Recursos didáticos no ensino de genética para pessoa com deficiência visual: uma revisão sistemática de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boese, Jessica Correia
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Stadler, João Paulo, Silva, Antonio Soares Junior da, Azevedo, Mariana da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15371
Resumo: Observa-se a necessidade em se empregar recursos e metodologias de ensino que permitam a acessibilidade e a inclusão de todos os estudantes, preferencialmente na rede regular de ensino, quando se considera os fundamentos da Educação Inclusiva. Assim, este estudo teve como objetivo caracterizar adaptações realizadas no processo de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência visual no contexto geral do ensino de Biologia e, em particular, sobre o conteúdo de Genética. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática de literatura considerando dez artigos constantes em eventos de relevância na área delimitada. Foram analisados aspectos relacionados à finalidade dos recursos didáticos adaptados, o que permitiu a discussão sobre a escolha dos materiais e metodologias utilizadas nos recursos didáticos e a importância da formação de professores para o ensino de alunos com necessidades educacionais específicas. Foi possível perceber que, na maioria dos casos, empregou-se materiais que permitem explorar diferentes texturas e, também, a utilização do sistema Braille, recorrendo à via tátil para a acesso às informações. Ainda, observa-se que há uma escassez de trabalhos feitos para o ensino de Genética a estudantes com deficiência visual e, também, a necessidade de uma reflexão sobre a Educação Inclusiva no ensino de Biologia, em especial nos contextos de formação inicial e continuada.
id UTFPR-13_1017e228309dedbfc474975a24a387c2
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/15371
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Recursos didáticos no ensino de genética para pessoa com deficiência visual: uma revisão sistemática de literaturaDidactic resources for teaching genetics to visually impaired students: a systematic literature reviewEducação Educação EspecialEducação Inclusiva; Ensino de Biologia; Material AdaptadoInclusive education; Biology teaching; Adapted materialObserva-se a necessidade em se empregar recursos e metodologias de ensino que permitam a acessibilidade e a inclusão de todos os estudantes, preferencialmente na rede regular de ensino, quando se considera os fundamentos da Educação Inclusiva. Assim, este estudo teve como objetivo caracterizar adaptações realizadas no processo de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência visual no contexto geral do ensino de Biologia e, em particular, sobre o conteúdo de Genética. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática de literatura considerando dez artigos constantes em eventos de relevância na área delimitada. Foram analisados aspectos relacionados à finalidade dos recursos didáticos adaptados, o que permitiu a discussão sobre a escolha dos materiais e metodologias utilizadas nos recursos didáticos e a importância da formação de professores para o ensino de alunos com necessidades educacionais específicas. Foi possível perceber que, na maioria dos casos, empregou-se materiais que permitem explorar diferentes texturas e, também, a utilização do sistema Braille, recorrendo à via tátil para a acesso às informações. Ainda, observa-se que há uma escassez de trabalhos feitos para o ensino de Genética a estudantes com deficiência visual e, também, a necessidade de uma reflexão sobre a Educação Inclusiva no ensino de Biologia, em especial nos contextos de formação inicial e continuada.When considering the Inclusive Education theoretical bases, it can be observed the need to employ resources and teaching methodologies that allow accessibility and inclusion of all students, preferably in the regular school system. Thus, this study aimed to characterize adaptations made in the teaching and learning process of students with visual impairments in the general context of Biology teaching and considering the content of Genetics. For this, a systematic literature review was carried out considering ten articles in relevant events in the delimited area. Aspects related to the purpose of the adapted teaching resources were analyzed, which allowed the discussion about the choice of materials and methodologies used in the teaching resources, and the importance of teacher training for teaching students with specific educational needs. It was possible to perceive that, in most cases, materials were used that allow exploring different textures and, also, the use of the Braille system, using the tactile way to access information. Still, it is observed that there is a scarcity of works related to the teaching of Genetics to students with visual impairments and the need for a reflection on Inclusive Education in Biology teaching, especially in the contexts of initial and continued education.