Percepções de estudantes com deficiência sobre integração, acessibilidade e inclusão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – Campus Recife

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Juliane Marques Santiago de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPE
Texto Completo: https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/254
Resumo: Esta pesquisa foi realizada com o propósito de compreender as condições de acessibilidade e o processo de integração e/ou inclusão materializado no IFPE - Campus Recife, a partir das percepções de estudantes com deficiência. Inicialmente, foi delineada a trajetória sóciohistórica da pessoa com deficiência (PcD), predominantemente marcada pela exclusão. Também foram perpassadas as conquistas alcançadas em meio a lutas sociais, as quais se concretizaram em um extenso aparato legal visando à garantia de direitos específicos para essa parcela da população, possibilitando o acesso aos variados âmbitos da sociedade, ainda que em condições adversas. Na contramão dos avanços, observou-se a perpetuação de processos excludentes, expressos pela reprodução de estigmas, pela instauração da violência simbólica, assim como pela consolidação de relações de subjugação (estabelecidos e outsiders). Ao adentrar a esfera educacional, foi evidenciado que a inserção dessas pessoas nos espaços regulares orientou-se por paradigmas antagônicos (integração/inclusão), não se abstendo dessa realidade a Educação Profissional e Tecnológica e seus Institutos Federais, cujo compromisso anunciado é com a promoção de uma formação humana, integral e emancipatória. A abordagem, de ordem qualitativa, buscou interpretar os fenômenos a partir de uma perspectiva dialética, considerando que estes não podem ser dissociados de suas influências históricas, políticas, culturais, entre outras. No que tange aos procedimentos técnicos para a obtenção de dados, foram adotados a pesquisa bibliográfica e o levantamento documental, além da observação simples, com registro em diário de campo. Foram ainda realizadas entrevistas semiestruturadas com estudantes com deficiência regularmente matriculadas nos cursos técnicos integrados e subsequentes do mencionado Campus. O exame do material coletado foi desenvolvido com base na técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2011), sendo eleita a modalidade categorial temática, que permitiu identificar a presença de barreiras arquitetônicas, comunicacionais, pedagógicas e atitudinais, revelando que o percurso formativo desses discentes é atravessado por violações, omissões e retrocessos. Foram reconhecidos no ambiente analisado, a partir das percepções das entrevistadas, elementos que ora evocam a lógica integracionista, ora reafirmam a exclusão da PcD, alertando para a imediata necessidade de reformulação das ações e estratégias inclusivas adotadas pelo Instituto, nas quais a heterogeneidade precisa fazer-se valorizada, como fator de elevação da qualidade e da riqueza social e humana. Os achados da pesquisa deram origem a um produto educacional, elaborado em formato de cartilha educativa, destinado a socializar informações sistematizadas e sensibilizar toda a comunidade acadêmica, com vistas ao combate de práticas excludentes no cotidiano escolar do público em foco
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spelling 2021-03-25T01:09:39Z2021-03-25T01:09:39Z2020-10-21ABREU, Juliane Marques Santiago de. Percepções de estudantes com deficiência sobre integração, acessibilidade e inclusão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – Campus Recife. 2020. 143 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE, Campus Olinda, Olinda, 2020.https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/254Esta pesquisa foi realizada com o propósito de compreender as condições de acessibilidade e o processo de integração e/ou inclusão materializado no IFPE - Campus Recife, a partir das percepções de estudantes com deficiência. Inicialmente, foi delineada a trajetória sóciohistórica da pessoa com deficiência (PcD), predominantemente marcada pela exclusão. Também foram perpassadas as conquistas alcançadas em meio a lutas sociais, as quais se concretizaram em um extenso aparato legal visando à garantia de direitos específicos para essa parcela da população, possibilitando o acesso aos variados âmbitos da sociedade, ainda que em condições adversas. Na contramão dos avanços, observou-se a perpetuação de processos excludentes, expressos pela reprodução de estigmas, pela instauração da violência simbólica, assim como pela consolidação de relações de subjugação (estabelecidos e outsiders). Ao adentrar a esfera educacional, foi evidenciado que a inserção dessas pessoas nos espaços regulares orientou-se por paradigmas antagônicos (integração/inclusão), não se abstendo dessa realidade a Educação Profissional e Tecnológica e seus Institutos Federais, cujo compromisso anunciado é com a promoção de uma formação