O uso das tecnologias digitais na educação infantil : computador e tablet
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/117559 |
Resumo: | A crescente imersão das crianças cada vez mais cedo as tecnologias é sem dúvida algo incontestável. Todo esse movimento vem gerando discussões em diversas esferas, como na psicologia, na pedagógica e na psicopedagógica. O presente trabalho tem por objetivo analisar o uso das tecnologias digitais (computador e tablet) na Educação Infantil como instrumento pedagógico potencializador de aprendizagem. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, pois se propõe a pesquisar o processo do sujeito na construção do conhecimento. Em uma escola particular da região metropolitana de Porto Alegre/RS, dezoito crianças entre cinco e seis anos de idade foram observadas e entrevistas foram aplicadas a coordenadora pedagógica e a professora da turma. Foi possível constatar, através dos dados coletados, que para os alunos é natural essa imersão dentro das tecnologias digitais e que a aprendizagem por meio dela é mais prazerosa e divertida. Já para as professoras, a escola tem um grande desafio que é o de adaptar-se a essa nova geração, porém elas acreditam que, por as tecnologias digitais serem interativas elas podem auxiliar na construção do conhecimento. |
id |
UFRGS-2_53b0086156246a85db75b88c216a6454 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117559 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rosa, Glaucia Silva daCorte Real, Luciane Magalhães2015-06-09T01:59:34Z2014http://hdl.handle.net/10183/117559000967683A crescente imersão das crianças cada vez mais cedo as tecnologias é sem dúvida algo incontestável. Todo esse movimento vem gerando discussões em diversas esferas, como na psicologia, na pedagógica e na psicopedagógica. O presente trabalho tem por objetivo analisar o uso das tecnologias digitais (computador e tablet) na Educação Infantil como instrumento pedagógico potencializador de aprendizagem. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, pois se propõe a pesquisar o processo do sujeito na construção do conhecimento. Em uma escola particular da região metropolitana de Porto Alegre/RS, dezoito crianças entre cinco e seis anos de idade foram observadas e entrevistas foram aplicadas a coordenadora pedagógica e a professora da turma. Foi possível constatar, através dos dados coletados, que para os alunos é natural essa imersão dentro das tecnologias digitais e que a aprendizagem por meio dela é mais prazerosa e divertida. Já para as professoras, a escola tem um grande desafio que é o de adaptar-se a essa nova geração, porém elas acreditam que, por as tecnologias digitais serem interativas elas podem auxiliar na construção do conhecimento.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Educação infantilComputador na educaçãoO uso das tecnologias digitais na educação infantil : computador e tabletinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014especializaçãoCurso de Especialização em Psicopedagogia e Tecnologias da Informação e Comunicação na modalidade a distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000967683.pdf.txt000967683.pdf.txtExtracted Texttext/plain47430http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117559/2/000967683.pdf.txtbdbbc95f1cafdf4a24daeffb7cfc302cMD52ORIGINAL000967683.pdf000967683.pdfTexto completoapplication/pdf165859http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117559/1/000967683.pdffafc36d3405a25254a5a7b4276726075MD51THUMBNAIL000967683.pdf.jpg000967683.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1481http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117559/3/000967683.pdf.jpg4bd8bbdff4c2785806e47c1522f634a5MD5310183/1175592018-10-23 08:45:44.68oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117559Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T11:45:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso das tecnologias digitais na educação infantil : computador e tablet |
title |
O uso das tecnologias digitais na educação infantil : computador e tablet |
spellingShingle |
O uso das tecnologias digitais na educação infantil : computador e tablet Rosa, Glaucia Silva da Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Educação infantil Computador na educação |
title_short |
O uso das tecnologias digitais na educação infantil : computador e tablet |
title_full |
O uso das tecnologias digitais na educação infantil : computador e tablet |
title_fullStr |
O uso das tecnologias digitais na educação infantil : computador e tablet |
title_full_unstemmed |
O uso das tecnologias digitais na educação infantil : computador e tablet |
title_sort |
O uso das tecnologias digitais na educação infantil : computador e tablet |
author |
Rosa, Glaucia Silva da |
author_facet |
Rosa, Glaucia Silva da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Glaucia Silva da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Corte Real, Luciane Magalhães |
contributor_str_mv |
Corte Real, Luciane Magalhães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Educação infantil Computador na educação |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Educação infantil Computador na educação |
description |
A crescente imersão das crianças cada vez mais cedo as tecnologias é sem dúvida algo incontestável. Todo esse movimento vem gerando discussões em diversas esferas, como na psicologia, na pedagógica e na psicopedagógica. O presente trabalho tem por objetivo analisar o uso das tecnologias digitais (computador e tablet) na Educação Infantil como instrumento pedagógico potencializador de aprendizagem. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, pois se propõe a pesquisar o processo do sujeito na construção do conhecimento. Em uma escola particular da região metropolitana de Porto Alegre/RS, dezoito crianças entre cinco e seis anos de idade foram observadas e entrevistas foram aplicadas a coordenadora pedagógica e a professora da turma. Foi possível constatar, através dos dados coletados, que para os alunos é natural essa imersão dentro das tecnologias digitais e que a aprendizagem por meio dela é mais prazerosa e divertida. Já para as professoras, a escola tem um grande desafio que é o de adaptar-se a essa nova geração, porém elas acreditam que, por as tecnologias digitais serem interativas elas podem auxiliar na construção do conhecimento. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-06-09T01:59:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/117559 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000967683 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/117559 |
identifier_str_mv |
000967683 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117559/2/000967683.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117559/1/000967683.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117559/3/000967683.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bdbbc95f1cafdf4a24daeffb7cfc302c fafc36d3405a25254a5a7b4276726075 4bd8bbdff4c2785806e47c1522f634a5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447149970718720 |