Ilha encantada: plano de marketing digital turístico para o município de Itamaracá - PE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Aniely Yale Alves dos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Nascimento, Cícero Cruz, http://lattes.cnpq.br/9547728282559427
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPE
Texto Completo: https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/671
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso propõe um Plano de Marketing Digital para a Ilha de Itamaracá buscando divulgar e potencializar o turismo no município, que atualmente se encontra estagnado, conforme demonstram os resultados de nossa pesquisa de campo. Na construção teórica, nos ancoramos em autores clássicos, do campo turístico, tais como De La Torre, Ruschamann, Beni e Panosso Neto, assim como no segmento de Marketing a exemplo de Kotler, Swarbrooke e Horner. As estratégias de marketing digital proporcionam oportunidade de crescimento e de visibilidade, e podem contribuir com o objetivo de alavancar a atividade turística na cidade. De maneira a entender melhor o objeto de estudo, no campo metodológico, realizamos revisão bibliográfica, análise de dados e aplicação de pesquisa de campo de forma virtual. Com os resultados do estudo, levantamos os atrativos turísticos, identificamos os desejos dos turistas e visitantes em relação à Ilha, e as oportunidades digitais para o impulsionamento do Turismo no local.
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spelling 2022-08-11T16:14:15Z2022-08-11T16:14:15Z2021-09-09SANTOS, Aniely Yale Alves dos.; NASCIMENTO, Cícero Cruz do. Ilha encantada: plano de marketing turístico para o município de Itamaracá. 2021. 87 f. TCC (Curso Superior Tecnológico em Gestão de Turismo) - Departamento Acadêmico de Cursos Superiores, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, 2021.https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/671O presente Trabalho de Conclusão de Curso propõe um Plano de Marketing Digital para a Ilha de Itamaracá buscando divulgar e potencializar o turismo no município, que atualmente se encontra estagnado, conforme demonstram os resultados de nossa pesquisa de campo. Na construção teórica, nos ancoramos em autores clássicos, do campo turístico, tais como De La Torre, Ruschamann, Beni e Panosso Neto, assim como no segmento de Marketing a exemplo de Kotler, Swarbrooke e Horner. As estratégias de marketing digital proporcionam oportunidade de crescimento e de visibilidade, e podem contribuir com o objetivo de alavancar a atividade turística na cidade. De maneira a entender melhor o objeto de estudo, no campo metodológico, realizamos revisão bibliográfica, análise de dados e aplicação de pesquisa de campo de forma virtual. Com os resultados do estudo, levantamos os atrativos turísticos, identificamos os desejos dos turistas e visitantes em relação à Ilha, e as oportunidades digitais para o impulsionamento do Turismo no local.This Course Completion Paper proposes a Digital Marketing Plan for the Island of Itamaracá seeking to promote and enhance tourism in the city, which is currently stagnant, as shown by the results of our field research. In the theoretical construction, we anchored on classic authors from the tourist field, such as De La Torre, Ruschamann, Beni and Panosso Neto, as well as on the Marketing segment, such as Kotler, Swarbrooke and Horner. Digital marketing strategies provide opportunities for growth and visibility, and can contribute to the objective of leveraging tourist activity in the city. In order to better understand the object of study, in the methodological field, we carried out a literature review, data analysis and application of field research in a virtual way. With the results of the study, we raised the tourist attractions, identified the desires of tourists and visitors in relation to the Island, and the digital opportunities for boosting tourism in the place.87 p.AMÉRICO, Juliana. Como o isolamento social abriu um novo mercado para o turismo. Vc S/A, 9 de dezembro de 2020. Disponível em: https://vocesa.abril.com.br/especiais/o-turismo-no-pos-pandemia/. Acesso em: 25 mar. 2021. BENI, Mário Carlos. Análise Estrutural do Turismo. São Paulo: Senac, 1998. BOULLÓN, Roberto C. Planificación del espacio turístico. 