AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO PALEONTOLÓGICO COM INTERVENÇÃO EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO NO ESTADO DO TOCANTINS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Laís Aguiar da Silveira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Nunes, Daniel de Freitas, Pires, Etiene Fabbrin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1991
Resumo: Este artigo apresenta os resultados obtidos a partir da aplicação de estratégias educativas voltadas à divulgação do conhecimento paleontológico e integração comunidade-meio científico em duas escolas da Rede Estadual de Ensino Médio de Porto Nacional (TO) desenvolvidas como parte do projeto institucional de extensão “Tecendo redes de saberes e experiências através do ensino de Paleontologia em escolas municipais e estaduais, no município de Porto Nacional, TO”.  A metodologia utilizada consistiu na aplicação de dois questionários aos estudantes, (no início e no final das atividades de intervenção), com a finalidade de diagnosticar e avaliar o nível de conhecimento sobre Paleontologia, bem como verificar a eficácia das atividades de intervenção no processo de ensino e aprendizagem. As atividades consistiram de palestra, oficina de réplicas de fósseis e visita aos Laboratórios do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Os estudantes de ambas as escolas demonstraram-se semelhante quanto ao nível de conhecimento a respeito de Paleontologia. Inicialmente foi possível constatar um baixo nível de conhecimento paleontológico por parte dos estudantes. A aplicação das atividades de intervenção pedagógica demonstrou-se eficaz na apropriação do conhecimento, visto que após essas atividades, percebeu-se uma mudança no nível de conhecimento dos alunos.
id IFRN-3_364ece25ebaf1999db3fccf3ff2973c8
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/1991
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO PALEONTOLÓGICO COM INTERVENÇÃO EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO NO ESTADO DO TOCANTINSEducaçãoPaleontologiaEnsino de BiologiaEnsino por intervençãoEste artigo apresenta os resultados obtidos a partir da aplicação de estratégias educativas voltadas à divulgação do conhecimento paleontológico e integração comunidade-meio científico em duas escolas da Rede Estadual de Ensino Médio de Porto Nacional (TO) desenvolvidas como parte do projeto institucional de extensão “Tecendo redes de saberes e experiências através do ensino de Paleontologia em escolas municipais e estaduais, no município de Porto Nacional, TO”.  A metodologia utilizada consistiu na aplicação de dois questionários aos estudantes, (no início e no final das atividades de intervenção), com a finalidade de diagnosticar e avaliar o nível de conhecimento sobre Paleontologia, bem como verificar a eficácia das atividades de intervenção no processo de ensino e aprendizagem. As atividades consistiram de palestra, oficina de réplicas de fósseis e visita aos Laboratórios do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Os estudantes de ambas as escolas demonstraram-se semelhante quanto ao nível de conhecimento a respeito de Paleontologia. Inicialmente foi possível constatar um baixo nível de conhecimento paleontológico por parte dos estudantes. A aplicação das atividades de intervenção pedagógica demonstrou-se eficaz na apropriação do conhecimento, visto que após essas atividades, percebeu-se uma mudança no nível de conhecimento dos alunos.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2016-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/199110.15628/holos.2015.1991HOLOS; v. 8 (2015); 384-3961807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1991/1336Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Laís Aguiar da SilveiraNunes, Daniel de FreitasPires, Etiene Fabbrin2022-05-01T20:22:58Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/1991Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:22:58Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO PALEONTOLÓGICO COM INTERVENÇÃO EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO NO ESTADO DO TOCANTINS
title AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO PALEONTOLÓGICO COM INTERVENÇÃO EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO NO ESTADO DO TOCANTINS
spellingShingle AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO PALEONTOLÓGICO COM INTERVENÇÃO EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO NO ESTADO DO TOCANTINS
Mendes, Laís Aguiar da Silveira
Educação
Paleontologia
Ensino de Biologia
Ensino por intervenção
title_short AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO PALEONTOLÓGICO COM INTERVENÇÃO EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO NO ESTADO DO TOCANTINS
title_full AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO PALEONTOLÓGICO COM INTERVENÇÃO EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO NO ESTADO DO TOCANTINS
title_fullStr AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO PALEONTOLÓGICO COM INTERVENÇÃO EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO NO ESTADO DO TOCANTINS
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO PALEONTOLÓGICO COM INTERVENÇÃO EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO NO ESTADO DO TOCANTINS
title_sort AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO PALEONTOLÓGICO COM INTERVENÇÃO EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO NO ESTADO DO TOCANTINS
author Mendes, Laís Aguiar da Silveira
author_facet Mendes, Laís Aguiar da Silveira
Nunes, Daniel de Freitas
Pires, Etiene Fabbrin
author_role author
author2 Nunes, Daniel de Freitas
Pires, Etiene Fabbrin
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Laís Aguiar da Silveira
Nunes, Daniel de Freitas
Pires, Etiene Fabbrin
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Paleontologia
Ensino de Biologia
Ensino por intervenção
topic Educação
Paleontologia
Ensino de Biologia
Ensino por intervenção
description Este artigo apresenta os resultados obtidos a partir da aplicação de estratégias educativas voltadas à divulgação do conhecimento paleontológico e integração comunidade-meio científico em duas escolas da Rede Estadual de Ensino Médio de Porto Nacional (TO) desenvolvidas como parte do projeto institucional de extensão “Tecendo redes de saberes e experiências através do ensino de Paleontologia em escolas municipais e estaduais, no município de Porto Nacional, TO”.  A metodologia utilizada consistiu na aplicação de dois questionários aos estudantes, (no início e no final das atividades de intervenção), com a finalidade de diagnosticar e avaliar o nível de conhecimento sobre Paleontologia, bem como verificar a eficácia das atividades de intervenção no processo de ensino e aprendizagem. As atividades consistiram de palestra, oficina de réplicas de fósseis e visita aos Laboratórios do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Os estudantes de ambas as escolas demonstraram-se semelhante quanto ao nível de conhecimento a respeito de Paleontologia. Inicialmente foi possível constatar um baixo nível de conhecimento paleontológico por parte dos estudantes. A aplicação das atividades de intervenção pedagógica demonstrou-se eficaz na apropriação do conhecimento, visto que após essas atividades, percebeu-se uma mudança no nível de conhecimento dos alunos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1991
10.15628/holos.2015.1991
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1991
identifier_str_mv 10.15628/holos.2015.1991
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1991/1336
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 8 (2015); 384-396
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951620559503360