O ENSINO DE TEATRO NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO IFRN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/772 |
Resumo: | Nesse trabalho, apresentamos uma reflexão sobre a sensibilidade estética expressa no corpo e nos gestos da narração de história em sala de aula, com intuito de ensinar teatro. O desenvolvimento dessa reflexão se dá a partir da atitude fenomenológica inspirada no filósofo francês Maurice Merleau-Ponty, na qual o corpo deixa de ser só um instrumento para significar no acontecimento teatral, realizando uma comunicação sensível na reflexibilidade corpórea. Os gestos do narrador nos dão a ver e a pensar sobre a linguagem e a comunicação do corpo, oferecendo-nos processos sensíveis e modos criativos de aprendizagem. Nessa perspectiva, a reflexão sobre o fenômeno do acontecimento teatral realizado em sala de aula, apresenta a narrativa de história como processo educativo do corpo, configurando-se como uma aprendizagem do fazer teatral. Um conhecimento sensível que pode contribuir com as reflexões sobre teatro e educação. |
id |
IFRN-3_2fc6f8be20e9b7a760c064a94959a35d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/772 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO DE TEATRO NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO IFRNNesse trabalho, apresentamos uma reflexão sobre a sensibilidade estética expressa no corpo e nos gestos da narração de história em sala de aula, com intuito de ensinar teatro. O desenvolvimento dessa reflexão se dá a partir da atitude fenomenológica inspirada no filósofo francês Maurice Merleau-Ponty, na qual o corpo deixa de ser só um instrumento para significar no acontecimento teatral, realizando uma comunicação sensível na reflexibilidade corpórea. Os gestos do narrador nos dão a ver e a pensar sobre a linguagem e a comunicação do corpo, oferecendo-nos processos sensíveis e modos criativos de aprendizagem. Nessa perspectiva, a reflexão sobre o fenômeno do acontecimento teatral realizado em sala de aula, apresenta a narrativa de história como processo educativo do corpo, configurando-se como uma aprendizagem do fazer teatral. Um conhecimento sensível que pode contribuir com as reflexões sobre teatro e educação.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2011-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/77210.15628/holos.2011.772HOLOS; v. 5 (2011); 179-1841807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/772/495Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Marinalva Nicácio de2022-05-01T20:43:07Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/772Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:43:07Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO DE TEATRO NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO IFRN |
title |
O ENSINO DE TEATRO NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO IFRN |
spellingShingle |
O ENSINO DE TEATRO NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO IFRN Moura, Marinalva Nicácio de |
title_short |
O ENSINO DE TEATRO NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO IFRN |
title_full |
O ENSINO DE TEATRO NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO IFRN |
title_fullStr |
O ENSINO DE TEATRO NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO IFRN |
title_full_unstemmed |
O ENSINO DE TEATRO NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO IFRN |
title_sort |
O ENSINO DE TEATRO NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO IFRN |
author |
Moura, Marinalva Nicácio de |
author_facet |
Moura, Marinalva Nicácio de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Marinalva Nicácio de |
description |
Nesse trabalho, apresentamos uma reflexão sobre a sensibilidade estética expressa no corpo e nos gestos da narração de história em sala de aula, com intuito de ensinar teatro. O desenvolvimento dessa reflexão se dá a partir da atitude fenomenológica inspirada no filósofo francês Maurice Merleau-Ponty, na qual o corpo deixa de ser só um instrumento para significar no acontecimento teatral, realizando uma comunicação sensível na reflexibilidade corpórea. Os gestos do narrador nos dão a ver e a pensar sobre a linguagem e a comunicação do corpo, oferecendo-nos processos sensíveis e modos criativos de aprendizagem. Nessa perspectiva, a reflexão sobre o fenômeno do acontecimento teatral realizado em sala de aula, apresenta a narrativa de história como processo educativo do corpo, configurando-se como uma aprendizagem do fazer teatral. Um conhecimento sensível que pode contribuir com as reflexões sobre teatro e educação. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/772 10.15628/holos.2011.772 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/772 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2011.772 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/772/495 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 5 (2011); 179-184 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951618830401536 |