4 ed. México: Trillas, 2006. BRASIL. Ministério do Turismo. Ecoturismo: orientações básicas. Brasília: MTUR, 2010. Disponível em: http://antigo.turismo.gov.br/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads _publicacoes/Ecoturismo_Versxo_Final_IMPRESSxO_.pdf. Acesso em: 20 Fev. 2021. BRASIL. Ministério do Turismo. Turismo Cultural: orientações básicas. Brasília: MTUR, 2010. Disponível em: http://antigo.turismo.gov.br/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads _publicacoes/Turismo_Cultural_Versxo_Final_IMPRESSxO_.pdf Acesso em: 25 fev. 2021. BRASIL. Ministério do Turismo. Turismo Náutico: orientações básicas. Brasília: MTUR, 2010. Disponível em: http://antigo.turismo.gov.br/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads _publicacoes/Turismo_Nxutico_Versxo_Final_IMPRESSxO_.pdf Acesso em: 15 fev. 2021. BRASIL. Ministério do Turismo. Turismo Sol e Praia: orientações básicas. Brasília: MTUR, 2008. Disponível em: http://antigo.turismo.gov.br/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads _publicacoes/Turismo_de_Sol_e_Praia_Versxo_Final_IMPRESSxO_.pdf Acesso em: 5 mar. 2021. DE LA TORRE, Oscar. El Turismo: Fenómeno social. México: Fondo de Cultura Económica, 1992. DIAS, Sérgio Roberto. Gestão de Marketing. São Paulo: Saraiva, 2005. INTÉRPRETE DE LIVRAS. Vagas.com, 2021. Disponível em: https://www.vagas.com.br/cargo/interprete-de-libras. Acesso em: 13 ago. 2021. JAROCKI, Isabella Maria Coelho. Circuito Delicias de Pernambuco: a gastronomia como potencial produto turístico. Turismo em Análise, v.20, n. 2, p. 321-344, 2009. JOVANA, Samanta. Revisão de textos: como e quanto cobrar por esse serviço? Rock contente, 2018. Disponível em: https://comunidade.rockcontent.com/revisaode-textos-precificacao/. Acesso em: 13 ago. 2021. KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Dirección de Marketing. 14 ed. México: Pearson educación, 2012. KOTLER, Phillip. 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Turismo e Planejamento Sustentável: a proteção do meio ambiente. São Paulo: Papirus, 1997. SANTOS, Antonio Veras dos. Marketing turístico. Antonio Veras dos Santos, Marivan Tavares dos Santos. – Manaus: Centro de Educação Tecnológica do Amazonas, 2011. SWARBROOKE, John; HORNER, Susan. Comportamento do consumidor do turismo. São Paulo: Aleph, 2002. TABARES, Fabio Cárdenas. Proyectos Turísticos: Localización y inversión. 2.ed. México: Trillas, 2006. TENÓRIO, Alessandra. Itamaracá Recebe Título de Capital Pernambucana da Ciranda. Alepe, 2013. Disponível em: http://www.alepe.pe.gov.br/2013/08/17/itamaraca-recebe-titulo-de-capitalpernambucana-da-ciranda. Acesso em: 6 mar. 2021. TORRES, Cláudio. A bíblia do Marketing Digital: Tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. São Paulo: Novatc Editora, 2010.CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOTurismoItamaracáPlano de MarketingMarketing turísticoMarketing digitalIlha encantada: plano de marketing digital turístico para o município de Itamaracá - PEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSantos, Cláudia da Silvahttp://lattes.cnpq.br/9609256874213369Melo, George Alberto Gaudêncio deSilva, Sônia Cristina Amorim dahttp://lattes.cnpq.br/3035494580012077http://lattes.cnpq.br/8748292222264752http://lattes.cnpq.br/9574033039261060Santos, Aniely Yale Alves dosNascimento, Cícero Cruzhttp://lattes.cnpq.br/9547728282559427BrasilRecifeinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional do IFPEinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)instacron:IFPEORIGINALIlha encantada - Plano de Marketing Digital Turistico para o municipio de Itamaracá PE.pdfIlha encantada - Plano de Marketing Digital Turistico para o municipio de Itamaracá PE.pdfTrabalho de Conclusão de Cursoapplication/pdf2802863https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/671/1/Ilha%20encantada%20-%20Plano%20de%20Marketing%20Digital%20Turistico%20para%20o%20municipio%20de%20Itamarac%c3%a1%20PE.pdfb4c6fac050563eef51db06b7286b50c4MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/671/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/6712022-08-11 13:14:21.222oai:repositorio.ifpe.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifpe.edu.br/oai/requestrepositorioifpe@reitoria.ifpe.edu.bropendoar:2022-08-11T16:14:21Repositório Institucional do IFPE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)false
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MULLER, Renato Lisboa; SILVA, Rodrigo Borsatto Sommer da. Planejamento e Organização do Turismo. Indaial: Uniasselvi, 2011. PATRIUTIU, Loredana B. Content marketing: the fundamental tool of digital marketing. Series V: Economic Sciences. v. 8, n. 2, p. 111- 118, 2015. Disponível em: http://webbut.unitbv.ro/BU2015/Series%20V/BILETIN%20I/15_Patrutiu.pdf. Acesso em: 10 jun. 2021. PEREIRA, G. A.; GOSLING, M. Motivações 'Push e Pull' de Brasileiros que Amam Viajar. Brazilian Business Review, v. 16, n. 1, p. 63-86, 2019. PICCOLI, Ricardo. Plano de marketing para uma empresa de comércio online e vestuário e acessórios. Trabalho de Conclusão de Curso- Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul. 93fl. PLANOS PREMIUM WIX. Wix, 2021. Disponível em: https://pt.wix.com/upgrade/website Acesso em: 31 abr. 2021. PORTAL G1. Suspenso Mandato do prefeito e do vice-prefeito de Itamaracá. Acesso em: 05 set. 2021. REZ, Rafael. Marketing de Conteúdo: A moeda do século XXI. 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