ABORDAGEM DO BIOMA CERRADO EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Rafael Gonçalves
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Suess, Rodrigo Capelle
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1289
Resumo: A educação brasileira tem os livros didáticos como principal recurso de informação a alunos e professores. Este trabalho analisa como ocorre a abordagem do bioma Cerrado em seis livros didáticos de biologia destinados ao Ensino Médio. Os aspectos analisados foram o número de páginas destinadas ao tema, figuras, exemplificações acerca da fauna e flora local e abordagem do tema. A análise mostrou que todos os aspectos são apresentados de maneira resumida. Exemplos da fauna e flora local, quando presente nos livros, são citados apenas com o nome popular. Como resultado, o bioma Cerrado é tratado de maneira acrítica quanto à sua situação de degradação e importância para a manutenção da biodiversidade mundial.
id IFRN-3_26a92ef49f487a3f5fed4bd8c95147ce
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/1289
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling ABORDAGEM DO BIOMA CERRADO EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIOA educação brasileira tem os livros didáticos como principal recurso de informação a alunos e professores. Este trabalho analisa como ocorre a abordagem do bioma Cerrado em seis livros didáticos de biologia destinados ao Ensino Médio. Os aspectos analisados foram o número de páginas destinadas ao tema, figuras, exemplificações acerca da fauna e flora local e abordagem do tema. A análise mostrou que todos os aspectos são apresentados de maneira resumida. Exemplos da fauna e flora local, quando presente nos livros, são citados apenas com o nome popular. Como resultado, o bioma Cerrado é tratado de maneira acrítica quanto à sua situação de degradação e importância para a manutenção da biodiversidade mundial.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2013-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/128910.15628/holos.2013.1289HOLOS; v. 1 (2013); 233-2421807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1289/653Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessBezerra, Rafael GonçalvesSuess, Rodrigo Capelle2022-05-01T20:37:09Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/1289Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:37:09Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv ABORDAGEM DO BIOMA CERRADO EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO
title ABORDAGEM DO BIOMA CERRADO EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO
spellingShingle ABORDAGEM DO BIOMA CERRADO EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO
Bezerra, Rafael Gonçalves
title_short ABORDAGEM DO BIOMA CERRADO EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO
title_full ABORDAGEM DO BIOMA CERRADO EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO
title_fullStr ABORDAGEM DO BIOMA CERRADO EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed ABORDAGEM DO BIOMA CERRADO EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO
title_sort ABORDAGEM DO BIOMA CERRADO EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO
author Bezerra, Rafael Gonçalves
author_facet Bezerra, Rafael Gonçalves
Suess, Rodrigo Capelle
author_role author
author2 Suess, Rodrigo Capelle
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Rafael Gonçalves
Suess, Rodrigo Capelle
description A educação brasileira tem os livros didáticos como principal recurso de informação a alunos e professores. Este trabalho analisa como ocorre a abordagem do bioma Cerrado em seis livros didáticos de biologia destinados ao Ensino Médio. Os aspectos analisados foram o número de páginas destinadas ao tema, figuras, exemplificações acerca da fauna e flora local e abordagem do tema. A análise mostrou que todos os aspectos são apresentados de maneira resumida. Exemplos da fauna e flora local, quando presente nos livros, são citados apenas com o nome popular. Como resultado, o bioma Cerrado é tratado de maneira acrítica quanto à sua situação de degradação e importância para a manutenção da biodiversidade mundial.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1289
10.15628/holos.2013.1289
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1289
identifier_str_mv 10.15628/holos.2013.1289
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1289/653
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 1 (2013); 233-242
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951619365175296