Estudo de caso no ensino de química: o teste de adulteração da gasolina em foco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ademir de Souza
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa e Debate em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31834
Resumo: Este trabalho apresenta uma estratégia intitulada como estudo de caso que se refere ao teste de adulteração da gasolina realizado em postos de combustíveis. A teoria de David Ausubel foi utilizada para mediar a compreensão dos alunos em relação ao estudo feito. A pesquisa, de caráter qualitativo, contou com a participação de trinta e dois alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino do Mato Grosso do Sul, que analisaram um caso e expressaram seus argumentos através de um questionário. Por meio da análise, foi possível verificar uma nova organização dos conceitos utilizados pelos estudantes.  
id UFJF-7_4aa88b9452a2cad6a653e78d7b8b03b1
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/31834
network_acronym_str UFJF-7
network_name_str Pesquisa e Debate em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Estudo de caso no ensino de química: o teste de adulteração da gasolina em focoAdulteraçãoEnsino de QuímicaEstudo de casoEste trabalho apresenta uma estratégia intitulada como estudo de caso que se refere ao teste de adulteração da gasolina realizado em postos de combustíveis. A teoria de David Ausubel foi utilizada para mediar a compreensão dos alunos em relação ao estudo feito. A pesquisa, de caráter qualitativo, contou com a participação de trinta e dois alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino do Mato Grosso do Sul, que analisaram um caso e expressaram seus argumentos através de um questionário. Por meio da análise, foi possível verificar uma nova organização dos conceitos utilizados pelos estudantes.  Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)2020-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31834Pesquisa e Debate em Educação; v. 6 n. 2 (2016): Formação docente e ensino superior; 31-472237-94442237-9436reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31834/21107Pereira, Ademir de Souza info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-29T18:13:56Zoai:periodicos.ufjf.br:article/31834Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDEPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/oaifrederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.brhttps://doi.org/10.34019/2237-94442237-94442237-9436opendoar:2023-01-12T16:09:31.452799Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)true
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de caso no ensino de química: o teste de adulteração da gasolina em foco
title Estudo de caso no ensino de química: o teste de adulteração da gasolina em foco
spellingShingle Estudo de caso no ensino de química: o teste de adulteração da gasolina em foco
Pereira, Ademir de Souza
Adulteração
Ensino de Química
Estudo de caso
title_short Estudo de caso no ensino de química: o teste de adulteração da gasolina em foco
title_full Estudo de caso no ensino de química: o teste de adulteração da gasolina em foco
title_fullStr Estudo de caso no ensino de química: o teste de adulteração da gasolina em foco
title_full_unstemmed Estudo de caso no ensino de química: o teste de adulteração da gasolina em foco
title_sort Estudo de caso no ensino de química: o teste de adulteração da gasolina em foco
author Pereira, Ademir de Souza
author_facet Pereira, Ademir de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ademir de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Adulteração
Ensino de Química
Estudo de caso
topic Adulteração
Ensino de Química
Estudo de caso
description Este trabalho apresenta uma estratégia intitulada como estudo de caso que se refere ao teste de adulteração da gasolina realizado em postos de combustíveis. A teoria de David Ausubel foi utilizada para mediar a compreensão dos alunos em relação ao estudo feito. A pesquisa, de caráter qualitativo, contou com a participação de trinta e dois alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino do Mato Grosso do Sul, que analisaram um caso e expressaram seus argumentos através de um questionário. Por meio da análise, foi possível verificar uma nova organização dos conceitos utilizados pelos estudantes.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31834
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31834
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31834/21107
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa e Debate em Educação; v. 6 n. 2 (2016): Formação docente e ensino superior; 31-47
2237-9444
2237-9436
reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Pesquisa e Debate em Educação (Online)
collection Pesquisa e Debate em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv frederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.br
_version_ 1797054123434049536