As trilhas ecopedagógicas nas unidades de conservação de Bonito-PE: uma análise do processo de alfabetização ambiental e cultural.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/968 |
Resumo: | O objetivo central deste trabalho foi identificar a relevância das Trilhas Ecopedagógicas realizadas na Unidade de Conservação do Parque Natural Municipal Mata da Chuva (Bonito/PE), como instrumento de aprendizagem na Educação Ambiental para processo de alfabetização ambiental e Cultural. Foi realizado um questionário com o gestor responsável pela organização e condução da trilha, para compreender os principais objetivos e assuntos abordados na atividade. Também foi aplicado um questionário estruturado com um grupo de educandos do ensino médio, a fim de compreender suas percepções sobre a atividade. Os resultados apontaram que a atividade de trilha ecopedagógica visa uma aproximação dos educandos das escolas locais com a realidade do território. O responsável pela condução da trilha afirmou que a base da atividade é dada pela premissa do “conhecer é preservar”, fortalecendo os laços com o meio ambiente e com a região onde todos estão inseridos. Em relação aos educandos, houve respostas positivas sobre diversos aspectos, como a interdisciplinaridade e a assimilação teórico/prática, a sensação de pertencimento e da importância de conhecer a região em que vivem. Os pontos frágeis são a necessidade de mais informação p população local, não apenas de estudantes. No geral o estudo demonstrou que a atividade é importante para a alfabetização científica e ecológica dos atores sociais locais |
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2023-06-05T20:13:13Z2023-06-05T20:13:13Z2023-02-17SILVA, Josefa Mireli da; OLIVEIRA, Shirley Soares de. As trilhas ecopedagógicas nas unidades de conservação de Bonito-PE: uma análise do processo de alfabetização ambiental e cultural.2023. 17f.Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização de Educação Ambiental e Cultural) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife 2023.https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/968O objetivo central deste trabalho foi identificar a relevância das Trilhas Ecopedagógicas realizadas na Unidade de Conservação do Parque Natural Municipal Mata da Chuva (Bonito/PE), como instrumento de aprendizagem na Educação Ambiental para processo de alfabetização ambiental e Cultural. Foi realizado um questionário com o gestor responsável pela organização e condução da trilha, para compreender os principais objetivos e assuntos abordados na atividade. Também foi aplicado um questionário estruturado com um grupo de educandos do ensino médio, a fim de compreender suas percepções sobre a atividade. Os resultados apontaram que a atividade de trilha ecopedagógica visa uma aproximação dos educandos das escolas locais com a realidade do território. O responsável pela condução da trilha afirmou que a base da atividade é dada pela premissa do “conhecer é preservar”, fortalecendo os laços com o meio ambiente e com a região onde todos estão inseridos. Em relação aos educandos, houve respostas positivas sobre diversos aspectos, como a interdisciplinaridade e a assimilação teórico/prática, a sensação de pertencimento e da importância de conhecer a região em que vivem. Os pontos frágeis são a necessidade de mais informação p população local, não apenas de estudantes. No geral o estudo demonstrou que a atividade é importante para a alfabetização científica e ecológica dos atores sociais locaisO objetivo central deste trabalho foi identificar a relevância das Trilhas Ecopedagógicas realizadas na Unidade de Conservação do Parque Natural Municipal Mata da Chuva (Bonito/PE), como instrumento de aprendizagem na Educação Ambiental para processo de alfabetização ambiental e Cultural. Foi realizado um questionário com o gestor responsável pela organização e condução da trilha, para compreender os principais objetivos e assuntos abordados na atividade. Também foi aplicado um questionário estruturado com um grupo de educandos do ensino médio, a fim de compreender suas percepções sobre a atividade. Os resultados apontaram que a atividade de trilha ecopedagógica visa uma aproximação dos educandos das escolas locais com a realidade do território. O responsável pela condução da trilha afirmou que a base da atividade é dada pela premissa do “conhecer é preservar”, fortalecendo os laços com o meio ambiente e com a região onde todos estão inseridos. Em relação aos educandos, houve respostas positivas sobre diversos aspectos, como a interdisciplinaridade e a assimilação teórico/prática, a sensação de pertencimento e da importância de conhecer a região em que vivem. Os pontos frágeis são a necessidade de mais informação p população local, não apenas de estudantes. No geral o estudo demonstrou que a atividade é importante para a alfabetização científica e ecológica dos atores sociais locais.17f.ANTUNES, Ângela; GADOTTI, Moacir. A ecopedagogia Como Pedagogia Apropriada ao Processo da Carta da Terra. Guarulhos, 2005. Disponível Em: https://repositorio.usp.br/item/001685476 Acesso Em: 20/02/2022. BARBOSA, José Aécio Alves; AGUIAR, José Otávio. 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Manual Técnico. 