FORMAÇÃO DO TÉCNICO AGRICOLA NO BRASIL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Marco Antônio
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Fernandes Carneiro, Maria Esperança, Silva Santiago, Léia Adriana, Rincón Afonso, Lúcia Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3226
Resumo: O Ensino Agropecuário ministrado no Instituto Federal Goiano Câmpus Ceres constituiu-se no cerne de nossa reflexão, tendo por interrogações os desafios e perspectivas de qualificação do técnico agrícola decorrente das políticas públicas de Educação Profissional Técnica e Tecnológica no Brasil (EPTT) - tendo por referencia diretrizes formativas emanadas pelas distintas legislações em três períodos, sejam, anterior ao Decreto 2.208/97, para o presente trabalho denominado Escola Fazenda, na vigência da mencionada legislação e a partir de sua substituição pelo Decreto 5.154/2004. A problemática que orientou as análises relaciona-se às mudanças de diretrizes na EPTT e seus impactos no perfil de formação do técnico agrícola. Objetivamos interpretar e analisar a realidade e as contradições dessa formação recebida e recorremos aos elementos conceituais educação e trabalho sob o prisma do materialismo histórico-dialético como fundamentos teórico-metodológicos. Selecionamos como amostra os egressos no período de dez anos de 1997 a 2007. Constatamos que o curso, para os egressos, foi um facilitador para a empregabilidade em diversos segmentos do mercado e para acesso ao ensino superior.
id IFRN-3_12c03ae468e38c57de3f6349387de722
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/3226
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DO TÉCNICO AGRICOLA NO BRASIL: DESAFIOS E PERSPECTIVASEducação profissionalMundo do TrabalhoTécnico AgrícolaO Ensino Agropecuário ministrado no Instituto Federal Goiano Câmpus Ceres constituiu-se no cerne de nossa reflexão, tendo por interrogações os desafios e perspectivas de qualificação do técnico agrícola decorrente das políticas públicas de Educação Profissional Técnica e Tecnológica no Brasil (EPTT) - tendo por referencia diretrizes formativas emanadas pelas distintas legislações em três períodos, sejam, anterior ao Decreto 2.208/97, para o presente trabalho denominado Escola Fazenda, na vigência da mencionada legislação e a partir de sua substituição pelo Decreto 5.154/2004. A problemática que orientou as análises relaciona-se às mudanças de diretrizes na EPTT e seus impactos no perfil de formação do técnico agrícola. Objetivamos interpretar e analisar a realidade e as contradições dessa formação recebida e recorremos aos elementos conceituais educação e trabalho sob o prisma do materialismo histórico-dialético como fundamentos teórico-metodológicos. Selecionamos como amostra os egressos no período de dez anos de 1997 a 2007. Constatamos que o curso, para os egressos, foi um facilitador para a empregabilidade em diversos segmentos do mercado e para acesso ao ensino superior.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2020-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/322610.15628/holos.2020.3226HOLOS; v. 3 (2020); 1-131807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3226/pdfCopyright (c) 2020 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Marco AntônioFernandes Carneiro, Maria EsperançaSilva Santiago, Léia AdrianaRincón Afonso, Lúcia Helena2022-05-01T19:16:48Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/3226Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:16:48Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DO TÉCNICO AGRICOLA NO BRASIL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
title FORMAÇÃO DO TÉCNICO AGRICOLA NO BRASIL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
spellingShingle FORMAÇÃO DO TÉCNICO AGRICOLA NO BRASIL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Carvalho, Marco Antônio
Educação profissional
Mundo do Trabalho
Técnico Agrícola
title_short FORMAÇÃO DO TÉCNICO AGRICOLA NO BRASIL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
title_full FORMAÇÃO DO TÉCNICO AGRICOLA NO BRASIL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
title_fullStr FORMAÇÃO DO TÉCNICO AGRICOLA NO BRASIL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DO TÉCNICO AGRICOLA NO BRASIL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
title_sort FORMAÇÃO DO TÉCNICO AGRICOLA NO BRASIL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
author Carvalho, Marco Antônio
author_facet Carvalho, Marco Antônio
Fernandes Carneiro, Maria Esperança
Silva Santiago, Léia Adriana
Rincón Afonso, Lúcia Helena
author_role author
author2 Fernandes Carneiro, Maria Esperança
Silva Santiago, Léia Adriana
Rincón Afonso, Lúcia Helena
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Marco Antônio
Fernandes Carneiro, Maria Esperança
Silva Santiago, Léia Adriana
Rincón Afonso, Lúcia Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Educação profissional
Mundo do Trabalho
Técnico Agrícola
topic Educação profissional
Mundo do Trabalho
Técnico Agrícola
description O Ensino Agropecuário ministrado no Instituto Federal Goiano Câmpus Ceres constituiu-se no cerne de nossa reflexão, tendo por interrogações os desafios e perspectivas de qualificação do técnico agrícola decorrente das políticas públicas de Educação Profissional Técnica e Tecnológica no Brasil (EPTT) - tendo por referencia diretrizes formativas emanadas pelas distintas legislações em três períodos, sejam, anterior ao Decreto 2.208/97, para o presente trabalho denominado Escola Fazenda, na vigência da mencionada legislação e a partir de sua substituição pelo Decreto 5.154/2004. A problemática que orientou as análises relaciona-se às mudanças de diretrizes na EPTT e seus impactos no perfil de formação do técnico agrícola. Objetivamos interpretar e analisar a realidade e as contradições dessa formação recebida e recorremos aos elementos conceituais educação e trabalho sob o prisma do materialismo histórico-dialético como fundamentos teórico-metodológicos. Selecionamos como amostra os egressos no período de dez anos de 1997 a 2007. Constatamos que o curso, para os egressos, foi um facilitador para a empregabilidade em diversos segmentos do mercado e para acesso ao ensino superior.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3226
10.15628/holos.2020.3226
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3226
identifier_str_mv 10.15628/holos.2020.3226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3226/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 3 (2020); 1-13
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1752129794674262016