Turismo Pedagógico: proposta de roteiros com os temas contemporâneos transversais aplicados aos alunos do ensino fundamental II na cidade do Recife

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Betânia Luzinete Lopes da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lima, Sarah Luiza França de, http://lattes.cnpq.br/4953246875048063
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPE
Texto Completo: https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/696
Resumo: Investindo-se de versatilidade, o Turismo permite a si mesmo agregar diversos conceitos acerca de sua nomenclatura. Neste sentido, dentre os vários segmentos encontrados no Turismo, observa-se, então, uma modalidade voltada para a educação, denominada de Turismo Pedagógico – segmentação principal deste projeto. O trabalho apresentou conceitos de Turismo e Turismo Pedagógico, algumas das principais leis que regem a Educação Brasileira e também a relação entre Turismo e Educação. Devido a pandemia da Covid-19, este trabalho contou com uma abordagem qualitativa, do tipo descritiva, utilizando a metodologia Bola de Neve para o compartilhamento dos questionários com as agências de turismo. O objetivo central deste trabalho foi propor roteiros para os estudantes do Ensino Fundamental II baseados nos eixos temáticos dos Temas Contemporâneos Transversais, temas de importância social para o desenvolvimento do estudante. Foram escolhidos dois pontos turísticos da cidade do Recife para montar sugestões de roteiro no formato de “plano de aula”. Desta forma, com os resultados, notou-se a contribuição positiva do Turismo e seus atrativos na qualidade do ensino escolar e no desenvolvimento do alunado e a importância dos Temas Contemporâneos Transversais.
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spelling 2022-08-25T17:24:26Z2022-08-25T17:24:26Z2021-12-01SILVA, Betânia Luzinete Lopes da; LIMA, Sarah Luiza França de. Turismo Pedagógico: proposta de roteiros com os temas contemporâneos transversais aplicados aos alunos do ensino fundamental II na cidade do Recife. 2021.64f. (Curso Superior Tecnológico em Gestão Turismo) - Departamento Acadêmico de Cursos Superiores, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife. 2021.https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/696Investindo-se de versatilidade, o Turismo permite a si mesmo agregar diversos conceitos acerca de sua nomenclatura. Neste sentido, dentre os vários segmentos encontrados no Turismo, observa-se, então, uma modalidade voltada para a educação, denominada de Turismo Pedagógico – segmentação principal deste projeto. O trabalho apresentou conceitos de Turismo e Turismo Pedagógico, algumas das principais leis que regem a Educação Brasileira e também a relação entre Turismo e Educação. Devido a pandemia da Covid-19, este trabalho contou com uma abordagem qualitativa, do tipo descritiva, utilizando a metodologia Bola de Neve para o compartilhamento dos questionários com as agências de turismo. O objetivo central deste trabalho foi propor roteiros para os estudantes do Ensino Fundamental II baseados nos eixos temáticos dos Temas Contemporâneos Transversais, temas de importância social para o desenvolvimento do estudante. Foram escolhidos dois pontos turísticos da cidade do Recife para montar sugestões de roteiro no formato de “plano de aula”. Desta forma, com os resultados, notou-se a contribuição positiva do Turismo e seus atrativos na qualidade do ensino escolar e no desenvolvimento do alunado e a importância dos Temas Contemporâneos Transversais.Being invested in versatility, Tourism allows several concepts to be added into its nomenclature. In this sense, among the various segments found in Tourism, there is a modality focused on education called Pedagogical Tourism - the main segmentation of this project. The project presented concepts of Tourism and Pedagogical Tourism, some of the main laws that govern Brazilian Education, and the relationship between Tourism and Education. Due to the Covid-19 pandemic, this work relied on a qualitative, descriptive approach, using the Snowball methodology for sharing questionnaires with tourism agencies. The main objective of this project was to propose scripts for Middle School students based on the thematic axes of Contemporary Transversal Themes, which are themes of social importance for students’ development. Two tourist spots in the city of Recife were chosen to assemble suggested itineraries in the form of a “lesson plan”. Thus, with the results, it was noted that Tourism and its attractions makes a positive contribution to the quality of school education and student development.66f.ALUNOS da rede estadual escrevem livro sobre suas experiências em projeto. Portal R3. 2018. Disponível em: https://www.portalr3.com.br/2018/11/alunos-da-rede-estadual-escrevem-livro-sobre-suas-experiencias-em projeto/. Acesso em: 25 jan. 2021. ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010. ARAÚJO, M. F. F. de; PRAXEDES, G. C. A aula passeio da pedagogia de Célestin Freinet como possibilidade de espaço não formal de educação. Ensino Em Re-Vista, v.20, n.1, p.243-250, jan./jun. 2013. BARROS, Daniel de. As raízes do nosso fracasso educacional. Exame, 19 set. 2018. loc. 525. Disponível em: https://exame.abril.com.br/revista-exame/as-raizes-do-nosso-fracasso-educacional/. Acesso em: 20 de mar. 2020 BARROSO, L. A. 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description Investindo-se de versatilidade, o Turismo permite a si mesmo agregar diversos conceitos acerca de sua nomenclatura. Neste sentido, dentre os vários segmentos encontrados no Turismo, observa-se, então, uma modalidade voltada para a educação, denominada de Turismo Pedagógico – segmentação principal deste projeto. O trabalho apresentou conceitos de Turismo e Turismo Pedagógico, algumas das principais leis que regem a Educação Brasileira e também a relação entre Turismo e Educação. Devido a pandemia da Covid-19, este trabalho contou com uma abordagem qualitativa, do tipo descritiva, utilizando a metodologia Bola de Neve para o compartilhamento dos questionários com as agências de turismo. O objetivo central deste trabalho foi propor roteiros para os estudantes do Ensino Fundamental II baseados nos eixos temáticos dos Temas Contemporâneos Transversais, temas de importância social para o desenvolvimento do estudante. Foram escolhidos dois pontos turísticos da cidade do Recife para montar sugestões de roteiro no formato de “plano de aula”. Desta forma, com os resultados, notou-se a contribuição positiva do Turismo e seus atrativos na qualidade do ensino escolar e no desenvolvimento do alunado e a importância dos Temas Contemporâneos Transversais.
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