humana, integral e emancipatória. A abordagem, de ordem qualitativa, buscou interpretar os fenômenos a partir de uma perspectiva dialética, considerando que estes não podem ser dissociados de suas influências históricas, políticas, culturais, entre outras. No que tange aos procedimentos técnicos para a obtenção de dados, foram adotados a pesquisa bibliográfica e o levantamento documental, além da observação simples, com registro em diário de campo. Foram ainda realizadas entrevistas semiestruturadas com estudantes com deficiência regularmente matriculadas nos cursos técnicos integrados e subsequentes do mencionado Campus. O exame do material coletado foi desenvolvido com base na técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2011), sendo eleita a modalidade categorial temática, que permitiu identificar a presença de barreiras arquitetônicas, comunicacionais, pedagógicas e atitudinais, revelando que o percurso formativo desses discentes é atravessado por violações, omissões e retrocessos. 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Initially, the socio-historical trajectory of people with disabilities (PwD) was delineated, predominantly marked by exclusion. The achievements arising from social struggles were also studied, which materialized in an extensive legal apparatus aimed at guaranteeing specific rights for this portion of the population, allowing access to the various spheres of society, even under adverse conditions. In the other hand, the perpetuation of exclusionary processes was observed, expressed by the reproduction of stigmas, by the establishment of symbolic violence, as well as by the consolidation of subjugation relations (established and outsiders). In the educational environment, it was evidenced that the insertion of these people in regular spaces was guided by antagonistic paradigms (integration / inclusion), not abstaining from this reality Professional and Technological Education and its Federal Institutes, whose announced commitment is with the promotion of a human, integral and emancipatory formation. The qualitative approach sought to interpret the phenomena from a dialectical perspective, considering that they cannot be dissociated from their historical, political, cultural influences, among others. Regarding the technical procedures for obtaining data, a bibliographic research and a documentary survey were adopted, in addition to simple observation, recorded in a field diary. Semi-structured interviews were also carried out with students with disabilities regularly enrolled in the integrated and subsequent technical courses of the mentioned Campus. The examination of the collected material was developed based on the Bardin Content Analysis technique (2011), being chosen the thematic category modality, which allowed to identify the presence of architectural, communicational, pedagogical and attitudinal barriers, revealing that the formative path of these students it is plagued by violations, omissions and setbacks. From the perceptions of the interviewees, elements that sometimes evoke the integrationist logic, sometimes reaffirm the exclusion of PwD were recognized in the analyzed environment, alerting to the immediate need to reformulate the actions and inclusive strategies adopted by the Institute, in which heterogeneity needs to make to be valued, as a factor in raising quality and social and human wealth. The research findings gave rise to an educational product, prepared in an educational booklet format, aimed at socializing systematized information and sensitizing the entire academic community, with a view to combating exclusionary practices in the school routine of the target audience143 p.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPEBrasilOlindaCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOEducação – Estudante com DeficiênciaAcessibilidadeInclusãoIntegraçãoDireito – Estudante com DeficiênciaEducação Profissional e TecnológicaPercepções de estudantes com deficiência sobre integração, acessibilidade e inclusão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – Campus Recifeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisRodrigues, Kleber Fernandohttp://lattes.cnpq.br/5404409205728691Santos, Edlamar Oliveira dosBazante, Tânia Maria Goretti Donatohttp://lattes.cnpq.br/5903937331034288http://lattes.cnpq.br/2283602616022619http://lattes.cnpq.br/3304735635887507Abreu, Juliane Marques Santiago demestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional do IFPEinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)instacron:IFPEORIGINALDissertação_Juliane Santiago.pdfDissertação_Juliane Santiago.pdfapplication/pdf11147030https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/254/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Juliane%20Santiago.pdf6136a3bcd34095dd3d146b2be4b40be2MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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