AGRESSIVIDADE E ESCOLA: PROJETO DE INTERVENÇÃO PROTAGONIZADO POR PROFESSORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6260 |
Resumo: | O artigo trata de uma pesquisa-ação, realizada com 36 professores de escolas públicas de um município do interior de São Paulo-SP, com o objetivo de construir projetos que pudessem sanar problema relativo à manifestações agressivas em sala de aula. Utilizou-se, como instrumentos de coleta de dados, relatos, questionários, materiais produzidos em salas de aula (relatórios, portfólios, atividades realizadas pelas crianças) e fotos. Após a realização de trabalho técnico a respeito da agressividade infantil envolvendo a pesquisadora e os professores, os primeiros planejaram os projetos, os desenvolveram em salas de aula e avaliaram seus impactos às relações interpessoais das crianças envolvidas. Os resultados apontaram participação ativa dos professores em todo o processo da pesquisa, ocorrendo transformações significativas no cotidiano das salas de aula no que se refere às interações entre as crianças. |
id |
IFRN-3_2f3c4e39d524cfa40f4271e62710ee2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/6260 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
AGRESSIVIDADE E ESCOLA: PROJETO DE INTERVENÇÃO PROTAGONIZADO POR PROFESSORESagressividadeintervençãoprofessoreseducação infantil.O artigo trata de uma pesquisa-ação, realizada com 36 professores de escolas públicas de um município do interior de São Paulo-SP, com o objetivo de construir projetos que pudessem sanar problema relativo à manifestações agressivas em sala de aula. Utilizou-se, como instrumentos de coleta de dados, relatos, questionários, materiais produzidos em salas de aula (relatórios, portfólios, atividades realizadas pelas crianças) e fotos. Após a realização de trabalho técnico a respeito da agressividade infantil envolvendo a pesquisadora e os professores, os primeiros planejaram os projetos, os desenvolveram em salas de aula e avaliaram seus impactos às relações interpessoais das crianças envolvidas. Os resultados apontaram participação ativa dos professores em todo o processo da pesquisa, ocorrendo transformações significativas no cotidiano das salas de aula no que se refere às interações entre as crianças.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2020-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/626010.15628/holos.2020.6260HOLOS; v. 6 (2020); 1-191807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6260/pdfCopyright (c) 2020 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva Wiezzel, Andreia Crisitane2022-05-01T19:15:44Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/6260Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:15:44Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AGRESSIVIDADE E ESCOLA: PROJETO DE INTERVENÇÃO PROTAGONIZADO POR PROFESSORES |
title |
AGRESSIVIDADE E ESCOLA: PROJETO DE INTERVENÇÃO PROTAGONIZADO POR PROFESSORES |
spellingShingle |
AGRESSIVIDADE E ESCOLA: PROJETO DE INTERVENÇÃO PROTAGONIZADO POR PROFESSORES Silva Wiezzel, Andreia Crisitane agressividade intervenção professores educação infantil. |
title_short |
AGRESSIVIDADE E ESCOLA: PROJETO DE INTERVENÇÃO PROTAGONIZADO POR PROFESSORES |
title_full |
AGRESSIVIDADE E ESCOLA: PROJETO DE INTERVENÇÃO PROTAGONIZADO POR PROFESSORES |
title_fullStr |
AGRESSIVIDADE E ESCOLA: PROJETO DE INTERVENÇÃO PROTAGONIZADO POR PROFESSORES |
title_full_unstemmed |
AGRESSIVIDADE E ESCOLA: PROJETO DE INTERVENÇÃO PROTAGONIZADO POR PROFESSORES |
title_sort |
AGRESSIVIDADE E ESCOLA: PROJETO DE INTERVENÇÃO PROTAGONIZADO POR PROFESSORES |
author |
Silva Wiezzel, Andreia Crisitane |
author_facet |
Silva Wiezzel, Andreia Crisitane |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Wiezzel, Andreia Crisitane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
agressividade intervenção professores educação infantil. |
topic |
agressividade intervenção professores educação infantil. |
description |
O artigo trata de uma pesquisa-ação, realizada com 36 professores de escolas públicas de um município do interior de São Paulo-SP, com o objetivo de construir projetos que pudessem sanar problema relativo à manifestações agressivas em sala de aula. Utilizou-se, como instrumentos de coleta de dados, relatos, questionários, materiais produzidos em salas de aula (relatórios, portfólios, atividades realizadas pelas crianças) e fotos. Após a realização de trabalho técnico a respeito da agressividade infantil envolvendo a pesquisadora e os professores, os primeiros planejaram os projetos, os desenvolveram em salas de aula e avaliaram seus impactos às relações interpessoais das crianças envolvidas. Os resultados apontaram participação ativa dos professores em todo o processo da pesquisa, ocorrendo transformações significativas no cotidiano das salas de aula no que se refere às interações entre as crianças. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6260 10.15628/holos.2020.6260 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6260 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2020.6260 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6260/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 6 (2020); 1-19 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951623715717120 |