ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO IFRN SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/845 |
Resumo: | O artigo discute a temática educação profissional. O objetivo é analisar como o IFRN vem materializando, segundo a visão dos próprios docentes, a proposta curricular dos cursos de ensino médio integrado em Eletrotécnica, Edificações, Agroecologia, Alimentos e Informática. Metodologicamente, o estudo se insere na categoria qualitativa, com caráter exploratório, tendo como fio condutor de análise a dialética. As fontes de informações são o Projeto Político Pedagógico de 2004, os Planos dos Cursos, o questionário aplicado aos professores que atuam em cada curso mencionado e as entrevistas realizadas com esses sujeitos. A não apropriação da concepção e fundamentos do currículo integrado pelos professores e as práticas pedagógicas relatadas, permite inferir que não ocorre a materialização concreta do ensino médio integrado no IFRN e, sim, que apenas algumas ações didáticas, não sistematizadas nem planejadas coletivamente, concorrem para esse fim. |
id |
UERN-5_afcfdda3a562c4cf1c4a6e79fe00e9a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/845 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO IFRN SOB A ÓTICA DOS PROFESSORESEnsino médio integradoPráticas pedagógicasCurrículo integradoO artigo discute a temática educação profissional. O objetivo é analisar como o IFRN vem materializando, segundo a visão dos próprios docentes, a proposta curricular dos cursos de ensino médio integrado em Eletrotécnica, Edificações, Agroecologia, Alimentos e Informática. Metodologicamente, o estudo se insere na categoria qualitativa, com caráter exploratório, tendo como fio condutor de análise a dialética. As fontes de informações são o Projeto Político Pedagógico de 2004, os Planos dos Cursos, o questionário aplicado aos professores que atuam em cada curso mencionado e as entrevistas realizadas com esses sujeitos. A não apropriação da concepção e fundamentos do currículo integrado pelos professores e as práticas pedagógicas relatadas, permite inferir que não ocorre a materialização concreta do ensino médio integrado no IFRN e, sim, que apenas algumas ações didáticas, não sistematizadas nem planejadas coletivamente, concorrem para esse fim.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/845Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 2 n. 5 (2016): Dossiê Educação Profissional2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/845/754Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessJose Moises Nunes da Silva2020-10-29T12:56:38Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/845Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:56:38Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO IFRN SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES |
title |
ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO IFRN SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES |
spellingShingle |
ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO IFRN SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES Jose Moises Nunes da Silva Ensino médio integrado Práticas pedagógicas Currículo integrado |
title_short |
ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO IFRN SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES |
title_full |
ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO IFRN SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES |
title_fullStr |
ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO IFRN SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES |
title_full_unstemmed |
ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO IFRN SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES |
title_sort |
ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO IFRN SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES |
author |
Jose Moises Nunes da Silva |
author_facet |
Jose Moises Nunes da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jose Moises Nunes da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino médio integrado Práticas pedagógicas Currículo integrado |
topic |
Ensino médio integrado Práticas pedagógicas Currículo integrado |
description |
O artigo discute a temática educação profissional. O objetivo é analisar como o IFRN vem materializando, segundo a visão dos próprios docentes, a proposta curricular dos cursos de ensino médio integrado em Eletrotécnica, Edificações, Agroecologia, Alimentos e Informática. Metodologicamente, o estudo se insere na categoria qualitativa, com caráter exploratório, tendo como fio condutor de análise a dialética. As fontes de informações são o Projeto Político Pedagógico de 2004, os Planos dos Cursos, o questionário aplicado aos professores que atuam em cada curso mencionado e as entrevistas realizadas com esses sujeitos. A não apropriação da concepção e fundamentos do currículo integrado pelos professores e as práticas pedagógicas relatadas, permite inferir que não ocorre a materialização concreta do ensino médio integrado no IFRN e, sim, que apenas algumas ações didáticas, não sistematizadas nem planejadas coletivamente, concorrem para esse fim. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/845 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/845 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/845/754 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 2 n. 5 (2016): Dossiê Educação Profissional 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751124544487424 |