DIÁLOGO ENTRE EDUCAÇÃO, CORPO E ARTES MARCIAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luiz Arthur Nunes da
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: da Nóbrega, Terezinha Petrucia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Dialektiké
Texto Completo: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/article/view/2938
Resumo: Trata-se de uma reflexão sobre a educação, o corpo e a filosofia das Artes Marciais no processo de formação do Ser em sua profunda expressão. Ressaltamos as contribuições filosóficas e o engajamento do corpo nessa ação, os princípios filosóficos e a aprendizagem para a vida. O caminho metodológico concerne à fenomenologia, pois trata do espaço vivido que possibilitou reflexão e a possível articulação entre as categorias dessa pesquisa. A interpretação aqui enfocada privilegiou uma reflexão embasada na tradição das Artes Marciais, principalmente no que concerne ao modo como essa transição de experiência se dá por meio da aprendizagem da cultura. Dessa forma, as noções aqui elaboradas permitem refletir sobre a educação e o corpo, e sua capacidade de aprendizagem e de formação por meio das Artes Marciais, vislumbrando a criação de um espaço expressivo no qual se instala o papel desse corpo, da cultura, do legado cultural e dos princípios filosóficos.
id IFRN-2_ff41896e7586a1849d5a19e7d4cedb2b
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/2938
network_acronym_str IFRN-2
network_name_str Dialektiké
repository_id_str
spelling DIÁLOGO ENTRE EDUCAÇÃO, CORPO E ARTES MARCIAISArtes Marciais. Corpo. Educação. Fenomenologia. Merleau-Ponty.Trata-se de uma reflexão sobre a educação, o corpo e a filosofia das Artes Marciais no processo de formação do Ser em sua profunda expressão. Ressaltamos as contribuições filosóficas e o engajamento do corpo nessa ação, os princípios filosóficos e a aprendizagem para a vida. O caminho metodológico concerne à fenomenologia, pois trata do espaço vivido que possibilitou reflexão e a possível articulação entre as categorias dessa pesquisa. A interpretação aqui enfocada privilegiou uma reflexão embasada na tradição das Artes Marciais, principalmente no que concerne ao modo como essa transição de experiência se dá por meio da aprendizagem da cultura. Dessa forma, as noções aqui elaboradas permitem refletir sobre a educação e o corpo, e sua capacidade de aprendizagem e de formação por meio das Artes Marciais, vislumbrando a criação de um espaço expressivo no qual se instala o papel desse corpo, da cultura, do legado cultural e dos princípios filosóficos.Instituto Federal do Rio Grande do Norte2015-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/article/view/293810.15628/dialektike.2015.2938Dialektiké; v. 1 n. 2 (2015); 88-962359-1323reponame:Dialektikéinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttps://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/article/view/2938/1082Silva, Luiz Arthur Nunes dada Nóbrega, Terezinha Petruciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-30T20:50:03Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/2938Revistahttps://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektikePUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/oaieditora@ifrn.edu.br|| jorge.lima@ifrn.edu.br2359-13232359-1323opendoar:2018-01-30T20:50:03Dialektiké - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv DIÁLOGO ENTRE EDUCAÇÃO, CORPO E ARTES MARCIAIS
title DIÁLOGO ENTRE EDUCAÇÃO, CORPO E ARTES MARCIAIS
spellingShingle DIÁLOGO ENTRE EDUCAÇÃO, CORPO E ARTES MARCIAIS
Silva, Luiz Arthur Nunes da
Artes Marciais. Corpo. Educação. Fenomenologia. Merleau-Ponty.
title_short DIÁLOGO ENTRE EDUCAÇÃO, CORPO E ARTES MARCIAIS
title_full DIÁLOGO ENTRE EDUCAÇÃO, CORPO E ARTES MARCIAIS
title_fullStr DIÁLOGO ENTRE EDUCAÇÃO, CORPO E ARTES MARCIAIS
title_full_unstemmed DIÁLOGO ENTRE EDUCAÇÃO, CORPO E ARTES MARCIAIS
title_sort DIÁLOGO ENTRE EDUCAÇÃO, CORPO E ARTES MARCIAIS
author Silva, Luiz Arthur Nunes da
author_facet Silva, Luiz Arthur Nunes da
da Nóbrega, Terezinha Petrucia
author_role author
author2 da Nóbrega, Terezinha Petrucia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luiz Arthur Nunes da
da Nóbrega, Terezinha Petrucia
dc.subject.por.fl_str_mv Artes Marciais. Corpo. Educação. Fenomenologia. Merleau-Ponty.
topic Artes Marciais. Corpo. Educação. Fenomenologia. Merleau-Ponty.
description Trata-se de uma reflexão sobre a educação, o corpo e a filosofia das Artes Marciais no processo de formação do Ser em sua profunda expressão. Ressaltamos as contribuições filosóficas e o engajamento do corpo nessa ação, os princípios filosóficos e a aprendizagem para a vida. O caminho metodológico concerne à fenomenologia, pois trata do espaço vivido que possibilitou reflexão e a possível articulação entre as categorias dessa pesquisa. A interpretação aqui enfocada privilegiou uma reflexão embasada na tradição das Artes Marciais, principalmente no que concerne ao modo como essa transição de experiência se dá por meio da aprendizagem da cultura. Dessa forma, as noções aqui elaboradas permitem refletir sobre a educação e o corpo, e sua capacidade de aprendizagem e de formação por meio das Artes Marciais, vislumbrando a criação de um espaço expressivo no qual se instala o papel desse corpo, da cultura, do legado cultural e dos princípios filosóficos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/article/view/2938
10.15628/dialektike.2015.2938
url https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/article/view/2938
identifier_str_mv 10.15628/dialektike.2015.2938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/article/view/2938/1082
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv Dialektiké; v. 1 n. 2 (2015); 88-96
2359-1323
reponame:Dialektiké
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Dialektiké
collection Dialektiké
repository.name.fl_str_mv Dialektiké - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv editora@ifrn.edu.br|| jorge.lima@ifrn.edu.br
_version_ 1798951667848183808