NARRATIVA (AUTO)BIOGRÁFICA DA EXPERIÊNCIA FORMATIVA NA PÓS-GRADUAÇÃO DA UERN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2973 |
Resumo: | Este trabalho objetiva analisar a formação inicial docente do professor para o exercício profissional no ensino superior por meio das narrativas (auto)biográficas das experiências formativas do Estágio de Docência da pós-graduação em educação da UERN. Tem como principal fonte teórico-metodologia os estudos de Pimenta e Anastasiou (2002), Veiga (2006), Martins e Cavalcante (2013), Josso (2007) e Souza (2006). Constatou-se que o ato de se narrar e de rememorar o processo de aprendizagem, suscita as marcas deixadas pela formação inicial e permanente que faz parte do percurso trilhado. Essas narrativas do Estágio de Docência no ensino superior trazem consigo as reminiscências da trajetória acadêmica e o ressignificar da atividade curricular desenvolvida por meio da pós-graduação em educação. Marcando o percurso formativo por meio da construção da formação profissional para o exercício da docência no ensino superior. |
id |
IFRN-3_36c42170f56671cb041f0bd27cd99389 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/2973 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
NARRATIVA (AUTO)BIOGRÁFICA DA EXPERIÊNCIA FORMATIVA NA PÓS-GRADUAÇÃO DA UERNEstágio de DocênciaPós-GraduaçãoExperiência FormativaEste trabalho objetiva analisar a formação inicial docente do professor para o exercício profissional no ensino superior por meio das narrativas (auto)biográficas das experiências formativas do Estágio de Docência da pós-graduação em educação da UERN. Tem como principal fonte teórico-metodologia os estudos de Pimenta e Anastasiou (2002), Veiga (2006), Martins e Cavalcante (2013), Josso (2007) e Souza (2006). Constatou-se que o ato de se narrar e de rememorar o processo de aprendizagem, suscita as marcas deixadas pela formação inicial e permanente que faz parte do percurso trilhado. Essas narrativas do Estágio de Docência no ensino superior trazem consigo as reminiscências da trajetória acadêmica e o ressignificar da atividade curricular desenvolvida por meio da pós-graduação em educação. Marcando o percurso formativo por meio da construção da formação profissional para o exercício da docência no ensino superior.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2016-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/297310.15628/holos.2016.2973HOLOS; v. 3 (2016); 186-1971807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2973/1493Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Maria CleoniceMedeiros, Normândia de Farias Mesquita2022-05-01T20:21:44Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/2973Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:21:44Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
NARRATIVA (AUTO)BIOGRÁFICA DA EXPERIÊNCIA FORMATIVA NA PÓS-GRADUAÇÃO DA UERN |
title |
NARRATIVA (AUTO)BIOGRÁFICA DA EXPERIÊNCIA FORMATIVA NA PÓS-GRADUAÇÃO DA UERN |
spellingShingle |
NARRATIVA (AUTO)BIOGRÁFICA DA EXPERIÊNCIA FORMATIVA NA PÓS-GRADUAÇÃO DA UERN Soares, Maria Cleonice Estágio de Docência Pós-Graduação Experiência Formativa |
title_short |
NARRATIVA (AUTO)BIOGRÁFICA DA EXPERIÊNCIA FORMATIVA NA PÓS-GRADUAÇÃO DA UERN |
title_full |
NARRATIVA (AUTO)BIOGRÁFICA DA EXPERIÊNCIA FORMATIVA NA PÓS-GRADUAÇÃO DA UERN |
title_fullStr |
NARRATIVA (AUTO)BIOGRÁFICA DA EXPERIÊNCIA FORMATIVA NA PÓS-GRADUAÇÃO DA UERN |
title_full_unstemmed |
NARRATIVA (AUTO)BIOGRÁFICA DA EXPERIÊNCIA FORMATIVA NA PÓS-GRADUAÇÃO DA UERN |
title_sort |
NARRATIVA (AUTO)BIOGRÁFICA DA EXPERIÊNCIA FORMATIVA NA PÓS-GRADUAÇÃO DA UERN |
author |
Soares, Maria Cleonice |
author_facet |
Soares, Maria Cleonice Medeiros, Normândia de Farias Mesquita |
author_role |
author |
author2 |
Medeiros, Normândia de Farias Mesquita |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Maria Cleonice Medeiros, Normândia de Farias Mesquita |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio de Docência Pós-Graduação Experiência Formativa |
topic |
Estágio de Docência Pós-Graduação Experiência Formativa |
description |
Este trabalho objetiva analisar a formação inicial docente do professor para o exercício profissional no ensino superior por meio das narrativas (auto)biográficas das experiências formativas do Estágio de Docência da pós-graduação em educação da UERN. Tem como principal fonte teórico-metodologia os estudos de Pimenta e Anastasiou (2002), Veiga (2006), Martins e Cavalcante (2013), Josso (2007) e Souza (2006). Constatou-se que o ato de se narrar e de rememorar o processo de aprendizagem, suscita as marcas deixadas pela formação inicial e permanente que faz parte do percurso trilhado. Essas narrativas do Estágio de Docência no ensino superior trazem consigo as reminiscências da trajetória acadêmica e o ressignificar da atividade curricular desenvolvida por meio da pós-graduação em educação. Marcando o percurso formativo por meio da construção da formação profissional para o exercício da docência no ensino superior. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2973 10.15628/holos.2016.2973 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2973 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2016.2973 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2973/1493 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 3 (2016); 186-197 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951617152679936 |