As representações sociais de professores supervisores do estágio supervisionado do curso de pedagogia da UERN acerca da docência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31530 |
Resumo: | A docência se constitui no trabalho educativo, realizado a partir de práticas interativas de base epistemológica, social, cultural e profissional. A compreensão de docência que alicerça este trabalho ultrapassa a visão da profissão como ação técnica e reducionista, que enxerga o professor apenas como um executor de tarefas. Sobremaneira, reconhecemos que, para atuação na Educação Básica e/ou Ensino Superior, o professor precisa de uma formação específica que possibilite interação com os conhecimentos basilares à prática pedagógica. Considerando tais premissas, objetivamos, com esta tese, identificar a representação social de professores supervisores acadêmicos e professores supervisores de campo que acompanham estudantes do curso de Pedagogia em Estágio Supervisionado na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)/Campus central acerca da docência. Do ponto de vista da fundamentação teórico-metodológica, apoiamo-nos na Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1978, 2012), evidenciada na abordagem estrutural da Teoria do Núcleo Central (ABRIC, 1998, 2001). Para compreender a expansão do conhecimento sobre nosso objeto de estudo lançamos mão da pesquisa bibliográfica e da revisão da literatura. No intuito de adentrar no lócus da pesquisa, fizemos uma breve análise do Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia da UERN, Campus Central. Do ponto de vista empírico, aplicamos a Técnica de Associação Livre de Palavras com dois grupos de sujeitos que compõem a pesquisa: professores supervisores de campo; professores supervisores acadêmicos. Esses dados foram analisados a partir das inferências (BARDIN, 2011) e organizadas no padrão da Espiral de Sentidos, desenvolvida por Elda Melo (2019). Ainda utilizamos a técnica de grupo focal com os professores supervisores de campo, a partir da categorização por critério semântico, por meio de descritores de análise (BARDIN, 2011). Com o grupo de professores supervisores acadêmicos realizamos entrevista semiestruturada, categorizando os dados por meio dos referentes (BARDIN, 2011). Os resultados foram analisados por grupo, permitindo-nos observar a presença de representações sociais distintas, mas com traços em ambos os desenhos simbólicos sobre a imagem da docência no contexto de atuação. Concluímos, portanto, que a representação social dos grupos investigados está relacionada ao processo formativo e à história de vida, bem como nas interlocuções destes com os saberes da experiência (JODELET, 2015), que se fundam nas relações entre conhecimentos científicos e do senso comum. |
id |
UFRN_6aa844f2ec3d8af02da7820231924c9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31530 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Vieira, Antônia Maira Emelly Cabral da Silvahttp://lattes.cnpq.br/5970736742395375http://lattes.cnpq.br/1296070757502494Llavador, José BeltranFerreira, Adir Luizhttp://lattes.cnpq.br/0341824719316863Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/5187018279016366Ribeiro, Cynara Teixeirahttp://lattes.cnpq.br/1018577427983026Andrade, Erika dos Reis Gusmãohttp://lattes.cnpq.br/0778953049451033Nascimento, Hostina Maria Ferreira dohttp://lattes.cnpq.br/6441332554593185Melo, Elda Silva do Nascimento2021-02-12T23:56:15Z2021-02-12T23:56:15Z2020-09-03VIEIRA, Antônia Maira Emelly Cabral da Silva. As representações sociais de professores supervisores do estágio supervisionado do curso de pedagogia da UERN acerca da docência. 2020. 233f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31530A docência se constitui no trabalho educativo, realizado a partir de práticas interativas de base epistemológica, social, cultural e profissional. A compreensão de docência que alicerça este trabalho ultrapassa a visão da profissão como ação técnica e reducionista, que enxerga o professor apenas como um executor de tarefas. Sobremaneira, reconhecemos que, para atuação na Educação Básica e/ou Ensino Superior, o professor precisa de uma formação específica que possibilite interação com os conhecimentos basilares à prática pedagógica. Considerando tais premissas, objetivamos, com esta tese, identificar a representação social de professores supervisores acadêmicos e professores supervisores de campo que acompanham estudantes do curso de Pedagogia em Estágio Supervisionado na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)/Campus central acerca da docência. Do ponto de vista da fundamentação teórico-metodológica, apoiamo-nos na Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1978, 2012), evidenciada na abordagem estrutural da Teoria do Núcleo Central (ABRIC, 1998, 2001). Para compreender a expansão do conhecimento sobre nosso objeto de estudo lançamos mão da pesquisa bibliográfica e da revisão da literatura. No intuito de adentrar no lócus da pesquisa, fizemos uma breve análise do Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia da UERN, Campus Central. Do ponto de vista empírico, aplicamos a Técnica de Associação Livre de Palavras com dois grupos de sujeitos que compõem a pesquisa: professores supervisores de campo; professores supervisores acadêmicos. Esses dados foram analisados a partir das inferências (BARDIN, 2011) e organizadas no padrão da Espiral de Sentidos, desenvolvida por Elda Melo (2019). Ainda utilizamos a técnica de grupo focal com os professores supervisores de campo, a partir da categorização por critério semântico, por meio de descritores de análise (BARDIN, 