Proposta de Diagrama de Linus Pauling adaptado no processo de ensino-aprendizagem de Química para estudantes com deficiência visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, Robson Francisco do
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPE
Texto Completo: https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1321
Resumo: Este presente estudo teve por objetivo verificar, como a tecnologia assistiva contribuem para o processo de ensino-aprendizagem de estudantes com deficiência visual em Química. Com isso, utilizou como proposta o uso de material didático adaptado, na tentativa de garantir a equidade no âmbito escolar. A escassez de materiais didáticos inclusivos, abre a discussão sobre a importância em investir em formação profissional qualificada, e no incentivo da criação de materiais que sejam acessíveis para atender as necessidades específicas de cada estudante. A metodologia aplicada foi do tipo pesquisa-ação com caráter qualitativo, e uma amostragem por conveniência não-probabilística, compostas por entrevistas e questionários semiestruturadas ao qual possibilitou as análises por categorias. Para a coleta de dados, participaram uma docente especialista em Química, e uma estudante do 3º ano do Ensino Médio acompanhada de uma docente especialista em AEE. A aplicação do protótipo como proposta de apoio nas aulas de Química, foi bastante favorável, uma vez que sua utilização é simples e intuitiva. Com isso, verificou-se que a funcionalidade deste protótipo, se mostrou eficaz como recurso prático em sala de aula, por ser de fácil utilização, e por permitir uma autonomia ao estudante com deficiência visual, para o professor, torna-se uma ferramenta importante que pode ser utilizada como estratégia de equidade entre os estudantes sem distinção ou privilégio.
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spelling 2024-08-13T13:17:18Z2024-08-13T13:17:18Z2024-03-21https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1321Este presente estudo teve por objetivo verificar, como a tecnologia assistiva contribuem para o processo de ensino-aprendizagem de estudantes com deficiência visual em Química. Com isso, utilizou como proposta o uso de material didático adaptado, na tentativa de garantir a equidade no âmbito escolar. A escassez de materiais didáticos inclusivos, abre a discussão sobre a importância em investir em formação profissional qualificada, e no incentivo da criação de materiais que sejam acessíveis para atender as necessidades específicas de cada estudante. A metodologia aplicada foi do tipo pesquisa-ação com caráter qualitativo, e uma amostragem por conveniência não-probabilística, compostas por entrevistas e questionários semiestruturadas ao qual possibilitou as análises por categorias. Para a coleta de dados, participaram uma docente especialista em Química, e uma estudante do 3º ano do Ensino Médio acompanhada de uma docente especialista em AEE. A aplicação do protótipo como proposta de apoio nas aulas de Química, foi bastante favorável, uma vez que sua utilização é simples e intuitiva. Com isso, verificou-se que a funcionalidade deste protótipo, se mostrou eficaz como recurso prático em sala de aula, por ser de fácil utilização, e por permitir uma autonomia ao estudante com deficiência visual, para o professor, torna-se uma ferramenta importante que pode ser utilizada como estratégia de equidade entre os estudantes sem distinção ou privilégio.This study aimed to verify how assistive technologies contribute to the teaching-learning process of students with visual impairment in chemistry. With this, it used as a proposal the use of adapted didactic material, in an attempt to ensure equity in the school environment. The lack of inclusive teaching materials, opens the discussion about the importance of investing in qualified professional training, and encouraging the creation of materials that are accessible to meet the specific needs of each student. The applied methodology was of the type research-action with qualitative character, and a sampling for non-probabilistic convenience, composed of interviews and semi-structured questionnaires to which enabled the analyzes by categories. For the construction of the data were invited a specialist teacher in Chemistry, and a student of the 3rd year of High School accompanied by a specialist teacher in ESA. The application of the prototype as a proposal for support in chemistry classes, was quite favorable, since its use is simple and intuitive. With this, it was found that the functionality of this prototype, proved to be effective as a practical resource in the classroom, for being easy to use, and for allowing an autonomy to the visually impaired student, for the teacher, makesan important tool that can be used as a strategy of equity among students without distinction or privilege.66 p.AMIRALIAN, Maria. Compreendendo o cego: uma visão psicanalítica da cegueira por meio de desenhos-estórias. São Paulo: Casa do Psicólogo. 1997. ARANHA, Maria. Paradigmas da relação da sociedade com as pessoas com deficiência. Revista do Ministério Público do Trabalho, ano 11, n. 21, p. 160-173. 2001. ATHIKNS, P, PAULA. J. Físico-Química. 8. ed. Rio de janeiro: LTC, 2008. p. 321. Tradução Edilson Clemente da Silva et al. ATHIKNS, Peter; JONES, Loretta. Princípios de Química: Questionando a vida moderna e o meio ambiente, 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. p. 163 - 195. BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 1977. p. 133. 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