EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA E USO DO FACEBOOK PARA FINS EDUCACIONAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Patrícia Lupion
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Boaron, Danielle Cristine, Kowalski, Raquel Pasternak Glitz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4737
Resumo: O presente artigo pretende expor o resultado de um processo de pesquisa qualiquantitativa do tipo estudo de caso, desenvolvido dentro de uma linha de pesquisa de um programa de pós-graduação stricto sensu em Educação de uma universidade particular de grande porte do Estado do Paraná, como parte das atividades de um dos grupos de pesquisa. Com base nas reflexões e discussões, acerca dos perfis de leitores sistematizados pela pesquisadora Lucia Santaella (2014), buscou-se uma maneira de explicar os conceitos e envolver o maior número de pessoas, estendendo a proposta para além dos participantes do grupo de pesquisa, com o objetivo de possibilitar a interação, a colaboração e a disseminação da temática. O objetivo desse estudo é analisar a experiência do desenvolvimento de uma exposição e do uso de uma rede social para fins educacionais. A primeira fase centrou nas atividades realizadas no grupo de pesquisa com leituras, reflexões e discussões sobre o tema. A segunda fase focou na realização de uma exposição de fotografias e textos, denominada “Multiplicidade de Leitores”, juntamente com a disseminação em uma página no Facebook, a qual possibilitou a compreensão e a interação por um extenso número de pessoas, ultrapassando os muros da instituição. Com base nos resultados obtidos foi possível perceber que o desenvolvimento dessa experiência foi positivo, por propiciar aos apreciadores o entendimento sobre o tema de modo interativo e dinâmico. Ademais, evidenciou-se que a rede social tem sido cada vez mais utilizada pelos professores como ambiente de aprendizagem, por possibilitar aos estudantes um espaço de troca, colaboração e liberdade de expressão.
id IFRN-3_1454c6399e955b009eb211076dfcb44f
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/4737
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA E USO DO FACEBOOK PARA FINS EDUCACIONAISFacebookmultiplicidade de leitoresrede socialSantaella.O presente artigo pretende expor o resultado de um processo de pesquisa qualiquantitativa do tipo estudo de caso, desenvolvido dentro de uma linha de pesquisa de um programa de pós-graduação stricto sensu em Educação de uma universidade particular de grande porte do Estado do Paraná, como parte das atividades de um dos grupos de pesquisa. Com base nas reflexões e discussões, acerca dos perfis de leitores sistematizados pela pesquisadora Lucia Santaella (2014), buscou-se uma maneira de explicar os conceitos e envolver o maior número de pessoas, estendendo a proposta para além dos participantes do grupo de pesquisa, com o objetivo de possibilitar a interação, a colaboração e a disseminação da temática. O objetivo desse estudo é analisar a experiência do desenvolvimento de uma exposição e do uso de uma rede social para fins educacionais. A primeira fase centrou nas atividades realizadas no grupo de pesquisa com leituras, reflexões e discussões sobre o tema. A segunda fase focou na realização de uma exposição de fotografias e textos, denominada “Multiplicidade de Leitores”, juntamente com a disseminação em uma página no Facebook, a qual possibilitou a compreensão e a interação por um extenso número de pessoas, ultrapassando os muros da instituição. Com base nos resultados obtidos foi possível perceber que o desenvolvimento dessa experiência foi positivo, por propiciar aos apreciadores o entendimento sobre o tema de modo interativo e dinâmico. Ademais, evidenciou-se que a rede social tem sido cada vez mais utilizada pelos professores como ambiente de aprendizagem, por possibilitar aos estudantes um espaço de troca, colaboração e liberdade de expressão.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2017-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/473710.15628/holos.2017.4737HOLOS; v. 1 (2017); 415-4281807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4737/pdfCopyright (c) 2017 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessTorres, Patrícia LupionBoaron, Danielle CristineKowalski, Raquel Pasternak Glitz2022-05-01T20:19:09Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/4737Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:19:09Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA E USO DO FACEBOOK PARA FINS EDUCACIONAIS
title EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA E USO DO FACEBOOK PARA FINS EDUCACIONAIS
spellingShingle EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA E USO DO FACEBOOK PARA FINS EDUCACIONAIS
Torres, Patrícia Lupion
Facebook
multiplicidade de leitores
rede social
Santaella.
title_short EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA E USO DO FACEBOOK PARA FINS EDUCACIONAIS
title_full EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA E USO DO FACEBOOK PARA FINS EDUCACIONAIS
title_fullStr EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA E USO DO FACEBOOK PARA FINS EDUCACIONAIS
title_full_unstemmed EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA E USO DO FACEBOOK PARA FINS EDUCACIONAIS
title_sort EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA E USO DO FACEBOOK PARA FINS EDUCACIONAIS
author Torres, Patrícia Lupion
author_facet Torres, Patrícia Lupion
Boaron, Danielle Cristine
Kowalski, Raquel Pasternak Glitz
author_role author
author2 Boaron, Danielle Cristine
Kowalski, Raquel Pasternak Glitz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Patrícia Lupion
Boaron, Danielle Cristine
Kowalski, Raquel Pasternak Glitz
dc.subject.por.fl_str_mv Facebook
multiplicidade de leitores
rede social
Santaella.
topic Facebook
multiplicidade de leitores
rede social
Santaella.
description O presente artigo pretende expor o resultado de um processo de pesquisa qualiquantitativa do tipo estudo de caso, desenvolvido dentro de uma linha de pesquisa de um programa de pós-graduação stricto sensu em Educação de uma universidade particular de grande porte do Estado do Paraná, como parte das atividades de um dos grupos de pesquisa. Com base nas reflexões e discussões, acerca dos perfis de leitores sistematizados pela pesquisadora Lucia Santaella (2014), buscou-se uma maneira de explicar os conceitos e envolver o maior número de pessoas, estendendo a proposta para além dos participantes do grupo de pesquisa, com o objetivo de possibilitar a interação, a colaboração e a disseminação da temática. O objetivo desse estudo é analisar a experiência do desenvolvimento de uma exposição e do uso de uma rede social para fins educacionais. A primeira fase centrou nas atividades realizadas no grupo de pesquisa com leituras, reflexões e discussões sobre o tema. A segunda fase focou na realização de uma exposição de fotografias e textos, denominada “Multiplicidade de Leitores”, juntamente com a disseminação em uma página no Facebook, a qual possibilitou a compreensão e a interação por um extenso número de pessoas, ultrapassando os muros da instituição. Com base nos resultados obtidos foi possível perceber que o desenvolvimento dessa experiência foi positivo, por propiciar aos apreciadores o entendimento sobre o tema de modo interativo e dinâmico. Ademais, evidenciou-se que a rede social tem sido cada vez mais utilizada pelos professores como ambiente de aprendizagem, por possibilitar aos estudantes um espaço de troca, colaboração e liberdade de expressão.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4737
10.15628/holos.2017.4737
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4737
identifier_str_mv 10.15628/holos.2017.4737
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4737/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 1 (2017); 415-428
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951622440648704