O ENSINO DE TEATRO NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO IFRN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Marinalva Nicácio de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/772
Resumo: Nesse trabalho, apresentamos uma reflexão sobre a sensibilidade estética expressa no corpo e nos gestos da narração de história em sala de aula, com intuito de ensinar teatro. O desenvolvimento dessa reflexão se dá a partir da atitude fenomenológica inspirada no filósofo francês Maurice Merleau-Ponty, na qual o corpo deixa de ser só um instrumento para significar no acontecimento teatral, realizando uma comunicação sensível na reflexibilidade corpórea. Os gestos do narrador nos dão a ver e a pensar sobre a linguagem e a comunicação do corpo, oferecendo-nos processos sensíveis e modos criativos de aprendizagem. Nessa perspectiva, a reflexão sobre o fenômeno do acontecimento teatral realizado em sala de aula, apresenta a narrativa de história como processo educativo do corpo, configurando-se como uma aprendizagem do fazer teatral. Um conhecimento sensível que pode contribuir com as reflexões sobre teatro e educação.
id IFRN-3_2fc6f8be20e9b7a760c064a94959a35d
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/772
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling O ENSINO DE TEATRO NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO IFRNNesse trabalho, apresentamos uma reflexão sobre a sensibilidade estética expressa no corpo e nos gestos da narração de história em sala de aula, com intuito de ensinar teatro. O desenvolvimento dessa reflexão se dá a partir da atitude fenomenológica inspirada no filósofo francês Maurice Merleau-Ponty, na qual o corpo deixa de ser só um instrumento para significar no acontecimento teatral, realizando uma comunicação sensível na reflexibilidade corpórea. Os gestos do narrador nos dão a ver e a pensar sobre a linguagem e a comunicação do corpo, oferecendo-nos processos sensíveis e modos criativos de aprendizagem. Nessa perspectiva, a reflexão sobre o fenômeno do acontecimento teatral realizado em sala de aula, apresenta a narrativa de história como processo educativo do corpo, configurando-se como uma aprendizagem do fazer teatral. Um conhecimento sensível que pode contribuir com as reflexões sobre teatro e educação.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2011-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/77210.15628/holos.2011.772HOLOS; v. 5 (2011); 179-1841807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/772/495Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Marinalva Nicácio de2022-05-01T20:43:07Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/772Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:43:07Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DE TEATRO NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO IFRN
title O ENSINO DE TEATRO NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO IFRN
spellingShingle O ENSINO DE TEATRO NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO IFRN
Moura, Marinalva Nicácio de
title_short O ENSINO DE TEATRO NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO IFRN
title_full O ENSINO DE TEATRO NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO IFRN
title_fullStr O ENSINO DE TEATRO NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO IFRN
title_full_unstemmed O ENSINO DE TEATRO NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO IFRN
title_sort O ENSINO DE TEATRO NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO IFRN
author Moura, Marinalva Nicácio de
author_facet Moura, Marinalva Nicácio de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Marinalva Nicácio de
description Nesse trabalho, apresentamos uma reflexão sobre a sensibilidade estética expressa no corpo e nos gestos da narração de história em sala de aula, com intuito de ensinar teatro. O desenvolvimento dessa reflexão se dá a partir da atitude fenomenológica inspirada no filósofo francês Maurice Merleau-Ponty, na qual o corpo deixa de ser só um instrumento para significar no acontecimento teatral, realizando uma comunicação sensível na reflexibilidade corpórea. Os gestos do narrador nos dão a ver e a pensar sobre a linguagem e a comunicação do corpo, oferecendo-nos processos sensíveis e modos criativos de aprendizagem. Nessa perspectiva, a reflexão sobre o fenômeno do acontecimento teatral realizado em sala de aula, apresenta a narrativa de história como processo educativo do corpo, configurando-se como uma aprendizagem do fazer teatral. Um conhecimento sensível que pode contribuir com as reflexões sobre teatro e educação.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/772
10.15628/holos.2011.772
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/772
identifier_str_mv 10.15628/holos.2011.772
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/772/495
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 5 (2011); 179-184
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951618830401536