Inclusão dos estudantes com deficiência visual na Educação Profissional e Tecnológica no IFPE – Campus Recife

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, José Carlos Amaral Silva dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPE
Texto Completo: https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/786
Resumo: Este estudo visa compreender a relação ensino e aprendizagem na inserção do estudante com deficiência visual no ambiente da educação profissional e tecnológica, discutindo as políticas públicas voltadas a tais pessoas, bem como sua inclusão na sociedade por meio do trabalho no âmbito do IFPE – Campus Recife, com vistas às análises dos impactos e dos desdobramentos da implementação da Lei Federal nº 13.409/2016, a qual vincula a reserva de vagas para pessoas com deficiência no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. A relevância da pesquisa foi traçada apresentando um panorama sobre a questão temática do estudante com deficiência visual na sociedade, bem como sua inserção no universo acadêmico. Sendo assim, pode-se considerar a historicidade de legislações e políticas públicas como uma forma de contribuir para a acessibilidade do estudante com deficiência no ambiente escolar. Deste modo, o que explica na esfera educacional a inserção desses indivíduos estruturou-se em meio à coexistência dos paradigmas da integração e da inclusão, não se abstendo dessa realidade a Educação Profissional e Tecnológica e seus Institutos Federais, cujo compromisso anunciado é com a promoção de uma formação humana integral. Para tanto, a abordagem metodológica propõe o enfoque na pesquisa qualitativa, apoiando-se em autores(as) que defendem estes procedimentos. Os dados levantados foram analisados segundo o método e técnica de análise de conteúdo, obtidos por meio de pesquisa bibliográfica e documental, entrevistas semiestruturadas e observação simples, no contexto educacional do IFPE Campus Recife. A partir da pesquisa, foi elaborado um produto educacional com o propósito de desenvolvimento de uma oficina sobre o uso dos meios digitais por parte dos estudantes com deficiência visual, a contribuir para a consolidação de uma cultura escolar inclusiva. Posteriormente, foram analisadas as entrevistas e transcritas de forma categorizada para, de uma maneira organizada, se entender os aspectos mais importantes mencionados pelas entrevistadas, após a apuração e análise dos dados. Os resultados obtidos contribuíram com uma maior compreensão a respeito da temática. Por fim, foram mostradas as mudanças necessárias no cenário atual e futuro em relação ao IFPE enquanto instituição acadêmica para que possa atingir a inclusão plena e melhoria contínua em prol de uma sociedade educacional mais acessível para os estudantes com deficiência visual
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spelling 2022-12-19T18:48:41Z2022-12-19T18:48:41Z2022-08-19SANTOS, José Carlos Amaral Silva dos. Inclusão dos estudantes com deficiência visual na Educação Profissional e Tecnológica no IFPE – Campus Recife. 2022. 129 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE, Campus Olinda, Olinda, 2022.https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/786Este estudo visa compreender a relação ensino e aprendizagem na inserção do estudante com deficiência visual no ambiente da educação profissional e tecnológica, discutindo as políticas públicas voltadas a tais pessoas, bem como sua inclusão na sociedade por meio do trabalho no âmbito do IFPE – Campus Recife, com vistas às análises dos impactos e dos desdobramentos da implementação da Lei Federal nº 13.409/2016, a qual vincula a reserva de vagas para pessoas com deficiência no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. A relevância da pesquisa foi traçada apresentando um panorama sobre a questão temática do estudante com deficiência visual na sociedade, bem como sua inserção no universo acadêmico. Sendo assim, pode-se considerar a historicidade de legislações e políticas públicas como uma forma de contribuir para a acessibilidade do estudante com deficiência no ambiente escolar. Deste modo, o que explica na esfera educacional a inserção desses indivíduos estruturou-se em meio à coexistência dos paradigmas da integração e da inclusão, não se abstendo dessa realidade a Educação Profissional e Tecnológica e seus Institutos Federais, cujo compromisso anunciado é com a promoção de uma formação humana integral. Para tanto, a abordagem metodológica propõe o enfoque na pesquisa qualitativa, apoiando-se em autores(as) que defendem estes procedimentos. Os dados levantados foram analisados segundo o método e técnica de análise de conteúdo, obtidos por meio de pesquisa bibliográfica e documental, entrevistas semiestruturadas e observação