AGRESSIVIDADE E ESCOLA: PROJETO DE INTERVENÇÃO PROTAGONIZADO POR PROFESSORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Wiezzel, Andreia Crisitane
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6260
Resumo: O artigo trata de uma pesquisa-ação, realizada com 36 professores de escolas públicas de um município do interior de São Paulo-SP, com o objetivo de construir projetos que pudessem sanar problema relativo à manifestações agressivas em sala de aula. Utilizou-se, como instrumentos de coleta de dados, relatos, questionários, materiais produzidos em salas de aula (relatórios,  portfólios, atividades realizadas pelas crianças) e fotos. Após a realização de trabalho  técnico a respeito da agressividade infantil envolvendo a pesquisadora e os professores, os primeiros planejaram os projetos, os desenvolveram em salas de aula e avaliaram seus impactos às relações interpessoais das crianças envolvidas. Os resultados apontaram participação ativa dos professores em todo o processo da pesquisa, ocorrendo transformações significativas no cotidiano das salas de aula no que se refere às interações entre as crianças.
id IFRN-3_2f3c4e39d524cfa40f4271e62710ee2a
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/6260
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling AGRESSIVIDADE E ESCOLA: PROJETO DE INTERVENÇÃO PROTAGONIZADO POR PROFESSORESagressividadeintervençãoprofessoreseducação infantil.O artigo trata de uma pesquisa-ação, realizada com 36 professores de escolas públicas de um município do interior de São Paulo-SP, com o objetivo de construir projetos que pudessem sanar problema relativo à manifestações agressivas em sala de aula. Utilizou-se, como instrumentos de coleta de dados, relatos, questionários, materiais produzidos em salas de aula (relatórios,  portfólios, atividades realizadas pelas crianças) e fotos. Após a realização de trabalho  técnico a respeito da agressividade infantil envolvendo a pesquisadora e os professores, os primeiros planejaram os projetos, os desenvolveram em salas de aula e avaliaram seus impactos às relações interpessoais das crianças envolvidas. Os resultados apontaram participação ativa dos professores em todo o processo da pesquisa, ocorrendo transformações significativas no cotidiano das salas de aula no que se refere às interações entre as crianças.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2020-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/626010.15628/holos.2020.6260HOLOS; v. 6 (2020); 1-191807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6260/pdfCopyright (c) 2020 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva Wiezzel, Andreia Crisitane2022-05-01T19:15:44Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/6260Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:15:44Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv AGRESSIVIDADE E ESCOLA: PROJETO DE INTERVENÇÃO PROTAGONIZADO POR PROFESSORES
title AGRESSIVIDADE E ESCOLA: PROJETO DE INTERVENÇÃO PROTAGONIZADO POR PROFESSORES
spellingShingle AGRESSIVIDADE E ESCOLA: PROJETO DE INTERVENÇÃO PROTAGONIZADO POR PROFESSORES
Silva Wiezzel, Andreia Crisitane
agressividade
intervenção
professores
educação infantil.
title_short AGRESSIVIDADE E ESCOLA: PROJETO DE INTERVENÇÃO PROTAGONIZADO POR PROFESSORES
title_full AGRESSIVIDADE E ESCOLA: PROJETO DE INTERVENÇÃO PROTAGONIZADO POR PROFESSORES
title_fullStr AGRESSIVIDADE E ESCOLA: PROJETO DE INTERVENÇÃO PROTAGONIZADO POR PROFESSORES
title_full_unstemmed AGRESSIVIDADE E ESCOLA: PROJETO DE INTERVENÇÃO PROTAGONIZADO POR PROFESSORES
title_sort AGRESSIVIDADE E ESCOLA: PROJETO DE INTERVENÇÃO PROTAGONIZADO POR PROFESSORES
author Silva Wiezzel, Andreia Crisitane
author_facet Silva Wiezzel, Andreia Crisitane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Wiezzel, Andreia Crisitane
dc.subject.por.fl_str_mv agressividade
intervenção
professores
educação infantil.
topic agressividade
intervenção
professores
educação infantil.
description O artigo trata de uma pesquisa-ação, realizada com 36 professores de escolas públicas de um município do interior de São Paulo-SP, com o objetivo de construir projetos que pudessem sanar problema relativo à manifestações agressivas em sala de aula. Utilizou-se, como instrumentos de coleta de dados, relatos, questionários, materiais produzidos em salas de aula (relatórios,  portfólios, atividades realizadas pelas crianças) e fotos. Após a realização de trabalho  técnico a respeito da agressividade infantil envolvendo a pesquisadora e os professores, os primeiros planejaram os projetos, os desenvolveram em salas de aula e avaliaram seus impactos às relações interpessoais das crianças envolvidas. Os resultados apontaram participação ativa dos professores em todo o processo da pesquisa, ocorrendo transformações significativas no cotidiano das salas de aula no que se refere às interações entre as crianças.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6260
10.15628/holos.2020.6260
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6260
identifier_str_mv 10.15628/holos.2020.6260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6260/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 6 (2020); 1-19
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951623715717120