2011). Com o grupo de professores supervisores acadêmicos realizamos entrevista semiestruturada, categorizando os dados por meio dos referentes (BARDIN, 2011). Os resultados foram analisados por grupo, permitindo-nos observar a presença de representações sociais distintas, mas com traços em ambos os desenhos simbólicos sobre a imagem da docência no contexto de atuação. Concluímos, portanto, que a representação social dos grupos investigados está relacionada ao processo formativo e à história de vida, bem como nas interlocuções destes com os saberes da experiência (JODELET, 2015), que se fundam nas relações entre conhecimentos científicos e do senso comum.Teaching is constituted in educational work, carried out from interactive practices of epistemological, social, cultural and professional basis. The understanding of the term that underlies this work goes beyond the view of the teaching profession as a technical and reductionist action, which sees the teacher only as an task executor. Above all, we recognize that, in order to work in Basic Education and / or Higher Education, the teacher needs specific training that allows interaction with the basic knowledge of pedagogical practice. Considering these premises, we aim, with this thesis, to identify the social representation of academic supervising professors and field supervising professors who accompany students of the Pedagogy course in Supervised Internship at the State University of Rio Grande do Norte (UERN) about teaching. From the point of view of the theoretical-methodological foundation, we rely on the Theory of Social Representations (MOSCOVICI, 1978, 2012), evidenced in the structural approach of the Theory of the Central Nucleus (ABRIC, 1998, 2001). To understand the knowledge expansion about our study, we used bibliographic research and literature review. In order to enter the locus of the research, we made a brief analysis of the Pedagogical Project of the Pedagogy course at UERN, Central Campus. From the empirical point of view, we applied the Free Word Association Technique with two groups of subjects that make up the research: professors supervising the field; academic supervising professors. These data were analyzed from the inferences (BARDIN, 2011) and organized in the pattern of Spiral of Senses, developed by Elda Melo (2019). We still use the focus group technique with field supervising teachers, based on the categorization by semantic criteria, through analysis descriptors (BARDIN, 2011). We conducted a semi-structured interview with the group of academic supervising professors, categorizing the data by means of referents (BARDIN, 2011). The results were analyzed by groups, allowing us to observe the presence of distinct social representations, but with traces in both symbolic designs on the image of teaching in the context of performance. We conclude, therefore, that the social representation of the investigated groups is related to the training process and life history, as well as their interlocutions with the knowledge of experience (JODELET, 2015), which are based on the relationship between scientific knowledge and common sense.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilDocênciaRepresentações sociaisSaberes da experiênciaEstágio supervisionadoAs representações sociais de professores supervisores do estágio supervisionado do curso de pedagogia da UERN acerca da docênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRepresentacoessociaisprofessores_Vieira_2020.pdfapplication/pdf1743285https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31530/1/Representacoessociaisprofessores_Vieira_2020.pdfe21b95066223e174ff02c06e33d6b035MD51TEXTRepresentacoessociaisprofessores_Vieira_2020.pdf.txtRepresentacoessociaisprofessores_Vieira_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain600746https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31530/2/Representacoessociaisprofessores_Vieira_2020.pdf.txt00e121447895f33c3f72a224da0913e8MD52THUMBNAILRepresentacoessociaisprofessores_Vieira_2020.pdf.jpgRepresentacoessociaisprofessores_Vieira_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1219https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31530/3/Representacoessociaisprofessores_Vieira_2020.pdf.jpgf8c2cbbf8d52c23c605535efceced8d7MD53123456789/315302021-02-14 05:49:35.898oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31530Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-02-14T08:49:35Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As representações sociais de professores supervisores do estágio supervisionado do curso de pedagogia da UERN acerca da docência |
title |
As representações sociais de professores supervisores do estágio supervisionado do curso de pedagogia da UERN acerca da docência |
spellingShingle |
As representações sociais de professores supervisores do estágio supervisionado do curso de pedagogia da UERN acerca da docência Vieira, Antônia Maira Emelly Cabral da Silva Docência Representações sociais Saberes da experiência Estágio supervisionado |
title_short |
As representações sociais de professores supervisores do estágio supervisionado do curso de pedagogia da UERN acerca da docência |
title_full |
As representações sociais de professores supervisores do estágio supervisionado do curso de pedagogia da UERN acerca da docência |
title_fullStr |
As representações sociais de professores supervisores do estágio supervisionado do curso de pedagogia da UERN acerca da docência |
title_full_unstemmed |
As representações sociais de professores supervisores do estágio supervisionado do curso de pedagogia da UERN acerca da docência |
