SOBRE PRÁTICAS INTEGRADORAS: UM ESTUDO DE AÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henrique, Ana Lúcia Sarmento
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Nascimento, José Mateus do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3188
Resumo: Trabalho de pesquisa de abordagem qualitativa e caráter exploratório que busca identificar a) os tipos de práticas integradoras utilizadas pelos professores no fazer pedagógico; b) as formas como essas práticas são sistematizadas; e, c) os vínculos dessas práticas com a Educação Básica. As análises são efetivadas tendo por base as comunicações orais apresentadas no Eixo 2 que trata das Práticas Integradoras em Educação Profissional do II Colóquio Nacional A Produção do Conhecimento em Educação Profissional, realizado em 2013 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). O estudo evidencia que as práticas integradoras comumente ocorrem articuladas a projetos de pesquisa e extensão esporádicos e desarticulados dos currículos de cursos de formação.Essas práticas integradoras são caracterizadas como: eventuais; intra, inter e pluridisciplinares; e de iniciativa individual ou interinstitucional.
id IFRN-3_1e2b914ec3cd4e14f32de9a0a13de107
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/3188
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling SOBRE PRÁTICAS INTEGRADORAS: UM ESTUDO DE AÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICAPráticas integradorasinterdisciplinaridadeeducação básicaTrabalho de pesquisa de abordagem qualitativa e caráter exploratório que busca identificar a) os tipos de práticas integradoras utilizadas pelos professores no fazer pedagógico; b) as formas como essas práticas são sistematizadas; e, c) os vínculos dessas práticas com a Educação Básica. As análises são efetivadas tendo por base as comunicações orais apresentadas no Eixo 2 que trata das Práticas Integradoras em Educação Profissional do II Colóquio Nacional A Produção do Conhecimento em Educação Profissional, realizado em 2013 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). O estudo evidencia que as práticas integradoras comumente ocorrem articuladas a projetos de pesquisa e extensão esporádicos e desarticulados dos currículos de cursos de formação.Essas práticas integradoras são caracterizadas como: eventuais; intra, inter e pluridisciplinares; e de iniciativa individual ou interinstitucional.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2015-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/318810.15628/holos.2015.3188HOLOS; v. 4 (2015): Edição Especial - Dossiê Educação e Juventude; 63-761807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3188/1127Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessHenrique, Ana Lúcia SarmentoNascimento, José Mateus do2022-05-01T20:25:30Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/3188Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:25:30Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv SOBRE PRÁTICAS INTEGRADORAS: UM ESTUDO DE AÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title SOBRE PRÁTICAS INTEGRADORAS: UM ESTUDO DE AÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
spellingShingle SOBRE PRÁTICAS INTEGRADORAS: UM ESTUDO DE AÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Henrique, Ana Lúcia Sarmento
Práticas integradoras
interdisciplinaridade
educação básica
title_short SOBRE PRÁTICAS INTEGRADORAS: UM ESTUDO DE AÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full SOBRE PRÁTICAS INTEGRADORAS: UM ESTUDO DE AÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_fullStr SOBRE PRÁTICAS INTEGRADORAS: UM ESTUDO DE AÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full_unstemmed SOBRE PRÁTICAS INTEGRADORAS: UM ESTUDO DE AÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_sort SOBRE PRÁTICAS INTEGRADORAS: UM ESTUDO DE AÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
author Henrique, Ana Lúcia Sarmento
author_facet Henrique, Ana Lúcia Sarmento
Nascimento, José Mateus do
author_role author
author2 Nascimento, José Mateus do
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Henrique, Ana Lúcia Sarmento
Nascimento, José Mateus do
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas integradoras
interdisciplinaridade
educação básica
topic Práticas integradoras
interdisciplinaridade
educação básica
description Trabalho de pesquisa de abordagem qualitativa e caráter exploratório que busca identificar a) os tipos de práticas integradoras utilizadas pelos professores no fazer pedagógico; b) as formas como essas práticas são sistematizadas; e, c) os vínculos dessas práticas com a Educação Básica. As análises são efetivadas tendo por base as comunicações orais apresentadas no Eixo 2 que trata das Práticas Integradoras em Educação Profissional do II Colóquio Nacional A Produção do Conhecimento em Educação Profissional, realizado em 2013 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). O estudo evidencia que as práticas integradoras comumente ocorrem articuladas a projetos de pesquisa e extensão esporádicos e desarticulados dos currículos de cursos de formação.Essas práticas integradoras são caracterizadas como: eventuais; intra, inter e pluridisciplinares; e de iniciativa individual ou interinstitucional.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3188
10.15628/holos.2015.3188
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3188
identifier_str_mv 10.15628/holos.2015.3188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3188/1127
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 4 (2015): Edição Especial - Dossiê Educação e Juventude; 63-76
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951621420384256