Alfabetizações, Alfabetismos e Letramentos: trajetórias e conceitualizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piccoli, Luciana
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8961
Resumo: As definições de alfabetização, alfabetismo e letramento estão relacionadas aosdiferentes olhares lançados sobre tais processos. Este estudo teórico trata, portanto, datrajetória desses conceitos abordados por diferentes autores em um recorte da produçãoacadêmica na área da educação, constituindo-se como uma pesquisa de caráter bibliográfico.Inicialmente, faz-se uma incursão sobre a origem dos termos para, depois, demarcara abrangência do letramento – constituído pelos elementos oralidade, leitura e escrita– e especificar os conceitos de práticas e eventos a partir dos Novos Estudos doLetramento, dada a produtividade teórico-metodológica dos mesmos para o desenvolvimentode pesquisas em educação. Como resultado, salienta-se o caráter múltiplo esocial das práticas de letramento, descritas através de eventos observáveis e compreendidasem seus contextos de origem.
id UFRGS-9_81f4f273e1fcba4476b222dbdc67d618
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/8961
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling Alfabetizações, Alfabetismos e Letramentos: trajetórias e conceitualizaçõesAlfabetização. Alfabetismo. Letramento. OralidadeLeitura e Escrita. Práticas e Eventos de Letramento.As definições de alfabetização, alfabetismo e letramento estão relacionadas aosdiferentes olhares lançados sobre tais processos. Este estudo teórico trata, portanto, datrajetória desses conceitos abordados por diferentes autores em um recorte da produçãoacadêmica na área da educação, constituindo-se como uma pesquisa de caráter bibliográfico.Inicialmente, faz-se uma incursão sobre a origem dos termos para, depois, demarcara abrangência do letramento – constituído pelos elementos oralidade, leitura e escrita– e especificar os conceitos de práticas e eventos a partir dos Novos Estudos doLetramento, dada a produtividade teórico-metodológica dos mesmos para o desenvolvimentode pesquisas em educação. Como resultado, salienta-se o caráter múltiplo esocial das práticas de letramento, descritas através de eventos observáveis e compreendidasem seus contextos de origem.FACED - UFRGS2010-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8961Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 35 No. 3 (2010)Educação & Realidade; v. 35 n. 3 (2010)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8961/10285Piccoli, Lucianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-12-10T16:21:41Zoai:seer.ufrgs.br:article/8961Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2010-12-10T16:21:41Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetizações, Alfabetismos e Letramentos: trajetórias e conceitualizações
title Alfabetizações, Alfabetismos e Letramentos: trajetórias e conceitualizações
spellingShingle Alfabetizações, Alfabetismos e Letramentos: trajetórias e conceitualizações
Piccoli, Luciana
Alfabetização. Alfabetismo. Letramento. Oralidade
Leitura e Escrita. Práticas e Eventos de Letramento.
title_short Alfabetizações, Alfabetismos e Letramentos: trajetórias e conceitualizações
title_full Alfabetizações, Alfabetismos e Letramentos: trajetórias e conceitualizações
title_fullStr Alfabetizações, Alfabetismos e Letramentos: trajetórias e conceitualizações
title_full_unstemmed Alfabetizações, Alfabetismos e Letramentos: trajetórias e conceitualizações
title_sort Alfabetizações, Alfabetismos e Letramentos: trajetórias e conceitualizações
author Piccoli, Luciana
author_facet Piccoli, Luciana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Piccoli, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização. Alfabetismo. Letramento. Oralidade
Leitura e Escrita. Práticas e Eventos de Letramento.
topic Alfabetização. Alfabetismo. Letramento. Oralidade
Leitura e Escrita. Práticas e Eventos de Letramento.
description As definições de alfabetização, alfabetismo e letramento estão relacionadas aosdiferentes olhares lançados sobre tais processos. Este estudo teórico trata, portanto, datrajetória desses conceitos abordados por diferentes autores em um recorte da produçãoacadêmica na área da educação, constituindo-se como uma pesquisa de caráter bibliográfico.Inicialmente, faz-se uma incursão sobre a origem dos termos para, depois, demarcara abrangência do letramento – constituído pelos elementos oralidade, leitura e escrita– e especificar os conceitos de práticas e eventos a partir dos Novos Estudos doLetramento, dada a produtividade teórico-metodológica dos mesmos para o desenvolvimentode pesquisas em educação. Como resultado, salienta-se o caráter múltiplo esocial das práticas de letramento, descritas através de eventos observáveis e compreendidasem seus contextos de origem.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8961
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8961
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8961/10285
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 35 No. 3 (2010)
Educação & Realidade; v. 35 n. 3 (2010)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766983693041664