AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO PROFISSIONAL PARA TRABALHADORES DO CONHECIMENTO: um estudo de caso em uma instituição pública de educação, ciência e tecnologia do Nordeste do Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
DOI: | 10.15628/holos.2018.5170 |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5170 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi avaliar o suporte organizacional para aprendizagem e o impacto do Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Pública na percepção dos gestores Técnico-Administrativos em Educação de uma instituição pública de educação, ciência e tecnologia do Nordeste do Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com modo de investigação no estudo de caso e de objetivo descritiva. Para o levantamento dos dados utilizou-se de entrevista estruturada por meio do MAIS (Modelo de Avaliação Integrado e Somativo), proposto por Jairo Borges-Andrade, Gardênia Abbad e Luciana Mourão. Os dados coletados foram tratados em planilhas eletrônicas e os resultados demonstram que: quanto ao suporte organizacional, existiram condições organizacionais favoráveis e havia compromisso da organização com a aprendizagem das novas competências dos trabalhadores, bem como, houve a absorção pelos indivíduos/ grupos de trabalho sobre o quanto a organização valoriza suas contribuições de novos conhecimentos. Quanto ao impacto do treinamento, tem-se que ficou constatado que houve melhorias no desempenho individual dos servidores treinados através de uma nova forma de desempenhar antigas tarefas a partir das novas competências adquiridas. |
id |
IFRN-3_070ce55be27ddfef00f658f286bf04b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/5170 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
spelling |
AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO PROFISSIONAL PARA TRABALHADORES DO CONHECIMENTO: um estudo de caso em uma instituição pública de educação, ciência e tecnologia do Nordeste do BrasilSuporteImpactoTrabalhadores do conhecimentoCiênciaTecnologia.O objetivo desta pesquisa foi avaliar o suporte organizacional para aprendizagem e o impacto do Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Pública na percepção dos gestores Técnico-Administrativos em Educação de uma instituição pública de educação, ciência e tecnologia do Nordeste do Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com modo de investigação no estudo de caso e de objetivo descritiva. Para o levantamento dos dados utilizou-se de entrevista estruturada por meio do MAIS (Modelo de Avaliação Integrado e Somativo), proposto por Jairo Borges-Andrade, Gardênia Abbad e Luciana Mourão. Os dados coletados foram tratados em planilhas eletrônicas e os resultados demonstram que: quanto ao suporte organizacional, existiram condições organizacionais favoráveis e havia compromisso da organização com a aprendizagem das novas competências dos trabalhadores, bem como, houve a absorção pelos indivíduos/ grupos de trabalho sobre o quanto a organização valoriza suas contribuições de novos conhecimentos. Quanto ao impacto do treinamento, tem-se que ficou constatado que houve melhorias no desempenho individual dos servidores treinados através de uma nova forma de desempenhar antigas tarefas a partir das novas competências adquiridas.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2018-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/517010.15628/holos.2018.5170HOLOS; v. 4 (2018); 137-1551807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5170/pdfCopyright (c) 2018 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Ahiram Brunni Cartaxo deOliveira, Rinaldo Medeiros Alves deNeto, Ezequiel da Costa SoaresOliveira, Marcos Antônio deSilva, Arthur William Pereira daSilva, Pablo Marlon Medeiros da2022-05-01T19:31:08Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/5170Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:31:08Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO PROFISSIONAL PARA TRABALHADORES DO CONHECIMENTO: um estudo de caso em uma instituição pública de educação, ciência e tecnologia do Nordeste do Brasil |
title |
AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO PROFISSIONAL PARA TRABALHADORES DO CONHECIMENTO: um estudo de caso em uma instituição pública de educação, ciência e tecnologia do Nordeste do Brasil |
spellingShingle |
AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO PROFISSIONAL PARA TRABALHADORES DO CONHECIMENTO: um estudo de caso em uma instituição pública de educação, ciência e tecnologia do Nordeste do Brasil AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO PROFISSIONAL PARA TRABALHADORES DO CONHECIMENTO: um estudo de caso em uma instituição pública de educação, ciência e tecnologia do Nordeste do Brasil Castro, Ahiram Brunni Cartaxo de Suporte Impacto Trabalhadores do conhecimento Ciência Tecnologia. Castro, Ahiram Brunni Cartaxo de Suporte Impacto Trabalhadores do conhecimento Ciência Tecnologia. |
title_short |
AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO PROFISSIONAL PARA TRABALHADORES DO CONHECIMENTO: um estudo de caso em uma instituição pública de educação, ciência e tecnologia do Nordeste do Brasil |
title_full |
AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO PROFISSIONAL PARA TRABALHADORES DO CONHECIMENTO: um estudo de caso em uma instituição pública de educação, ciência e tecnologia do Nordeste do Brasil |
title_fullStr |
AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO PROFISSIONAL PARA TRABALHADORES DO CONHECIMENTO: um estudo de caso em uma instituição pública de educação, ciência e tecnologia do Nordeste do Brasil AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO PROFISSIONAL PARA TRABALHADORES DO CONHECIMENTO: um estudo de caso em uma instituição pública de educação, ciência e tecnologia do Nordeste do Brasil |
title_full_unstemmed |
AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO PROFISSIONAL PARA TRABALHADORES DO CONHECIMENTO: um estudo de caso em uma instituição pública de educação, ciência e tecnologia do Nordeste do Brasil AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO PROFISSIONAL PARA TRABALHADORES DO CONHECIMENTO: um estudo de caso em uma instituição pública de educação, ciência e tecnologia do Nordeste do Brasil |
title_sort |
AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO PROFISSIONAL PARA TRABALHADORES DO CONHECIMENTO: um estudo de caso em uma instituição pública de educação, ciência e tecnologia do Nordeste do Brasil |
author |
Castro, Ahiram Brunni Cartaxo de |
author_facet |
Castro, Ahiram Brunni Cartaxo de Castro, Ahiram Brunni Cartaxo de Oliveira, Rinaldo Medeiros Alves de Neto, Ezequiel da Costa Soares Oliveira, Marcos Antônio de Silva, Arthur William Pereira da Silva, Pablo Marlon Medeiros da Oliveira, Rinaldo Medeiros Alves de Neto, Ezequiel da Costa Soares Oliveira, Marcos Antônio de Silva, Arthur William Pereira da Silva, Pablo Marlon Medeiros da |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Rinaldo Medeiros Alves de Neto, Ezequiel da Costa Soares Oliveira, Marcos Antônio de Silva, Arthur William Pereira da Silva, Pablo Marlon Medeiros da |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Ahiram Brunni Cartaxo de Oliveira, Rinaldo Medeiros Alves de Neto, Ezequiel da Costa Soares Oliveira, Marcos Antônio de Silva, Arthur William Pereira da Silva, Pablo Marlon Medeiros da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Suporte Impacto Trabalhadores do conhecimento Ciência Tecnologia. |
topic |
Suporte Impacto Trabalhadores do conhecimento Ciência Tecnologia. |
description |
O objetivo desta pesquisa foi avaliar o suporte organizacional para aprendizagem e o impacto do Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Pública na percepção dos gestores Técnico-Administrativos em Educação de uma instituição pública de educação, ciência e tecnologia do Nordeste do Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com modo de investigação no estudo de caso e de objetivo descritiva. Para o levantamento dos dados utilizou-se de entrevista estruturada por meio do MAIS (Modelo de Avaliação Integrado e Somativo), proposto por Jairo Borges-Andrade, Gardênia Abbad e Luciana Mourão. Os dados coletados foram tratados em planilhas eletrônicas e os resultados demonstram que: quanto ao suporte organizacional, existiram condições organizacionais favoráveis e havia compromisso da organização com a aprendizagem das novas competências dos trabalhadores, bem como, houve a absorção pelos indivíduos/ grupos de trabalho sobre o quanto a organização valoriza suas contribuições de novos conhecimentos. Quanto ao impacto do treinamento, tem-se que ficou constatado que houve melhorias no desempenho individual dos servidores treinados através de uma nova forma de desempenhar antigas tarefas a partir das novas competências adquiridas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5170 10.15628/holos.2018.5170 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5170 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2018.5170 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5170/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 4 (2018); 137-155 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1822183233687650304 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.15628/holos.2018.5170 |