UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS NO CSF
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6180 |
Resumo: | O presente artigo é um dos resultados de um projeto de pesquisa intitulado Desafios da Internacionalização da Educação Superior Brasileira: universidades de classe mundial. Mais especificamente, relata-se aqui uma investigação que teve por objetivo analisar como experiências de internacionalização desenvolvidas no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) implicam o desenvolvimento humano de estudantes de graduação do Câmpus Francisco Beltrão, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), localizado na região sudoeste do Paraná. Participaram do estudo 13 (81,25%) estudantes, 7 do sexo masculino e 6 do sexo feminino, do total de 16 que participaram do CsF no Câmpus. O grupo era formado por graduandos Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Licenciatura em Informática e Tecnologia em Alimentos. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e mediante princípios de análise do conteúdo foi possível identificar as categorias Cultura e Autonomia. Língua, Visão de Mundo, Preconceito, Hábitos Alimentares, Rotina de Estudos, foram os elementos que emergiram nas entrevistas e que sustentam a categoria Cultura. Os elementos Independência, Maturidade, Responsabilidade, Autoconhecimento, Coragem e Disciplina, por sua vez, sustentam o que denominamos como a categoria Autonomia neste estudo. A partir do processo de análise, pode-se inferir que a experiência internacional, proporcionada pelo Programa Ciência Sem Fronteiras, trouxe a cada um dos estudantes um processo de mudança, ou seja, ela proporcionou a eles implicações em seus desenvolvimentos humanos. |
id |
IFRN-3_30bd5ab069fe1f3cc956b01db55ee02d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/6180 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS NO CSFDesenvolvimento HumanoInternacionalizaçãoEducação SuperiorEstudantesO presente artigo é um dos resultados de um projeto de pesquisa intitulado Desafios da Internacionalização da Educação Superior Brasileira: universidades de classe mundial. Mais especificamente, relata-se aqui uma investigação que teve por objetivo analisar como experiências de internacionalização desenvolvidas no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) implicam o desenvolvimento humano de estudantes de graduação do Câmpus Francisco Beltrão, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), localizado na região sudoeste do Paraná. Participaram do estudo 13 (81,25%) estudantes, 7 do sexo masculino e 6 do sexo feminino, do total de 16 que participaram do CsF no Câmpus. O grupo era formado por graduandos Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Licenciatura em Informática e Tecnologia em Alimentos. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e mediante princípios de análise do conteúdo foi possível identificar as categorias Cultura e Autonomia. Língua, Visão de Mundo, Preconceito, Hábitos Alimentares, Rotina de Estudos, foram os elementos que emergiram nas entrevistas e que sustentam a categoria Cultura. Os elementos Independência, Maturidade, Responsabilidade, Autoconhecimento, Coragem e Disciplina, por sua vez, sustentam o que denominamos como a categoria Autonomia neste estudo. A partir do processo de análise, pode-se inferir que a experiência internacional, proporcionada pelo Programa Ciência Sem Fronteiras, trouxe a cada um dos estudantes um processo de mudança, ou seja, ela proporcionou a eles implicações em seus desenvolvimentos humanos.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2018-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/618010.15628/holos.2018.6180HOLOS; v. 6 (2018); 229-2471807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6180/pdfCopyright (c) 2018 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSpiazzi Bottega Cichoski, PaulaRubin-Oliveira, MarlizeTeixeira, Edival Sebastião2022-05-01T19:30:33Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/6180Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:30:33Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS NO CSF |
title |
UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS NO CSF |
spellingShingle |
UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS NO CSF Spiazzi Bottega Cichoski, Paula Desenvolvimento Humano Internacionalização Educação Superior Estudantes |
title_short |
UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS NO CSF |
title_full |
UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS NO CSF |
title_fullStr |
UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS NO CSF |
title_full_unstemmed |
UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS NO CSF |
title_sort |
UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS NO CSF |
author |
Spiazzi Bottega Cichoski, Paula |
author_facet |
Spiazzi Bottega Cichoski, Paula Rubin-Oliveira, Marlize Teixeira, Edival Sebastião |
author_role |
author |
author2 |
Rubin-Oliveira, Marlize Teixeira, Edival Sebastião |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Spiazzi Bottega Cichoski, Paula Rubin-Oliveira, Marlize Teixeira, Edival Sebastião |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento Humano Internacionalização Educação Superior Estudantes |
topic |
Desenvolvimento Humano Internacionalização Educação Superior Estudantes |
description |
O presente artigo é um dos resultados de um projeto de pesquisa intitulado Desafios da Internacionalização da Educação Superior Brasileira: universidades de classe mundial. Mais especificamente, relata-se aqui uma investigação que teve por objetivo analisar como experiências de internacionalização desenvolvidas no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) implicam o desenvolvimento humano de estudantes de graduação do Câmpus Francisco Beltrão, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), localizado na região sudoeste do Paraná. Participaram do estudo 13 (81,25%) estudantes, 7 do sexo masculino e 6 do sexo feminino, do total de 16 que participaram do CsF no Câmpus. O grupo era formado por graduandos Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Licenciatura em Informática e Tecnologia em Alimentos. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e mediante princípios de análise do conteúdo foi possível identificar as categorias Cultura e Autonomia. Língua, Visão de Mundo, Preconceito, Hábitos Alimentares, Rotina de Estudos, foram os elementos que emergiram nas entrevistas e que sustentam a categoria Cultura. Os elementos Independência, Maturidade, Responsabilidade, Autoconhecimento, Coragem e Disciplina, por sua vez, sustentam o que denominamos como a categoria Autonomia neste estudo. A partir do processo de análise, pode-se inferir que a experiência internacional, proporcionada pelo Programa Ciência Sem Fronteiras, trouxe a cada um dos estudantes um processo de mudança, ou seja, ela proporcionou a eles implicações em seus desenvolvimentos humanos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6180 10.15628/holos.2018.6180 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6180 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2018.6180 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6180/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 6 (2018); 229-247 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951623689502720 |