NARRATIVA (AUTO)BIOGRÁFICA DA EXPERIÊNCIA FORMATIVA NA PÓS-GRADUAÇÃO DA UERN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Maria Cleonice
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Medeiros, Normândia de Farias Mesquita
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2973
Resumo: Este trabalho objetiva analisar a formação inicial docente do professor para o exercício profissional no ensino superior por meio das narrativas (auto)biográficas das experiências formativas do Estágio de Docência da pós-graduação em educação da UERN. Tem como principal fonte teórico-metodologia os estudos de Pimenta e Anastasiou (2002), Veiga (2006), Martins e Cavalcante (2013), Josso (2007) e Souza (2006). Constatou-se que o ato de se narrar e de rememorar o processo de aprendizagem, suscita as marcas deixadas pela formação inicial e permanente que faz parte do percurso trilhado. Essas narrativas do Estágio de Docência no ensino superior trazem consigo as reminiscências da trajetória acadêmica e o ressignificar da atividade curricular desenvolvida por meio da pós-graduação em educação. Marcando o percurso formativo por meio da construção da formação profissional para o exercício da docência no ensino superior.
id IFRN-3_36c42170f56671cb041f0bd27cd99389
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/2973
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling NARRATIVA (AUTO)BIOGRÁFICA DA EXPERIÊNCIA FORMATIVA NA PÓS-GRADUAÇÃO DA UERNEstágio de DocênciaPós-GraduaçãoExperiência FormativaEste trabalho objetiva analisar a formação inicial docente do professor para o exercício profissional no ensino superior por meio das narrativas (auto)biográficas das experiências formativas do Estágio de Docência da pós-graduação em educação da UERN. Tem como principal fonte teórico-metodologia os estudos de Pimenta e Anastasiou (2002), Veiga (2006), Martins e Cavalcante (2013), Josso (2007) e Souza (2006). Constatou-se que o ato de se narrar e de rememorar o processo de aprendizagem, suscita as marcas deixadas pela formação inicial e permanente que faz parte do percurso trilhado. Essas narrativas do Estágio de Docência no ensino superior trazem consigo as reminiscências da trajetória acadêmica e o ressignificar da atividade curricular desenvolvida por meio da pós-graduação em educação. Marcando o percurso formativo por meio da construção da formação profissional para o exercício da docência no ensino superior.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2016-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/297310.15628/holos.2016.2973HOLOS; v. 3 (2016); 186-1971807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2973/1493Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Maria CleoniceMedeiros, Normândia de Farias Mesquita2022-05-01T20:21:44Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/2973Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:21:44Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv NARRATIVA (AUTO)BIOGRÁFICA DA EXPERIÊNCIA FORMATIVA NA PÓS-GRADUAÇÃO DA UERN
title NARRATIVA (AUTO)BIOGRÁFICA DA EXPERIÊNCIA FORMATIVA NA PÓS-GRADUAÇÃO DA UERN
spellingShingle NARRATIVA (AUTO)BIOGRÁFICA DA EXPERIÊNCIA FORMATIVA NA PÓS-GRADUAÇÃO DA UERN
Soares, Maria Cleonice
Estágio de Docência
Pós-Graduação
Experiência Formativa
title_short NARRATIVA (AUTO)BIOGRÁFICA DA EXPERIÊNCIA FORMATIVA NA PÓS-GRADUAÇÃO DA UERN
title_full NARRATIVA (AUTO)BIOGRÁFICA DA EXPERIÊNCIA FORMATIVA NA PÓS-GRADUAÇÃO DA UERN
title_fullStr NARRATIVA (AUTO)BIOGRÁFICA DA EXPERIÊNCIA FORMATIVA NA PÓS-GRADUAÇÃO DA UERN
title_full_unstemmed NARRATIVA (AUTO)BIOGRÁFICA DA EXPERIÊNCIA FORMATIVA NA PÓS-GRADUAÇÃO DA UERN
title_sort NARRATIVA (AUTO)BIOGRÁFICA DA EXPERIÊNCIA FORMATIVA NA PÓS-GRADUAÇÃO DA UERN
author Soares, Maria Cleonice
author_facet Soares, Maria Cleonice
Medeiros, Normândia de Farias Mesquita
author_role author
author2 Medeiros, Normândia de Farias Mesquita
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Maria Cleonice
Medeiros, Normândia de Farias Mesquita
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio de Docência
Pós-Graduação
Experiência Formativa
topic Estágio de Docência
Pós-Graduação
Experiência Formativa
description Este trabalho objetiva analisar a formação inicial docente do professor para o exercício profissional no ensino superior por meio das narrativas (auto)biográficas das experiências formativas do Estágio de Docência da pós-graduação em educação da UERN. Tem como principal fonte teórico-metodologia os estudos de Pimenta e Anastasiou (2002), Veiga (2006), Martins e Cavalcante (2013), Josso (2007) e Souza (2006). Constatou-se que o ato de se narrar e de rememorar o processo de aprendizagem, suscita as marcas deixadas pela formação inicial e permanente que faz parte do percurso trilhado. Essas narrativas do Estágio de Docência no ensino superior trazem consigo as reminiscências da trajetória acadêmica e o ressignificar da atividade curricular desenvolvida por meio da pós-graduação em educação. Marcando o percurso formativo por meio da construção da formação profissional para o exercício da docência no ensino superior.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2973
10.15628/holos.2016.2973
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2973
identifier_str_mv 10.15628/holos.2016.2973
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2973/1493
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 3 (2016); 186-197
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951617152679936