O uso das tecnologias digitais na educação infantil : computador e tablet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Glaucia Silva da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/117559
Resumo: A crescente imersão das crianças cada vez mais cedo as tecnologias é sem dúvida algo incontestável. Todo esse movimento vem gerando discussões em diversas esferas, como na psicologia, na pedagógica e na psicopedagógica. O presente trabalho tem por objetivo analisar o uso das tecnologias digitais (computador e tablet) na Educação Infantil como instrumento pedagógico potencializador de aprendizagem. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, pois se propõe a pesquisar o processo do sujeito na construção do conhecimento. Em uma escola particular da região metropolitana de Porto Alegre/RS, dezoito crianças entre cinco e seis anos de idade foram observadas e entrevistas foram aplicadas a coordenadora pedagógica e a professora da turma. Foi possível constatar, através dos dados coletados, que para os alunos é natural essa imersão dentro das tecnologias digitais e que a aprendizagem por meio dela é mais prazerosa e divertida. Já para as professoras, a escola tem um grande desafio que é o de adaptar-se a essa nova geração, porém elas acreditam que, por as tecnologias digitais serem interativas elas podem auxiliar na construção do conhecimento.
id UFRGS-2_53b0086156246a85db75b88c216a6454
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117559
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rosa, Glaucia Silva daCorte Real, Luciane Magalhães2015-06-09T01:59:34Z2014http://hdl.handle.net/10183/117559000967683A crescente imersão das crianças cada vez mais cedo as tecnologias é sem dúvida algo incontestável. Todo esse movimento vem gerando discussões em diversas esferas, como na psicologia, na pedagógica e na psicopedagógica. O presente trabalho tem por objetivo analisar o uso das tecnologias digitais (computador e tablet) na Educação Infantil como instrumento pedagógico potencializador de aprendizagem. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, pois se propõe a pesquisar o processo do sujeito na construção do conhecimento. Em uma escola particular da região metropolitana de Porto Alegre/RS, dezoito crianças entre cinco e seis anos de idade foram observadas e entrevistas foram aplicadas a coordenadora pedagógica e a professora da turma. Foi possível constatar, através dos dados coletados, que para os alunos é natural essa imersão dentro das tecnologias digitais e que a aprendizagem por meio dela é mais prazerosa e divertida. Já para as professoras, a escola tem um grande desafio que é o de adaptar-se a essa nova geração, porém elas acreditam que, por as tecnologias digitais serem interativas elas podem auxiliar na construção do conhecimento.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Educação infantilComputador na educaçãoO uso das tecnologias digitais na educação infantil : computador e tabletinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014especializaçãoCurso de Especialização em Psicopedagogia e Tecnologias da Informação e Comunicação na modalidade a distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000967683.pdf.txt000967683.pdf.txtExtracted Texttext/plain47430http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117559/2/000967683.pdf.txtbdbbc95f1cafdf4a24daeffb7cfc302cMD52ORIGINAL000967683.pdf000967683.pdfTexto completoapplication/pdf165859http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117559/1/000967683.pdffafc36d3405a25254a5a7b4276726075MD51THUMBNAIL000967683.pdf.jpg000967683.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1481http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117559/3/000967683.pdf.jpg4bd8bbdff4c2785806e47c1522f634a5MD5310183/1175592018-10-23 08:45:44.68oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117559Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T11:45:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso das tecnologias digitais na educação infantil : computador e tablet
title O uso das tecnologias digitais na educação infantil : computador e tablet
spellingShingle O uso das tecnologias digitais na educação infantil : computador e tablet
Rosa, Glaucia Silva da
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Educação infantil
Computador na educação
title_short O uso das tecnologias digitais na educação infantil : computador e tablet
title_full O uso das tecnologias digitais na educação infantil : computador e tablet
title_fullStr O uso das tecnologias digitais na educação infantil : computador e tablet
title_full_unstemmed O uso das tecnologias digitais na educação infantil : computador e tablet
title_sort O uso das tecnologias digitais na educação infantil : computador e tablet
author Rosa, Glaucia Silva da
author_facet Rosa, Glaucia Silva da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Glaucia Silva da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Corte Real, Luciane Magalhães
contributor_str_mv Corte Real, Luciane Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Educação infantil
Computador na educação
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Educação infantil
Computador na educação
description A crescente imersão das crianças cada vez mais cedo as tecnologias é sem dúvida algo incontestável. Todo esse movimento vem gerando discussões em diversas esferas, como na psicologia, na pedagógica e na psicopedagógica. O presente trabalho tem por objetivo analisar o uso das tecnologias digitais (computador e tablet) na Educação Infantil como instrumento pedagógico potencializador de aprendizagem. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, pois se propõe a pesquisar o processo do sujeito na construção do conhecimento. Em uma escola particular da região metropolitana de Porto Alegre/RS, dezoito crianças entre cinco e seis anos de idade foram observadas e entrevistas foram aplicadas a coordenadora pedagógica e a professora da turma. Foi possível constatar, através dos dados coletados, que para os alunos é natural essa imersão dentro das tecnologias digitais e que a aprendizagem por meio dela é mais prazerosa e divertida. Já para as professoras, a escola tem um grande desafio que é o de adaptar-se a essa nova geração, porém elas acreditam que, por as tecnologias digitais serem interativas elas podem auxiliar na construção do conhecimento.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-09T01:59:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/117559
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000967683
url http://hdl.handle.net/10183/117559
identifier_str_mv 000967683
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117559/2/000967683.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117559/1/000967683.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117559/3/000967683.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bdbbc95f1cafdf4a24daeffb7cfc302c
fafc36d3405a25254a5a7b4276726075
4bd8bbdff4c2785806e47c1522f634a5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224487247544320