Recife conectado: propostas de melhorias para o visit Recife
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Data de Publicação: | 2021 |
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Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
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Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/656 |
Resumo: | O turismo tem se aproveitado cada vez mais das tecnologias para atrair e otimizar o uso de equipamentos e pontos de visitação. Recife, uma das cidades mais visitadas do Brasil pode ser considerada vanguarda nesse quesito. Tanto a prefeitura como a secretaria responsável pela pasta de turismo vêm de certa forma desenvolvendo parcerias e criando produtos que facilitem a vida de turistas, visitantes e porque não, população, que busca locais de lazer e recreação. Mesmo assim, algumas dessas iniciativas requerem um olhar mais crítico e melhorias contínuas. O trabalho foi realizado através de entrevistas a turistas, revisão da bibliografia e análise do site comparando com outras iniciativas já conhecidas. Portanto, o presente Trabalho de Conclusão de Curso se propõe a incentivar a atividade turística na cidade do Recife, a partir da análise histórica do local e dos equipamentos encontrados, além da apreciação das políticas públicas existentes para tornar a experiência do visitante mais satisfatória. Além disso, foi avaliado o Visit Recife, criado pela Secretaria de Turismo e Lazer do Município, sendo apresentadas propostas de melhoria para sua melhor utilização pelos turistas, a exemplo da criação de aplicativo para dispositivos móveis. Foram detectados problemas como descrição de horário funcionamento de certos equipamentos, disponibilidade de informações sobre acessibilidade e menu de descrição de cardápios em determinados restaurantes. |
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O trabalho foi realizado através de entrevistas a turistas, revisão da bibliografia e análise do site comparando com outras iniciativas já conhecidas. Portanto, o presente Trabalho de Conclusão de Curso se propõe a incentivar a atividade turística na cidade do Recife, a partir da análise histórica do local e dos equipamentos encontrados, além da apreciação das políticas públicas existentes para tornar a experiência do visitante mais satisfatória. Além disso, foi avaliado o Visit Recife, criado pela Secretaria de Turismo e Lazer do Município, sendo apresentadas propostas de melhoria para sua melhor utilização pelos turistas, a exemplo da criação de aplicativo para dispositivos móveis. Foram detectados problemas como descrição de horário funcionamento de certos equipamentos, disponibilidade de informações sobre acessibilidade e menu de descrição de cardápios em determinados restaurantes.Tourism has increasingly taken advantage of technologies to attract and optimize the use of equipment and visiting points. Recife, one of the most visited cities in Brazil, can be considered avant-garde in this regard. Both the city hall and the secretariat responsible for the tourism portfolio have, in a way, been developing partnerships and creating products that make life easier for tourists, visitors and why not, the population, who are looking for places of leisure and recreation. Even so, some of these initiatives require a more critical look and continuous improvement. Therefore, this Course Conclusion Paper aims to encourage tourist activity in the city of Recife, based on the historical analysis of the location and equipment found, in addition to the appreciation of existing public policies to make the visitor's experience more satisfactory. In addition, Visit Recife, created by the Municipal Tourism and Leisure Secretariat, was evaluated, with proposals for improvement being presented for better use by tourists, such as the creation of an application for mobile devices. Problems were detected such as description of hours of operation of certain equipment, availability of information on accessibility and menu description of menus in certain restaurants.42f.Amadeus. The Always-connected traveller: how mobile will transform the future of air travel. 2014. APIMEC – Associação dos Analistas e Profissionais de Investimentos do Mercado de Capitais. NE terá seis capitais com maior crescimento mundial até 2025. Disponível em: http://www.apimec.com.br/apimecNE/show.aspx?id_canal=2457&id_materia=3 2743. Acesso em 07/11/2021. BUHALIS, D., & LAW, Rob. Progress in information technology and tourism management: 20 years on and 10 years after the Internet—The state of eTourism research. Tourism Management, 29(4), 609-623, 2008. Cai, L., R. Feng, & D. Breiter. Tourist purchase decision involvement and information preferences. Journal of Vacation Marketing, 10(2), 138 -148, 2004. Castelli, Geraldo. Turismo: análise e organização. Sulina, 1975. Cetic.br - Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação. Tic Domicílios 2020. Disponível em: https://cetic.br/media/analises/tic_domicilios_2020_coletiva_imprensa.pdf. Acesso em 10/11/2021. Cho, M., & Jang, S. Information value structure for vacation travel. Journal of Travel Research, 47(1), 72-83, 2008. COOPER, Chris. Turismo contemporâneo / Chris Cooper, Michael Hall, Luiz Gonzaga Godoi Trigo - Rio de Janeiro : Elsevier, 2011. CORNER, D. M. R. Introdução ao turismo. São Paulo: Roca, 2001. DAN, W., XIANG, Z., & FESENMAIER, D.R. (2014) Adapting to the mobile world: A model of smartphone use. Annals of Tourism Research, 48, 11-26. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.annals.2014.04.008. Acesso em: 12/11/2021. DIÁRIO DE PERNAMBUCO. Ministério do Turismo Indica o Recife como Destino Turístico Inteligente. Disponível em: https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/economia/2021/04/ministerio do-turismo-indica-o-recife-como-destino-turistico-inteligen.html DUMAZEDIER, Joffre. Lazer e cultura popular. São Paulo: Perspectiva, 1973. FITZSIMMONS, J. A; M.J. Administração de serviços: operações, estratégia e tecnologia da informação. 7 ed. 2014 GUIMARÃES, A. S., JOHNSON, G. F. Sistemas de informações: administração em tempo real. Rio de Janeiro: Quality Mark. 2007. IGNARRA, Luiz Renato. Fundamentos do Turismo. São Paulo: Pioneira, 2001. KENDZERSKI, Paulo Roberto. 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Acesso em 07/11/2021.CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOTurismoTurismo tecnologiaPolíticas públicasTurismo e marketingRecife conectado: propostas de melhorias para o visit Recifeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBezerra, Thales Ramon de Queirozhttp://lattes.cnpq.br/4731505337833549Bezerra, Thales Ramon de QueirozSantos, Rodrigo José de Albuquerque Marinho Ataide dosSantos, Roberta Albuquerquehttp://lattes.cnpq.br/4731505337833549http://lattes.cnpq.br/0908925796576344http://lattes.cnpq.br/7322223948986924http://lattes.cnpq.br/7767238704278273Araújo, Beatriz Kelly Viana deSantana, Milena Maria Magalhãeshttp://lattes.cnpq.br/2716932254231559BrasilRecifeinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional do IFPEinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)instacron:IFPEORIGINALRecife conectado propostas de melhorias para o visit Recife.pdfRecife conectado propostas de melhorias para o visit Recife.pdfTrabalho de Conclusão de Cursoapplication/pdf888192https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/656/1/Recife%20conectado%20propostas%20de%20melhorias%20para%20o%20visit%20Recife.pdfb2529d1ae6afb2f4f271b0b225ac134aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/656/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/6562022-08-01 14:19:24.343oai:repositorio.ifpe.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifpe.edu.br/oai/requestrepositorioifpe@reitoria.ifpe.edu.bropendoar:2022-08-01T17:19:24Repositório Institucional do IFPE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)false |
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