DESCARTE DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO DE MÚLTIPLOS CASOS EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS DO NORDESTE DO BRASIL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão Industrial |
DOI: | 10.3895/S1808-04482014000400003 |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1770 |
Resumo: | O descarte do conhecimento é uma atividade complexa, trata da disciplina que as organizações devem ter de não acumular conhecimento que não gera mais valor à sua competência essencial. A questão de pesquisa é: como organizações públicas e privadas do Nordeste do Brasil, cujo principal recurso é o conhecimento, percebem o descarte do conhecimento? A pesquisa se justifica pela possibilidade de levantar medidas e conhecer como as organizações descartam o conhecimento, e pela ausência de trabalhos diretamente relacionados ao assunto nos principais repositórios acadêmicos da internet. O objetivo é verificar a percepção dos gestores das organizações pesquisadas sobre o descarte do conhecimento. Para isso, utilizou-se da Seção Descarte do Diagnóstico de Gestão do Conhecimento proposto por Bukowitz e Williams (2002), bem como dos indicadores de Gestão do Conhecimento (GC) propostos por Brito, Oliveira e Castro (2012). Optou-se por um estudo de múltiplos casos e de campo, de abordagem quantitativo-descritiva. Os dados foram tratados em planilhas eletrônicas. Os resultados sinalizam que, para a maioria das organizações pesquisadas o descarte do conhecimento se trata de uma prática pouco presente, não se constituindo como uma rotina ou lição consolidada e formalizada. |
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DESCARTE DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO DE MÚLTIPLOS CASOS EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS DO NORDESTE DO BRASILGestão do Conhecimento e Aprendizagem OrganizacionalO descarte do conhecimento é uma atividade complexa, trata da disciplina que as organizações devem ter de não acumular conhecimento que não gera mais valor à sua competência essencial. A questão de pesquisa é: como organizações públicas e privadas do Nordeste do Brasil, cujo principal recurso é o conhecimento, percebem o descarte do conhecimento? A pesquisa se justifica pela possibilidade de levantar medidas e conhecer como as organizações descartam o conhecimento, e pela ausência de trabalhos diretamente relacionados ao assunto nos principais repositórios acadêmicos da internet. O objetivo é verificar a percepção dos gestores das organizações pesquisadas sobre o descarte do conhecimento. Para isso, utilizou-se da Seção Descarte do Diagnóstico de Gestão do Conhecimento proposto por Bukowitz e Williams (2002), bem como dos indicadores de Gestão do Conhecimento (GC) propostos por Brito, Oliveira e Castro (2012). Optou-se por um estudo de múltiplos casos e de campo, de abordagem quantitativo-descritiva. Os dados foram tratados em planilhas eletrônicas. Os resultados sinalizam que, para a maioria das organizações pesquisadas o descarte do conhecimento se trata de uma prática pouco presente, não se constituindo como uma rotina ou lição consolidada e formalizada.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Castro, Ahiram Brunni Cartaxo deBrito, Lydia Maria Pinto2014-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/177010.3895/S1808-04482014000400003Revista Gestão Industrial; v. 10, n. 4 (2014)1808-044810.3895/S1808-044820140004reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1770/1903Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-31T19:39:37Zoai:periodicos.utfpr:article/1770Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2014-12-31T19:39:37Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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