Os temas contemporâneos transversais em uma perspectiva crítica : uma pesquisa em um grupo colaborativo de professores e professoras de matemática educação básica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Adriane Lorranne Feitosa Campos dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16306
Resumo: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
id UFOP_1085f401f5214da4e3d52e469b391b9c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/16306
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Os temas contemporâneos transversais em uma perspectiva crítica : uma pesquisa em um grupo colaborativo de professores e professoras de matemática educação básica.Temas transversaisGrupos colaborativosEnsino fundamentalEducação matemática críticaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.O estudo de temas transversais é recomendado como parte do repertório de conhecimentos a serem adquiridos pelos estudantes, ao longo da vida escolar, sobretudo quando se pretende uma formação cidadã. A ideia de cidadania nos remete ao reconhecimento de direitos e deveres, por parte das pessoas, como caminho para o seu empowerment. Esse conceito, emblemático para o presente estudo, pode contribuir para a leitura e escrita do mundo. A pesquisa, de cunho qualitativo, em consonância com as ideias iniciais desse resumo, perseguiu o objetivo de investigar como a exploração de Temas Contemporâneos Transversais, em um grupo colaborativo, numa perspectiva crítica, pode contribuir para o empowerment de professores e professoras de Matemática. Os dados foram coletados por meio de questionários em encontros, do tipo grupo focal, nos quais seis professores de Matemática que lecionam para turmas dos anos finais do Ensino Fundamental, em diferentes escolas do Estado do Rio de Janeiro, discutiam e elaboravam questões de Matemática, tendo algum tema transversal como pano de fundo. Os resultados revelaram que os encontros, da forma como ocorreram, contribuíram para o empowermentdos professores, na medida em que contribuíram para o desenvolvimento de sua consciência crítica em relação a esses temas. Essa consciência foi sendo desenvolvida à medida que os participantesinvestigavam, tematizavam e problematizavam em torno dos temas transversais. Ao longo dos encontros, nos momentos de problematização, os professores puderam desenvolver uma capacidade de ler e escrever o mundo por meio da Matemática. A nosso ver, a leitura do mundo ocorreu por meio da compreensão de como poderiam ser explorados temas transversais nas aulas. A escrita se manifestou nas questões elaboradas. Quando propostas em aula, tais questões podem suscitar discussões e novas aprendizagens para além da Matemática, mas a partir dela. Compreendemos isso como uma forma de agir sobre o mundo. Essas ações podem reverberar para além dos muros da escola, quando os estudantes repercutem esses novos saberes no seu entorno.The study of transversal themes is recommended as part of the repertoire of knowledge to be acquired by students throughout their school life, especially when it comes to citizenship training. The idea of citizenship leads us to the recognition of rights and duties, by people, as a path to their empowerment. This concept, emblematic for the present study, can contribute to the reading and writing of the world. The qualitative research, in line with the initial ideas of this summary, pursued the objective of investigating how the exploration of Contemporary transversal themes, in a collaborative group, from a critical perspective, can contribute to the empowerment of Mathematics teachers. Data were collected through questionnaires in meetings, of the focus group type, in which six Mathematics teachers who teach classes in the final years of Elementary School, in different schools in the State of Rio de Janeiro, discussed and elaborated Mathematics, having some cross-cutting theme as a backdrop. The results revealed that the meetings, the way they took place, contributed to the empowerment of the teachers, insofar as they contributed to the development of their critical awareness in relation to these themes. This awareness was being developed as the participants investigated, thematized and problematized around the transversal themes. Throughout the meetings, in the moments of questioning, the teachers were able to develop an ability to read and write the world through Mathematics. In our view, the reading of the world occurred through understanding how transversal themes could be explored in classes. The writing manifested itself in the elaborated questions. When proposed in class, such questions can raise discussions and new learning beyond Mathematics, but from it. We understand this as a way of acting on the world. These actions can reverberate beyond the walls of the school, when students pass on this new knowledge to their surroundings.Torisu, Edmilson MinoruTorisu, Edmilson MinoruSouza, Renato Marcone José deReis, Frederico da SilvaSantos, Adriane Lorranne Feitosa Campos dos2023-03-07T19:46:47Z2023-03-07T19:46:47Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Adriane Lorranne Feitosa Campos dos. Os temas contemporâneos transversais em uma perspectiva crítica: uma pesquisa em um grupo colaborativo de professores e professoras de matemática educação básica. 2022. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16306http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 02/03/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2023-03-07T19:46:56Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/16306Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332023-03-07T19:46:56Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os temas contemporâneos transversais em uma perspectiva crítica : uma pesquisa em um grupo colaborativo de professores e professoras de matemática educação básica.
title Os temas contemporâneos transversais em uma perspectiva crítica : uma pesquisa em um grupo colaborativo de professores e professoras de matemática educação básica.
spellingShingle Os temas contemporâneos transversais em uma perspectiva crítica : uma pesquisa em um grupo colaborativo de professores e professoras de matemática educação básica.
Santos, Adriane Lorranne Feitosa Campos dos
Temas transversais
Grupos colaborativos
Ensino fundamental
Educação matemática crítica
title_short Os temas contemporâneos transversais em uma perspectiva crítica : uma pesquisa em um grupo colaborativo de professores e professoras de matemática educação básica.
title_full Os temas contemporâneos transversais em uma perspectiva crítica : uma pesquisa em um grupo colaborativo de professores e professoras de matemática educação básica.
title_fullStr Os temas contemporâneos transversais em uma perspectiva crítica : uma pesquisa em um grupo colaborativo de professores e professoras de matemática educação básica.
title_full_unstemmed Os temas contemporâneos transversais em uma perspectiva crítica : uma pesquisa em um grupo colaborativo de professores e professoras de matemática educação básica.
title_sort Os temas contemporâneos transversais em uma perspectiva crítica : uma pesquisa em um grupo colaborativo de professores e professoras de matemática educação básica.
author Santos, Adriane Lorranne Feitosa Campos dos
author_facet Santos, Adriane Lorranne Feitosa Campos dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Torisu, Edmilson Minoru
Torisu, Edmilson Minoru
Souza, Renato Marcone José de
Reis, Frederico da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Adriane Lorranne Feitosa Campos dos
dc.subject.por.fl_str_mv Temas transversais
Grupos colaborativos
Ensino fundamental
Educação matemática crítica
topic Temas transversais
Grupos colaborativos
Ensino fundamental
Educação matemática crítica
description Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-03-07T19:46:47Z
2023-03-07T19:46:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Adriane Lorranne Feitosa Campos dos. Os temas contemporâneos transversais em uma perspectiva crítica: uma pesquisa em um grupo colaborativo de professores e professoras de matemática educação básica. 2022. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16306
identifier_str_mv SANTOS, Adriane Lorranne Feitosa Campos dos. Os temas contemporâneos transversais em uma perspectiva crítica: uma pesquisa em um grupo colaborativo de professores e professoras de matemática educação básica. 2022. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002801670782976