Alfabetizações, alfabetismos e letramentos : trajetórias e conceitualizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piccoli, Luciana
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/230096
Resumo: As definições de alfabetização, alfabetismo e letramento estão relacionadas aos diferentes olhares lançados sobre tais processos. Este estudo teórico trata, portanto, da trajetória desses conceitos abordados por diferentes autores em um recorte da produção acadêmica na área da educação, constituindo-se como uma pesquisa de caráter bibliográfico. Inicialmente, faz-se uma incursão sobre a origem dos termos para, depois, demarcar a abrangência do letramento – constituído pelos elementos oralidade, leitura e escrita – e especificar os conceitos de práticas e eventos a partir dos Novos Estudos do Letramento, dada a produtividade teórico-metodológica dos mesmos para o desenvolvimento de pesquisas em educação. Como resultado, salienta-se o caráter múltiplo e social das práticas de letramento, descritas através de eventos observáveis e compreendidas em seus contextos de origem.
id UFRGS-2_89aa19ae0b0015916b107a1fc7d3deaf
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230096
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Piccoli, Luciana2021-09-23T04:20:46Z20100100-3143http://hdl.handle.net/10183/230096000762730As definições de alfabetização, alfabetismo e letramento estão relacionadas aos diferentes olhares lançados sobre tais processos. Este estudo teórico trata, portanto, da trajetória desses conceitos abordados por diferentes autores em um recorte da produção acadêmica na área da educação, constituindo-se como uma pesquisa de caráter bibliográfico. Inicialmente, faz-se uma incursão sobre a origem dos termos para, depois, demarcar a abrangência do letramento – constituído pelos elementos oralidade, leitura e escrita – e especificar os conceitos de práticas e eventos a partir dos Novos Estudos do Letramento, dada a produtividade teórico-metodológica dos mesmos para o desenvolvimento de pesquisas em educação. Como resultado, salienta-se o caráter múltiplo e social das práticas de letramento, descritas através de eventos observáveis e compreendidas em seus contextos de origem.The definition of the phenomenon of literacy is linked to the different views cast upon such process. The present theoretical investigation deals with the history of this concept as approached by several authors inside a segment of the production of scholars in the educational field, therefore assuming the character of a bibliographical research. Initially, an in-depth analysis of the origin of the word literacy is made, leading, afterwards, to the delimitation of the reaches of literacy - encompassing the elements of orality, reading and writing - and to the specification of the concepts of practices and events based on New Literacy Studies, given their theoretical-methodological productivity for the development of researches in education. As a result of this study, the multiple and social character of the literacy practices that are described through observable events and understood in their context of origin becomes evident.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 35, n. 3 (set./dez. 2010), p. 157-174AlfabetizaçãoOralidadeLeituraEscritaLetramentoLiteracy practices and eventsAlfabetizações, alfabetismos e letramentos : trajetórias e conceitualizaçõesLiteracy : history and conceptinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000762730.pdf.txt000762730.pdf.txtExtracted Texttext/plain59516http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230096/2/000762730.pdf.txteda1b1a654e6f19f25b024d8472cac5fMD52ORIGINAL000762730.pdfTexto completoapplication/pdf584079http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230096/1/000762730.pdf396c867f3a5dfd122757e87bd57540e4MD5110183/2300962021-10-04 04:22:26.077183oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230096Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-10-04T07:22:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Alfabetizações, alfabetismos e letramentos : trajetórias e conceitualizações
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Literacy : history and concept
title Alfabetizações, alfabetismos e letramentos : trajetórias e conceitualizações
spellingShingle Alfabetizações, alfabetismos e letramentos : trajetórias e conceitualizações
Piccoli, Luciana
Alfabetização
Oralidade
Leitura
Escrita
Letramento
Literacy practices and events
title_short Alfabetizações, alfabetismos e letramentos : trajetórias e conceitualizações
title_full Alfabetizações, alfabetismos e letramentos : trajetórias e conceitualizações
title_fullStr Alfabetizações, alfabetismos e letramentos : trajetórias e conceitualizações
title_full_unstemmed Alfabetizações, alfabetismos e letramentos : trajetórias e conceitualizações
title_sort Alfabetizações, alfabetismos e letramentos : trajetórias e conceitualizações
author Piccoli, Luciana
author_facet Piccoli, Luciana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Piccoli, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Oralidade
Leitura
Escrita
Letramento
topic Alfabetização
Oralidade
Leitura
Escrita
Letramento
Literacy practices and events
dc.subject.eng.fl_str_mv Literacy practices and events
description As definições de alfabetização, alfabetismo e letramento estão relacionadas aos diferentes olhares lançados sobre tais processos. Este estudo teórico trata, portanto, da trajetória desses conceitos abordados por diferentes autores em um recorte da produção acadêmica na área da educação, constituindo-se como uma pesquisa de caráter bibliográfico. Inicialmente, faz-se uma incursão sobre a origem dos termos para, depois, demarcar a abrangência do letramento – constituído pelos elementos oralidade, leitura e escrita – e especificar os conceitos de práticas e eventos a partir dos Novos Estudos do Letramento, dada a produtividade teórico-metodológica dos mesmos para o desenvolvimento de pesquisas em educação. Como resultado, salienta-se o caráter múltiplo e social das práticas de letramento, descritas através de eventos observáveis e compreendidas em seus contextos de origem.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-23T04:20:46Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/230096
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-3143
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000762730
identifier_str_mv 0100-3143
000762730
url http://hdl.handle.net/10183/230096
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 35, n. 3 (set./dez. 2010), p. 157-174
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230096/2/000762730.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230096/1/000762730.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv eda1b1a654e6f19f25b024d8472cac5f
396c867f3a5dfd122757e87bd57540e4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225036800983040