ABORDAGEM DO BIOMA CERRADO EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1289 |
Resumo: | A educação brasileira tem os livros didáticos como principal recurso de informação a alunos e professores. Este trabalho analisa como ocorre a abordagem do bioma Cerrado em seis livros didáticos de biologia destinados ao Ensino Médio. Os aspectos analisados foram o número de páginas destinadas ao tema, figuras, exemplificações acerca da fauna e flora local e abordagem do tema. A análise mostrou que todos os aspectos são apresentados de maneira resumida. Exemplos da fauna e flora local, quando presente nos livros, são citados apenas com o nome popular. Como resultado, o bioma Cerrado é tratado de maneira acrítica quanto à sua situação de degradação e importância para a manutenção da biodiversidade mundial. |
id |
IFRN-3_26a92ef49f487a3f5fed4bd8c95147ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/1289 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
ABORDAGEM DO BIOMA CERRADO EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIOA educação brasileira tem os livros didáticos como principal recurso de informação a alunos e professores. Este trabalho analisa como ocorre a abordagem do bioma Cerrado em seis livros didáticos de biologia destinados ao Ensino Médio. Os aspectos analisados foram o número de páginas destinadas ao tema, figuras, exemplificações acerca da fauna e flora local e abordagem do tema. A análise mostrou que todos os aspectos são apresentados de maneira resumida. Exemplos da fauna e flora local, quando presente nos livros, são citados apenas com o nome popular. Como resultado, o bioma Cerrado é tratado de maneira acrítica quanto à sua situação de degradação e importância para a manutenção da biodiversidade mundial.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2013-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/128910.15628/holos.2013.1289HOLOS; v. 1 (2013); 233-2421807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1289/653Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessBezerra, Rafael GonçalvesSuess, Rodrigo Capelle2022-05-01T20:37:09Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/1289Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:37:09Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ABORDAGEM DO BIOMA CERRADO EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO |
title |
ABORDAGEM DO BIOMA CERRADO EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO |
spellingShingle |
ABORDAGEM DO BIOMA CERRADO EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO Bezerra, Rafael Gonçalves |
title_short |
ABORDAGEM DO BIOMA CERRADO EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO |
title_full |
ABORDAGEM DO BIOMA CERRADO EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO |
title_fullStr |
ABORDAGEM DO BIOMA CERRADO EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO |
title_full_unstemmed |
ABORDAGEM DO BIOMA CERRADO EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO |
title_sort |
ABORDAGEM DO BIOMA CERRADO EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO |
author |
Bezerra, Rafael Gonçalves |
author_facet |
Bezerra, Rafael Gonçalves Suess, Rodrigo Capelle |
author_role |
author |
author2 |
Suess, Rodrigo Capelle |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bezerra, Rafael Gonçalves Suess, Rodrigo Capelle |
description |
A educação brasileira tem os livros didáticos como principal recurso de informação a alunos e professores. Este trabalho analisa como ocorre a abordagem do bioma Cerrado em seis livros didáticos de biologia destinados ao Ensino Médio. Os aspectos analisados foram o número de páginas destinadas ao tema, figuras, exemplificações acerca da fauna e flora local e abordagem do tema. A análise mostrou que todos os aspectos são apresentados de maneira resumida. Exemplos da fauna e flora local, quando presente nos livros, são citados apenas com o nome popular. Como resultado, o bioma Cerrado é tratado de maneira acrítica quanto à sua situação de degradação e importância para a manutenção da biodiversidade mundial. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-03-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1289 10.15628/holos.2013.1289 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1289 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2013.1289 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1289/653 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 1 (2013); 233-242 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951619365175296 |