Recursos didáticos no ensino de genética para pessoa com deficiência visual: uma revisão sistemática de literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15371 |
Resumo: | Observa-se a necessidade em se empregar recursos e metodologias de ensino que permitam a acessibilidade e a inclusão de todos os estudantes, preferencialmente na rede regular de ensino, quando se considera os fundamentos da Educação Inclusiva. Assim, este estudo teve como objetivo caracterizar adaptações realizadas no processo de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência visual no contexto geral do ensino de Biologia e, em particular, sobre o conteúdo de Genética. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática de literatura considerando dez artigos constantes em eventos de relevância na área delimitada. Foram analisados aspectos relacionados à finalidade dos recursos didáticos adaptados, o que permitiu a discussão sobre a escolha dos materiais e metodologias utilizadas nos recursos didáticos e a importância da formação de professores para o ensino de alunos com necessidades educacionais específicas. Foi possível perceber que, na maioria dos casos, empregou-se materiais que permitem explorar diferentes texturas e, também, a utilização do sistema Braille, recorrendo à via tátil para a acesso às informações. Ainda, observa-se que há uma escassez de trabalhos feitos para o ensino de Genética a estudantes com deficiência visual e, também, a necessidade de uma reflexão sobre a Educação Inclusiva no ensino de Biologia, em especial nos contextos de formação inicial e continuada. |
id |
UTFPR-13_1017e228309dedbfc474975a24a387c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/15371 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
Recursos didáticos no ensino de genética para pessoa com deficiência visual: uma revisão sistemática de literaturaDidactic resources for teaching genetics to visually impaired students: a systematic literature reviewEducação Educação EspecialEducação Inclusiva; Ensino de Biologia; Material AdaptadoInclusive education; Biology teaching; Adapted materialObserva-se a necessidade em se empregar recursos e metodologias de ensino que permitam a acessibilidade e a inclusão de todos os estudantes, preferencialmente na rede regular de ensino, quando se considera os fundamentos da Educação Inclusiva. Assim, este estudo teve como objetivo caracterizar adaptações realizadas no processo de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência visual no contexto geral do ensino de Biologia e, em particular, sobre o conteúdo de Genética. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática de literatura considerando dez artigos constantes em eventos de relevância na área delimitada. Foram analisados aspectos relacionados à finalidade dos recursos didáticos adaptados, o que permitiu a discussão sobre a escolha dos materiais e metodologias utilizadas nos recursos didáticos e a importância da formação de professores para o ensino de alunos com necessidades educacionais específicas. Foi possível perceber que, na maioria dos casos, empregou-se materiais que permitem explorar diferentes texturas e, também, a utilização do sistema Braille, recorrendo à via tátil para a acesso às informações. Ainda, observa-se que há uma escassez de trabalhos feitos para o ensino de Genética a estudantes com deficiência visual e, também, a necessidade de uma reflexão sobre a Educação Inclusiva no ensino de Biologia, em especial nos contextos de formação inicial e continuada.When considering the Inclusive Education theoretical bases, it can be observed the need to employ resources and teaching methodologies that allow accessibility and inclusion of all students, preferably in the regular school system. Thus, this study aimed to characterize adaptations made in the teaching and learning process of students with visual impairments in the general context of Biology teaching and considering the content of Genetics. For this, a systematic literature review was carried out considering ten articles in relevant events in the delimited area. Aspects related to the purpose of the adapted teaching resources were analyzed, which allowed the discussion about the choice of materials and methodologies used in the teaching resources, and the importance of teacher training for teaching students with specific educational needs. It was possible to perceive that, in most cases, materials were used that allow exploring different textures and, also, the use of the Braille system, using the tactile way to access information. Still, it is observed that there is a scarcity of works related to the teaching of Genetics to students with visual impairments and the need for a reflection on Inclusive Education in Biology teaching, especially in the contexts of initial and continued education.