A PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E O PNE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5012 |
Resumo: | O objetivo desse texto é refletir sobre a Pós-Graduação no PNE 2014-2024, Lei 13.005/2014. Para tanto, situar essa discussão a partir de que concepção epistemológica e política com destaque a tensão entre as relações Estado e da Sociedade Civil, numa concepção de Estado Ampliado, que retomam e reafirmam projetos de educação e de sociedade em disputa. O que nos leva a concluir que os desafios concernentes ao PNE tem uma dimensão política: ser a referência para a política educacional, em tempos de atravessamentos múltiplos entre as ações indutivas da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e uma dimensão econômica: implementar estratégias das 20 metas do PNE sob forte impacto no orçamento da união, dos estados e municípios do contingenciamento dos recursos para a área da Educação. |
id |
IFRN-3_2c5385ef8936be043dd0937067ebd5d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/5012 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
A PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E O PNEPós-Graduação. PNE 2014-2024. Brasil.O objetivo desse texto é refletir sobre a Pós-Graduação no PNE 2014-2024, Lei 13.005/2014. Para tanto, situar essa discussão a partir de que concepção epistemológica e política com destaque a tensão entre as relações Estado e da Sociedade Civil, numa concepção de Estado Ampliado, que retomam e reafirmam projetos de educação e de sociedade em disputa. O que nos leva a concluir que os desafios concernentes ao PNE tem uma dimensão política: ser a referência para a política educacional, em tempos de atravessamentos múltiplos entre as ações indutivas da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e uma dimensão econômica: implementar estratégias das 20 metas do PNE sob forte impacto no orçamento da união, dos estados e municípios do contingenciamento dos recursos para a área da Educação.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2016-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/501210.15628/holos.2016.5012HOLOS; v. 6 (2016); 217-2281807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5012/1579Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Maria Margarida2022-05-01T20:20:28Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/5012Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:20:28Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E O PNE |
title |
A PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E O PNE |
spellingShingle |
A PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E O PNE Machado, Maria Margarida Pós-Graduação. PNE 2014-2024. Brasil. |
title_short |
A PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E O PNE |
title_full |
A PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E O PNE |
title_fullStr |
A PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E O PNE |
title_full_unstemmed |
A PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E O PNE |
title_sort |
A PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E O PNE |
author |
Machado, Maria Margarida |
author_facet |
Machado, Maria Margarida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Maria Margarida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pós-Graduação. PNE 2014-2024. Brasil. |
topic |
Pós-Graduação. PNE 2014-2024. Brasil. |
description |
O objetivo desse texto é refletir sobre a Pós-Graduação no PNE 2014-2024, Lei 13.005/2014. Para tanto, situar essa discussão a partir de que concepção epistemológica e política com destaque a tensão entre as relações Estado e da Sociedade Civil, numa concepção de Estado Ampliado, que retomam e reafirmam projetos de educação e de sociedade em disputa. O que nos leva a concluir que os desafios concernentes ao PNE tem uma dimensão política: ser a referência para a política educacional, em tempos de atravessamentos múltiplos entre as ações indutivas da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e uma dimensão econômica: implementar estratégias das 20 metas do PNE sob forte impacto no orçamento da união, dos estados e municípios do contingenciamento dos recursos para a área da Educação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5012 10.15628/holos.2016.5012 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5012 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2016.5012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5012/1579 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 6 (2016); 217-228 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951622796115968 |