As trilhas ecopedagógicas nas unidades de conservação de Bonito-PE: uma análise do processo de alfabetização ambiental e cultural.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Shirley Soares de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8021325895311840
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPE
Texto Completo: https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/968
Resumo: O objetivo central deste trabalho foi identificar a relevância das Trilhas Ecopedagógicas realizadas na Unidade de Conservação do Parque Natural Municipal Mata da Chuva (Bonito/PE), como instrumento de aprendizagem na Educação Ambiental para processo de alfabetização ambiental e Cultural. Foi realizado um questionário com o gestor responsável pela organização e condução da trilha, para compreender os principais objetivos e assuntos abordados na atividade. Também foi aplicado um questionário estruturado com um grupo de educandos do ensino médio, a fim de compreender suas percepções sobre a atividade. Os resultados apontaram que a atividade de trilha ecopedagógica visa uma aproximação dos educandos das escolas locais com a realidade do território. O responsável pela condução da trilha afirmou que a base da atividade é dada pela premissa do “conhecer é preservar”, fortalecendo os laços com o meio ambiente e com a região onde todos estão inseridos. Em relação aos educandos, houve respostas positivas sobre diversos aspectos, como a interdisciplinaridade e a assimilação teórico/prática, a sensação de pertencimento e da importância de conhecer a região em que vivem. Os pontos frágeis são a necessidade de mais informação p população local, não apenas de estudantes. No geral o estudo demonstrou que a atividade é importante para a alfabetização científica e ecológica dos atores sociais locais
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spelling 2023-06-05T20:13:13Z2023-06-05T20:13:13Z2023-02-17SILVA, Josefa Mireli da; OLIVEIRA, Shirley Soares de. As trilhas ecopedagógicas nas unidades de conservação de Bonito-PE: uma análise do processo de alfabetização ambiental e cultural.2023. 17f.Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização de Educação Ambiental e Cultural) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife 2023.https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/968O objetivo central deste trabalho foi identificar a relevância das Trilhas Ecopedagógicas realizadas na Unidade de Conservação do Parque Natural Municipal Mata da Chuva (Bonito/PE), como instrumento de aprendizagem na Educação Ambiental para processo de alfabetização ambiental e Cultural. Foi realizado um questionário com o gestor responsável pela organização e condução da trilha, para compreender os principais objetivos e assuntos abordados na atividade. Também foi aplicado um questionário estruturado com um grupo de educandos do ensino médio, a fim de compreender suas percepções sobre a atividade. Os resultados apontaram que a atividade de trilha ecopedagógica visa uma aproximação dos educandos das escolas locais com a realidade do território. O responsável pela condução da trilha afirmou que a base da atividade é dada pela premissa do “conhecer é preservar”, fortalecendo os laços com o meio ambiente e com a região onde todos estão inseridos. Em relação aos educandos, houve respostas positivas sobre diversos aspectos, como a interdisciplinaridade e a assimilação teórico/prática, a sensação de pertencimento e da importância de conhecer a região em que vivem. Os pontos frágeis são a necessidade de mais informação p população local, não apenas de estudantes. No geral o estudo demonstrou que a atividade é importante para a alfabetização científica e ecológica dos atores sociais locaisO objetivo central deste trabalho foi identificar a relevância das Trilhas Ecopedagógicas realizadas na Unidade de Conservação do Parque Natural Municipal Mata da Chuva (Bonito/PE), como instrumento de aprendizagem na Educação Ambiental para processo de alfabetização ambiental e Cultural. Foi realizado um questionário com o gestor responsável pela organização e condução da trilha, para compreender os principais objetivos e assuntos abordados na atividade. Também foi aplicado um questionário estruturado com um grupo de educandos do ensino médio, a fim de compreender suas percepções sobre a atividade. Os resultados apontaram que a atividade de trilha ecopedagógica visa uma aproximação dos educandos das escolas locais com a realidade do território. O responsável pela condução da trilha afirmou que a base da atividade é dada pela premissa do “conhecer é preservar”, fortalecendo os laços com o meio ambiente e com a região onde todos estão inseridos. Em relação aos educandos, houve respostas positivas sobre diversos aspectos, como a interdisciplinaridade e a assimilação teórico/prática, a sensação de pertencimento e da importância de conhecer a região em que vivem. Os pontos frágeis são a necessidade de mais informação p população local, não apenas de estudantes. No geral o estudo demonstrou que a atividade é importante para a alfabetização científica e ecológica dos atores sociais locais.17f.ANTUNES, Ângela; GADOTTI, Moacir. A ecopedagogia Como Pedagogia Apropriada ao Processo da Carta da Terra. Guarulhos, 2005. Disponível Em: https://repositorio.usp.br/item/001685476 Acesso Em: 20/02/2022. BARBOSA, José Aécio Alves; AGUIAR, José Otávio. 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description O objetivo central deste trabalho foi identificar a relevância das Trilhas Ecopedagógicas realizadas na Unidade de Conservação do Parque Natural Municipal Mata da Chuva (Bonito/PE), como instrumento de aprendizagem na Educação Ambiental para processo de alfabetização ambiental e Cultural. Foi realizado um questionário com o gestor responsável pela organização e condução da trilha, para compreender os principais objetivos e assuntos abordados na atividade. Também foi aplicado um questionário estruturado com um grupo de educandos do ensino médio, a fim de compreender suas percepções sobre a atividade. Os resultados apontaram que a atividade de trilha ecopedagógica visa uma aproximação dos educandos das escolas locais com a realidade do território. O responsável pela condução da trilha afirmou que a base da atividade é dada pela premissa do “conhecer é preservar”, fortalecendo os laços com o meio ambiente e com a região onde todos estão inseridos. Em relação aos educandos, houve respostas positivas sobre diversos aspectos, como a interdisciplinaridade e a assimilação teórico/prática, a sensação de pertencimento e da importância de conhecer a região em que vivem. Os pontos frágeis são a necessidade de mais informação p população local, não apenas de estudantes. No geral o estudo demonstrou que a atividade é importante para a alfabetização científica e ecológica dos atores sociais locais
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