CRIANÇA E APROPRIAÇÃO TECNOLÓGICA: UM ESTUDO DE CASO MEDIADO PELO USO DO COMPUTADOR E DO TABLET

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco, Deise Juliana
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Lourenço da Silva, Adriana Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2702
Resumo: Estamos constantemente fazendo uso dos mais diferenciados recursos tecnológicos, como por exemplo, computador, tablet, celular, internet, entre outros, nas mais simples atividades do nosso cotidiano. As tecnologias passaram a transformar a nossa maneira de viver e estamos cada vez mais dependentes delas. Sendo assim, os recursos tecnológicos estão cada vez mais participando da rotina das crianças, seja direta ou indiretamente. Por estarem inseridas em uma sociedade “tecnológica”, as crianças estão fazendo uso destes recursos cada vez mais cedo. O foco principal deste trabalho consiste em abordar o processo de interação de uma menina de seis anos de idade com computador e tablet. Por meio deste trabalho, é relatado como tal criança interagiu com estes recursos tecnológicos durante quatro sessões de observação, a partir da perspectiva vygotskiana. Este trabalho foi elaborado por meio da abordagem qualitativa, utilizando como delineamento o estudo de caso. Para a coleta de dados foram utilizadas observações e em alguns momentos diálogos orientados por roteiro e em outros não, com a criança. Os resultados encontrados apontam que mesmo sem fazer uso de computador e do tablet a criança já tinha um conhecimento prévio sobre estes equipamentos e, ao longo da pesquisa, foi se apropriando cada vez mais de informações sobre a usabilidade destes recursos, mesmo estando em processo inicial de aquisição do código escrito.
id IFRN-3_2eaf8f210c0a37304452c972c8cd9aae
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/2702
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling CRIANÇA E APROPRIAÇÃO TECNOLÓGICA: UM ESTUDO DE CASO MEDIADO PELO USO DO COMPUTADOR E DO TABLETTecnologiaInteraçãoCriançaEstamos constantemente fazendo uso dos mais diferenciados recursos tecnológicos, como por exemplo, computador, tablet, celular, internet, entre outros, nas mais simples atividades do nosso cotidiano. As tecnologias passaram a transformar a nossa maneira de viver e estamos cada vez mais dependentes delas. Sendo assim, os recursos tecnológicos estão cada vez mais participando da rotina das crianças, seja direta ou indiretamente. Por estarem inseridas em uma sociedade “tecnológica”, as crianças estão fazendo uso destes recursos cada vez mais cedo. O foco principal deste trabalho consiste em abordar o processo de interação de uma menina de seis anos de idade com computador e tablet. Por meio deste trabalho, é relatado como tal criança interagiu com estes recursos tecnológicos durante quatro sessões de observação, a partir da perspectiva vygotskiana. Este trabalho foi elaborado por meio da abordagem qualitativa, utilizando como delineamento o estudo de caso. Para a coleta de dados foram utilizadas observações e em alguns momentos diálogos orientados por roteiro e em outros não, com a criança. Os resultados encontrados apontam que mesmo sem fazer uso de computador e do tablet a criança já tinha um conhecimento prévio sobre estes equipamentos e, ao longo da pesquisa, foi se apropriando cada vez mais de informações sobre a usabilidade destes recursos, mesmo estando em processo inicial de aquisição do código escrito.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2015-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/270210.15628/holos.2015.2702HOLOS; v. 6 (2015); 277-2961807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2702/1227Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrancisco, Deise JulianaLourenço da Silva, Adriana Paula2022-05-01T20:24:47Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/2702Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:24:47Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv CRIANÇA E APROPRIAÇÃO TECNOLÓGICA: UM ESTUDO DE CASO MEDIADO PELO USO DO COMPUTADOR E DO TABLET
title CRIANÇA E APROPRIAÇÃO TECNOLÓGICA: UM ESTUDO DE CASO MEDIADO PELO USO DO COMPUTADOR E DO TABLET
spellingShingle CRIANÇA E APROPRIAÇÃO TECNOLÓGICA: UM ESTUDO DE CASO MEDIADO PELO USO DO COMPUTADOR E DO TABLET
Francisco, Deise Juliana
Tecnologia
Interação
Criança
title_short CRIANÇA E APROPRIAÇÃO TECNOLÓGICA: UM ESTUDO DE CASO MEDIADO PELO USO DO COMPUTADOR E DO TABLET
title_full CRIANÇA E APROPRIAÇÃO TECNOLÓGICA: UM ESTUDO DE CASO MEDIADO PELO USO DO COMPUTADOR E DO TABLET
title_fullStr CRIANÇA E APROPRIAÇÃO TECNOLÓGICA: UM ESTUDO DE CASO MEDIADO PELO USO DO COMPUTADOR E DO TABLET
title_full_unstemmed CRIANÇA E APROPRIAÇÃO TECNOLÓGICA: UM ESTUDO DE CASO MEDIADO PELO USO DO COMPUTADOR E DO TABLET
title_sort CRIANÇA E APROPRIAÇÃO TECNOLÓGICA: UM ESTUDO DE CASO MEDIADO PELO USO DO COMPUTADOR E DO TABLET
author Francisco, Deise Juliana
author_facet Francisco, Deise Juliana
Lourenço da Silva, Adriana Paula
author_role author
author2 Lourenço da Silva, Adriana Paula
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco, Deise Juliana
Lourenço da Silva, Adriana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia
Interação
Criança
topic Tecnologia
Interação
Criança
description Estamos constantemente fazendo uso dos mais diferenciados recursos tecnológicos, como por exemplo, computador, tablet, celular, internet, entre outros, nas mais simples atividades do nosso cotidiano. As tecnologias passaram a transformar a nossa maneira de viver e estamos cada vez mais dependentes delas. Sendo assim, os recursos tecnológicos estão cada vez mais participando da rotina das crianças, seja direta ou indiretamente. Por estarem inseridas em uma sociedade “tecnológica”, as crianças estão fazendo uso destes recursos cada vez mais cedo. O foco principal deste trabalho consiste em abordar o processo de interação de uma menina de seis anos de idade com computador e tablet. Por meio deste trabalho, é relatado como tal criança interagiu com estes recursos tecnológicos durante quatro sessões de observação, a partir da perspectiva vygotskiana. Este trabalho foi elaborado por meio da abordagem qualitativa, utilizando como delineamento o estudo de caso. Para a coleta de dados foram utilizadas observações e em alguns momentos diálogos orientados por roteiro e em outros não, com a criança. Os resultados encontrados apontam que mesmo sem fazer uso de computador e do tablet a criança já tinha um conhecimento prévio sobre estes equipamentos e, ao longo da pesquisa, foi se apropriando cada vez mais de informações sobre a usabilidade destes recursos, mesmo estando em processo inicial de aquisição do código escrito.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2702
10.15628/holos.2015.2702
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2702
identifier_str_mv 10.15628/holos.2015.2702
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2702/1227
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 6 (2015); 277-296
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951621059674112