A paleontologia como ferramenta de ensino para estudantes do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nizer, Marlon William
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/64194
Resumo: Orientadora: Dra. Tânia Zaleski
id UFPR_1e556cba21b718df22715ecd0ba87e9b
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/64194
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Nizer, Marlon WilliamZaleski, Tânia, 1980-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional2020-02-12T17:51:44Z2020-02-12T17:51:44Z2019https://hdl.handle.net/1884/64194Orientadora: Dra. Tânia ZaleskiDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO. Defesa : Curitiba, 15/07/2019Inclui referências: p. 34-35Resumo: A paleontologia no ensino básico, fundamental e médio, é competência em especial das disciplinas de ciências e biologia. Esta ciência apresenta grande importância evolutiva, contribuindo para a compreensão da evolução dos seres vivos e, econômica servindo como guia na extração de combustíveis fósseis, ou através da promoção do turismo paleontológico nas regiões que apresentam afloramentos. Este trabalho identificou os conhecimentos, atividades, práticas disponíveis aos estudantes e professores nos livros didáticos em vigência pelo Programa Nacional de Livros e material Didático (PNLD) disponíveis nas escolas utilizados por estudantes e professores. Dentre os conteúdos abordados no livro didático, destaca-se principalmente menções a fósseis, apesar de dois livros didáticos de ciências não fazerem nenhuma citação à paleontologia. As seis escolas abordadas neste trabalho, apenas uma conta com laboratório de ciências em funcionamento e três delas contam com laboratório de informática funcionamento. Em duas escolas, a biblioteca é utilizada como sala de aula em pelo menos meio período. O trabalho elaborou um guia prático de paleontologia, com nove atividades práticas com foco em metodologia investigativa interdisciplinar sobre paleontologia a fim de serem utilizados por professores para complementar suas aulas, em especial, a professores de ciências e biologia. PALAVRAS-CHAVE Fósseis - Ensino básico - Livros Didáticos.Abstract: Paleontology in elementary, middle and high school, is particularly competent in the disciplines of science and biology. This science presents great evolutionary importance, contributing to the understanding of the evolution of living beings, and, economics serving as a guide in the extraction of fossil fuels, or through the promotion of paleontological tourism in counties with outcrops. This work identified the knowledge, activities, practices available to students and teachers in textbooks in effect by the National Book and Textbooks Program (PNLD) available in schools used by students and teachers. Among the contents covered in the didactic book, there are mainly references to fossils, although two science textbooks do not cite paleontology. The six schools covered in this work, only one account with science laboratory in operation and three of them rely on computer lab operating. In two schools, the library is used as a classroom in at least part-time. The paper developed a practical guide to paleontology, with nine practical activities focusing on interdisciplinary research methodology on paleontology in order to be used by teachers to complement their classes, especially to science and biology teachers. KEYWORLDS Fossils - Basic education - Didactic Books.74 p. : il. (algumas color.).application/pdfPaleontologiaEnsino fundamentalEnsino médioLivros didáticosA paleontologia como ferramenta de ensino para estudantes do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MARLON WILLIAM NIZER.pdfapplication/pdf44081648https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/64194/1/R%20-%20D%20-%20MARLON%20WILLIAM%20NIZER.pdf7da89b0a532e535b6a76d746e083b935MD51open access1884/641942020-02-12 14:51:44.459open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/64194Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-02-12T17:51:44Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A paleontologia como ferramenta de ensino para estudantes do ensino médio
title A paleontologia como ferramenta de ensino para estudantes do ensino médio
spellingShingle A paleontologia como ferramenta de ensino para estudantes do ensino médio
Nizer, Marlon William
Paleontologia
Ensino fundamental
Ensino médio
Livros didáticos
title_short A paleontologia como ferramenta de ensino para estudantes do ensino médio
title_full A paleontologia como ferramenta de ensino para estudantes do ensino médio
title_fullStr A paleontologia como ferramenta de ensino para estudantes do ensino médio
title_full_unstemmed A paleontologia como ferramenta de ensino para estudantes do ensino médio
title_sort A paleontologia como ferramenta de ensino para estudantes do ensino médio
author Nizer, Marlon William
author_facet Nizer, Marlon William
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Zaleski, Tânia, 1980-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional
dc.contributor.author.fl_str_mv Nizer, Marlon William
dc.subject.por.fl_str_mv Paleontologia
Ensino fundamental
Ensino médio
Livros didáticos
topic Paleontologia
Ensino fundamental
Ensino médio
Livros didáticos
description Orientadora: Dra. Tânia Zaleski
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-12T17:51:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-02-12T17:51:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/64194
url https://hdl.handle.net/1884/64194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 74 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/64194/1/R%20-%20D%20-%20MARLON%20WILLIAM%20NIZER.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7da89b0a532e535b6a76d746e083b935
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898853046288384