A Atuação do (a) enfermeiro (a) no rastreamento e acompanhamento de crianças com transtorno do espectro autista no âmbito da atenção primária à saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Evelin Freire da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: https://lattes.cnpq.br/2622528724114822
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPE
Texto Completo: https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/805
Resumo: Objetivo: analisar a produção científica relacionada à atuação do (a) enfermeiro (a) no rastreamento e no acompanhamento de crianças com TEA, no contexto da Atenção Primária à Saúde. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada a partir da busca de publicações científicas indexadas nas bases de dados: LILACS, BDENF, ADOLEC, BVS, SciVerse Scopus, IBECS e PubMed. Os critérios de inclusão aplicados, foram artigos científicos publicados nos últimos 05 anos, nos idiomas português, inglês e espanhol, que abordam a temática em tela, sendo utilizado para análise e interpretação dos dados o método de Análise Textual Discursiva. Resultados: Com base na análise dos 10 estudos que compuseram a amostra final, houve a construção de cinco eixos centrais, que foram assim classificados: O papel do (a) enfermeiro (a) no rastreamento do TEA; Percepção Familiar: Identificação de sinais sintomas e trajetória diagnóstica; Percepção familiar: Impacto pós diagnóstico; Estruturação da assistência à criança autista: a práxis do (a) enfermeiro (a) e Dificuldades enfrentadas pelos (as) enfermeiros (as) no âmbito assistencial. Conclusão: Pode-se constatar a relevância assistencial do (a) enfermeiro (a) no contexto do TEA, contudo, a assistência ofertada ainda é fragilizada pelo déficit de conhecimento e fragmentação da atuação da equipe multiprofissional. Por isso, faz-se necessário investir em capacitações para os profissionais e conceder enfoque à temática ainda na graduação.
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spelling 2023-01-16T21:00:39Z2023-01-16T21:00:39Z2022-12-01SILVA, Evelin Freire da ; SANTOS, Ladja Raiany Crispin da Silva ; RODRIGUES, Kleber Fernando. A Atuação do (a) enfermeiro (a) no rastreamento e acompanhamento de crianças com transtorno do espectro autista, no âmbito da Atenção Primária à Saúde. 33 f. Artigo. (Bacharelado em Enfermagem) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2022.https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/805Objetivo: analisar a produção científica relacionada à atuação do (a) enfermeiro (a) no rastreamento e no acompanhamento de crianças com TEA, no contexto da Atenção Primária à Saúde. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada a partir da busca de publicações científicas indexadas nas bases de dados: LILACS, BDENF, ADOLEC, BVS, SciVerse Scopus, IBECS e PubMed. Os critérios de inclusão aplicados, foram artigos científicos publicados nos últimos 05 anos, nos idiomas português, inglês e espanhol, que abordam a temática em tela, sendo utilizado para análise e interpretação dos dados o método de Análise Textual Discursiva. Resultados: Com base na análise dos 10 estudos que compuseram a amostra final, houve a construção de cinco eixos centrais, que foram assim classificados: O papel do (a) enfermeiro (a) no rastreamento do TEA; Percepção Familiar: Identificação de sinais sintomas e trajetória diagnóstica; Percepção familiar: Impacto pós diagnóstico; Estruturação da assistência à criança autista: a práxis do (a) enfermeiro (a) e Dificuldades enfrentadas pelos (as) enfermeiros (as) no âmbito assistencial. Conclusão: Pode-se constatar a relevância assistencial do (a) enfermeiro (a) no contexto do TEA, contudo, a assistência ofertada ainda é fragilizada pelo déficit de conhecimento e fragmentação da atuação da equipe multiprofissional. Por isso, faz-se necessário investir em capacitações para os profissionais e conceder enfoque à temática ainda na graduação.Objective: to analyze the scientific production related to the role of nurses in tracking and monitoring children with ASD, in the context of Primary Health Care. Methodology: This is an integrative literature review, based on the search for scientific publications indexed in the following databases: LILACS, BDENF, ADOLEC, BVS, SciVerse Scopus, IBECS and PubMed. The applied inclusion criteria were scientific articles published in the last 05 years, in Portuguese, English and Spanish, which address the theme on screen, using the Discursive Textual Analysis method for analysis and interpretation of data. Results: Based on the analysis of the 10 studies that made up the final sample, five central axes were constructed, which were classified as follows: The role of the nurse in tracking ASD; Family Perception: Identification of signs, symptoms and diagnostic trajectory; Family perception: Post-diagnosis impact; Structuring care for autistic children: the practice of nurses and Difficulties faced by nurses in the field of care. Conclusion: It can be seen the importance of the nurse in the context of ASD, however, the assistance offered is still weakened by the lack of knowledge and fragmentation of the work of the multidisciplinary team. Therefore, it is necessary to invest in training for professionals and to focus on the subject in undergraduate courses.33 p.ALMEIDA, A.T.S.D; SANTOS, M.B.L; MELO, K.C; SILVA, W.C; ROCHA, R.M.C; OLIVEIRA, S.A; FARIAS, S.R; SOUSA, K.L.A.O; MESQUITA, E.S; LIMA, R.S.C; SOUSA, M.R.S; BORGES, L.V.A; PESSOA, N.M. 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description Objetivo: analisar a produção científica relacionada à atuação do (a) enfermeiro (a) no rastreamento e no acompanhamento de crianças com TEA, no contexto da Atenção Primária à Saúde. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada a partir da busca de publicações científicas indexadas nas bases de dados: LILACS, BDENF, ADOLEC, BVS, SciVerse Scopus, IBECS e PubMed. Os critérios de inclusão aplicados, foram artigos científicos publicados nos últimos 05 anos, nos idiomas português, inglês e espanhol, que abordam a temática em tela, sendo utilizado para análise e interpretação dos dados o método de Análise Textual Discursiva. Resultados: Com base na análise dos 10 estudos que compuseram a amostra final, houve a construção de cinco eixos centrais, que foram assim classificados: O papel do (a) enfermeiro (a) no rastreamento do TEA; Percepção Familiar: Identificação de sinais sintomas e trajetória diagnóstica; Percepção familiar: Impacto pós diagnóstico; Estruturação da assistência à criança autista: a práxis do (a) enfermeiro (a) e Dificuldades enfrentadas pelos (as) enfermeiros (as) no âmbito assistencial. Conclusão: Pode-se constatar a relevância assistencial do (a) enfermeiro (a) no contexto do TEA, contudo, a assistência ofertada ainda é fragilizada pelo déficit de conhecimento e fragmentação da atuação da equipe multiprofissional. Por isso, faz-se necessário investir em capacitações para os profissionais e conceder enfoque à temática ainda na graduação.
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