DIÁLOGO ENTRE EDUCAÇÃO, CORPO E ARTES MARCIAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Dialektiké |
Texto Completo: | https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/article/view/2938 |
Resumo: | Trata-se de uma reflexão sobre a educação, o corpo e a filosofia das Artes Marciais no processo de formação do Ser em sua profunda expressão. Ressaltamos as contribuições filosóficas e o engajamento do corpo nessa ação, os princípios filosóficos e a aprendizagem para a vida. O caminho metodológico concerne à fenomenologia, pois trata do espaço vivido que possibilitou reflexão e a possível articulação entre as categorias dessa pesquisa. A interpretação aqui enfocada privilegiou uma reflexão embasada na tradição das Artes Marciais, principalmente no que concerne ao modo como essa transição de experiência se dá por meio da aprendizagem da cultura. Dessa forma, as noções aqui elaboradas permitem refletir sobre a educação e o corpo, e sua capacidade de aprendizagem e de formação por meio das Artes Marciais, vislumbrando a criação de um espaço expressivo no qual se instala o papel desse corpo, da cultura, do legado cultural e dos princípios filosóficos. |
id |
IFRN-2_ff41896e7586a1849d5a19e7d4cedb2b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/2938 |
network_acronym_str |
IFRN-2 |
network_name_str |
Dialektiké |
repository_id_str |
|
spelling |
DIÁLOGO ENTRE EDUCAÇÃO, CORPO E ARTES MARCIAISArtes Marciais. Corpo. Educação. Fenomenologia. Merleau-Ponty.Trata-se de uma reflexão sobre a educação, o corpo e a filosofia das Artes Marciais no processo de formação do Ser em sua profunda expressão. Ressaltamos as contribuições filosóficas e o engajamento do corpo nessa ação, os princípios filosóficos e a aprendizagem para a vida. O caminho metodológico concerne à fenomenologia, pois trata do espaço vivido que possibilitou reflexão e a possível articulação entre as categorias dessa pesquisa. A interpretação aqui enfocada privilegiou uma reflexão embasada na tradição das Artes Marciais, principalmente no que concerne ao modo como essa transição de experiência se dá por meio da aprendizagem da cultura. Dessa forma, as noções aqui elaboradas permitem refletir sobre a educação e o corpo, e sua capacidade de aprendizagem e de formação por meio das Artes Marciais, vislumbrando a criação de um espaço expressivo no qual se instala o papel desse corpo, da cultura, do legado cultural e dos princípios filosóficos.Instituto Federal do Rio Grande do Norte2015-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/article/view/293810.15628/dialektike.2015.2938Dialektiké; v. 1 n. 2 (2015); 88-962359-1323reponame:Dialektikéinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttps://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/article/view/2938/1082Silva, Luiz Arthur Nunes dada Nóbrega, Terezinha Petruciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-30T20:50:03Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/2938Revistahttps://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektikePUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/oaieditora@ifrn.edu.br|| jorge.lima@ifrn.edu.br2359-13232359-1323opendoar:2018-01-30T20:50:03Dialektiké - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DIÁLOGO ENTRE EDUCAÇÃO, CORPO E ARTES MARCIAIS |
title |
DIÁLOGO ENTRE EDUCAÇÃO, CORPO E ARTES MARCIAIS |
spellingShingle |
DIÁLOGO ENTRE EDUCAÇÃO, CORPO E ARTES MARCIAIS Silva, Luiz Arthur Nunes da Artes Marciais. Corpo. Educação. Fenomenologia. Merleau-Ponty. |
title_short |
DIÁLOGO ENTRE EDUCAÇÃO, CORPO E ARTES MARCIAIS |
title_full |
DIÁLOGO ENTRE EDUCAÇÃO, CORPO E ARTES MARCIAIS |
title_fullStr |
DIÁLOGO ENTRE EDUCAÇÃO, CORPO E ARTES MARCIAIS |
title_full_unstemmed |
DIÁLOGO ENTRE EDUCAÇÃO, CORPO E ARTES MARCIAIS |
title_sort |
DIÁLOGO ENTRE EDUCAÇÃO, CORPO E ARTES MARCIAIS |
author |
Silva, Luiz Arthur Nunes da |
author_facet |
Silva, Luiz Arthur Nunes da da Nóbrega, Terezinha Petrucia |
author_role |
author |
author2 |
da Nóbrega, Terezinha Petrucia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Luiz Arthur Nunes da da Nóbrega, Terezinha Petrucia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes Marciais. Corpo. Educação. Fenomenologia. Merleau-Ponty. |
topic |
Artes Marciais. Corpo. Educação. Fenomenologia. Merleau-Ponty. |
description |
Trata-se de uma reflexão sobre a educação, o corpo e a filosofia das Artes Marciais no processo de formação do Ser em sua profunda expressão. Ressaltamos as contribuições filosóficas e o engajamento do corpo nessa ação, os princípios filosóficos e a aprendizagem para a vida. O caminho metodológico concerne à fenomenologia, pois trata do espaço vivido que possibilitou reflexão e a possível articulação entre as categorias dessa pesquisa. A interpretação aqui enfocada privilegiou uma reflexão embasada na tradição das Artes Marciais, principalmente no que concerne ao modo como essa transição de experiência se dá por meio da aprendizagem da cultura. Dessa forma, as noções aqui elaboradas permitem refletir sobre a educação e o corpo, e sua capacidade de aprendizagem e de formação por meio das Artes Marciais, vislumbrando a criação de um espaço expressivo no qual se instala o papel desse corpo, da cultura, do legado cultural e dos princípios filosóficos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/article/view/2938 10.15628/dialektike.2015.2938 |
url |
https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/article/view/2938 |
identifier_str_mv |
10.15628/dialektike.2015.2938 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/article/view/2938/1082 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Dialektiké; v. 1 n. 2 (2015); 88-96 2359-1323 reponame:Dialektiké instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Dialektiké |
collection |
Dialektiké |
repository.name.fl_str_mv |
Dialektiké - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@ifrn.edu.br|| jorge.lima@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951667848183808 |