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Boese, Jessica CorreiaStadler, João PauloSilva, Antonio Soares Junior daAzevedo, Mariana da Silva2022-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDossiê TemáticoPesquisa Documental; Revisão Sistemática de Literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1537110.3895/actio.v7n3.15371ACTIO: Teaching in Sciences; v. 7, n. 3 (2022); 1-18ACTIO: Docência em Ciências; v. 7, n. 3 (2022); 1-182525-892310.3895/actio.v7n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15371/9238Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-19T19:24:44Zoai:periodicos.utfpr:article/15371Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-12-19T19:24:44Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Recursos didáticos no ensino de genética para pessoa com deficiência visual: uma revisão sistemática de literatura Didactic resources for teaching genetics to visually impaired students: a systematic literature review |
title |
Recursos didáticos no ensino de genética para pessoa com deficiência visual: uma revisão sistemática de literatura |
spellingShingle |
Recursos didáticos no ensino de genética para pessoa com deficiência visual: uma revisão sistemática de literatura Boese, Jessica Correia Educação Educação Especial Educação Inclusiva; Ensino de Biologia; Material Adaptado Inclusive education; Biology teaching; Adapted material |
title_short |
Recursos didáticos no ensino de genética para pessoa com deficiência visual: uma revisão sistemática de literatura |
title_full |
Recursos didáticos no ensino de genética para pessoa com deficiência visual: uma revisão sistemática de literatura |
title_fullStr |
Recursos didáticos no ensino de genética para pessoa com deficiência visual: uma revisão sistemática de literatura |
title_full_unstemmed |
Recursos didáticos no ensino de genética para pessoa com deficiência visual: uma revisão sistemática de literatura |
title_sort |
Recursos didáticos no ensino de genética para pessoa com deficiência visual: uma revisão sistemática de literatura |
author |
Boese, Jessica Correia |
author_facet |
Boese, Jessica Correia Stadler, João Paulo Silva, Antonio Soares Junior da Azevedo, Mariana da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Stadler, João Paulo Silva, Antonio Soares Junior da Azevedo, Mariana da Silva |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Boese, Jessica Correia Stadler, João Paulo Silva, Antonio Soares Junior da Azevedo, Mariana da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação Especial Educação Inclusiva; Ensino de Biologia; Material Adaptado Inclusive education; Biology teaching; Adapted material |
topic |
Educação Educação Especial Educação Inclusiva; Ensino de Biologia; Material Adaptado Inclusive education; Biology teaching; Adapted material |
description |
Observa-se a necessidade em se empregar recursos e metodologias de ensino que permitam a acessibilidade e a inclusão de todos os estudantes, preferencialmente na rede regular de ensino, quando se considera os fundamentos da Educação Inclusiva. Assim, este estudo teve como objetivo caracterizar adaptações realizadas no processo de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência visual no contexto geral do ensino de Biologia e, em particular, sobre o conteúdo de Genética. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática de literatura considerando dez artigos constantes em eventos de relevância na área delimitada. Foram analisados aspectos relacionados à finalidade dos recursos didáticos adaptados, o que permitiu a discussão sobre a escolha dos materiais e metodologias utilizadas nos recursos didáticos e a importância da formação de professores para o ensino de alunos com necessidades educacionais específicas. Foi possível perceber que, na maioria dos casos, empregou-se materiais que permitem explorar diferentes texturas e, também, a utilização do sistema Braille, recorrendo à via tátil para a acesso às informações. Ainda, observa-se que há uma escassez de trabalhos feitos para o ensino de Genética a estudantes com deficiência visual e, também, a necessidade de uma reflexão sobre a Educação Inclusiva no ensino de Biologia, em especial nos contextos de formação inicial e continuada. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Dossiê Temático Pesquisa Documental; Revisão Sistemática de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15371 10.3895/actio.v7n3.15371 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15371 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v7n3.15371 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15371/9238 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; v. 7, n. 3 (2022); 1-18 ACTIO: Docência em Ciências; v. 7, n. 3 (2022); 1-18 2525-8923 10.3895/actio.v7n3 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239984894246912 |