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Boese, Jessica CorreiaStadler, João PauloSilva, Antonio Soares Junior daAzevedo, Mariana da Silva2022-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDossiê TemáticoPesquisa Documental; Revisão Sistemática de Literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1537110.3895/actio.v7n3.15371ACTIO: Teaching in Sciences; v. 7, n. 3 (2022); 1-18ACTIO: Docência em Ciências; v. 7, n. 3 (2022); 1-182525-892310.3895/actio.v7n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15371/9238Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-19T19:24:44Zoai:periodicos.utfpr:article/15371Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-12-19T19:24:44Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Recursos didáticos no ensino de genética para pessoa com deficiência visual: uma revisão sistemática de literatura
Didactic resources for teaching genetics to visually impaired students: a systematic literature review
title Recursos didáticos no ensino de genética para pessoa com deficiência visual: uma revisão sistemática de literatura
spellingShingle Recursos didáticos no ensino de genética para pessoa com deficiência visual: uma revisão sistemática de literatura
Boese, Jessica Correia
Educação Educação Especial
Educação Inclusiva; Ensino de Biologia; Material Adaptado
Inclusive education; Biology teaching; Adapted material
title_short Recursos didáticos no ensino de genética para pessoa com deficiência visual: uma revisão sistemática de literatura
title_full Recursos didáticos no ensino de genética para pessoa com deficiência visual: uma revisão sistemática de literatura
title_fullStr Recursos didáticos no ensino de genética para pessoa com deficiência visual: uma revisão sistemática de literatura
title_full_unstemmed Recursos didáticos no ensino de genética para pessoa com deficiência visual: uma revisão sistemática de literatura
title_sort Recursos didáticos no ensino de genética para pessoa com deficiência visual: uma revisão sistemática de literatura
author Boese, Jessica Correia
author_facet Boese, Jessica Correia
Stadler, João Paulo
Silva, Antonio Soares Junior da
Azevedo, Mariana da Silva
author_role author
author2 Stadler, João Paulo
Silva, Antonio Soares Junior da
Azevedo, Mariana da Silva
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Boese, Jessica Correia
Stadler, João Paulo
Silva, Antonio Soares Junior da
Azevedo, Mariana da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Educação Especial
Educação Inclusiva; Ensino de Biologia; Material Adaptado
Inclusive education; Biology teaching; Adapted material
topic Educação Educação Especial
Educação Inclusiva; Ensino de Biologia; Material Adaptado
Inclusive education; Biology teaching; Adapted material
description Observa-se a necessidade em se empregar recursos e metodologias de ensino que permitam a acessibilidade e a inclusão de todos os estudantes, preferencialmente na rede regular de ensino, quando se considera os fundamentos da Educação Inclusiva. Assim, este estudo teve como objetivo caracterizar adaptações realizadas no processo de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência visual no contexto geral do ensino de Biologia e, em particular, sobre o conteúdo de Genética. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática de literatura considerando dez artigos constantes em eventos de relevância na área delimitada. Foram analisados aspectos relacionados à finalidade dos recursos didáticos adaptados, o que permitiu a discussão sobre a escolha dos materiais e metodologias utilizadas nos recursos didáticos e a importância da formação de professores para o ensino de alunos com necessidades educacionais específicas. Foi possível perceber que, na maioria dos casos, empregou-se materiais que permitem explorar diferentes texturas e, também, a utilização do sistema Braille, recorrendo à via tátil para a acesso às informações. Ainda, observa-se que há uma escassez de trabalhos feitos para o ensino de Genética a estudantes com deficiência visual e, também, a necessidade de uma reflexão sobre a Educação Inclusiva no ensino de Biologia, em especial nos contextos de formação inicial e continuada.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Dossiê Temático
Pesquisa Documental; Revisão Sistemática de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15371
10.3895/actio.v7n3.15371
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15371
identifier_str_mv 10.3895/actio.v7n3.15371
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15371/9238
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 7, n. 3 (2022); 1-18
ACTIO: Docência em Ciências; v. 7, n. 3 (2022); 1-18
2525-8923
10.3895/actio.v7n3
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239984894246912