2008. YOUNG, Carlos Eduardo Frickmann; MEDEIROS, Rodrigo. Quanto vale o verde: a importância econômica das unidades de conservação brasileiras). – Rio de Janeiro: Conservação Internacional, 2018. 180p.An error occurred on the license name.An error occurred getting the license - uri.info:eu-repo/semantics/openAccessCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEducação ambientalAlfabetização ambientalAlfabetização culturalAlfabetização científicaAlfabetização ecológicaÁreas protegidasAs trilhas ecopedagógicas nas unidades de conservação de Bonito-PE: uma análise do processo de alfabetização ambiental e cultural.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleAgostinho, Ana Alice Freirehttp://lattes.cnpq.br/1916952958095180Silva, Jose Severino Bento dahttp://lattes.cnpq.br/9236509793544051Silva, Jose Severino Bento daSantos, Rodrigo José de Albuquerque Marinho Ataíde dosNascimento, Rogéria Mendes dohttp://lattes.cnpq.br/9236509793544051http://lattes.cnpq.br/0908925796576344http://lattes.cnpq.br/2783592629711288http://lattes.cnpq.br/8317413765445994Oliveira, Shirley Soares dehttp://lattes.cnpq.br/8021325895311840BrasilRecifeporreponame:Repositório Institucional do IFPEinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)instacron:IFPEORIGINALAs trilhas ecopedagógicas nas unidades de conservação de Bonito-PE uma análise do processo de alfabetização ambiental e cultural.pdfAs trilhas ecopedagógicas nas unidades de conservação de Bonito-PE uma análise do processo de alfabetização ambiental e cultural.pdfTrabalho de Conclusão de Cursoapplication/pdf473440https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/968/1/As%20trilhas%20ecopedag%c3%b3gicas%20nas%20unidades%20de%20conserva%c3%a7%c3%a3o%20de%20Bonito-PE%20uma%20an%c3%a1lise%20do%20processo%20de%20alfabetiza%c3%a7%c3%a3o%20ambiental%20e%20cultural.pdf31ef0c1335ce230974e4bd77c3f04e59MD51open accessCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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O objetivo central deste trabalho foi identificar a relevância das Trilhas Ecopedagógicas realizadas na Unidade de Conservação do Parque Natural Municipal Mata da Chuva (Bonito/PE), como instrumento de aprendizagem na Educação Ambiental para processo de alfabetização ambiental e Cultural. Foi realizado um questionário com o gestor responsável pela organização e condução da trilha, para compreender os principais objetivos e assuntos abordados na atividade. Também foi aplicado um questionário estruturado com um grupo de educandos do ensino médio, a fim de compreender suas percepções sobre a atividade. Os resultados apontaram que a atividade de trilha ecopedagógica visa uma aproximação dos educandos das escolas locais com a realidade do território. O responsável pela condução da trilha afirmou que a base da atividade é dada pela premissa do “conhecer é preservar”, fortalecendo os laços com o meio ambiente e com a região onde todos estão inseridos. Em relação aos educandos, houve respostas positivas sobre diversos aspectos, como a interdisciplinaridade e a assimilação teórico/prática, a sensação de pertencimento e da importância de conhecer a região em que vivem. Os pontos frágeis são a necessidade de mais informação p população local, não apenas de estudantes. No geral o estudo demonstrou que a atividade é importante para a alfabetização científica e ecológica dos atores sociais locais |
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ANTUNES, Ângela; GADOTTI, Moacir. A ecopedagogia Como Pedagogia Apropriada ao Processo da Carta da Terra. Guarulhos, 2005. Disponível Em: https://repositorio.usp.br/item/001685476 Acesso Em: 20/02/2022. BARBOSA, José Aécio Alves; AGUIAR, José Otávio. Conhecimentos e usos da fauna por caçadores no semiárido brasileiro: um estudo de caso no estado da Paraíba, Nordeste do Brasil. Biotemas, v. 28, n. 2, p. 137-148, 2015. BARBOSA, José Aécio Alves; ALVES, Brygida Carolyne Freire; AGUIAR, José Otávio. Ambiente e memórias acerca da caça em áreas protegidas da Floresta Atlântica. Novos Cadernos NAEA, v. 23, n. 3, 2021. BETTS, Matthew G. et al. Global forest loss disproportionately erodes biodiversity in intact landscapes. Nature, v. 547, n. 7664, p. 441–444, 2017. BONITO, Plano de manejo Parque Natural Municipal Matas do Mucury-Hymalaia. Bonito 2016. Disponível em: http://www.bonito.pe.gov.br/site2/unidades-de conservacao/ . Acesso em 22/05/2022. BONITO, Prefeitura Municipal. Unidades de conservação. 2022. Disponível em: http://www.bonito.pe.gov.br/site2/unidades-de-conservacao/ Acessado em: 20/01/23 BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais para o ensino fundamental: ducu-menta introdutório. Novembro de 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf acessado em: 06 de jan de 2022. BRASIL. Institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e dá outras providências. SNUC - lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9985.htm Acessado em:15. Fev. 2023. BRASIL. Lei n°9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm acessado em: 06 de jan de 2022. CARVALHO, Isabel Cristina de Moura ; TONIOL, Rodrigo Ferreira. 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