simples, no contexto educacional do IFPE Campus Recife. A partir da pesquisa, foi elaborado um produto educacional com o propósito de desenvolvimento de uma oficina sobre o uso dos meios digitais por parte dos estudantes com deficiência visual, a contribuir para a consolidação de uma cultura escolar inclusiva. Posteriormente, foram analisadas as entrevistas e transcritas de forma categorizada para, de uma maneira organizada, se entender os aspectos mais importantes mencionados pelas entrevistadas, após a apuração e análise dos dados. Os resultados obtidos contribuíram com uma maior compreensão a respeito da temática. Por fim, foram mostradas as mudanças necessárias no cenário atual e futuro em relação ao IFPE enquanto instituição acadêmica para que possa atingir a inclusão plena e melhoria contínua em prol de uma sociedade educacional mais acessível para os estudantes com deficiência visualThis study aims to understand the relationship between teaching and learning in the insertion of visually impaired students in the professional and technological education environment, discussing public policies aimed at such people, as well as their inclusion in society through work within the scope of IFPE – Campus Recife, for the purpose of analyzing the impacts and outcomes of implementation of the Federal Law no. 13.409/2016, which links the reservation of social vacancies for people with disabilities at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pernambuco – Campus Recife. The relevance of the research was outlined by presenting an overview about the thematic issue of students with visual impairments in society, as well as their insertion in the academic universe. Therefore, the historicity of laws and public policies can be considered as a way to contribute to the accessibility of students with disabilities in the school environment. In this way, the explanation to the insertion of these individuals in the educational field was structured in the coexistence of integration and inclusion paradigms, without abstaining from this reality the Professional and Technological Education as well as its Federal Institutes, whose announced commitment is the promotion of an integral human formation. To this end, the methodological approach proposes a qualitative research, based on authors who defend this procedures. The collected data were analyzed according to the method and technique of content analysis, obtained through bibliographical and documentary research, semi-structured interviews and simple observation, in the educational context of the IFPE Campus Recife. From the research, an educational product that aimed to develop a workshop about the use of digital media by students with visual impairments was developed, which contribute to the consolidation of an inclusive school culture. Subsequently, the interviews were analyzed and transcribed in a categorized way, in order to clearly understand the most important aspects mentioned by the interviewees, after the verification and analysis of the data. Te results obtained contributed to a greater understanding of the theme. Lastly, the necessary changes in the current and future scenario related to the IF as an academic institution were shown so that it can achieve full inclusion and continuous improvement for the sake of a more accessible educational society for students with visual impairments129 p.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPEBrasilOlindaAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOEducação – Estudante com DeficiênciaDeficiência VisualEducação - InclusãoTecnologia AssistivaAcessibilidade – Estudante com DeficiênciaEducação Profissional e TecnológicaInclusão dos estudantes com deficiência visual na Educação Profissional e Tecnológica no IFPE – Campus Recifeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisRodrigues, Kleber Fernandohttp://lattes.cnpq.br/540440920572Rodrigues, Kleber FernandoSousa, Bernardina Santos Araújo deBazante, Tânia Maria Goretti Donatohttp://lattes.cnpq.br/540440920572http://lattes.cnpq.br/4929110097621126http://lattes.cnpq.br/2283602616022619https://lattes.cnpq.brI6724024471340682Santos, José Carlos Amaral Silva dosmestradoporreponame:Repositório Institucional do IFPEinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)instacron:IFPEORIGINALJosé_Carlos_Amaral_Silva_dos_Santos_Inclusao_de_estudantes.pdfJosé_Carlos_Amaral_Silva_dos_Santos_Inclusao_de_estudantes.pdfDissertaçãoapplication/pdf1616079https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/786/1/Jos%c3%a9_Carlos_Amaral_Silva_dos_Santos_Inclusao_de_estudantes.pdfc412ebac93c13f2ee5fa7a81d9768680MD51open accessCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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