O novo PNE (2014-2024) e a expansão da educação profissional integrada ao Ensino médio da rede estadual do Ceará: IM(possibilidades) para uma formação humana?
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Data de Publicação: | 2015 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional Memoria (IFRN) |
Texto Completo: | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1264 |
Resumo: | O artigo objetiva refletir sobre as (im) possibilidades do novo Plano Nacional de Educação (PNE) para a Educação Profissional técnica de nível médio e expansão dessa modalidade de ensino. Trataremos ainda da Educação Profissional integrada ao ensino médio ofertada pela rede estadual do Ceará. Vale enfatizar que essa modalidade atende ao decreto 5.154/2004 e à Lei 11.741/2008 que sugere a integração da Educação Profissional aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho. Vale enfatizar que esse estudo exploratório está ancorado na concepção de escola unitária de Gramsci (1989) ao propor a união entre escola do trabalho manual e escola do trabalho intelectual formando especialistas dirigentes capaz de unir teoria e prática, para além das especializações. Nota-se que o atual PNE, especificamente em sua meta 11, trata da expansão de ofertas para a educação profissional. Questionamos se esse incremento nas matrículas, tal como é proposto, significará de fato possibilidades ou impossibilidades para uma formação humana. |
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Vale enfatizar que esse estudo exploratório está ancorado na concepção de escola unitária de Gramsci (1989) ao propor a união entre escola do trabalho manual e escola do trabalho intelectual formando especialistas dirigentes capaz de unir teoria e prática, para além das especializações. Nota-se que o atual PNE, especificamente em sua meta 11, trata da expansão de ofertas para a educação profissional. Questionamos se esse incremento nas matrículas, tal como é proposto, significará de fato possibilidades ou impossibilidades para uma formação humana.porInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteIFRNBrasilNatal - CentralColóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação ProfissionalPNE (2014-2024)Educação ProfissionalMundo do TrabalhoO novo PNE (2014-2024) e a expansão da educação profissional integrada ao Ensino médio da rede estadual do Ceará: IM(possibilidades) para uma formação humana?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject3Marques, Daniele LucianoSousa, Antônia de Abreuinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional Memoria (IFRN)instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNTHUMBNAILO NOVO PNE (2014-2024) E A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DO CEARÁ IM(POSSIBILIDADES) PARA UMA FORMAÇÃO HUMANA.pdf.jpgO NOVO PNE (2014-2024) E A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DO CEARÁ IM(POSSIBILIDADES) PARA UMA FORMAÇÃO HUMANA.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg11084http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1264/4/O+NOVO+PNE+%282014-2024%29+E+A+EXPANS%C3%83O+DA+EDUCA%C3%87%C3%83O+PROFISSIONAL+INTEGRADA+AO+ENSINO+M%C3%89DIO+DA+REDE+ESTADUAL+DO+CEAR%C3%81+IM%28POSSIBILIDADES%29+PARA+UMA+FORMA%C3%87%C3%83O+HUMANA.pdf.jpgf8bec8cc0e5f3acca9ce3a957c01a57cMD54TEXTO NOVO PNE (2014-2024) E A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DO CEARÁ IM(POSSIBILIDADES) PARA UMA FORMAÇÃO HUMANA.pdf.txtO NOVO PNE (2014-2024) E A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DO CEARÁ IM(POSSIBILIDADES) PARA UMA FORMAÇÃO HUMANA.pdf.txtExtracted texttext/plain33817http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1264/3/O+NOVO+PNE+%282014-2024%29+E+A+EXPANS%C3%83O+DA+EDUCA%C3%87%C3%83O+PROFISSIONAL+INTEGRADA+AO+ENSINO+M%C3%89DIO+DA+REDE+ESTADUAL+DO+CEAR%C3%81+IM%28POSSIBILIDADES%29+PARA+UMA+FORMA%C3%87%C3%83O+HUMANA.pdf.txt78761bed9b18bab3a0b73173afc6f4a3MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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