title_sort |
As representações sociais de professores supervisores do estágio supervisionado do curso de pedagogia da UERN acerca da docência |
author |
Vieira, Antônia Maira Emelly Cabral da Silva |
author_facet |
Vieira, Antônia Maira Emelly Cabral da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5970736742395375 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1296070757502494 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Llavador, José Beltran |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Ferreira, Adir Luiz |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0341824719316863 |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5187018279016366 |
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Cynara Teixeira |
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees4Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1018577427983026 |
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv |
Andrade, Erika dos Reis Gusmão |
dc.contributor.referees5ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees5Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0778953049451033 |
dc.contributor.referees6.none.fl_str_mv |
Nascimento, Hostina Maria Ferreira do |
dc.contributor.referees6Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6441332554593185 |
dc.contributor.referees6ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Antônia Maira Emelly Cabral da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Melo, Elda Silva do Nascimento |
contributor_str_mv |
Melo, Elda Silva do Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência Representações sociais Saberes da experiência Estágio supervisionado |
topic |
Docência Representações sociais Saberes da experiência Estágio supervisionado |
description |
A docência se constitui no trabalho educativo, realizado a partir de práticas interativas de base epistemológica, social, cultural e profissional. A compreensão de docência que alicerça este trabalho ultrapassa a visão da profissão como ação técnica e reducionista, que enxerga o professor apenas como um executor de tarefas. Sobremaneira, reconhecemos que, para atuação na Educação Básica e/ou Ensino Superior, o professor precisa de uma formação específica que possibilite interação com os conhecimentos basilares à prática pedagógica. Considerando tais premissas, objetivamos, com esta tese, identificar a representação social de professores supervisores acadêmicos e professores supervisores de campo que acompanham estudantes do curso de Pedagogia em Estágio Supervisionado na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)/Campus central acerca da docência. Do ponto de vista da fundamentação teórico-metodológica, apoiamo-nos na Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1978, 2012), evidenciada na abordagem estrutural da Teoria do Núcleo Central (ABRIC, 1998, 2001). Para compreender a expansão do conhecimento sobre nosso objeto de estudo lançamos mão da pesquisa bibliográfica e da revisão da literatura. No intuito de adentrar no lócus da pesquisa, fizemos uma breve análise do Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia da UERN, Campus Central. Do ponto de vista empírico, aplicamos a Técnica de Associação Livre de Palavras com dois grupos de sujeitos que compõem a pesquisa: professores supervisores de campo; professores supervisores acadêmicos. Esses dados foram analisados a partir das inferências (BARDIN, 2011) e organizadas no padrão da Espiral de Sentidos, desenvolvida por Elda Melo (2019). Ainda utilizamos a técnica de grupo focal com os professores supervisores de campo, a partir da categorização por critério semântico, por meio de descritores de análise (BARDIN, 2011). Com o grupo de professores supervisores acadêmicos realizamos entrevista semiestruturada, categorizando os dados por meio dos referentes (BARDIN, 2011). Os resultados foram analisados por grupo, permitindo-nos observar a presença de representações sociais distintas, mas com traços em ambos os desenhos simbólicos sobre a imagem da docência no contexto de atuação. Concluímos, portanto, que a representação social dos grupos investigados está relacionada ao processo formativo e à história de vida, bem como nas interlocuções destes com os saberes da experiência (JODELET, 2015), que se fundam nas relações entre conhecimentos científicos e do senso comum. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-09-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-02-12T23:56:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-02-12T23:56:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
VIEIRA, Antônia Maira Emelly Cabral da Silva. As representações sociais de professores supervisores do estágio supervisionado do curso de pedagogia da UERN acerca da docência. 2020. 233f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31530 |
identifier_str_mv |
VIEIRA, Antônia Maira Emelly Cabral da Silva. As representações sociais de professores supervisores do estágio supervisionado do curso de pedagogia da UERN acerca da docência. 2020. 233f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31530 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31530/1/Representacoessociaisprofessores_Vieira_2020.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31530/2/Representacoessociaisprofessores_Vieira_2020.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31530/3/Representacoessociaisprofessores_Vieira_2020.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e21b95066223e174ff02c06e33d6b035 00e121447895f33c3f72a224da0913e8 f8c2cbbf8d52c23c605535efceced8d7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832736322453504 |