CRIANÇA E APROPRIAÇÃO TECNOLÓGICA: UM ESTUDO DE CASO MEDIADO PELO USO DO COMPUTADOR E DO TABLET
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2702 |
Resumo: | Estamos constantemente fazendo uso dos mais diferenciados recursos tecnológicos, como por exemplo, computador, tablet, celular, internet, entre outros, nas mais simples atividades do nosso cotidiano. As tecnologias passaram a transformar a nossa maneira de viver e estamos cada vez mais dependentes delas. Sendo assim, os recursos tecnológicos estão cada vez mais participando da rotina das crianças, seja direta ou indiretamente. Por estarem inseridas em uma sociedade “tecnológica”, as crianças estão fazendo uso destes recursos cada vez mais cedo. O foco principal deste trabalho consiste em abordar o processo de interação de uma menina de seis anos de idade com computador e tablet. Por meio deste trabalho, é relatado como tal criança interagiu com estes recursos tecnológicos durante quatro sessões de observação, a partir da perspectiva vygotskiana. Este trabalho foi elaborado por meio da abordagem qualitativa, utilizando como delineamento o estudo de caso. Para a coleta de dados foram utilizadas observações e em alguns momentos diálogos orientados por roteiro e em outros não, com a criança. Os resultados encontrados apontam que mesmo sem fazer uso de computador e do tablet a criança já tinha um conhecimento prévio sobre estes equipamentos e, ao longo da pesquisa, foi se apropriando cada vez mais de informações sobre a usabilidade destes recursos, mesmo estando em processo inicial de aquisição do código escrito. |
id |
IFRN-3_2eaf8f210c0a37304452c972c8cd9aae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/2702 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
CRIANÇA E APROPRIAÇÃO TECNOLÓGICA: UM ESTUDO DE CASO MEDIADO PELO USO DO COMPUTADOR E DO TABLETTecnologiaInteraçãoCriançaEstamos constantemente fazendo uso dos mais diferenciados recursos tecnológicos, como por exemplo, computador, tablet, celular, internet, entre outros, nas mais simples atividades do nosso cotidiano. As tecnologias passaram a transformar a nossa maneira de viver e estamos cada vez mais dependentes delas. Sendo assim, os recursos tecnológicos estão cada vez mais participando da rotina das crianças, seja direta ou indiretamente. Por estarem inseridas em uma sociedade “tecnológica”, as crianças estão fazendo uso destes recursos cada vez mais cedo. O foco principal deste trabalho consiste em abordar o processo de interação de uma menina de seis anos de idade com computador e tablet. Por meio deste trabalho, é relatado como tal criança interagiu com estes recursos tecnológicos durante quatro sessões de observação, a partir da perspectiva vygotskiana. Este trabalho foi elaborado por meio da abordagem qualitativa, utilizando como delineamento o estudo de caso. Para a coleta de dados foram utilizadas observações e em alguns momentos diálogos orientados por roteiro e em outros não, com a criança. Os resultados encontrados apontam que mesmo sem fazer uso de computador e do tablet a criança já tinha um conhecimento prévio sobre estes equipamentos e, ao longo da pesquisa, foi se apropriando cada vez mais de informações sobre a usabilidade destes recursos, mesmo estando em processo inicial de aquisição do código escrito.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2015-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/270210.15628/holos.2015.2702HOLOS; v. 6 (2015); 277-2961807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2702/1227Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrancisco, Deise JulianaLourenço da Silva, Adriana Paula2022-05-01T20:24:47Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/2702Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:24:47Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CRIANÇA E APROPRIAÇÃO TECNOLÓGICA: UM ESTUDO DE CASO MEDIADO PELO USO DO COMPUTADOR E DO TABLET |
title |
CRIANÇA E APROPRIAÇÃO TECNOLÓGICA: UM ESTUDO DE CASO MEDIADO PELO USO DO COMPUTADOR E DO TABLET |
spellingShingle |
CRIANÇA E APROPRIAÇÃO TECNOLÓGICA: UM ESTUDO DE CASO MEDIADO PELO USO DO COMPUTADOR E DO TABLET Francisco, Deise Juliana Tecnologia Interação Criança |
title_short |
CRIANÇA E APROPRIAÇÃO TECNOLÓGICA: UM ESTUDO DE CASO MEDIADO PELO USO DO COMPUTADOR E DO TABLET |
title_full |
CRIANÇA E APROPRIAÇÃO TECNOLÓGICA: UM ESTUDO DE CASO MEDIADO PELO USO DO COMPUTADOR E DO TABLET |
title_fullStr |
CRIANÇA E APROPRIAÇÃO TECNOLÓGICA: UM ESTUDO DE CASO MEDIADO PELO USO DO COMPUTADOR E DO TABLET |
title_full_unstemmed |
CRIANÇA E APROPRIAÇÃO TECNOLÓGICA: UM ESTUDO DE CASO MEDIADO PELO USO DO COMPUTADOR E DO TABLET |
title_sort |
CRIANÇA E APROPRIAÇÃO TECNOLÓGICA: UM ESTUDO DE CASO MEDIADO PELO USO DO COMPUTADOR E DO TABLET |
author |
Francisco, Deise Juliana |
author_facet |
Francisco, Deise Juliana Lourenço da Silva, Adriana Paula |
author_role |
author |
author2 |
Lourenço da Silva, Adriana Paula |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Francisco, Deise Juliana Lourenço da Silva, Adriana Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia Interação Criança |
topic |
Tecnologia Interação Criança |
description |
Estamos constantemente fazendo uso dos mais diferenciados recursos tecnológicos, como por exemplo, computador, tablet, celular, internet, entre outros, nas mais simples atividades do nosso cotidiano. As tecnologias passaram a transformar a nossa maneira de viver e estamos cada vez mais dependentes delas. Sendo assim, os recursos tecnológicos estão cada vez mais participando da rotina das crianças, seja direta ou indiretamente. Por estarem inseridas em uma sociedade “tecnológica”, as crianças estão fazendo uso destes recursos cada vez mais cedo. O foco principal deste trabalho consiste em abordar o processo de interação de uma menina de seis anos de idade com computador e tablet. Por meio deste trabalho, é relatado como tal criança interagiu com estes recursos tecnológicos durante quatro sessões de observação, a partir da perspectiva vygotskiana. Este trabalho foi elaborado por meio da abordagem qualitativa, utilizando como delineamento o estudo de caso. Para a coleta de dados foram utilizadas observações e em alguns momentos diálogos orientados por roteiro e em outros não, com a criança. Os resultados encontrados apontam que mesmo sem fazer uso de computador e do tablet a criança já tinha um conhecimento prévio sobre estes equipamentos e, ao longo da pesquisa, foi se apropriando cada vez mais de informações sobre a usabilidade destes recursos, mesmo estando em processo inicial de aquisição do código escrito. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2702 10.15628/holos.2015.2702 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2702 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2015.2702 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2702/1227 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 6 (2015); 277-296 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951621059674112 |