ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO IFRN SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jose Moises Nunes da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/845
Resumo: O artigo discute a temática educação profissional. O objetivo é analisar como o IFRN vem materializando, segundo a visão dos próprios docentes, a proposta curricular dos cursos de ensino médio integrado em Eletrotécnica, Edificações, Agroecologia, Alimentos e Informática. Metodologicamente, o estudo se insere na categoria qualitativa, com caráter exploratório, tendo como fio condutor de análise a dialética. As fontes de informações são o Projeto Polí­tico Pedagógico de 2004, os Planos dos Cursos, o questionário aplicado aos professores que atuam em cada curso mencionado e as entrevistas realizadas com esses sujeitos. A não apropriação da concepção e fundamentos do currí­culo integrado pelos professores e as práticas pedagógicas relatadas, permite inferir que não ocorre a materialização concreta do ensino médio integrado no IFRN e, sim, que apenas algumas ações didáticas, não sistematizadas nem planejadas coletivamente, concorrem para esse fim.
id UERN-5_afcfdda3a562c4cf1c4a6e79fe00e9a2
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/845
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO IFRN SOB A ÓTICA DOS PROFESSORESEnsino médio integradoPráticas pedagógicasCurrí­culo integradoO artigo discute a temática educação profissional. O objetivo é analisar como o IFRN vem materializando, segundo a visão dos próprios docentes, a proposta curricular dos cursos de ensino médio integrado em Eletrotécnica, Edificações, Agroecologia, Alimentos e Informática. Metodologicamente, o estudo se insere na categoria qualitativa, com caráter exploratório, tendo como fio condutor de análise a dialética. As fontes de informações são o Projeto Polí­tico Pedagógico de 2004, os Planos dos Cursos, o questionário aplicado aos professores que atuam em cada curso mencionado e as entrevistas realizadas com esses sujeitos. A não apropriação da concepção e fundamentos do currí­culo integrado pelos professores e as práticas pedagógicas relatadas, permite inferir que não ocorre a materialização concreta do ensino médio integrado no IFRN e, sim, que apenas algumas ações didáticas, não sistematizadas nem planejadas coletivamente, concorrem para esse fim.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/845Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 2 n. 5 (2016): Dossiê Educação Profissional2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/845/754Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessJose Moises Nunes da Silva2020-10-29T12:56:38Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/845Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:56:38Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO IFRN SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES
title ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO IFRN SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES
spellingShingle ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO IFRN SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES
Jose Moises Nunes da Silva
Ensino médio integrado
Práticas pedagógicas
Currí­culo integrado
title_short ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO IFRN SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES
title_full ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO IFRN SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES
title_fullStr ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO IFRN SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES
title_full_unstemmed ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO IFRN SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES
title_sort ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO IFRN SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES
author Jose Moises Nunes da Silva
author_facet Jose Moises Nunes da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jose Moises Nunes da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio integrado
Práticas pedagógicas
Currí­culo integrado
topic Ensino médio integrado
Práticas pedagógicas
Currí­culo integrado
description O artigo discute a temática educação profissional. O objetivo é analisar como o IFRN vem materializando, segundo a visão dos próprios docentes, a proposta curricular dos cursos de ensino médio integrado em Eletrotécnica, Edificações, Agroecologia, Alimentos e Informática. Metodologicamente, o estudo se insere na categoria qualitativa, com caráter exploratório, tendo como fio condutor de análise a dialética. As fontes de informações são o Projeto Polí­tico Pedagógico de 2004, os Planos dos Cursos, o questionário aplicado aos professores que atuam em cada curso mencionado e as entrevistas realizadas com esses sujeitos. A não apropriação da concepção e fundamentos do currí­culo integrado pelos professores e as práticas pedagógicas relatadas, permite inferir que não ocorre a materialização concreta do ensino médio integrado no IFRN e, sim, que apenas algumas ações didáticas, não sistematizadas nem planejadas coletivamente, concorrem para esse fim.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/845
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/845
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/845/754
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 2 n. 5 (2016): Dossiê Educação Profissional
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751124544487424