UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS NO CSF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spiazzi Bottega Cichoski, Paula
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rubin-Oliveira, Marlize, Teixeira, Edival Sebastião
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6180
Resumo: O presente artigo é um dos resultados de um projeto de pesquisa intitulado Desafios da Internacionalização da Educação Superior Brasileira: universidades de classe mundial. Mais especificamente, relata-se aqui uma investigação que teve por objetivo analisar como experiências de internacionalização desenvolvidas no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) implicam o desenvolvimento humano de estudantes de graduação do Câmpus Francisco Beltrão, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), localizado na região sudoeste do Paraná.  Participaram do estudo 13 (81,25%) estudantes, 7  do sexo masculino e 6 do sexo feminino, do total de 16 que participaram do CsF no Câmpus. O grupo era formado por graduandos Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Licenciatura em Informática e Tecnologia em Alimentos. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e mediante princípios de análise do conteúdo foi possível identificar as categorias Cultura e Autonomia. Língua, Visão de Mundo, Preconceito, Hábitos Alimentares, Rotina de Estudos, foram os elementos que emergiram nas entrevistas e que sustentam a categoria Cultura. Os elementos Independência, Maturidade, Responsabilidade, Autoconhecimento, Coragem e Disciplina, por sua vez, sustentam o que denominamos como a categoria Autonomia neste estudo. A partir do processo de análise, pode-se inferir que a experiência internacional, proporcionada pelo Programa Ciência Sem Fronteiras, trouxe a cada um dos estudantes um processo de mudança, ou seja, ela proporcionou a eles implicações em seus desenvolvimentos humanos.
id IFRN-3_30bd5ab069fe1f3cc956b01db55ee02d
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/6180
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS NO CSFDesenvolvimento HumanoInternacionalizaçãoEducação SuperiorEstudantesO presente artigo é um dos resultados de um projeto de pesquisa intitulado Desafios da Internacionalização da Educação Superior Brasileira: universidades de classe mundial. Mais especificamente, relata-se aqui uma investigação que teve por objetivo analisar como experiências de internacionalização desenvolvidas no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) implicam o desenvolvimento humano de estudantes de graduação do Câmpus Francisco Beltrão, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), localizado na região sudoeste do Paraná.  Participaram do estudo 13 (81,25%) estudantes, 7  do sexo masculino e 6 do sexo feminino, do total de 16 que participaram do CsF no Câmpus. O grupo era formado por graduandos Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Licenciatura em Informática e Tecnologia em Alimentos. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e mediante princípios de análise do conteúdo foi possível identificar as categorias Cultura e Autonomia. Língua, Visão de Mundo, Preconceito, Hábitos Alimentares, Rotina de Estudos, foram os elementos que emergiram nas entrevistas e que sustentam a categoria Cultura. Os elementos Independência, Maturidade, Responsabilidade, Autoconhecimento, Coragem e Disciplina, por sua vez, sustentam o que denominamos como a categoria Autonomia neste estudo. A partir do processo de análise, pode-se inferir que a experiência internacional, proporcionada pelo Programa Ciência Sem Fronteiras, trouxe a cada um dos estudantes um processo de mudança, ou seja, ela proporcionou a eles implicações em seus desenvolvimentos humanos.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2018-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/618010.15628/holos.2018.6180HOLOS; v. 6 (2018); 229-2471807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6180/pdfCopyright (c) 2018 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSpiazzi Bottega Cichoski, PaulaRubin-Oliveira, MarlizeTeixeira, Edival Sebastião2022-05-01T19:30:33Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/6180Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:30:33Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS NO CSF
title UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS NO CSF
spellingShingle UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS NO CSF
Spiazzi Bottega Cichoski, Paula
Desenvolvimento Humano
Internacionalização
Educação Superior
Estudantes
title_short UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS NO CSF
title_full UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS NO CSF
title_fullStr UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS NO CSF
title_full_unstemmed UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS NO CSF
title_sort UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS NO CSF
author Spiazzi Bottega Cichoski, Paula
author_facet Spiazzi Bottega Cichoski, Paula
Rubin-Oliveira, Marlize
Teixeira, Edival Sebastião
author_role author
author2 Rubin-Oliveira, Marlize
Teixeira, Edival Sebastião
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Spiazzi Bottega Cichoski, Paula
Rubin-Oliveira, Marlize
Teixeira, Edival Sebastião
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento Humano
Internacionalização
Educação Superior
Estudantes
topic Desenvolvimento Humano
Internacionalização
Educação Superior
Estudantes
description O presente artigo é um dos resultados de um projeto de pesquisa intitulado Desafios da Internacionalização da Educação Superior Brasileira: universidades de classe mundial. Mais especificamente, relata-se aqui uma investigação que teve por objetivo analisar como experiências de internacionalização desenvolvidas no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) implicam o desenvolvimento humano de estudantes de graduação do Câmpus Francisco Beltrão, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), localizado na região sudoeste do Paraná.  Participaram do estudo 13 (81,25%) estudantes, 7  do sexo masculino e 6 do sexo feminino, do total de 16 que participaram do CsF no Câmpus. O grupo era formado por graduandos Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Licenciatura em Informática e Tecnologia em Alimentos. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e mediante princípios de análise do conteúdo foi possível identificar as categorias Cultura e Autonomia. Língua, Visão de Mundo, Preconceito, Hábitos Alimentares, Rotina de Estudos, foram os elementos que emergiram nas entrevistas e que sustentam a categoria Cultura. Os elementos Independência, Maturidade, Responsabilidade, Autoconhecimento, Coragem e Disciplina, por sua vez, sustentam o que denominamos como a categoria Autonomia neste estudo. A partir do processo de análise, pode-se inferir que a experiência internacional, proporcionada pelo Programa Ciência Sem Fronteiras, trouxe a cada um dos estudantes um processo de mudança, ou seja, ela proporcionou a eles implicações em seus desenvolvimentos humanos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6180
10.15628/holos.2018.6180
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6180
identifier_str_mv 10.15628/holos.2018.6180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6180/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 6 (2018); 229-247
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951623689502720