri.info:eu-repo/semantics/openAccessCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICAQuímica - Estudo e ensinoAprendizagem baseada em problemasQuímica - Estudo de casoQuímica – MetodologiaDidática - QuímicaUma proposta de estudo de caso no ensino de Química: usar gasolina ou etanol como combustível?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBernardo, Douglas Lopeshttp://lattes.cnpq.br/6552323438544091Farias, Ricardo da Silvahttp://lattes.cnpq.br/7750434685370733Bernardo, Douglas LopesFarias, Ricardo da SilvaNascimento, Verônica Maria doRamos, Sérgio Murilohttp://lattes.cnpq.br/6552323438544091http://lattes.cnpq.br/7750434685370733http://lattes.cnpq.br/1037192300336635http://lattes.cnpq.br/1391025786760593http://lattes.cnpq.br/9072442088718635Silva, Luana Barbosa daBrasilBarreirosporreponame:Repositório Institucional do IFPEinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)instacron:IFPEORIGINALUma proposta de estudo de caso no ensino de Química.pdfUma proposta de estudo de caso no ensino de Química.pdfTrabalho de Conclusão de Cursoapplication/pdf2442694https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1192/1/Uma%20proposta%20de%20estudo%20de%20caso%20no%20ensino%20de%20Qui%cc%81mica.pdf0eadd2c42de8bfe2d7043768e97c075dMD51open accessTEXTUma proposta de estudo de caso no ensino de Química.pdf.txtUma proposta de estudo de caso no ensino de Química.pdf.txtExtracted texttext/plain103252https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1192/2/Uma%20proposta%20de%20estudo%20de%20caso%20no%20ensino%20de%20Qui%cc%81mica.pdf.txtbcfd78b2537aaccb7e660d0f06f310fbMD52open accessTHUMBNAILUma proposta de estudo de caso no ensino de Química.pdf.jpgUma proposta de estudo de caso no ensino de Química.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4846https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1192/3/Uma%20proposta%20de%20estudo%20de%20caso%20no%20ensino%20de%20Qui%cc%81mica.pdf.jpg2ff4070962ccf4380e6b469a86ca7790MD53open access123456789/11922024-03-04 16:00:12.835open accessoai:repositorio.ifpe.edu.br:123456789/1192Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifpe.edu.br/oai/requestrepositorioifpe@reitoria.ifpe.edu.bropendoar:2024-03-04T19:00:12Repositório Institucional do IFPE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma proposta de estudo de caso no ensino de Química: usar gasolina ou etanol como combustível?
title Uma proposta de estudo de caso no ensino de Química: usar gasolina ou etanol como combustível?
spellingShingle Uma proposta de estudo de caso no ensino de Química: usar gasolina ou etanol como combustível?
Silva, Luana Barbosa da
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Química - Estudo e ensino
Aprendizagem baseada em problemas
Química - Estudo de caso
Química – Metodologia
Didática - Química
title_short Uma proposta de estudo de caso no ensino de Química: usar gasolina ou etanol como combustível?
title_full Uma proposta de estudo de caso no ensino de Química: usar gasolina ou etanol como combustível?
title_fullStr Uma proposta de estudo de caso no ensino de Química: usar gasolina ou etanol como combustível?
title_full_unstemmed Uma proposta de estudo de caso no ensino de Química: usar gasolina ou etanol como combustível?
title_sort Uma proposta de estudo de caso no ensino de Química: usar gasolina ou etanol como combustível?
author Silva, Luana Barbosa da
author_facet Silva, Luana Barbosa da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bernardo, Douglas Lopes
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6552323438544091
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Farias, Ricardo da Silva
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7750434685370733
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Bernardo, Douglas Lopes
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Farias, Ricardo da Silva
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Nascimento, Verônica Maria do
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Ramos, Sérgio Murilo
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6552323438544091
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7750434685370733
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1037192300336635
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1391025786760593
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9072442088718635
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luana Barbosa da
contributor_str_mv Bernardo, Douglas Lopes
Farias, Ricardo da Silva
Bernardo, Douglas Lopes
Farias, Ricardo da Silva
Nascimento, Verônica Maria do
Ramos, Sérgio Murilo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
topic CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Química - Estudo e ensino
Aprendizagem baseada em problemas
Química - Estudo de caso
Química – Metodologia
Didática - Química
dc.subject.por.fl_str_mv Química - Estudo e ensino
Aprendizagem baseada em problemas
Química - Estudo de caso
Química – Metodologia
Didática - Química
description A metodologia de estudo de caso fundamentada na Aprendizagem Baseada em Problema (ABP) foi utilizada como uma proposta didática no Ensino de Química por meio de uma temática sociocientífica abordando os conceitos de termoquímica e energia. Estruturamos uma proposta de caso denominada “Usar gasolina ou álcool (etanol)?, o qual traz uma situação-problema acerca sobre qual dos combustíveis o consumidor deve utilizar como combustível. A proposta foi aplicada na aula de química da turma do 4° período do curso técnico médio integrado em alimentos do IFPE Campus Barreiros. Como ferramenta de análise utilizamos questionários antes e depois da aplicação do caso, a fim de verificar algumas percepções dos alunos com relação às aulas de química, à participação de seus colegas durante o trabalho em equipe, à importância da química para sua vida, às dificuldades para solucionar o caso, dentre outras questões. A análise dos relatórios elaborados pelos grupos também foi realizada com a finalidade de analisar o posicionamento dos grupos. Os resultados mostraram que o caso proposto trouxe uma visão interessante e estimulante de aprender química com 77,8% dos alunos afirmando que gostariam de ter mais aulas de química com a metodologia estudo de caso em seu dia a dia. A análise dos relatórios indicou que os alunos conseguiram aplicar o conceito de rendimento (energia por litro) para compreender a questão econômica na escolha entre álcool e gasolina. Em relação aos aspectos ambientais, os grupos puderam avaliar questões que envolvem as fontes renováveis de energia, poluição ambiental e a sustentabilidade. O caso proposto trouxe uma aprendizagem crítica e reflexiva que contribuiu para a capacidade de argumentação, resolução do problema e tomada de decisão dos estudantes
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-11-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-28T12:49:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-28T12:49:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Luana Barbosa da. Uma proposta de estudo de caso no ensino de Química: usar gasolina ou etanol como combustível? 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Barreiros, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1192
identifier_str_mv SILVA, Luana Barbosa da. Uma proposta de estudo de caso no ensino de Química: usar gasolina ou etanol como combustível? 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Barreiros, 2023.
url https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv An error occurred on the license name.
An error occurred getting the license - uri.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv An error occurred on the license name.
An error occurred getting the license - uri.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 53 p.
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Barreiros
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPE
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)
instacron:IFPE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)
instacron_str IFPE
institution IFPE
reponame_str Repositório Institucional do IFPE
collection Repositório Institucional do IFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1192/1/Uma%20proposta%20de%20estudo%20de%20caso%20no%20ensino%20de%20Qui%cc%81mica.pdf
https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1192/2/Uma%20proposta%20de%20estudo%20de%20caso%20no%20ensino%20de%20Qui%cc%81mica.pdf.txt
https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1192/3/Uma%20proposta%20de%20estudo%20de%20caso%20no%20ensino%20de%20Qui%cc%81mica.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0eadd2c42de8bfe2d7043768e97c075d
bcfd78b2537aaccb7e660d0f06f310fb
2ff4070962ccf4380e6b469a86ca7790
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorioifpe@reitoria.ifpe.edu.br
_version_ 1801503696610131968