DESCARTE DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO DE MÚLTIPLOS CASOS EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS DO NORDESTE DO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Ahiram Brunni Cartaxo de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Brito, Lydia Maria Pinto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão Industrial
DOI: 10.3895/S1808-04482014000400003
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1770
Resumo: O descarte do conhecimento é uma atividade complexa, trata da disciplina que as organizações devem ter de não acumular conhecimento que não gera mais valor à sua competência essencial. A questão de pesquisa é: como organizações públicas e privadas do Nordeste do Brasil, cujo principal recurso é o conhecimento, percebem o descarte do conhecimento? A pesquisa se justifica pela possibilidade de levantar medidas e conhecer como as organizações descartam o conhecimento, e pela ausência de trabalhos diretamente relacionados ao assunto nos principais repositórios acadêmicos da internet. O objetivo é verificar a percepção dos gestores das organizações pesquisadas sobre o descarte do conhecimento. Para isso, utilizou-se da Seção Descarte do Diagnóstico de Gestão do Conhecimento proposto por Bukowitz e Williams (2002), bem como dos indicadores de Gestão do Conhecimento (GC) propostos por Brito, Oliveira e Castro (2012). Optou-se por um estudo de múltiplos casos e de campo, de abordagem quantitativo-descritiva. Os dados foram tratados em planilhas eletrônicas. Os resultados sinalizam que, para a maioria das organizações pesquisadas o descarte do conhecimento se trata de uma prática pouco presente, não se constituindo como uma rotina ou lição consolidada e formalizada.
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Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Organizacional
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